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Por: Chalise
Redatora 4 Mãos
Vale a pena comprar tráfego? Está com dúvidas se o investimento é realmente lucrativo, se é a melhor forma de gerar tráfego e como fazer? Neste post você poderá esclarecer todas essas dúvidas que te assombram e não deixe que você dê o próximo passo. Reunimos aqui informações sobre o que é comprar tráfego pago, como adquirir tráfego pago e quais são os prós e contras de adquirir a modalidade de tráfego pago.
Entenda sobre as facilidades, versatilidade, segmentação e concorrência que a prática oferece. Saiba também como investir em tráfego pago através de ferramentas como:
E para finalizar e te deixar ainda mais seguro para adquirir a modalidade de tráfego patrocinado trouxemos um guia para comprar tráfego pago exclusivo, saiba como definir objetivos, orçamentos, reunir informações e muito mais. Quando terminar este artigo você terá uma opinião formada e uma nova visão sobre comprar tráfego, não esqueça de compartilhar esse post e mostrar o quanto busca conhecimento na área.
O que é comprar tráfego? Se pudéssemos resumir essa resposta em uma frase seria: “Qual o valor de um clique?” Os cliques são ações muito valiosas no marketing digital, fazer a compra de tráfego na internet é pagar para receber visitas em sua página através de links e anúncios oriundos de páginas parceiras (pagas) que oferecem espaço para publicação no início ou rodapé das páginas.
Essa estratégia carrega os chamados links patrocinados que funcionam como botões clicáveis que transportam o usuário da página em que está até uma outra página. Existem diversas páginas que oferecem os serviços de publicidade, muitas delas são plataformas bem conhecidas e que aceitam pagamentos pela transferência de visitas de usuários.
A maioria das aquisições ocorrem nos mecanismos de busca e aparecem no topo dos resultados com a descrição de “Anúncio”. Também é possível adquirir um espaço pago para exibição de links clicáveis em blogs e websites. A seguir iremos entender como funciona a aquisição desse tipo de tráfego.
Como adquirir tráfego pago? Como vimos anteriormente o tráfego pago está disponível em diversas páginas de sites, blogs e plataformas. A forma mais comum de conseguir adquirir um desses espaços disponibilizados é entrando em contato com o webmasters, plataforma de publicidade, contatos disponíveis na página, através dos canais “Publique Aqui” e outras formas disponibilizadas pelas páginas para entrar em contato.
Embora pareça ser uma estratégia mais fácil e otimizada por não ter investimento em SEO é preciso se atentar a escolha da plataforma, site, blog ou qualquer outra página de interesse. É preciso buscar uma relação entre o conteúdo da página e o serviço que você está oferecendo para de fato alcançar clientes em potencial. Além dos canais como os que relatamos também é possível comprar tráfego nas redes sociais, como as mais conhecidas:
Há diversas outras opções para comprar tráfego, como plataformas de recomendação, ferramentas para e-mails, lojas virtuais e qualquer outra mídia que ofereça espaço para anúncios e links patrocinados. Embora pareça ser algo simples, é fundamental contar com a aptidão de um gestor de tráfego para garantir investimentos com alta quantidade de retorno.
Um aspecto muito interessante do tráfego pago é que diferente das publicidades feitas em jornais, televisão e revistas esta modalidade consegue levar os usuários de forma direta ao seu negócio através dos links clicáveis impulsionando novas visitas e oferecendo os serviços para clientes em potencial.
Quais são os prós e contras de Investir em Tráfego Pago? Os melhores cursos de tráfego pago tem o intuito de fazer com que o profissional possa ajudar seu cliente a tomar a melhor decisão sobre o assunto, afinal como qualquer decisão há vantagens e desvantagens. Essa dúvida trata-se de uma das questões mais levantadas por quem tem interesse em comprar tráfego.
Saber sobre os benefícios que a prática pode oferecer e também sobre os contras é uma forma de saber se suas expectativas serão atendidas. Para expor essas questões de forma mais clara e objetiva listamos os prós e contras sobre comprar tráfego, são elas:
Diferente das publicidades mais antigas como rádio, televisão e revistas, o tráfego pago oferece rapidez nos relacionamentos para fechar contratos com retornos otimizados e exibição imediata após fechar o contrato com a escolha do local do anúncio.
Outro fator é a responsividade dos anúncios que transferem o usuário imediatamente para a sua página, assim oferecendo seus serviços de forma automática. Diferente das publicidades tradicionais que faz necessário esperar para que todos os processos de contratação, exibição e acesso de clientes ocorram de forma autônoma. Veja também sobre gestor de tráfego.
O acesso às métricas também é uma das grandes vantagens para quem investe em tráfego pago, pois dificilmente seria possível saber quantas pessoas ouviram um anúncio no rádio ou na televisão. Porém quando se trata de tráfego na web é possível consultar as métricas alcançadas, ou seja, quantas pessoas clicaram e visualizaram o seu anúncio.
Dessa forma é possível fazer ajustes e otimizar as estratégias que estão sendo aplicadas a fim de melhorar os resultados, também será possível ter uma boa orientação sobre quais são os canais que oferecem os melhores resultados de acesso e assim traçar novas estratégias.
A versatilidade e segmentação também são muito bem vistas nessa prática, como podemos acompanhar os links são aplicações muito versáteis e é possível utilizá-los de diferentes formas para aumentar o volume de vendas, leads, brands e diversos outros resultados. Através dessa estratégia é possível conhecer a persona do seu negócio e oferecer soluções interessantes para agregar um público potencial.
A concorrência está presente na compra de tráfego, por se tratar de algo tão valioso quanto cliques há uma concorrência acirrada pelo espaço. A grande dificuldade está em conseguir um bom espaço para fazer o anúncio de mercado e negócios uma vez que o mesmo espaço é disputado por grandes multinacionais e pequenos empreendedores. Esse fator trás a grande necessidade de ter uma equipe qualificada e empenhada em buscar boas oportunidades para aplicar o tráfego pago com sucesso.
Em algumas plataformas os preços por cliques podem inflacionar, o formato de leilão leva a essa causa assim aquele que estiver disposto a pagar mais acaba ficando com o espaço do anúncio. Mais uma vez se faz necessário a presença de um profissional para confrontar a dinâmica do tráfego e fazer o uso adequado da palavra-chave para conseguir aumentar e prolongar os resultados.
Esse é um fator bem contraditório na prática, certamente você já deve ter passado pela experiência de ter um anúncio invadindo seu conteúdo. Pois bem, é exatamente assim que o tráfego pago ocorre com o uso de anúncios.
Muitas vezes os anúncios são mal vistos por atrapalhar a experiência dos usuários durante o consumo online, devido a este fato é criado uma resistência para clicar nos anúncios por achá-los invasivos e desconfiar da procedência.
Como investir em tráfego? Há diversas opções com oportunidades para quem deseja investir na visibilidade através do tráfego pago. Aqui reunimos as principais delas, aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada uma e identificar qual delas é a melhor opção para aplicar sua estratégia para comprar tráfego.
O Google é simplesmente a maior plataforma de anúncios e pesquisas do mundo. Através do Google Adsense blogs e sites de incluem em uma lista para se tornarem elegíveis a oferecer espaços para anúncios e links patrocinados, assim podem exibir anúncios e links em suas páginas internas.
Desta forma são feitos os anúncios em meio de conteúdos que são pagos pelo anunciante, o valor será dividido entre o site ou blog escolhido e o Google.
Já no caso do Google Search Ads os anúncios serão exibidos através dos resultados de pesquisas feitas por usuários. Neste caso, o anunciante deve escolher a palavra-chave para qual deseja que seu anúncio seja exibido, ainda assim o anúncio fará parte de um leilão com diversos fatores que decidirá se ele deve ou não aparecer no resultado de pesquisa. A intenção é oferecer a melhor solução possível para o usuário, dessa forma é possível prever a busca que o usuário irá fazer.
O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeos da web e também uma ótima oportunidade de fazer tráfego, neste caso os anúncios se apresentam no formato audiovisual, mas mantém o efeito apresentado em outros canais levando o usuário para a página do seu negócio através do clique. Neste caso as campanhas também são criadas através da ferramenta do Google Ads.
Uma das redes sociais mais acessadas do mundo, o Facebook não poderia ficar de fora dessa estratégia, oferecendo diversas opções de formatos e posicionamentos de links e anúncios. Com uma interface dinâmica os anúncios podem ser exibidos na timeline e outros locais estratégicos.
Neste caso a META desenvolveu a própria plataforma para gerenciar e administrar os anúncios de forma mais fácil e prática, o Facebook Ads.
Mais uma das maiores plataformas no mundo e também oferece oportunidades incríveis para quem deseja investir em tráfego pago, o Instagram Ads é uma ferramenta bem interessante e semelhante ao Facebook Ads e oferece o mesmo objetivo para proporcionar tráfego. Neste caso os anúncios também passam pela administração do Facebook Ads.
A rede que é conhecida por comportar microblogs também pode gerar tráfego através da plataforma de mídia paga, neste canal os anúncios são apresentados na timeline dos usuários. Com a sua própria plataforma de mídia para veicular anúncios através da ferramenta é preciso utilizar o Twitter Ads.
O Linkedin é uma rede social corporativa de sucesso, milhares de pessoas possuem perfil na plataforma e estão sempre consumindo os conteúdos disponíveis, isso faz dela um grande veículo para anúncios.
Neste caso, o nicho mais indicado para se fazer anúncios é do estilo b2b, ou seja, é indicado para quem oferece serviços para empresas. Se esta é uma boa opção para fazer investimento em tráfego basta acessar a plataforma para realizar a aquisição do espaço.
Se procura uma alternativa a mais que o Google Ads a plataforma Bing e Yahoo pode ser uma ótima alternativa, embora o Google seja a maior plataforma de pesquisa do mundo, ainda sim é possível conseguir bons resultados através das alternativas. Neste caso os anúncios são administrados pelo Bing Ads e Verizon Média Native.
Neste caso os anúncios são criados a partir do próprio site Taboola, um pouco diferente das plataformas anteriores o Taboola oferece recomendações de conteúdos sem abordar a publicidade direta. Também apresenta os resultados através de display e possui uma grande lista de opções com parceiros para anúncios.
E como prometido no início deste post trouxemos aqui um guia para comprar tráfego, agora que você já sabe tudo sobre o assunto saiba como colocar a estratégia em prática para de fato conseguir bons resultados e alcançar métricas que impactarão o seu negócio. São cinco pontos extremamente importantes que farão da sua campanha um grande impulsionador.
O primeiro passo para comprar tráfego é definir um objetivo através de planejamento com foco em resultados que a estratégia de tráfego pode te proporcionar. Essa etapa é extremamente importante porque além de te posicionar para dar o primeiro passo é através do objetivo que outras ações poderão ser tomadas a fim de melhorar as métricas e resultados.
Na compra de tráfego o objetivo é ter bons resultados com o mínimo de investimento possível, ou seja, obter o máximo de cliques em seu anúncio para gerar ganhos. Definir seu orçamento te permitirá filtrar as opções disponíveis e analisar qual delas é a mais adequada para o seu nicho.
Também a mais provável para ROI positivo e que atenda às suas necessidades e alcance de métricas estabelecidas conforme seu objetivo.
Analisar e estudar a concorrência é fundamental para todos os profissionais que desejam comprar tráfego e expandir seus negócios. Através desses estudos é possível ter acesso a informações importantes que farão seu negócio sair na frente sem que seja preciso passar pela experiência de aplicação em seu negócio. Entre as informações estão valores de lances, campanhas e palavras-chave assertivas.
Os canais disponíveis para exibição de anúncios possibilitam o emprego de textos, vídeo e imagem através do uso correto desses recursos é possível adquirir retornos satisfatórios para sua campanha. Crie anúncios irresistíveis para conquistar o clique dos usuários, utilize as técnicas de persuasão.
Todos nós somos induzidos a consumir um determinado conteúdo através das imagens, então aproveite para explorar esse ponto através de imagens que falam e transmitem uma solução para o seu público. Também é importante ressaltar sobre a qualidade das imagens, pois a apresentação do material estará totalmente ligada a representação da qualidade do seu serviço e negócio.
E então conseguimos esclarecer todas as dúvidas sobre comprar tráfego? Se ficou algum ponto de dúvida, não exite em deixá-la em nossos comentários. Qual a sua conclusão sobre comprar tráfego, realmente é a melhor opção para o seu negócio? Acesse nosso portal e confira mais conteúdos sobre marketing digital.
Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
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