Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Começar um empreendimento e finalmente ganhar dinheiro fazendo o que ama. Podemos dizer que isso é o desejo de muitas pessoas, certo? Mas muitas dúvidas ainda norteiam este processo. Você sabe como abrir uma empresa Simples Nacional? Quais documentos são necessários para que isso seja feito?
Com foco em lhe orientar sobre isso, tomamos a iniciativa de desenvolver este artigo especial sobre como abrir uma empresa Simples Nacional. Mas lembrando que apesar de indicado para um negócio que está sendo aberto, este pode não ser o regime tributário ideal para seu tipo de empresa. Vamos entender mais sobre isso? Boa leitura!
Sendo um dos regimes tributários mais optados por pessoas que estão entrando agora no mercado de trabalho, o Simples Nacional é conhecido por juntar diversos impostos em um só valor, como uma forma de fazer com que pequenos negócios não precisem pagar tantos tributos.
De uma forma simples, é desta forma que ele funciona: agrupando oito guias que uma empresa de maior porte naturalmente pagaria, o proprietário de um negócio só precisa se preocupar com um boleto: DAS. O Documento de Arrecadação do Simples deve ser pago mensalmente e geralmente possui um valor menor do que os de outros regimes tributários.
Se você não sabe o que são regimes tributários, estas são formas que a Receita Federal encontrou de conseguir padronizar o pagamento de tributos para diversas empresas. Usando como referência o porte e o faturamento anual, o Governo então consegue indicar o valor que deve ser pago.
Isso ainda é um assunto frequente no mundo dos empreendimentos, sabia? Muitos donos de uma empresa acham que o valor a ser pago não é de acordo com seu faturamento, assim como acreditam que as taxas deveriam ser menores. De todas as formas, não tem para onde escapar: toda empresa precisa ser enquadrada em um regime tributário.
Agora que você já entendeu mais sobre este assunto, vamos falar como abrir uma empresa Simples Nacional.
Todo projeto precisa ter um passo inicial, certo? E o primeiro procedimento para quem está querendo saber mais sobre como abrir empresa Simples Nacional é começar a organizar as ideias para em seguida elas saírem do papel.
Falando resumidamente, tudo precisa ser reunido para depois sair do papel. E como estamos na primeira etapa do processo de como abrir uma empresa Simples Nacional, você pode colocar todas as ideias dentro do documento de planejamento e depois apenas considerar o que pode ou não ser colocado em prática.
Estes são os pontos que você deve se atentar na hora de fazer um bom planejamento:
Além disso, não deixe de traçar ou pelo menos começar a pensar nas próximas etapas de seu negócio. Colocando isso na prática, pense conosco: se por exemplo você começar a receber muitos clientes em uma lanchonete, não seria mais viável providenciar um novo lugar para vender mais e ainda oferecer mais qualidade a todos?
Com isso em mente, nunca deixe de dividir o planejamento de sua empresa para que ela nunca deixe de crescer. Um tempo depois, não deixe de começar a traçar metas para que as vendas não parem de aumentar e seu sucesso chegue o quanto antes.
Para finalizarmos o assunto de planejamento sobre como abrir empresa Simples Nacional: jamais deixe o planejamento de lado. Ele não é apenas um documento para você se organizar, mas sim um verdadeiro mapa do sucesso.
Aqui começa a surgir uma possível burocracia no processo de abertura de empresa, mas não precisa se preocupar: existe um forma rápida de escolher sua natureza jurídica.
Apesar de o tipo de empresa a ser aberta também influenciar nisso, o número de sócios e possível faturamento dentro de um ano pode ser um fator de escolha disso.
Existem diversas naturezas jurídicas no Brasil, mas quando falamos de empresas, estas são as mais optadas: Empresário único ou MEI: Neste caso, uma pessoa é responsável pela empresa e o nome registrado na empresa deve ser uma denominação civil, completa ou abreviada.
Neste tipo de natureza jurídica, apenas uma pessoa (neste caso, a pessoa jurídica) pode ser o proprietário;
Depois de escolher isso, a sua empresa está quase pronta para ser aberta. Mas ainda vai ser necessário realizar algumas ações para começar a trabalhar de forma legal. Vamos falar sobre justamente sobre isso no próximo parágrafo, acompanhe.
Depois disso, é hora de começar a separar os documentos para que sua ideia saia do papel. Lembre-se de não esquecer de nada. Mas antes de listarmos os documentos para sua empresa, saiba que caso você opte por abrir um MEI, não precisa nem mesmo sair de casa.
Todo o processo de abertura de MEI pode ser facilmente executado pelo dono do futuro negócio ao acessar o Portal do Empreendedor. Basta seguir as orientações que forem aparecendo na tela para conseguir um CNPJ próprio. Lembrando: todas as pessoas que optam por ser MEI são cadastradas automaticamente no Simples Nacional.
Como você pode imaginar, vai ser necessário apresentar algumas informações suas (referente ao proprietário) e do local que a empresa irá funcionar. Veja quais são:
Entregou todos os documentos necessários? Basta esperar que seu CNPJ seja emitido. O prazo pode variar bastante de cidade para cidade, mas no geral tudo fica pronto entre 7 e 10 dias úteis.
Não deixe de pedir um alvará de funcionamento: este é o documento que autoriza a abertura de sua empresa em todos os dias e geralmente é sempre emitido peja Junta Comercial. Já falamos sobre isso em um artigo especial de nosso blog, acesse agora mesmo e fique por dentro do assunto.
Como você percebeu, será necessário ter um CNPJ para que enfim consiga enquadrar sua empresa no Simples Nacional. É importante que você tenha certeza sobre esta escolha, pois a mudança só pode ser feita depois de todo um ano se passar.
O Simples Nacional é sim uma opção, mas existem outros regimes que podem ser mais de acordo com seu tipo de negócio. Se você está certo (a) de que esta é a melhor opção, basta acessar o site da Receita Federal e fazer este procedimento. Isso só pode ser feito pela internet, então não perca tempo ao comparecer à uma unidade do setor público.
Logo depois de um CNPJ ser emitido, o dono deste tem até 30 dias corridos para optar por um regime tributário, então se atente a este prazo para não ter problemas. Lembrando: quem abre um MEI é cadastrado automaticamente no Simples Nacional.
Fez isso? Basta começar trabalhar normalmente e não deixar de pagar a DAS (Documento de Arrecadação do Simples). Neste link, você pode conferir todas as alíquotas e tipos de empresas que podem aderir a este regime tributário.
Já falamos sobre isso anteriormente, mas vale a pena ressaltar a informação e lhe fazer pensar. Existem diversos regimes tributários no Brasil e com certeza algum vai colaborar para que você não tenha altos gastos.
Usando o exemplo de uma clínica médica, pode ser mais favorável optar pelo Lucro Real do que o Simples Nacional, já que na segunda opção, a alíquota é de 15% ao invés de 11%. Como o imposto é um dos maiores gastos de uma empresa, acaba valendo mais a pena optar pelo Lucro Real, neste caso.
De todas as formas, sempre analise todos eles e opte por aquele que vai lhe trazer menos gastos. Por via das dúvidas, consulte um contador para não acabar fazendo a escolha errada. Este profissional também pode lhe ajudar com o processo de abertura de empresa, então considere este apoio.
Já pensou em trabalhar na internet?
Como um dos mercados que mais estão crescendo neste momento de mudança em todo o Brasil, cada vez mais empresas estão realizando vendas por meio de pedidos feitos virtualmente.
E caso você não saiba, vale a pena investir nisso: desde o começo da quarentena no Brasil, as vendas on-line aumentaram cerca de 30%. Cada vez mais pessoas estão entrando nas lojas virtuais para fazer sua primeira compra.
E o fato de não ter filas, eliminação de deslocamento e até mesmo entregas no mesmo dia (no caso de supermercados) é o que mais chama atenção desses consumidores. Com isso em mente e se seu segmento for viável, não deixe de estudar a entrada neste mercado.
Agora que você entendeu mais sobre como optar por este regime tributário e abrir sua empresa da melhor forma possível, mas não gostaria se cuidar de toda a burocracia, saiba que um contador pode ser essencial para isso.
Com o conhecimento essencial para seu CNPJ ser emitido, basta entregar todas as informações para este profissional e aguardar a emissão.
E aqui entra a Plataforma 4 Mãos: nós realizamos a conexão de empreendedores com profissionais contábeis, onde os futuros/atuais donos de um negócio possuem apenas um serviço: informar do que precisam.
Depois de fazer isso, é só aguardar que até quatro contadores entrem em contato e entreguem orçamentos sobre sua solicitação.
Vale lembrar que você, dono de negócio, não paga nada para dizer do que precisa ou receber os orçamentos. Essa foi uma solução que encontramos para que empresa e escritório de contabilidade tenha um dia a dia cada vez mais dinâmico com o apoio da tecnologia, já que tudo é feito por meio da internet. Diga do que você precisa ao solicitar um orçamento!
Lembrando que a 4 Mãos não participa do processo de escolha ou acordo financeiro feito entre as partes. Nossa plataforma realiza apenas a conexão entre esses dois “braços” para que uma demanda contábil seja resolvida.
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