COMO FUNCIONA?

Veja como é simples realizar abertura de empresa gratuitamente realizar o processo de forma rápida e segura:

1
Solicite um orçamento

Solicite um orçamento

2
Receba 4 orçamentos sobre o serviço de abertura de empresa

Receba 4 orçamentos sobre o serviço de abertura de empresa

3
Está com todos os orçamentos em mãos? Escolha o melhor contador e dê andamento no processo de abertura de empresa

Está com todos os orçamentos em mãos? Escolha o melhor contador e dê andamento no processo de abertura de empresa

Escritório contábil

Procurando como abrir uma empresa? Receba até 4 orçamentos grátis!

Basta preencher as informações que um dos nossos atendentes entrará em contato com você:

Fale com um especialista

Mais de 100 contadores experientes

CNPJ de uma forma fácil e rápida

Processo sem burocracia

Assessoria tributária para gastar menos impostos

VEJA OS SERVIÇOS PRESTADOS POR NOSSOS PARCEIROS PARA ABRIR UMA EMPRESA

  • Elaboração Contrato de Empresário Individual
  • Análise de melhor enquadramento fiscal para redução de impostos
  • Emissão do CNPJ
  • Prefeitura para obtenção de Inscrição Municipal
  • Inscrição Estadual
  • Senha Web para emissão de NFS-e ou NF-e
  • Certificado Digital
Fale com um especialista

Depoimento de clientes

Veja depoimento de quem usa o 4 mãos

Konrado Augusto

"Eu gostei excelente atendimento confíavel a contadora que está me atendendo e competente e uma excelente profissional estou totalmente satisfeito com a plataforma, estão de parabéns pelo o serviço prestado"

O 4 mãos é ideal para quem quer:

  • Quer poupar tempo e dinheiro
  • Precisa abrir sua empresa rapidamente
  • Precisa ser serviço com atendimento diferenciado
  • Foi feito para você!
Fale com um especialista

OS NÚMEROS POR TRÁS DO 4 MÃOS

Rede de contadores

REDE DE CONTADORES

+ de 150

Contadores parceiros em diversas regiões

Experiência

EXPERIÊNCIA

2011

Desde 2011 ajudando empreendedores

Agilidade e praticidade

AGILIDADE E PRATICIDADE

24 horas

Empreendedor para ter contato com seu contador

Segurança e compliance

SEGURANÇA E COMPLIANCE

100%

Suas informações são protegidas

Esclarecimento de dúvidas

QUER SER UM CONTADOR PARCEIRO?

Torne-se um parceiro 4 Mãos e tenha acesso a empreendedores que estão precisando abrir empresa ou trocar de contador, além de ter acesso a diversas soluções de marketing contábil no modelo de economia compartilhada.

Quero me cadastrar

Abertura de Empresa

19 min de leitura Conseguir realizar a abertura de empresa é uma dos sonhos que todas as pessoas que desejam trabalhar com o que amam ainda querem realizar, certo? Mas a burocracia que envolve este processo pode vir fazer que esta ação seja adiada. Pensando em lhe ajudar com isso, resolvemos explicar tudo de uma […]

19 min de leitura

Conseguir realizar a abertura de empresa é uma dos sonhos que todas as pessoas que desejam trabalhar com o que amam ainda querem realizar, certo? Mas a burocracia que envolve este processo pode vir fazer que esta ação seja adiada.

Pensando em lhe ajudar com isso, resolvemos explicar tudo de uma forma simples e prática. Entenda mais sobre este processo de abertura de empresa passo a passo ao ler nosso texto! Ao final, você vai saber como abrir uma empresa sem problemas.

É possível abrir CNPJ Grátis?

Muitos escritórios divulgam que realizam este trabalho para que o empreendedor consiga se dedicar apenas ao planejamento da empresa. E na verdade, isso pode ser feito: até porque, quem opta por abrir empresa como MEI não precisa pagar para conseguir emitir um CNPJ.

 E o processo de abrir CNPJ grátis pode ser feito rapidamente por um contador, onde estes profissionais só precisam dos dados do empreendedor para que tudo seja feito. Com isto, enquanto o contador trabalha, é possível que o dono passe a cuidar de outras demandas, como por exemplo o contato com fornecedores ou entrevistas de funcionários.

Documentos necessários para abrir MEI

Hoje em dia está muito mais fácil realizar o processo de como criar uma empresa. E isso aconteceu porque devido à alta demanda, os órgãos públicos conseguiram otimizar todo este processo. E todo o processo pode ser feito diretamente pelo Portal do Empreendedor.

Deixe toda aquela grande quantidade de documentos e comprovantes de lado: atualmente basta apresentar algumas informações para que você seja considerado um empresário. Veja abaixo a lista de documentos para abertura de empresa. Primeiro, sobre o proprietário:

  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Dados de contato;
  • Endereço residencial.

Agora falando sobre o local em que a empresa será aberta, veja o que é solicitado:

  • Tipo de atividade econômica realizada;
  • Forma de atuação;
  • Dados de onde o negócio será realizado, como por exemplo endereço e demais informações pertinentes.

Já falamos mais sobre como funciona este processo em nosso blog, onde explicamos o que você precisa fazer para que você consiga abrir CNPJ grátis e demais ações para entrar no mundo das empresas. Acesse agora e fique por dentro de todo o assunto!

Passo a passo para abertura de empresa sem muitos problemas

Talvez você não saiba, mas o processo de como montar uma empresa é uma ação que conta com diversos “pequenos passos”. E isso inclui toda uma preparação por parte do idealizador (o proprietário ou sócios) para que todas as ideias finalmente saiam do papel.

Pensando em lhe ajudar, reunimos abaixo tudo o que você precisa fazer para abrir CNPJ grátis e sem muitos problemas. Acompanhe agora o passo a passo para abrir empresa!

Planeje

Aqui, todas as informações sobre o negócio começam a ser agrupadas. O negócio ainda não é aberto, mas nesta etapa do passo a passo para abrir empresa, é importante que o futuro proprietário organize todas as ideias e pondere se as mesmas podem ser colocadas em prática ou não.

E como já falamos em nossos artigos sobre abertura de empresa simples, literalmente tudo deve ser colocado no documento que organiza o planejamento. Veja alguns fatores essenciais:

  • Valor de investimento inicial;
  • Possível número de funcionários contratados no momento de inauguração;
  • Definição de local que a empresa será aberta;
  • Ideias para campanha de Marketing;
  • Tipo de produto ou serviço que será oferecido;
  • Preço da revenda;
  • Definição de fornecedores.

Lembrando que, como dissemos anteriormente, estes são apenas alguns exemplos padrões para os negócios. Cada tipo de empresa pode vir a ter suas especificidades e é importante se atentar a isto.

E depois que você entendeu que o planejamento é essencial para conseguir abrir empresa, vamos falar sobre as ações tributárias. O mesmo vale para emissão de alvará de funcionamento e demais documentos.

Defina a natureza jurídica

Aqui, começa de fato toda a burocracia que pode haver no passo a passo para abrir uma empresa. É necessário que o empreendedor saiba o valor que deve arrecadar dentro de um ano, mas o tipo de sociedade (empresa), como por exemplo contar com sócios ou não, também pode ser um fator que pode implicar nesta escolha. Confira abaixo os tipos de natureza jurídica para empresas no Brasil. Este é apenas um dos pontos sobre o que precisa para abrir uma empresa.

Empresa individual ou MEI

Neste caso uma única pessoa responde pela empresa, e o nome registrado com o empreendimento deve ser o civil, completo ou abreviado. Nesse tipo de natureza jurídica, apenas uma pessoa (no caso, a jurídica) pode ser o titular;

Sociedade Limitada

Reúne dois ou mais sócios que possuem uma mesma finalidade: exploração de bens e serviços. Aqui, entram todas as empresas que contribuem com um investimento de capital social e boa constituição empresarial;

Sociedade Simples (também chamada de SS)

Já neste tipo são enquadradas as empresas que são focadas em prestar serviços que necessitam de atividades que envolvem o uso de nosso intelectual de uma forma cooperativa. Para ficar claro: os donos não exercem de comerciantes e sim como líderes de sua função. Um exemplo básico são escritórios de Contabilidade e Advocacia, assim como cooperativas etc.;

Sociedade Anônima

Empreendimentos na qual o capital não é ligado diretamente a um nome, mas sim é dividido em ações. Aqui, a compra e venda das ações podem acontecer de forma livre, sem a necessidade da assinatura de contrato ou qualquer documento que formalize esse processo.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (também chamada de EIRELI)

Nessa última natureza jurídica, a empresa pertence a apenas uma pessoa. O capital (valor de investimento) deve ser integral, e não pode ser 100 vezes inferior do que o salário mínimo que está vigente na cidade.

Feito isso, você já vai ter os dados suficientes para conseguir abrir empresa e pode dar andamento em nisso. Vamos para o próximo passo?

Abrir ME

Sendo este porte de empresa uma espécie de evolução do MEI, os empresários que optam por abrir ME (a sigla para Microempresa) fazem isto devido à sua empresa não se conseguir se adequar às regras do MEI. Isso feito através do processo de MEI para ME.

E existem algumas mudanças que fazem certa diferença no dia a dia da empresa: o faturamento, que antes não podia ultrapassar R$ 81 mil por ano, pode ser de no máximo R$ 360 mil (também em um ano). Veja outras mudanças:

  • O titular não pode ser dono ou sócio de uma outra empresa;
  • O negócio pode ter mais de um funcionário;

Muitas pessoas optam por já abrir ME, por mais que o negócio esteja em seu estágio inicial. Mas é possível ser considerado empreendedor ao optar pelo MEI. Inclusive é recomendado que uma empresa faça a migração de natureza jurídica de acordo com o passar do tempo e porte for aumentando. Então o processo de abertura de micro empresa é muito parecido o de um MEI, mas entenda que existem algumas especificidades.

Quanto custa realizar abertura empresa?

Sendo esta a pergunta de muitas pessoas quando pensam em se tornar empreendedoras, é importante dizer que os valores podem variar muito de um estado para o outro e outras variáveis.

Mas não precisa se preocupar: a resposta para a pergunta de quanto custa abrir uma empresa não é assustadora: geralmente é necessário desembolsar entre R$ 30,00 a R$200,00 com a documentação de uma empresa.

Saiba que obviamente não estamos considerando o valor que você deve gastar com investimento de escritório contábil. Mas para saber quando deve gasta em toda a ação de como abrir uma microempresa, basta entrar em contato com nosso time de atendimento.

Entenda que é possível abrir CNPJ grátis antes de escolher o segmento de sua empresa

Sendo essencial para que você consiga ter um empreendimento próprio, a emissão do CNPJ é importante para todo e qualquer tipo de empresa, independente do tamanho ou tipo de empresa. E você pode não saber, mas é possível abrir CNPJ grátis e de uma forma rápida.

Sendo um procedimento feito diretamente pelo Portal do empreendedor, hoje em dia não é difícil abrir CNPJ grátis e menos de cinco minutos. Você só precisa informar algumas informações básicas sobre você e seu negócio e pronto, vai conseguir abrir CNPJ grátis.

Lembrando que este procedimento pode ser feito apenas para pessoas que optam por abrir MEI, já que para entrar no mercado dos empreendimentos não é necessário pagar nada.

Vamos falar melhor sobre o processo de abrir CNPJ grátis no próximo parágrafo, acompanhe.

Documentos para abrir MEI

Como toda solicitação que exige autorização do governo, vai ser necessário apresentar algumas informações sobre você e o local que sua empresa. E no caso de não ter tanta facilidade em cuidar de processos como este, basta entregar toda esta demanda para um escritório de contabilidade que entende sobre o passo a passo para abrir empresa. Veja o que quais documentos para abrir MEI: primeiro sobre o empreendedor:

  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Dados de contato;
  • Endereço residencial.

Agora falando sobre o local onde o negócio irá funcionar. Também é necessário apresentar informações, mas não é muita coisa:

  • Tipo de atividade econômica realizada;
  • Forma de atuação;
  • Dados de onde o negócio será realizado, como por exemplo endereço e demais informações pertinentes.

Logo depois de entregar essas informações para seu contador, basta esperar que o CNPJ seja emitido. Não leva muito tempo: em menos de 24 horas você consegue abrir CNPJ grátis para que o processo de como abrir seu próprio negócio dê lucro o quanto antes.

Agora que você entendeu como abrir sua empresa da melhor forma possível, vamos entender quais segmentos devem fazer sucesso após a COVID-19.

Mercado está passando por importante mudança

O COVID-19 provocou diversas mudanças no dia a dia de diversas pessoas e não existem especialistas que desmintam isso. Com esse novo período em que boa parte das pessoas que tiveram que ficar mais tempo em casa, alguns setores acabaram ganhando mais volume. Listamos cinco deles.

Você pode optar por e-commerce na hora de realizar abertura de empresa

Com mais pessoas ficando em casa e o distanciamento social sendo uma verdadeira regra em diversas cidades e estados, as compras feitas por algum dispositivo digital cresceu de forma avassaladora. Isso porque além de garantir que os consumidores fiquem em casa e ainda mantenham o isolamento, a praticidade chamou bastante atenção.

Pode-se dizer que muitas pessoas estão realizando uma primeira compra pela internet e gostando demais da experiência. Assim, a tendência é que este mercado cresça cada vez mais. Permitindo que diversos tipos de produtos sejam adquiridos e entregues no conforto de nossa residência, este mercado vai continuar crescendo. Então saiba que realizar abertura de empresa neste setor é uma ação assertiva.

Alimentação vegana ou vegetariana

As pessoas estão querendo se cuidar cada vez mais após este momento em que um vírus causou mudança no dia a dia de todo o país. Com isso, as comidas naturais acabaram sendo uma opção de diversas pessoas.

Os rumores de que essa doença se originou de uma comida exótica também colaborou para que esse ramo de comida tivesse um pico. É claro que, devido ao contato ainda ser necessário, quem se dispor à vender comida vegana ou vegetariana precisa provar que está seguindo todas as regras de higiene.

Este mercado também nunca esteve em baixa: houve um aumento de 75% nos últimos 8 anos. Também é interessante oferecer delivery, pois mesmo depois da pandemia, as pessoas ainda terão certo receio em sair de casa.

Pet Shop e abertura de empresa

Muitas pessoas que tinham uma rotina bastante corrida precisaram dar uma “desacelerada” no dia a dia e ficar um tempo em casa. E isso incentivou a adoção de animais que diminuem a solidão em pleno período de distanciamento social.

Dessa forma, cada vez mais produtos e até mesmo serviços como banho e veterinária serão mais optados pelos novos donos. A vontade de acumular alimentos ou entreter os animais depois de a pandemia for vencida por todos nós está aumentando, então esse mercado vai crescer cada vez mais.

Empresas que são focadas no bem pessoal estão fazendo sucesso

Com o cuidado do corpo se tornando cada vez maior, investir em uma empresa que forneça produtos saudáveis é uma ação assertiva. Caso queira realizar abertura de empresa neste mercado e não sabe por onde começar, você oferecer um serviço de assinatura.

Outra dica é investir nesse segmento por meio digital por exemplo na construção de um site, assim seu negócio além de alinhar procura e demanda, também estará disponível para todas as pessoas acessarem e encontrarem seus produtos e serviços.

Prestadoras de serviço estão com cada vez mais demanda

Considerados serviços simples por algumas pessoas, mas devido a exigir muito tempo para serem executadas, as empresas que se especializarem em fazer isso irão ter bastante sucesso. É um bom exemplo abrir uma empresa de lava rápido ou até mesmo especializada em realizar limpezas.

Atente-se às orientações dos órgãos de saúde

O público está cada vez mais atento com a limpeza de diversos produtos e locais, dessa forma é importante que você, como empreendedor, atente-se a esta necessidade. E aqui vale o básico para qualquer abertura de empresa: atente-se à necessidade do público e ofereça uma solução acessível.

Quanto custa abrir uma empresa?

Sendo esta a pergunta de muitas pessoas quando pensam em se tornar empreendedoras, é importante dizer que os valores podem variar muito de um estado para o outro. Saiba que, o tipo de empresa aberta também implica muito. Quanto mais complexa for a empresa, mais caro pode sair para que ela seja aberta.

Mas não precisa se preocupar: a resposta para a pergunta de quanto custa abrir uma empresa não é assustadora: geralmente é necessário desembolsar entre R$ 30,00 a R$200,00 com a documentação de uma empresa.

Saiba que obviamente não estamos considerando o valor que você deve gastar com investimento e demais gastos. Portanto, se você quer saber quanto custa abrir uma empresa, tenha isso em mente.

Assessoria para abertura de empresas

Muitos escritórios de contabilidade estão oferecendo esta solução, onde os profissionais contábeis estão servindo como verdadeiros “braços direitos” dos empresários. E uma assessoria para abertura de empresas pode evoluir para uma parceria de sucesso.

O contador e/ou escritório pode acabar se tornando parceiro fixo do empreendedor, onde estes passam a cuidar emissão de folha de pagamento dos funcionários, por exemplo. Veja o que pode ser feito depois da assessoria para abertura de empresas ser finalizada:

  • Desenvolvimento de Declaração de Imposto de Renda;
  • Resolução de demandas referentes a Recursos Humanos;
  • Solução Consultiva;
  • Apoio em demandas legais e jurídicas;
  • Gestão tributárias.

Então, considere contratar uma assessoria de abertura de empresas para que você não tenha problemas ao entrar no mundo dos empreendimentos e ainda ter acesso a um parceiro em seu dia a dia!

Apesar de muitos empresários considerarem a contratação de um escritório de contabilidade como um “mal necessário”, optar por uma assessoria para abertura de empresa é apenas a primeira etapa de uma parceria de sucesso.

O que precisa para abertura de empresa?

Além de ter amor pelo mercado que está entrando, você precisa entender que é preciso se planejar antes mesmo de procurar pelo processo de como abrir empresa online. Além disso, comece procurando um bom contador para que toda a burocracia seja deixada de lado. É essencial, antes mesmo de dar entrada no processo de emissão de CNPJ, que você também já decida o tipo de empresa que será aberta.

Que tipo de empresa abrir?

Decidir isso vai muito de acordo com o tipo de empreendimento que você está pensando em abrir. Muitas pessoas acabam entrando no mundo dos empreendimentos diretamente por uma ME. Outras fazem isso por meio de uma MEI. Mas entenda que mais vale a pena optar por pelo menos no período de validação de ideia de como abrir um negócio.

Um tempo depois, quando surgir a necessidade de ter mais colaboradores e ter um faturamento acima de R$ 81.000,00. Além disso, entenda que já precisar de mais de um funcionário para trabalhar em sua empresa no momento de abertura, vale a pena optar por abrir uma ME. Dessa forma, planeje-se.

Como funciona a abertura de uma empresa?

Importante dizer que a abertura é um processo com diversas etapas. Não basta simplesmente optar por emitir seu CNPJ e achar que o sucesso será alcançado. Então é importante se planejar e colocar todas as ideias no papel, além de optar por contratar um escritório de contabilidade. Já com o tipo de empresa definido e até mesmo se estará realizando a abertura de uma sociedade ou não, então é hora de comparecer até a Junta Comercial.

Você também deve ir até uma unidade da Receita Federal e dar entrada no BDE (Documento Básico de Entrada do CNPJ). Com os demais documentos entregues, basta acompanhar o processo pela internet. Com sua viabilidade do local aprovada, retorne à Junta Comercial para realizar o pagamento das devidas taxas e pegue seu CNPJ.

O que é preciso para abrir um CNPJ?

Falando sobre este processo, primeiramente você precisa entender se pode ser MEI ou não. Isso porque o processo pode ser completamente diferente. Então acesse o Portal do Empreendedor para conferir se você pode ter uma microempresa individual ou não. Mas ressaltamos que todas as profissões que possuem um órgão regulador (como o Conselho Brasileiro de Medicina), não podem fazer isso.

Então, assim que ter essa informação, comece a se planejar. Como estará trabalhando como autônomo, vai ser necessário pagar a contribuição do INSS por fora. E entenda isso logo quando estiver pensando sobre o processo de como fazer CNPJ para autônomo.

Com todos os detalhes definidos, caso possa optar pelo MEI, basta acessar o portal desenvolvido pela Receita Federal e se cadastrar para assim conseguir concluir o processo de como fazer CNPJ para autônomo.
Qual o valor para se abrir um CNPJ?

Falando sobre o assunto de quanto custa ter uma empresa legalizada, saiba que isso de fato pode variar. Se optar por abrir uma MEI, entenda que não é necessário pagar nada por isso. Já falando sobre abertura de CNPJ, o valor a ser gasto pode variar entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00.

O que é necessário para abrir uma pequena empresa?

Além de amor pelo mercado que você está inserido, entenda que de fato você precisa definir um planejamento de seu empreendimento. Não esqueça de já optar por um contador assim que estiver no mercado das empresas, para que assim possa focar em sua atividade fim desde os primeiros dias.

O tipo de empresa que será aberta é sua próxima ação. Muitas pessoas acabam deixando a MEI de lado quando estão entrando no mercado do empreendedorismo. E saiba que isso é um erro! No momento de estar validando sua ideia de negócio, saiba que é essencial trabalhar com a menor força (e investimento) possível. Dessa forma, consegue trabalhar sem ter prejuízos.

Quais os processos para abertura de uma empresa?

Optar por empreender pode ser muito simples, mas entenda que isso conta com diversos processos. A primeira ação de uma pessoa que está querendo entrar no mundo dos negócios é se planejar. Isso porque você precisa definir cada etapa deste processo para não ter problemas. Neste momento, aproveite para decidir se terá sócios ou não, assim como contratar um escritório de contabilidade.

Em seguida, com estes assuntos já definidos, você pode com certeza, começar a separar os documentos. Lembre-se que se estiver optando por abrir uma sociedade empresarial, será necessário entregar as informações de todos os sócios. Caso opte por abrir uma empresa que precisa de um espaço físico para trabalhar, será necessário comparecer à Junta Comercial de sua cidade para conseguir a viabilidade do local.

A segunda etapa é comparecer até uma unidade da Receita Federal e preencher o DBE (Documento Básico de Entrada do CNPJ). Todo este processo de validação pode ser acompanhado pela internet e leva cerca de no máximo 30 dias corridos para que você consiga este documento. Mas não pense que isso acabou! Vai ser necessário voltar até a Junta Comercial e realizar o pagamento de algumas taxas. Com isso, seu processo está encerrado!

Como a 4 Mãos pode lhe ajudar no processo de abertura de empresa?

Sendo a ponte de conexão entre você, que está querendo saber como é feita a abertura de empresa e um profissional especialista em contabilidade, a Plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar a encontrar uma parceria de sucesso.

E funciona de uma forma simples e fácil, entenda mais:

  • O empreendedor envia a demanda para nosso time de atendimento e em seguida nós retornamos o contato, onde isso é feito para entender mais sobre a necessidade;
  • Em seguida, cadastramos a demanda em nossa plataforma e os escritórios de contabilidade parceiros entram em contato com a pessoa que realizou a solicitação de orçamento. Até quatro contadores podem enviar uma proposta de trabalho para uma mesma pessoa;
  • Depois de receber os orçamentos dos escritórios de contabilidade parceiros da plataforma 4 Mãos, o empreendedor que está procurando serviços de abertura de empresa ou qualquer outra ação faz a escolha mediante às propostas;
  • Com tudo decido, a execução do serviço então acontece. Lembrando que a 4 Mãos não interfere nessa parceria e não cobra nada do empreendedor para que a demanda seja cadastrada.

Quer receber orçamentos de profissionais credenciados ao CRC e encontrar um escritório de contabilidade que vai ser o verdadeiro um parceiro em seu dia a dia? Entre em contato agora mesmo! Vai levar menos de cinco minutos e você vai receber apoio para receber apoio na abertura de sua empresa.

Fale com um especialista
Open chat