O que é nicho de mercado? | 4 Mãos

Contabilidade

O que é nicho de mercado?

4maos

|

03/01/2019

|

6 min de leitura

|

Voltar

O que é nicho de mercado?
6 min de leitura

Muitas pessoas querem saber o que é nicho de mercado, certo? Como uma parcela que é pouco ou nada atendida de determinado grupo de mercado; uma circunstância muito conveniente dentro de um amplo e competitivo segmento de negócios.

Pensando em falar mais sobre isso, reunimos algumas informações para que você consiga ter uma maior assertividade na hora de abrir empresa. Sendo essencial para quem está se tornando empreendedor ou precisa vender mais, optar por realizar uma segmentação e ao entender o que é nicho de mercado pode trazer altos resultados.

O que é nicho de mercado?

Para facilitar a explicação, vamos exemplificá-la: nutrição e alimentação representam um mercado completo com vários segmentos e diferentes focos. Muitas empresas oferecem diversos cursos, receitas e dicas referente a este mercado. Dentro deste mercado, existe um nicho com receitas para intolerantes a lactose. Aqui começamos a falar o que é nicho de mercado.

Este é um recorte bem específico do cenário nutrição e alimentação; um segmento claramente identificável que provavelmente não recebe atenção das maiores empresas ou livros de receitas. É uma demanda pouco ou nada atendida.

Conseguir produtos e receitas que contemplem essa especificidade é bem mais complicado e, ainda dentro deste exemplo, fica fácil entender como os nichos são importantes. Com eles é possível realmente entender as dores de seu público alvo para oferecer as melhores soluções para tratá-los. Mas a importância dessas “micro áreas” serão aprofundadas em nossos próximos textos.

Agora que você sabe o que é nicho de mercado, estão por toda parte. No ramo da hotelaria, há quem se especialize apenas em hostels; na área de paisagismo há quem trabalhe apenas com chácaras, sítios, escritórios e mais muitas opções.

O que é nicho de mercado e como isso pode ajudar uma empresa a vender mais?

Se você chegou nesta página, com certeza gostaria de saber o que significa nicho de mercado. E como dissemos anteriormente, esta é uma estratégia focada em realizar um filtro em seus clientes. Pode soar estranho, mas esta é a resposta para quem deseja saber o que significa um nicho de mercado.

De uma forma abrangente, podemos falar que cada mercado possui diversas ramificações, estas que respondem à pergunta de o que significa nicho de mercado. Citando exemplos sobre o que é um nicho de mercado, podemos falar sobre o universo de restaurantes.

Por mais que este envolva o preparo de comidas, existem ramificações que acabam fazendo com que as pessoas trabalhem com diferentes tipos de público. Um destes é a especialização em comidas nordestinas.

Ao escolher e principalmente entender o que é nicho de mercado, o dono do negócio tende a passar a ter mais vendas. Isso porque irá saber mais sobre o público inserido dentro deste nicho se comporta e conseguir chamar mais atenção.

Entretanto, não paramos aqui quando estamos falando sobre o que é nicho de mercado. É importante realizar um estudo profundo no mercado para saber qual é o ideal para sua empresa e em seguida colocar em prática a estratégia de diferenciação de nicho.

O que é nicho de mercado e como isso pode me ajudar uma empresa a vender mais?

Falar sobre isso é motivo de muita polêmica, pois nem todas as empresas possuem as mesmas especificidades, mas entenda que de uma forma geral, você vai vir a realizar mais vendas depois que entender o que significa nicho de mercado.

Isso porque vai compreender como seu público-alvo se comporta e ainda conseguir colocar técnicas de venda em prática. Mas antes de começar a trabalhar para achar um nicho de mercado, como você pode imaginar, é necessário ter total compreensão sobre o que significa nicho de mercado. Afirmamos isso porque você, empreendedor (a), será o (a) principal responsável por isso dar certo. Então considere ficar um bom tempo em reuniões para saber o que é um nicho de mercado!

Se achar necessário, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com uma empresa que compreende o que é um nicho de mercado e lhe dará total apoio nisso. Ainda ressaltamos que, você ainda precisa ser o centro da estratégia, uma vez que precisa compreender tudo o que precisa ser feito para que o maior sucesso possível seja alcançado.

Não é de se estranhar que muitos empreendedores saibam o que são nichos de mercado, mas na hora de executar uma estratégia como esta, acabam perdendo dinheiro. Por isso, estude muito sobre o que é um nicho de mercado!

O que são nichos de mercado?

A resposta para esta pergunta vai depender muito do tipo de empresa que você abriu ou está pensando em abrir. Isso porque, apesar de saber o que são nichos de mercado e entender o que mais está fazendo sucesso, você não deve optar pelo tipo de segmento que mais tem afinidade.

Quer saber o que são nichos de mercado famosos?  Existem ferramentas que permitem fazer um rastreamento dos que mais está sendo buscado na internet, onde você consegue saber o que são os nichos de mercado que mais possuem tendência de sucesso.

Bons exemplos que ajudam nessa pesquisa é o Google Trends, ferramenta gratuita do da empresa dona do YouTube e Gmail que permite saber quais assuntos e termos estão sendo mais pesquisados. Com isso, você consegue compreender o que são nichos de mercado famosos nos últimos meses e principalmente o que está fazendo mais sucesso. Ressaltamos que você também deve estar sempre se atualizando perante ao mercado.

Por mais que tenha optado por realizar a segmentação de nicho, é importante se atentar para saber se não precisa fazer uma mudança. Eventos como uma pandemia ou qualquer outro acontecimento podem causar alterações no comportamento do público.

O que é nicho de mercado e onde isso pode ajudar?

O mesmo se aplica para o mercado contábil, onde você pode escolher um segmento e apresentar vantagens competitivas específicas através do domínio daquele nicho.

Isso é muito importante para quando empresa buscar no mercado encontrar seu escritório se comunicando exatamente com as dificuldades que ele enfrenta em seu dia a dia, com uma proposta de solução que vai de encontro com o que ele realmente necessita.

Outro fator fundamental é que ele não compare seu escritório contábil com uma contabilidade que está focada somente em preço, porque seu serviço know-how está muito acima do que somente preço, você está agregando valor, tudo isso porque escolheu o nicho adequado.

Entendeu o que é nicho de mercado? Conte com a 4 Mãos para colocar isso em prática!

Agora que você já entendeu o que é nicho de mercado e como isso pode ajudá-lo a vender mais, o que ainda falta para começar a trabalhar nisso e ter mais fechamentos?

A Plataforma 4 Mãos pode lhe dar total suporte para fazer isso, onde iremos lhe ajudar a vender mais por meio da segmentação de nicho. Logo depois de se tornar um de nossos parceiros, você passa a ser atendido por um de nossos consultores, estes que irão lhe ajudar a vender mais por meio de uma presença digital.

Se interessou? Agende uma reunião com nosso time de atendimento agora mesmo e não perca tempo, estamos lhe esperando para que consiga vender mais por meio da segmentação de nicho. Lembrando que todos os escritórios de contabilidade de nossa plataforma podem passar a responder a todas as oportunidades que captamos na internet, isso feito por meio de créditos que são inseridos no plano.

Contate-nos agora mesmo e não perca tempo, falta pouco para que seu escritório de contabilidade passe a vender mais! Gostou do conteúdo sobre o que é nicho de mercado? Acompanhe-nos nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Escrito por

4maos

Uma resposta para “O que é nicho de mercado?”

  1. Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.

    Sds.

    Hermes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM CONTADOR PARCEIRO?

Torne-se um parceiro 4 Mãos e tenha acesso a empreendedores que estão abrindo empresa ou trocando de contador, além de diversas soluções de marketing contábil no modelo de economia compartilhada.

Cadastrar meu escritório agora