Quanto custa fechar uma empresa? Veja o que você deve fazer

Empreendedores

Quanto custa fechar uma empresa? Veja o que você deve fazer

Natalia Mantovani

|

06/11/2020

|

7 min de leitura

|

Voltar

Empreendedores que sabem do processo de quanto custa fechar uma empresa
7 min de leitura

Você sabe quanto custa fechar uma empresa? Ter o próprio negócio e trabalhar de forma independente, sem precisar depender de terceiros, é um dos sonhos legítimos da maioria dos brasileiros.

Entretanto, manter um negócio financeiramente saudável e com bom desempenho é uma tarefa que requer planejamento, paciência e perseverança, por isso o aumento nas buscas sobre quanto custa fechar uma empresa.

As várias dificuldades enfrentadas – alta carga tributária, competição acirrada, baixa base de clientes, altos gastos e custos de produção – resultaram em um quarto dos empresários fechando suas empresas dois anos após seu estabelecimento, e começam buscando entender quanto custa fechar uma empresa.

A decisão definitiva sobre fechar sua empresa e ir buscar quanto custa fechar uma empresa, deve ser antes analisada e estudada.

Quanto custa fechar uma empresa: Motivos para encerrar o negócio

Em muitos casos, quando pensamos quanto custa fechar um negócio ou quanto custa para fechar uma empresa, quanto custa para fechar uma empresa simples nacional, e quanto custa encerrar uma empresa, certos fatores podem fazer com que o empreendedor decida pelo fechamento da empresa, indo buscar a informação sobre quanto custa fechar uma empresa – as características próprias do segmento de mercado em que o negócio está inserido podem influenciar nessa decisão. Geralmente, os motivos mais frequentes pela busca sobre a questão quanto custa fechar uma empresa são:

Lucro baixo ou negativo na hora de pesquisar sobre quanto custa fechar uma empresa

Antes de entender sobre isso, quando o negócio não consegue produzir o suficiente para cobrir todas as despesas e custos ou não pode gerar dinheiro para o empresário, é hora de fechar a porta e buscar saber mais sobre quanto custa fechar um empreendimento.

Mesmo que possa arcar com as despesas e pagar o salário dos funcionários, se o empresário não tiver uma taxa de lucros que compense, não vale a pena buscar o gerenciamento de projetos. Assim, inicie entendendo como isso deve ser feito.

Reclamações constantes da clientela

Para continuar nosso artigo sobre quanto custa fechar um negócio, vamos recordar que um cliente insatisfeito geralmente passa esses comentários negativos para seus parentes, amigos e colegas. Se os empreendedores, nesta trajetória buscando entender quanto custa fechar um empreendimento, perceberem que o índice de reclamações nos canais de atendimento ao cliente ou nas mídias sociais é alto (o que pode causar sérios desgastes), talvez seja hora de encerrar suas atividades.

Reinventar o negócio também pode ser uma opção para se recuperar antes de pensar em quanto custa fechar um empreendimento. Voltar ao mercado com outra cara, outro nome e novas propostas para a soluções dos problemas antigos, excluindo a ideia de quanto custa fechar um negócio.

Queda na produtividade

Se o proprietário do negócio, que busca entender quanto custa fechar um negócio, notar que a produtividade não ganhou desenvolvimento ou se deteriorou, isso indica que a produtividade começou a cair, o que indica um problema realmente perigoso, levando muitos empreendedores a buscarem artigos como este, sobre quanto custa fechar um empreendimento.

Logicamente falando, o motivo da queda deve primeiro ser determinado. Se a causa não for encontrada e / ou não houver solução viável, pode indicar que vai encerrar atividades e dar continuidade no andamento.

Insatisfação do empreendedor

Esse pode ser o principal motivo a ser considerado ao decidir se devo encerrar minha empresa e buscar quanto custa fechar um empreendimento. Se uma boa estratégia for adotada, outros motivos relatados anteriormente podem às vezes ser superados.

Ouça o que seus instintos estão pedindo, eles dirão se sua insatisfação é momentânea ou não. Aqui você também pode tentar reinventar sua ideia para ver se causa um resultado positivo antes de ter que buscar mais sobre o processo.

Quanto custa fechar uma empresa?

Antes de entender quanto custa fechar um negócio, o principal é avaliar quais são as dívidas que você precisa quitar. No processo de quanto custa fechar um negócio, tudo precisa estar quitado e em dia, para evitar dores de cabeça no futuro com quanto custa fechar um empreendimento.

Sendo assim, não deixe de resolver nenhuma abertura em relação a este processo de quanto custa fechar uma empresa. Algumas pendências para este processo de encerramento e entendimento sobre quanto custa fechar uma empresa são:

  • Certidão Negativa de Débito, para analisar se existe algum valor pendente em quanto custa fechar uma empresa;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que na jornada, também deve ser analisado para saber se há quantias pendentes;
  • ISS e ICMS (para dar baixa na Prefeitura ou no Estado), também deve ser checado e quitado;
  • Tributos Federais, deixe tudo em dia com este propósito, e some o que ainda falta;
  • Junta Comercial, para apresentar os recibos sobre a quitação de dívidas;
  • Baixa no CNPJ, que pode ser solicitado na Junta Comercial, ou no site da Receita Federal, sendo o passo final, onde deve haver reconhecimento em cartório.

Como melhorar a situação da sua empresa, e ter mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre quanto custa fechar uma empresa, ou quanto custa para fechar uma empresa, quanto custa para fechar uma empresa simples nacional, e quanto custa encerrar uma empresa, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas e recuperar o desenvolvimento do empreendimento.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, entender mais e se realmente é necessário, além da gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Entretanto, com este profissional você terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre quanto custa fechar uma empresa, e se é necessário, primeiramente será preciso uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto para o projeto de quanto custa fechar um negócio e como reverter a situação.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de desenvolvimento ou quanto custa fechar um empreendimento, ou quanto custa para fechar uma empresa, quanto custa para fechar uma empresa simples nacional, e quanto custa encerrar uma empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de quanto custa fechar um negócio, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente a quanto custa fechar uma empresa e como reverter a situação!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador. Conforme o escritório de contabilidade trabalha, você se dedica a outras demandas!

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade! Embora, a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade. Mas no caso de qualquer problema, iremos trabalhar para para que o trabalho seja realizado.

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

2 respostas para “Quanto custa fechar uma empresa? Veja o que você deve fazer”

  1. Ernédio Reis disse:

    Preciso fechar CNPJ pagar 1.300 fgts.
    Gostaria de saber despesas de contador?
    !!

    • 4maos disse:

      Olá Ernédio, tudo bem? Você pode saber de mais valores ao entrar em contato com nosso time de atendimento, onde iremos realizar o cadastro em nosso painel para que receba até 4 orçamentos gratuitos! Cadastre-se agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat