Engenheiro pode ser MEI? Saiba tudo sobre o assunto | 4 Mãos

Novos Négocios

Engenheiro pode ser MEI? Saiba tudo sobre o assunto

4 mãos

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Profissional pensando se engenheiro pode ou não ser MEI

Depois de muito tempo de estudo e finalmente estar com o diploma em mãos, muitas pessoas se perguntam: engenheiro pode ser MEI? Sendo o “passaporte de entrada” de muitas pessoas no mundo dos empreendimentos, é importante dizer que nem todos os empresários podem optar por isso.

Mas nesse o caso, o que fazer? Engenheiro não pode abrir empresa mesmo? Trabalhar como profissional liberal é a melhor opção? Como é feito o processo de abertura de um escritório de engenharia? Pensando em responder estas e mais perguntas, desenvolvemos este artigo. Pegue papel e caneta e prepare-se para entrar no mundo dos empreendimentos!

Engenheiro pode ser MEI: mito ou verdade?

Quando o cadastro MEI foi criado, ele era (e ainda é) focado em formalizar profissões até então consideradas “não profissionais”, isso porque as mesmas não contavam com um órgão regulador para trabalharem de forma especializada. São exemplos os Conselhos de Medicina e OAB. Então, alguns cargos acabaram ficando de fora da lista.

Sabendo que o Conselho Regional (e federal) de Engenharia existe, a resposta para a pergunta de Engenheiro pode ser MEI é negativa. Mas é importante que você, que está lendo esse texto e deseja trabalhar de forma profissional, não se desespere. Ainda é possível ganhar dinheiro fazendo o que gosta e registrado (a) perante aos órgãos públicos.

Profissional estudando se engenheiro pode ser mei
Engenheiro pode ser MEI ou há algo que impede?

Essa pessoa precisa então optar ou por ser profissional liberal ou abrir um escritório (que pode ter sócios ou não) de engenharia. Importante dizer que há muitas atividades que não podem se enquadrar no MEI, onde todas elas precisam de ensino superior para serem exercidas. Veja a lista:

  • Administradores;
  • Advogados;
  • Arquivistas;
  • Arquitetos;
  • Contadores;
  • Coveiros independentes
  • Abatedor(a) de aves Independente
  • Alinhador(a) de pneus Independente
  • Aplicador(a) agrícola Independente
  • Balanceador(a) de pneus Independente
  • Coletor de resíduos perigosos Independente
  • Comerciantes independentes de extintores, fogos de artifício, gás liquefeito de petróleo (GlP), medicamentos veterinários e peças e acessórios para motocicletas e motonetas;
  • Dentistas;
  • Desenvolvedores;
  • Economistas;
  • Enfermeiros;
  • Engenheiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Jornalistas;
  • Médicos;
  • Nutricionistas;
  • Ortodontistas;
  • Personal Trainer;
  • Produtores;
  • Programadores;
  • Psicólogos;
  • Publicitários;
  • Veterinários.

Mas como dissemos anteriormente, ainda é possível que um engenheiro (a) ganhe dinheiro de forma legal e ainda garanta sua aposentadoria. O mesmo precisa então optar por ser Empresário Individual (ter uma EI), abrir uma EIRELI ou LTDA. Profissional liberal também é uma possibilidade. Falamos mais sobre isso nos próximos parágrafos, acompanhe.

Resposta negativa para a pergunta de engenheiro pode ser MEI: o que pode ser feito?

Depois de saber que o cadastro MEI não pode mais ser usado por profissionais de engenharia e tantos outros, vem a dúvida: o que fazer? Primeiramente, tenha calma.

Caso não opte por ser contratada pela CLT (carteira assinada e demais benefícios), ainda é possível que uma pessoa tenha CNPJ para engenheiros e consiga emitir nota fiscal sobre os serviços que executa.

Nesse caso, a mesma é considerada profissional liberal e precisa aderir ao Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, que possui especificidades únicas e funciona um pouco diferente do aplicável para quem é pessoa física.

Também é possível conseguir um CNPJ para engenheiros por meio da abertura de uma empresa própria, onde falamos de um porte maior e que requer um capital maior para ser usado como investimento.

Empreendedoras pensando em abrir empresa
Quer abrir um escritório? Entre em contato com a plataforma 4 Mãos

Alguns tipos de empresa permitem a emissão de CNPJ para engenheiros

Muitas pessoas podem imaginar que o sonho de trabalhar por conta própria e fazendo o que tanto gosta pode acabar devido os engenheiros não serem MEI. Mas há muitas possibilidades disponíveis para quem deseja ter o próprio escritório de engenharia.

Abrir uma Empresa Individual para conseguir CNPJ para engenheiros

Como o próprio nome sugere, esse tipo de sociedade (empresa) pode ter apenas um sócio e geralmente é indicado para pessoas que estão em começo de carreira. Mas é necessário certo controle de todos os gastos para que não ocorram problemas já nesta etapa. Até porque, patrimônios podem ser perdidos.

Isso porque todos são obrigados a disponibilizar todos os bens como uma forma de garantia que todas as pessoas (funcionários e vendedores) recebam o que tem por direito. Então, as palavras-chave que uma pessoa que optar por abrir uma EI (sigla para Empresa Individual) é autocontrole e boa gestão.

Importante dizer que até mesmo os imóveis, veículos e demais patrimônios do cônjuge do titular desta empresa podem vir a ser perdidos, no caso de união matrimonial de bens.

No caso de dúvidas, sempre consulte uma contabilidade para engenheiros para saber se a abertura de uma EI é mesmo a melhor opção para esses tipos de profissionais.

EIRELI para quem deseja emitir CNPJ para engenheiros

Por mais que a empresa individual pareça uma boa opção, muitas pessoas podem achar a obrigação de colocar todos os seus bens como uma garantia um fator negativo. Mas felizmente existem outros tipos de empresa que podem vir a ser abertas, sendo uma delas a EIRELI.

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (sigla para EIRELI) também obriga todas as sociedades a terem apenas um titular, mas os mesmos não precisam entregar seus bens como uma garantia de que todas as contas serão pagas. Caso seja necessário, o dinheiro que há nas contas do negócio será usado.

Mas há uma regra única para este tipo: quem deseja abrir uma EIRELI precisa declarar um capital social de no mínimo 100 salários mínimos vigentes (usado como base pelo Governo Federal). Realizando uma conta básica:

100 x R$ 1.039,00 (valor do salário mínimo atual)= R$ 103.900,00‬

Então tenha em mente que, se por acaso você esteja pensando em optar por uma EIRELI para conseguir CNPJ para engenheiros, vai precisar ter esse dinheiro em suas contas pessoais. Se não tiver, resta então escolher ou a Empresa Individual ou LTDA.

LTDA: o que é e como ela pode ajudar na emissão de CNPJ para engenheiros?

Falando sobre as Sociedades Limitadas (LTDA), este tipo de empresa pode ajudar um profissional de engenharia a abrir seu escritório e até mesmo contar com sócios.

Sendo um pouco mais complexa que os exemplos que citamos anteriormente, mas ainda assim a opção de muitas pesssoas, a LTDA permite que uma empresa tenha mais de um titular, onde todas as decisões devem ser tomadas em conjunto.

Também não há a obrigação de possuir capital mínimo para que este tipo de sociedade seja aberta, mas ressaltamos que o controle financeiro ainda seja tratado como principal item de gestão.

E estas são as formas de uma pessoa conseguir CNPJ para engenheiros, onde depois de analisar qual a melhor opção, já é possível abrir empresa e trabalhar sem problemas. Mas você sabe como abrir um escritório de engenharia?

Como abrir um escritório de engenharia sem dificuldades?

Depois de definir qual o melhor meio para conseguir um CNPJ para engenheiros e tendo em mente que a resposta para a pergunta “engenheiro pode ser MEI?” é negativa, já é possível começar a trabalhar. Listamos abaixo algumas dicas para que o engenheiro não tenha problemas.

1. Planejamento

Como já dissemos em muitos outros artigos de nosso blog, hoje em dia nenhuma empresa consegue operar durante muito tempo sem um bom planejamento. Nesse momento, são listadas as informações de público-alvo, situação de mercado e muito mais.

Também são escolhidas todas as ações que serão feitas com o passar do tempo, como por exemplo a mudança para um novo local quando o escritório de engenharia ter mais clientes e funcionários.

Profissional estudando se engenheiro pode ser MEI
Planejamento deve vir antes da emissão de CNPJ para engenheiros

Em resumo, a etapa de planejamento é o primeiro passo para que uma empresa possa de fato começar a existir. Sem isso, o projeto não irá durar muito tempo e o investimento pode vir a ser perdido.

2. Escolha a natureza jurídica que mais se adequa com seu modelo de negócio

Depois de planejar tudo e entender todas as etapas que sua empresa irá passar (dados que precisam estar em um mesmo documento), é hora de começar a conectar o nome de uma pessoa a uma empresa.

Seguindo como base os exemplos que citamos anteriormente (EI, EIRELI e LTDA), escolha qual o melhor tipo para seu futuro negócio (acordo que deve ser decidido entre sócios, caso haja uma sociedade) e em seguida, organize todos os documentos.

Importante dizer que, todas as ações devem sempre ter como base o planejamento, para que nada “saia dos trilhos” antes mesmo de o escritório de engenharia estar funcionando e recebendo clientes.

3. Compareça aos órgãos públicos para que então a emissão do CNPJ para engenheiros aconteça

Depois que planejou e escolheu pela melhor natureza jurídica para seu negócio, o engenheiro já pode comparecer até a Junta Comercial de sua cidade para que a empresa seja aberta.

Como essa profissão não pode ser considerada MEI, não é possível fazer este processo pelo Portal do Empreendedor, então uma programação na agenda é necessária para que o profissional cuide destas demandas.

É importante não esquecer dos documentos necessários para que a emissão do CNPJ para engenheiros seja feita. São eles:

  • Uma cópia simples do comprovante de residência de cada um (se houver mais de um sócio, um para cada);
  • 2 Cópias autenticadas do RG e CPF de cada futuro dono (caso tenham sócios);
  • 1 (uma) cópia do espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano atual;
  • Cópia da certidão de casamento (caso aplicável)

Falando sobre informações referentes ao local em que o escritório de engenharia vai funcionar, é necessário entregar aos órgãos públicos:

  • Duas cópias simples do IPTU do Imóvel 
  • 2 (duas) cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Em seguida, não deixe de solicitar um Alvará de Funcionamento para que sua empresa opere sem problemas com os órgãos públicos. Importante dizer que será analisada toda a estrutura escolhida pelo proprietário, então é essencial que o local esteja adaptado às regras determinadas.

Falamos mais sobre isso em um artigo especial, não deixe de ler para se inteirar do assunto!

Seguindo todos os passos acima, é possível dizer que seu escritório será aberto sem muitos problemas. Mas é importante que você também conte com um profissional para lhe auxiliar em vários processos.

Contabilidade para engenheiros: é realmente necessário?

Diretamente ligado com uma série de demandas que os profissionais de engenharia podem não ter tanta aptidão para resolver, hoje em dia é importante contar com um escritório que é focado em oferecer contabilidade para engenheiros.

Isso porque o trabalho dos engenheiros pode ser mais tranquilo e os mesmos podem até conseguir se dedicar cada vez mais aos projetos.

Profissional estudando possível contratação de contabilidade para engenheiros
Contabilidade para engenheiros é essencial para que esse profissional tenha qualidade de vida

Tenha em mente que, ao contar com uma contabilidade para engenheiros, os mesmos não precisam se preocupar com emissão de folha de pagamento de funcionário (e até mesmo registro dos mesmos), assim como não perde nenhum pagamento de guia tributária. E demais demandas, como uma simples alteração na sociedade empresarial, ficam fáceis de serem resolvidas.

Então se você está passando pelo momento de abertura do seu escritório de engenharia, ter o apoio de um escritório que possui aptidão de cuidar de demandas relacionadas à contabilidade para engenheiros é importante para que não ocorram problemas.

Não estamos dizendo que um engenheiro não tem aptidão necessária para cuidar da contabilidade de seu próprio escritório, mas como seria a qualidade de vida do profissional que já passa muito tempo cuidando dos projetos e no final do dia ainda precisaria se dedicar à contabilidade?

Uma hora ou outra, o mesmo vai começar a errar em algum ponto. Por isso é importante ter o apoio de um contador.

Empreendedores que usaram a plataforma 4 Mãos
O que acha de receber até 4 orçamentos gratuitos sobre serviços de contabilidade? Contate-nos!

Contabilidade para engenheiros: solução consultiva está gerando resultados positivos

Recentemente adotada pelos escritórios de contabilidade para engenheiros, a solução consultiva serve como verdadeiro apoio no crescimento não apenas em escritórios de engenharia, mas sim de diversos tipos de negócio.

Focado na redução de custos e crescimento do empreendimento, o contador faz uma análise geral do negócio e verifica se não há nenhum pagamento que está sendo feita de forma indevida, como por exemplo o escritório de engenharia estar enquadrado no regime tributário incorreto.

Os contadores que oferecem esta solução consultiva também podem dar apoio na tomada de decisão, onde opinam de acordo com os indicadores da empresa. A opinião do especialista sempre estará atrelada ao bem do empreendimento.

Por fim, também é possível que proprietário e contador se reúnam para decidir os melhores caminhos de gestão. Focada em atingir metas, essa solução está fazendo com que diversas empresas cheguem mais longe com simples mudanças.

Entendeu por quais motivos é importante realizar a contratação de um escritório de contabilidade para engenheiros? Além de responder perguntas simples do dia a dia (como por exemplo: “engenheiro pode ser MEI?”), o empresário ainda ganha mais produtividade.

Marketing digital para engenheiros: porque fazer?

Sendo uma importante ferramenta que pode aumentar a captação de clientes, hoje em dia existem muitas técnicas que colaboram para que um escritório tenha cada vez mais projetos e possa crescer de forma eficaz.

E não é preciso fazer muito para que isso seja colocado em prática, sabia? A criação de postagens nas redes sociais já pode ajudar que um escritório chegue mais longe. Importante dizer que curtidas e compartilhamentos não geram vendas, então o investimento em campanhas é uma ação a ser considerada.

Havendo dúvidas, sempre entre em contato com um time especializado para não perder dinheiro nos estágios iniciais da abertura de sua empresa.

Profissionais estudando possibilidade de contratação de Contabilidade para engenheiros
Divulgar escritório é importante para que local tenha cada vez mais clientes

Muitos podem ser os canais que podem ser investidos, mas os mais famosos são Facebook e Instagram Ads, assim como Google.

Nos primeiros canais citados é possível dizer que o investimento inicial pode ser R$ 500,00 para que a captação de clientes seja considerável. Mas isto pode e deve variar de acordo com o capital do local.

Já no Google, também pode ocorrer o investimento em anúncios especiais, mas o SEO (conjunto de técnicas de otimização de um texto para que o mesmo ranqueie nas primeiras posições dos resultados) também é importante.

4-maos-cta-3
Tem dúvidas como “engenheiro pode ser MEI?” Contate-nos agora mesmo e acabe com todas elas

Precisa de ajuda para encontrar uma contabilidade para engenheiros?

Depois que você entendeu o que é necessário para abrir um escritório de engenharia, o que acha entrar nesse universo para começar a lucrar com o que tanto ama?

E se você acha que pode precisar da ajuda de um contador para que esse processo seja mais tranquilo, conte com a plataforma 4 Mãos para encontrar a melhor opção para abrir sua empresa! Funciona desta forma:

  1. O empreendedor envia a necessidade (de forma gratuita) para a 4 Mãos e em seguida nosso time de atendimento faz a qualificação para que os contadores visualizem a demanda em nossa plataforma;
  2. Em seguida, nossos escritórios parceiros visualizam a solicitação de orçamento e no máximo 4 deles enviam a proposta de serviço;
  3. Por fim, o empreendedor, logo após de receber os orçamentos, decide qual a melhor opção e ambos os envolvidos fecham uma parceria de sucesso.

Precisa contratar serviços de contabilidade para engenheiros e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco, nosso time de atendimento irá lhe ajudar a receber até 4 ofertas gratuitas de serviços de um escritório contábil.

Gostou do conteúdo acima e quer ficar sabendo das regras para quem não pode ser MEI? Tem mais artigos como esse em nosso blog! Falamos sobre abertura de empresa, regras de imposto e muito mais. Não deixe de acessar!

Em nossas redes sociais também há postagens focadas em levar conhecimento para contadores e empreendedores, onde abordamos temas como Marketing e Vendas, notícias relacionadas a este meio e muito mais. Não deixe de seguir a 4 Mãos, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escrito por

4 Mãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora