Nutricionista pode ser MEI? Confira tudo sobre isso | 4 Mãos

Empreendedores

Nutricionista pode ser MEI? Confira tudo sobre isso

Victor Pacheco

|

04/09/2020

|

3 min de leitura

|

Voltar

Pessoa em dúvida se nutricionista pode ser MEI
3 min de leitura

Atuando como o profissional responsável por cuidar da alimentação de diversas pessoas, ter um consultório de nutricionista próprio é o sonho de todos que atuam nesta área, certo? Mas parando para pensar: você sabe como isso é feito? Qual o CNAE de um nutricionista? Será que nutricionista pode ser MEI?

No caso de isso ser negado, nutricionista pode ser empreendedor individual? Quais são os passos para se abrir empresa e conseguir atender pacientes sem problemas e de forma legalizada?

Pensando em explicar todos os processos para que você não tenha problemas, reunimos algumas informações aqui mesmo nesta página. Também tiramos suas dúvidas sobre CNAE nutricionista MEI. Boa leitura!

Nutricionista pode ser MEI ou existe algo que impede?

Como um dos tipos de empresa mais optados pelos empreendedores, o MEI foi criado para formalizar profissões sem um órgão regulador. O incentivo às pessoas a abrir empresa também era um dos objetivos da criação deste cadastro, já que todo o processo ficou mais otimizado e pode ser feito pelo próprio empreendedor (via internet).

Mas calma: entenda que nem todas as pessoas e/ou profissionais podem optar por ser MEI no momento de abertura de empresa. Como dissemos anteriormente, apenas as atividades empresariais que ainda não possuem um órgão regulador. E aqui as mudanças começam a acontecer.

Então se você deseja saber se nutricionista pode ser MEI, entenda que o governo não permite.

Mas isso acontece devido a estes profissionais possuem uma instituição que fiscaliza e regulamenta toda a atuação: CFN (Conselho Federal de Nutrição). Sendo assim, saiba que a resposta para a pergunta de “nutricionista pode ser MEI?” é negativa.

Porém não há motivo para desespero: ainda é possível abrir empresa, já que nutricionista pode ser empreendedor individual (EI). Também existe a opção de EIRELI e LTDA. Havendo dúvidas, sempre consulte uma contabilidade para nutricionistas para não ter problemas nesse processo.

Sabia que Nutricionista pode ser empreendedor individual?

Devido à resposta de “Nutricionista pode ser MEI?” ser negativa, é importante você saber que nem tudo está perdido. Saiba que todo nutricionista pode ser empreendedor individual, onde esta pessoa passa então a ter sua própria empresa (por mais que não abra uma clínica).

A opção de abrir uma EI é semelhante ao MEI, permitindo apenas um titular em uma empresa. Funciona dessa forma: a pessoa executa serviços e emite nota fiscal para seus contratantes, mas possui um CNPJ próprio e ainda presta contas com o governo (como pessoa jurídica).

Como nutricionista pode se empreendedor individual, fica fácil abrir empresa: depois de ter escolhido o CNAE para nutricionista, basta reunir todos os documentos necessários e comparecer até uma unidade da Receita Federal.

Alguns estados optam por realizar esse procedimento pela internet, mas atente-se para saber se o governo da cidade ou estado que você está querendo abrir empresa permite isso. Havendo dúvidas, sempre consulte uma contabilidade para nutricionistas.

CNAE para Nutricionista ou CNAE nutricionista MEI: o que é e como isso influencia no processo de abrir empresa?

CNAE (no caso, CNAE nutricionista MEI) é a sigla de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, onde todas as atividades empresariais possuem uma numeração própria e que ajuda o governo a realizar a tributação das empresas. Essa identificação também é útil para a definição de obrigações, enquadramento sindical e inclusive os incentivos fiscais.

Em resumo: CNAE para Nutricionista ou CNAE nutricionista MEI vai influenciar diretamente no valor que o proprietário vai pagar no final de todo mês, assim como as obrigações que precisa cumprir para não ter problemas com órgãos públicos.

E saber o CNAE para nutricionista ou CNAE nutricionista MEI é muito simples: basta acessar o site oficial do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) e procurar qual código deve ser escolhido pelo empreendedor. Quando tudo estiver pronto para abrir empresa, basta apresentar o CNAE para nutricionista MEI e o CNPJ será emitido sem problemas.

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat