Plano de negócios: saiba como fazer e entenda mais sobre isso |

Empreendedores

Plano de negócios: saiba como fazer e entenda mais sobre isso

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

5 min de leitura

|

Voltar

5 min de leitura

Já dissemos em diversos artigos de nosso blog que não é possível abrir uma empresa sem um mínimo planejamento ou plano de negócios. Sendo este o documento que é usado como uma análise e organização de ideias de uma empresa, isso é essencial para não cometer erros.

Mas você sabe como fazer isso? Ou o que precisa ser colocado dentro de um plano de negócios? Como fazer plano de negócios online? Pensando em lhe ajudar com isso, vamos falar mais sobre esse assunto de uma forma clara e sem rodeios. Então boa leitura!

Antes de tudo: o que é plano de negócios?

Essencial para saber se uma possível ideia de empreendimento pode ou não sair do papel, um plano de negócio é um documento que agrupa diversas informações. Estas podem ser referentes à atual situação do mercado, investimento, ideias de campanhas de marketing e diversos outros conteúdos que dizem respeito a uma empresa.

Basicamente, um plano de negócios é utilizado para saber se todas as ideias podem ou não ser executadas de acordo com a atual situação de segmento. Por exemplo: seria interessante abrir uma loja on-line e atender apenas uma região em que os moradores não possuem tanto acesso à internet?

Se uma pessoa faz isso sem um conhecimento sobre o mercado, as chances de prejuízos são imensas. Então a melhor coisa é sempre optar por desenvolver um plano de negócios antes mesmo de procurar por um lugar para abrir sua empresa.

Apenas com isso você vai ter mais assertividade e ainda conseguir recuperar seu investimento o quanto antes.

Hoje em dia, existem diversos planos de negócios que são desenvolvidos no modelo Canvas. Criada pelo suíço Alexander Osterwalder, este é o tipo de metodologia que ajuda um empreendedor a organizar diversos setores de sua empresa. É feita uma análise de nove pontos:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos principais;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias principais;
  • Estrutura de custos.

É possível desenvolver um plano de negócios online?

Hoje em dia existem diversas ferramentas digitais que permitem a elaboração de um bom plano de negócios online, onde o empreendedor precisa apenas colocar informações de seu negócio para conseguir considerar se as ideais podem ou não ser tiradas do papel.

businesswoman pointing to laptop with forex chart

O SEBRAE por exemplo permite a criação de modelos de negócio sem cobrar nada por isso, de uma forma simples e completamente autoral. Mas existem muitos escritórios de contabilidade que podem desenvolver um plano de negócios online e ainda ajudar os empreendedores na tomada de decisão para que nenhum erro aconteça.

A contabilidade consultiva é uma solução que pode ser essencial para isso ocorrer da melhor forma possível. Por via das dúvidas, sempre considere a contratação de um escritório de contabilidade para ter apoio na elaboração de seu plano de negócios online.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Como fazer plano de negócios?

A melhor forma de desenvolver seu plano de negócios é nunca omitir nenhuma informação, já que isso pode fazer com que o documento seja elaborado de uma forma errada. Então não adianta ter medo: por mais que um dado negativo precise ser inserido, não hesite. Estas são algumas informações que você pode colocar:

•             Valor de investimento inicial;

•             Possível número de funcionários contratados no momento de inauguração;

•             Definição de local que a empresa será aberta;

•             Ideias para campanha de Marketing;

•             Tipo de produto ou serviço que será oferecido;

•             Preço da revenda;

•             Definição de fornecedores.

Lembrando que como dissemos, estes são apenas exemplos para que você tenha um norte na hora de elaborar seu plano de negócios. Lembre-se que cada segmento possui suas especificidades e é importante respeitar isso para não ter erros na hora de colocar tudo em prática.

Reforçamos a contratação de um contador/escritório de contabilidade para realizar este e mais serviços para que você tenha apenas um trabalho: colocar tudo em prática.

Procurando contabilidade para desenvolver um bom plano de negócios? A Plataforma 4 Mãos pode ajudar!

Agora que você entendeu melhor como este documento é importante para que sua empresa alcançar maior sucesso possível, mas quer ficar longe de toda a burocracia, o que acha de receber o apoio de um contador? E aqui na plataforma 4 Mãos você encontra o profissional ideal para isto.

Sendo uma plataforma de conexão entre empreendedores e contadores credenciados ao CRC, podemos lhe ajudar gratuitamente. Funciona dessa forma: depois de entrar em contato com nosso time de atendimento por meio do preenchimento de um formulário, basta esperar que até 4 escritórios de contabilidade diferente entrem em contato por meio de uma proposta comercial.

Depois basta escolher pela melhor opção para seu dia a dia. Lembrando que a 4 Mãos não interfere no acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade.

Então o que está esperando? Entre em contato com nosso time de atendimento agora mesmo ao preencher o formulário, leva menos de cinco minutos para que tudo seja feito e você passe a receber as propostas comerciais.

Gostou do conteúdo? Continue recebendo mais dicas de empreendedorismo ao nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Também não deixe de acessar nosso blog, onde já publicamos diversos artigos que podem lhe ajudar em seu dia a dia.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos
Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora
Open chat