Quer abrir empresa online? Veja 10 negócios interessantes pós-crise

Empreendedores

Quer abrir empresa online? Veja 10 negócios interessantes pós-crise

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

12 min de leitura

|

Voltar

Empreendedora procurando como abrir empresa online
12 min de leitura

Com o mundo em completa mudança devido à uma crise econômica causada pela COVID-19, não é de se estranhar que alguns negócios precisaram fechar as portas por um momento devido à quarentena. Mas ainda assim este é um momento para abrir empresa online.

Até porque, empresas tradicionais que provocavam aglomerações como bares, lanchonetes e até mesmo shopping tiveram suas atividades interrompidas para que o sistema de saúde não ficasse congestionado com tantas pessoas infectadas.

Mas depois que tudo passar, o que você vai fazer para voltar a gerar renda? Sabia que apesar de tudo, existem mercados que ainda estão crescendo e devem voltar a fazer sucesso depois dessa crise?

Pensando em lhe ajudar a fazer dinheiro depois da quarentena, reunimos 10 ideias de negócios que possuem uma alta taxa de gerar renda para seus proprietários. Além disso, também falamos sobre como você pode abrir empresa online sem muitos problemas. Boa leitura!

Como abrir empresa online: o que você deve saber sobre este mercado

A internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e não é preciso ser nenhum especialista para afirmar isso, certo? Basta olha em sua volta, agora mesmo e ver quantas pessoas como você estão conectadas à internet.

Empreendedor procurando como abrir empresa online
O momento de abrir empresa online é agora!

Seja ouvindo música, jogando, lendo algum livro online ou até mesmo apenas navegando nas redes sociais. Querendo ou não, sempre haverá alguém próximo a você usando internet. E assim como diversas coisas, também é possível realizar compras pela internet. O que isso significa? Alguém precisa vender coisas, certo?

Hora de empreender é agora

Então se você está querendo abrir empresa online, essa é uma ação assertiva. Antes mesmo da quarentena este era um mercado de sucesso: no ano passado, foram feitas mais de 148 milhões de compras usando algum dispositivo online, podendo este ser um smartphone, tablet, notebook ou computador.

E agora, com menos pessoas podendo sair de casa, existe um público que está se permitindo a realizar mais compras pela internet. Segundo um estudo realizado em maio de 2020, ocorreu um aumento de 40% em vendas feitas por canais digitais.

Mulher procurando como abrir empresa online

Claro que muitas pessoas tenham optado por fazer isso devido à quarentena, mas muitas delas devem voltar a comprar alguma coisa devido à praticidade (e principalmente que, em alguns casos, a compra online acaba sendo mais barata).

Então fica a dica: a hora de procurar como abrir empresa online é agora. Mais pessoas estão comprando itens pela internet e sua empresa pode ser uma das escolhidas por um público que busca qualidade de vida e economia.

Abrir simples pela internet

Sendo o tipo de negócio indicado para pessoas que desejam se tornar empreendedoras, abrir simples pela internet não é uma tarefa complexa. Inclusive, é possível fazer isso com a ajuda de um dispositivo. Até porque, este tipo de empresa só pode ser aberta pela internet.

Então não adianta você ir correndo a até algum órgão público para abrir simples pela internet.

O atendimento para você não será negado, mas sim todo o procedimento que você pode fazer sozinho (a) será realizado por uma pessoa que trabalha neste local.

Mas todo o processo de abrir simples pela internet pode ser feito claramente direto de sua casa, inclusive isso é o recomendado pois isso evita filas e aglomerações (lembrando que atualmente isso está sendo evitado).

Procedimento pode ser facilmente feito

O processo de abrir simples pela internet é bem fácil: depois de estar com sua inscrição estadual/municipal em mãos, você precisa solicitar o registro de sua empresa no Simples Nacional pelo portal desenvolvido pela Receita Federal.

Caso você esteja se perguntando o porquê deste órgão estar envolvido neste processo, há um motivo: é a Receita Federal que regulamenta e autoriza um empresário a abrir simples pela internet.

Realizou o procedimento acima? Basta aguardar a confirmação de que você realizou a abertura de empresa e enquadrou a mesma no regime tributário Simples Nacional.

10 tipos de negócios que mais possuem potencial para fazer sucesso depois da crise.

1. E-commerce: sinônimo de abrir empresa online

O assunto que começamos este texto, pode-se dizer que este tipo de mercado nunca deixou de fazer sucesso. Isso porque cada vez mais pessoas estão realizando compras online, sendo esse fenômeno ao avanço da modernidade.

Reforçando o que dizemos com a pandemia fazendo com que as pessoas fiquem dentro de casa devido à doença que circula em todo o Brasil, as compras online tiveram um aumento de causar espanto em diversos especialistas.

E a abertura de um e-commerce não diz respeito a apenas aos novos negócios: tem-se conhecimento de empresas que estão precisando passar a vender seus produtos pela internet devido a este canal ter passado a ser o principal de seu público-alvo. É uma questão de adaptação que nenhum tipo de mercado ou pessoa estava preparado, mesmo assim é interessante sempre procurar agradar seu público.

Está pensando em abrir empresa online? Considere a opção de e-commerce. Se acha que seu segmento não é tão viável para a internet, pelo menos realize o atendimento e pequenas vendas por este canal. Hoje em dia, uma empresa que não está na internet está deixando de lado um grande público e mercado.

2. Delivery

Também podendo ser considerada uma espécie de adaptação feita em um negócio já existente, o Delivery está sendo um dos queridinhos dos clientes devido a um item essencial na jornada de compra: praticidade. Até porque podemos concordar que: fazer uma compra dentro de casa e receber tudo em pouco tempo é mais viável e ainda economiza tempo, certo?

Hoje em dia existem até mesmo mercados que realizam entregas de compras realizadas pela internet no mesmo dia, sendo este um fator que faz diferença. A melhor coisa a se fazer hoje em dia é sempre oferecer delivery, principalmente se você optar por vender produtos que são usados no dia a dia ou para uma ocasião especial, como por exemplo comidas rápidas.

3. Alimentação vegana ou vegetariana

Com o mundo estando mais atento com a saúde, o índice de pessoas que irão passar a comer comida sem origem animal tende a aumentar. As notícias de que o vírus se originou de alimentos exóticos também provocou o aumento de veganos em nosso país. Pode-se dizer que o ramo de comidas naturais também nunca esteve em baixa no Brasil.

Desde que começou a ficar mais frequente aqui em terras tupiniquins, esse tipo de mercado tem agradado um grande (e fiel) público.

Exemplo de segmento vegano para abrir empresa online

E para comprovar isso: segundo pesquisas do IBOPE, cerca de 14% de todos os brasileiros já são veganos ou vegetarianos. Isso significa que este público cresceu 75% em cerca de 8 anos.

Então sim, este tipo de mercado é assertivo e deve ficar ainda maior após a crise econômica que nosso país está passando. Na verdade, isso já está acontecendo: empresas famosas de fast food já oferecem opções de pratos veganos/vegetarianos com foco em chamar atenção deste público.

4. Pagamento por aproximação está crescendo e é importante considerar isso para sua empresa

Sendo mais uma funcionalidade que você deve se atentar, o pagamento por aproximação (onde o celular é usado como carteira/cartão de crédito) deve ficar mais frequente. As pessoas irão evitar o mínimo de contato possível, mesmo que a curva de crescimento da doença comece a diminuir.

E não é muito difícil realizar uma implantação como essa: hoje em dia muitas máquinas leitoras de cartão de crédito já são compatíveis com o pagamento por aproximação. Existem muitos programas especiais criados pelos bancos para que cada vez mais empresas optem por isso, então não deixe de procurar uma empresa especializada para oferecer isso para seus clientes.

Também pode ser necessário capacitar seus funcionários para receberem pagamentos por aproximação, não deixe de se atentar a essa ideia. Levando isso para quem desejar abrir empresa online, podemos dizer que essa funcionalidade pode ser usada no ato de entrega do produto, onde o cliente não precisa nem mesmo mexer em sua carteira.

5. Serviços PET

O período de isolamento social pode ser bastante difícil para pessoas que moram sozinhas. Uma das formas de acabar com essa solidão é optar pela adoção de um novo melhor amigo.

Portanto, esse mercado deve ficar cada vez maior. Sendo um dos menos afetados pela crise, serviços como banho, tosa e até mesmo “babá de pets” devem ficar em alta logo depois que a quarentena for finalizada.

Com a rotina voltando ao normal, vai ser necessário que todos esses novos “pais de pets” tenham o apoio de profissionais do ramo para cuidar dos pequenos animais. Por isso não desconsidere a abertura de um negócio como esse.

Levando para o âmbito digital: é possível exibir os produtos e serviços de seu pet shop nas redes sociais e realizar entrega na residência dos compradores. Além disso, é possível aumentar o valor sua marca por meio da postagem de conteúdos educativos.

6. Drones

Isso pode parecer um assunto futurista, mas o uso de drones para realização de entregas ao invés de realizar contato humano está ficando cada vez mais comum. E estes produtos considerados “mini aviões” não está sendo mais frequente apenas nos grande centros.

Muitos drones estão sendo usados para o acompanhamento de uma plantação, mapeamento de um local específico, detecção de secas e pragas e até mesmo como estímulo de produtividade de uma safra.

Por isso o investimento de uma empresa de drones é uma ação assertiva. E deixe de lado os gastos altos: devido à esta tecnologia já ter se popularizado, muitos drones estão sendo vendidos a preços abaixo do valor inicial.

7. Marketing digital

Com diversas empresas fazendo a transição para o mundo digital, é necessário saber se destacar em meio à tantos negócios. E um fator que faz total diferença é investir em Marketing Digital. Por meio de anúncios pagos, geração de conteúdo e demais estratégias é possível ter mais vendas.

Dessa forma, profissionais deste meio podem investir em realizar a abertura de uma empresa como essa. Além de ajudar empresas a vender mais, este ramo pode fazer com que cada vez mais negócios tenham uma presença digital.

8. Startups e Fintechs são uma boa oportunidade de investimento

Sabia que 2019 foi um ótimo período para os donos de startups? Para se ter ideia, nosso país possui seis empresas de tecnologia que podem ser consideradas “Unicórnio”, título dado para empresas que possuem valor de mercado equivalente a US$ 1 bilhão por uma agência de capital de risco.

Sendo assim, é importante você considerar a abertura de uma empresa que é focada em entregar uma solução tecnológica para um problema do dia a dia.

Outro segmento que também está fazendo sucesso é o de Fintechs, empresas que podem ser consideradas espécies de startups do setor financeiro.

Para você ter uma ideia de como essas empresas trabalham, o foco delas é facilitar a vida das pessoas com rapidez sem deixar a segurança de lado. É possível abrir uma conta digital sem ter a necessidade de ir a uma agência física, conseguindo a liberação de crédito sem muito esforço.

9. Empresas que são focadas no bem pessoal estão fazendo sucesso

Com o cuidado do corpo se tornando cada vez maior, investir em uma empresa que forneça produtos saudáveis é um bom caminho. Caso queira entrar nesse mercado e não sabe por onde começar, você pode por exemplo pesquisar qual produto está em alta no mercado e oferecer um serviço de assinatura.

Dessa forma, é possível unificar comodidade e atendimento de demanda em uma solução! Outra dica é investir nesse segmento por meio digital por exemplo na construção de um site, assim seu negócio além de alinhar procura e demanda, também estará disponível para todas as pessoas acessarem e encontrarem seus produtos e serviços.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

 10. Prestadoras de serviço estão com cada vez mais demanda

Não é de se espantar que nosso dia a dia está cada vez mais corrido, as empresas e investidores que perceberam isso já estão lucrando. Serviços simples para alguns, mas que podem tomar tempo que muitos não têm, estão entre os que mais dão retorno para os donos de companhia, como por exemplo um lava rápido de carros. Antes as pessoas tinham prazer em limpar seus veículos, mas a rotina agitada está fazendo com que esse hábito seja terceirizado.

Para entrar nesse mercado é muito importante estudar as “dores” das pessoas e procurar por uma solução que não custe caro. Um bom exemplo é o aluguel de patinetes, onde as empresas desses produtos estão resolvendo o problema de mobilidade de grandes cidades. Como realiza apenas o aluguel deles, não é necessário pagar muito, o valor é de acordo com o uso.

Inovar e resolver problemas é essencial para que você chegue ao sucesso!

Veja quais outros segmentos possuem boas perspectivas de lucratividade para investimento

  • Consultoria empresarial (onde o profissional dá conselhos de boa gestão);
  • Realidade Virtual;
  • Beleza;
  • Oferta de crédito.

Quer abrir empresa online? A plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar!

Agora que você entendeu mais sobre os principais tipos de negócio e gostaria de entrar neste mundo para ter uma renda maior, a plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar!

Por meio da conexão entre contadores e empreendedores, nós podemos fazer com que você receba até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC, sem pagar nada por isso!

Depois de receber tudo, basta optar pelo escritório de contabilidade que mais atender à sua necessidade. Então o que está esperando? Entre em contato com nosso time de atendimento agora mesmo ao preencher o formulário! Leva menos de cinco minutos para que tudo seja feito.

Gostou do conteúdo acima? Receba mais dicas de empreendedorismo ao nos seguir nas redes sociais: estamos no FacebookInstagram e LinkedIn. Além disso, acesse nosso blog para ler diversos artigos sobre o mundo do empreendedorismo.

Empreendedores que usaram a plataforma 4 Mãos
Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora