Cinco passos para você ter sucesso com o marketing contábil

Contador que realizou marketing contábil

Por mais talentoso que o contador seja, ele precisa criar uma estratégia de marketing contábil para garantir que as pessoas conheçam o seu serviço. Depender apenas de indicações não faz mais sentido — e pode comprometer o sucesso profissional do indivíduo.

Contudo, investir em marketing contábil não pode ser uma atitude impensada, sem planejamento, uma vez que isso pode colocar todo o investimento a perder.

Se você quer entender os conceitos básicos por trás do marketing para profissionais de contabilidade, leia este artigo.

1. Estabeleça metas

No mundo dos negócios, todos os investimentos devem ser feitos por alguma razão muito clara. Não se pode fazer algo sem saber o motivo, apenas porque outras empresas estão fazendo.

Então, defina quais são as suas metas com relação ao marketing contábil, elas podem ser: aumentar o número de leads, consolidar sua marca em determinado mercado, gerar um lucro específico etc.

Lembre-se apenas de ser realista com os seus objetivos, compreendendo o mercado em que está inserido.

2. Defina o orçamento

Existe uma infinidade de estratégias de marketing que podem ser adotadas. Uma forma de ajudá-lo a acertar na escolha e saber o quanto o seu escritório pode investir em marketing contábil é definir (e respeitar) um orçamento para esse processo.

Dessa maneira, você evita gastar grandes fortunas, criando um plano de marketing realista.

3. Crie uma estratégia

O seu escritório precisará atingir determinada fatia do mercado por meio de estratégias de marketing contábil, como você fará isso? O primeiro passo é conhecer o seu público. Sendo assim, realize uma pesquisa de público-alvo para identificar comportamentos de consumo e percepções que o seu cliente tem acerca da contabilidade.

Outra dica é estudar as estratégias de marketing contábil das empresas concorrentes, contudo, tome cuidado para não imitá-las, pois você não tem como ter certeza se elas estão atuando de forma correta.

Com essas informações será mais fácil criar uma estratégia que valorize o seu orçamento disponível. Por exemplo: você pode descobrir que o seu cliente não gosta de ser atendido com mensagens automatizadas, pois ele não sabe usar muito bem a internet.

Nesse caso, toda a estratégia de marketing digital do escritório deve ser feita considerando essa característica.

4. Acompanhe resultados

Monitore os seus resultados. Entenda que o marketing contábil é uma estratégia de médio e longo prazo, por isso, as métricas devem ser usadas para fazer alguns apontamentos.

Assim, o seu escritório evitará prejuízos e criará campanhas que impressionem os seus clientes.

5. Contrate profissionais

O público consegue diferenciar o trabalho de marketing amador de um concebido por um profissional e, logicamente, você não quer que a sua marca seja compreendida como amadora, não é verdade? Sendo assim, é melhor contratar pessoas qualificadas para ajudá-lo nessa missão.

Como vimos, o marketing contábil é muito importante para aumentar as suas vendas e garantir o sucesso do seu negócio.

Gostou deste artigo? Então, que tal aprender a melhor maneira de cuidar da gestão de pessoas em uma empresa?

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