Marketing para contabilidade: como fazer uma máquina de vendas?

Marketing Contábil

Marketing para contabilidade: como fazer uma máquina de vendas?

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Victor Pacheco

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19/03/2020

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17 min de leitura

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Contador realizando pesquisa sobre Marketing para Contabilidade
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Sendo uma opção que é cada vez mais adotada por diversos contadores, o marketing para contabilidade está ajudando muitos escritórios contábeis a aumentar seu faturamento. Isso porque ao investir pesado nessa técnica para conseguir captar leads (possíveis clientes), os proprietários estão conseguindo o desejado sucesso.

Mas você sabe como desenvolver um planejamento que gera bons resultados? Em quais canais investir? Como atuar? Redes sociais ajudam mesmo? Como fica a indicação de clientes neste caso? Pensando em acabar com essas e mais dúvidas, a plataforma 4 Mãos decidiu desenvolver este artigo. Então prepare-se para vender mais depois de finalizar a leitura! Vamos lá?

Antes de tudo: o que é Marketing para contabilidade?

Esta é a união de estratégias para que um escritório possa vender cada vez mais e consiga atingir todas as suas metas. E ela é ligada com o modelo que deve ser seguido para que um processo de venda seja feito.

Até porque é neste momento do planejamento (a hora da elaboração do marketing para contabilidade) que todo o discurso de vendas é elaborado, assim como são definidas técnicas para que a captação de clientes aconteça.

Basicamente, o Marketing para contabilidade é a união de três fatores: criação, comunicação e entrega. Cada uma delas possui características específicas e que estão diretamente ligadas com o processo de vendas.

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Conceitos básicos do marketing para contabilidade

Sendo extremamente ligados com o sucesso de um processo de vendas, três são os itens que devem ser levados em consideração no ato da venda de algum serviço contábil. Veja abaixo quais são:

  1. Criação: tudo o que chama atenção de seu público-alvo de forma visual, como por exemplo uma boa arte de rede social ou plataforma de anúncio (Facebook ou Google Ads). Ambientes e formas de se destacar também se encaixam neste item.
  2. Comunicação: responsável pelos meios que o dono de uma marca usa para que a mesma possa aparecer e ser vista pelo grande público;
  3. Entrega: tudo que foi acordado como benefício para o cliente depois de o pagamento ser realizado. Basicamente o final de um contrato de venda de serviços, como por exemplo a entrega de uma declaração de imposto de renda de pessoa física.

Seguindo isso à risca, vai ser possível vender cada vez mais e alcançar metas maiores. Mas também é muito importante estar atento às regras para realizar a divulgação de um escritório contábil.

Existem regras para fazer Marketing para Contabilidade?

Assim como os profissionais de propaganda precisam se atentar para não acabar difamando um tipo de público-alvo ou empresa (independente de ela ser concorrente ou não), é preciso que o dono de um escritório de Contabilidade também tome estes cuidados.

Essas ações envolvem a boa índole quanto aos concorrentes, onde não pode ocorrer desrespeito a uma marca ou escritório. Não importando o porte ou segmento. Na prática, entenda mais sobre isso:

  • Não investir em anúncios que afetem a imagem de uma outra empresa, onde o mesmo (dono de uma empresa) não deve jamais dizer que é melhor que seu concorrente por algum diferencial. A criação de um tópico com as qualidades do escritório até pode acontecer, mas isso nunca deve ser usado para atingir uma empresa do mesmo ramo.
  • Nunca se auto-promover por meio de honorários que estão abaixo da média do mercado;
  • Evitar fazer o uso de referências prejudiciais a seus concorrentes, como por exemplo: “Contratando o escritório x você não passa por problemas que acontecem no escritório y”.

Caso não siga todas as regras acima, o contador pode ter problemas com o órgão regulamentador dessa profissão e sofrer punições que podem manchar a imagem do escritório. São elas:

  • multas;
  • advertência reservada;
  • censura reservada;
  • censura pública;
  • suspensão do exercício profissional;
  • cancelamento do registro profissional.

E porque fazer marketing para escritórios de Contabilidade?

Muitos podem ser os motivos que podem fazer um escritório de Contabilidade vir investir nisso. Além de obviamente querer vender mais, a atuação dentro do âmbito digital também pode ser um objetivo a ser atingido. Confira mais motivos.

Marketing para escritórios de contabilidade pode ajudar o local a ser mais conhecido

A presença digital pode ser considerada um dos principais efeitos do Marketing Digital para contadores, já que a realização de postagens em redes sociais passa a ter certa periodicidade.

Com isso, as pessoas tendem a conhecer mais sobre a marca e todos os serviços, uma vez que, com as atualizações acontecendo, o público que está dentro das redes sociais sabe que a marca existe e que um dia pode vir a precisar desse tipo de serviço.

Marketing contábil digital pode ajudar a construir uma imagem positiva

Mais do que uma ferramenta para divulgação da venda de serviços, o investimento em marketing contábil digital pode ser uma boa forma de trabalhar na imagem da marca. Isso porque existem muitas causas que podem ser aderidas pelo escritório de Contabilidade, como por exemplo as campanhas de prevenção ao câncer (outubro rosa e novembro azul).

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Além disso, a elaboração de postagens que estão relacionadas ao público-alvo também pode ajudar o escritório a ser bem visto pelos potenciais clientes, haja vista que, se tiver um conhecimento sobre dia a dia, é possível atrair mais seguidores. Mas as redes sociais não devem ser usadas apenas para isso e sim como um apoio na estratégia de vendas.

Já falamos em nossos Webinars mensais e exclusivos para clientes 4 Mãos que curtidas e compartilhamentos não geram lucro, então tenha isso em mente quando for fazer postagens nos mais diversos canais.

Diferenciar-se dos concorrentes

A realização de marketing para contadores vai muito além do que o investimento em boas técnicas de vendas, mas sim em toda a execução de um planejamento para a captação de clientes, fidelização e demais ações para que o escritório de contabilidade seja líder no nicho ou segmento.

Profissionais decidindo como fazer Marketing para Contabilidade
Se diferenciar dos concorrentes é essencial para que o Marketing para Contabilidade não falhe

Com isso em mente, saiba que optar por realizar ações como essas pode fazer com que toda uma nova cultura em sua empresa seja instalada. Isso envolve uma revisão em diversos processos, como por exemplo o atendimento e processo de pós-venda.

Mas todas as mudanças podem fazer com o que o marketing digital para contadores resulte em ótimos resultados e acabe se diferenciando nesse mercado que é tão concorrido.

Marketing para escritórios de contabilidade também pode fazer com que mais clientes sejam captados

Como resultado de todo o trabalho executado, o escritório de contabilidade pode vir a ter cada vez mais fechamentos. Isso porque depois de executar todas as técnicas à risca e com um acompanhamento de um especialista, mais pessoas irão se interessar nos serviços oferecidos.

Um bom relacionamento com clientes também pode ser um resultado positivo desse investimento, já que novos processos de atendimentos e para resolução de problemas podem fazer com que a fidelização seja maior.

Novos canais como e-mail e WhatsApp são então usados como uma ponte de conexão direta entre ambas as partes envolvidas. De todos os lados, a empresa tende apenas a ganhar ao realizar um investimento em marketing contábil.

Como fazer um bom plano de marketing contábil digital?

Entendeu todos os benefícios de optar por essa importante técnica de vendas que faz total diferença? Então é hora de montar um plano de ações para que o plano de marketing para escritórios de contabilidade então comece a rodar.

O primeiro passo para isso é fazer uma análise geral do negócio para um entendimento melhor. Sem essas informações, dificilmente os resultados chegarão no tempo esperado. É muito importante realizar uma revisão em todos os processos internos e pontuar quais podem ser revisitados para que as vendas sejam cada vez maiores.

Outro ponto que ajuda é também avaliar muito bem o mercado, haja vista que pode não ser o momento de o projeto de marketing para contabilidade “começar a rodar”.

Especialista fazendo uma pesquisa sobre Marketing para Contabilidade em um notebook
Planejamento é a palavra-chave

O mercado no qual o escritório está inserido pode estar passando por uma baixa, então saber como andam as vendas pode ajudar na elaboração de um bom planejamento de marketing contábil digital.

Obviamente que o estudo da concorrência para analisar o que está sendo feito pelos líderes de mercado não deve ser descartado, uma vez que até mesmo alguns processos podem ser revisitados (sem cópia ou plágio) com foco em vendas.

Por fim, realizar uma segmentação pode fazer com que a elaboração do plano de marketing digital fique mais fácil e tranquila. Isso porque vai ser possível realizar uma espécie de afunilamento na atuação do escritório.

Envie orçamentos para empreendedores de diversos segmentos!

Imagine o seguinte exemplo: hoje em dia existem muitos escritórios de contabilidade que cuidam de aberturas de empresa e demais demanda, mas quantos deles optam por atender apenas clientes do segmento de culinária?

Ao realizar essa segmentação, fica mais fácil desenvolver todas as estratégias para a realização de um bom marketing contábil para escritórios de contabilidade.

Dificuldades para aderir ao Marketing para Contabilidade

Essa transformação no mercado contábil que vem ocorrendo nos últimos 5 anos e está gerando muitos desafios, desde o modelo de negócio contábil, tecnologia e marketing e vendas.

Dada essa transformação, é necessário que o empresário contábil pense em um planejamento que é um passo antes de implantar o marketing contábil digital.

Nessa etapa é importante buscar um posicionamento no mercado, pois é fundamental que o escritório contábil se posicione em um modelo de negócio. Ou seja, basicamente precisa definir se pretende se tornar escalável ou ter um posicionamento mais consultivo.

Na prática, o modelo de escala são contabilidades digitais que atendem em sua grande maioria o mercado de Simples Nacional, buscando a entrega mais eficiente da conformidade legal que vai exigir mais tecnologia ao seu favor para conseguir tracionar.

Contabilidade consultiva pode ser usada como diferencial?

No modelo consultivo, a solução do contador vai além das obrigações legais, se posicionando e atuando diretamente na performance do cliente, gerando mais proximidade, personalização e um trabalho de atuação direta no financeiro e negócio do cliente, seja com BPO financeiro ou soluções de gestão financeira.

Outro ponto relevante nesse planejamento é pensar em nicho de atuação, seja por CNAE ou por dores identificadas no mercado. Após esse entendimento, o empresário contábil vai compreender que precisa se preparar para esse posicionamento, seja em tecnologia, processos, pessoas e o marketing digital.

Aqui tem uma dica importante: não deixe o marketing digital para última etapa, pois ele precisa atuar paralelamente à sua estruturação.Outro desafio comuns é pensar que o marketing contábil terá um retorno imediato e com baixo investimento.

Porém devido ao número de escritórios que estão recorrendo ao marketing digital para captação de clientes, esse custo vem aumentando em especial para campanhas patrocinadas, assim como alta concorrente em posicionamento orgânico.

Logo, é necessário entender que o investimento em marketing contábil traz muito retorno, porém existe um prazo que muitas vezes está entre 3 a 6 meses, onde caso o contador queira conquistar clientes ou mercados mais específicos, esse prazo pode aumentar para até 12 meses.

Outro ponto importante de se preparar para seus processos de vendas, pois o marketing digital funciona muito diferente do que os clientes que chegam ao escritório por meio de indicação.

Neste caso, o cliente “chega mais aquecido” e muitas vezes muito mais preparado para ouvir um discurso de vendas. Porém viver de indicação não é mais uma opção inteligente por ser algo muito orgânico, o que faz com que empresário contábil não possa ter de fato um planejamento de crescimento sustentável.

Logo, no caso de marketing digital, é necessário dispor de mais tempo para fazer o processo do funil de vendas, ou seja, desde o primeiro contato até o fechamento.

Desafios para começar a fazer Marketing Digital

O primeiro passo é realmente entender seu posicionamento no mercado e sua proposta de valor. A próxima ação é atuar em alguns canais de captação de clientes que variam de acordo com esse posicionamento. Listamos abaixo algumas ações iniciais:

  • Construção da marca da empresa, pois muitos escritórios ainda possuem logo antigos e com design desatualizados;
  • Um bom site que seja responsivo (adaptável para navegar pelo celular) e que apresente um bom visual e usabilidade;
  • Buscar o mínimo de presença digital através das mídias sociais;
  • Procurar fazer investimentos em campanhas patrocinadas também é fundamental, seja pelo Google, Facebook ou Instagram Ads.

A plataforma 4 Mãos reúne todas essa soluções em só lugar, onde através de campanhas digitais, captamos empreendedores que estão abrindo empresa e trocando de contador.

Passamos os mesmos por uma equipe de qualificação e disponibilizamos na plataforma para que o contador escolha qual orçamento gostaria de responder.

Além disso, temos uma série de soluções digitais (logo, sites, artes de mídias sociais etc.) de economia compartilhada, ou seja, muito mais acessível do que fazer totalmente customizado, para conhecer mais é só clicar aqui

Obviamente que, caso o empreendedor contábil queira melhor estruturar suas ações de marketing digital é necessário ter outras ações. Tais como:

  • Criar estratégia de SEO;
  • Ganhar autoridade nas mídias sociais, gerando conteúdo relevante;
  • Geração de conteúdo para alimentar o Inbound e apoiar diretamente no SEO;
  • Desenvolver campanhas de Inbound marketing, onde a automação vai ajudar a qualificar melhor o cliente ideal;
  • Ações de marketing de indicações, com foco em fomentar suas indicações;
  • Ações offline também são relevantes, como por exemplo: Reuniões de network, promoção de palestras e até mesmo treinamentos.

O que fazer para que o plano de Marketing Digital não pare de funcionar?

A consistência no marketing digital é fundamental, pois para uma melhor performance é necessário passar por uma curva de aprendizado que testará os canais que trarão o melhor retorno para seu mercado de atuação.

Após essa curva de aprendizagem é necessário ter certa frequência em suas ações, pois o ditado “aquele que não é visto não é lembrado” cai como uma luva para o marketing contábil digital.

A maioria das plataformas digitais possuem algoritmos que analisam a relevância e muitas vezes com a ausência de investimento podem levar a campanha se tornar mais cara e consequentemente ter um menor retorno.

Pensando em conteúdos e vídeos, o relacionamento é palavra-chave, pois a audiência começa a seguir aquele canal ou blog como uma orientação importante para sua necessidade.

Logo, se essa constância tiver grandes intervalos de conteúdo, o relacionamento pode cair e a autoridade que é um dos objetivos começa a ser afetado. Dessa forma, quando estabelecer uma estratégia de engajamento, sempre estabeleça frequência e constância.

Quando começar a investir?

Antes de iniciar os investimentos é necessário “arrumar a casa”. É importante ter uma marca com um design moderno, além de ter um site responsivo (adaptável para várias telas), lugar para onde esse tráfego será direcionado.

Assim como uma proposta comercial/apresentação institucional que possa enviar aos clientes nesses contatos que receberá via campanhas digitais. O processo comercial também é muito importante, pois será necessário se dispor de tempo para atender esses clientes e conseguir conduzir ele até o fechamento.

Ilustração de ação de marketing para contabilidade sendo colocada em prática
Quer vender mais? Investir em Marketing Contábil é essencial para isso dar certo!

Com o passar do tempo, é essencial realizar cursos de vendas que irão ajudar a melhorar a performance. Havendo aumento da demanda, é importante pensar em estruturar uma área de vendas que inclusive pode começar com um profissional que entenda melhor da necessidade do cliente.

Um empresário contábil precisa focar na parte mais estratégica do seu negócio e contar com o apoio de um empresa especializada que vai atuar diretamente em suas campanhas digitais.

O mercado digital é muito dinâmico e constantemente sofre alterações em seu algoritmo, o que leva a necessidade de uma aprendizagem constante sobre o assunto.

Como conquistar clientes com publicações não pagas?

É necessário conhecer a persona (personagem do cliente ideal) de forma profunda. Para entender suas principais dificuldades, é necessário responder algumas perguntas:

  • Informações básica que compõem sua persona (sexo, idade, renda, localização, escolaridades);
  • Quais são as principais dificuldades que seus clientes possuem, como por exemplo: dificuldade financeira;
  • Quais são as soluções que podem mais agregar valor ao seu cliente com base em sua dificuldade? Exemplo: pode ajudar na gestão financeira;
  • Quais os interesses que envolvem o dia a dia da sua persona (personagem do cliente ideal)?
  • Quais são os segmentos de clientes prioritários?

Com base nisso já vai ser possível ter diversas ideias de conteúdo. Agora basta separar essas pautas e começar a produzir conteúdo. Muito importante apostar em vídeos, em especial realizar postagens de Stories e LinkedIn que ainda tem uma entrega boa orgânica.

O personagem do contador produzindo conteúdo e entregando alternativas de soluções para as dores do empreendedores agrega valor e gera autoridade, logo essa é uma boa aposta de conteúdo orgânico.

Conte com a Plataforma 4 Mãos para ter acesso a assertivas soluções de Marketing para contabilidade

Depois que você compreendeu todas as especificidades, o que acha de começar a vender mais com a ajuda de nossa plataforma? Além de ser uma ótima solução para empreendedores, a 4 Mãos também pode fazer com que você, empreendedor contábil, feche mais contratos.

Nossa plataforma já ajudou diversos escritórios a vender cada vez mais, onde citando exemplos práticos, foi possível que um escritório aumentasse sua carteira de clientes em menos de seis meses.

Possuímos diversos planos de Marketing para que você tenha uma presença digital cada vez maior, como por exemplo blog que é “alimentado” de forma periódica, além de perfis nas redes sociais que são otimizados para vendas.

Também há planos para escritórios de contabilidade que estão começando a atuar agora!

Funciona dessa forma:

  1. O empreendedor entra em contato com a 4 Mãos e em seguida nosso time de atendimento faz a qualificação para que a demanda seja em seguida cadastrada na plataforma (sem pagar nada por isso);
  2. Em seguida o profissional contábil, que possui créditos, acessa a 4 Mãos e confere se a demanda cadastrada faz sentido para seu negócio, como por exemplo abertura de empresa ou transição de MEI para ME;
  3. Depois de receber até 4 orçamentos de contadores diferentes, o empreendedor então opta pelo escritório que mais atende às suas necessidades. Os envolvidos então fecham negócio e o serviço é executado.

Entendeu como é fácil e simples? Agende uma reunião com nosso time de atendimento agora mesmo e saiba todas as condições de contratação de nossos planos!

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Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

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