Saiba como captar recursos financeiros para abrir seu negócio

Contador que aprendeu a captar recursos financeiros

Nem sempre o empresário tem acesso ao capital necessário para abrir a sua empresa ou fazer com que ela cresça. Surge, então, a dúvida: como captar recursos financeiros?

Ter acesso a crédito não é uma tarefa simples. Por isso, não pode ser realizada sem um estudo contábil que demonstre a sua necessidade.

Se você quer descobrir quais são as possibilidades que a sua empresa tem na hora de captar recursos financeiros, basta ler este texto.

1. Agências de fomento

As agências de fomento são instituições públicas ou privadas que concedem linhas de crédito para empresas que atendam determinadas exigências, como atuar dentro de uma região do país, investir em processos inovadores, criar soluções para problemas socioambientais etc.

Um exemplo de agência de fomento é a Desenvolve SP, uma entidade paulista que oferece linhas de crédito para capital de giro de negócios sediados no estado de São Paulo.

Se você não estiver nesse estado, não tem problema, existem agências de fomento espalhadas por todo o país. Lembre-se de que cada uma delas tem o seu próprio regulamento.

2. Investidores

Se você ainda não sabe como obter recursos financeiros, saiba que uma alternativa é pegar recursos com investidores. Existem pessoas que têm o hábito de investirem em empresas, comprando partes desses negócios.

Essa prática é muito comum com as startups, por exemplo. Esses negócios buscam os chamados “investidores-anjo”, indivíduos dispostos a encararem investimentos de alto risco em troca de participação de lucros.

3. Financiamento coletivo

Outra maneira de obter o capital necessário para começar a sua empresa é criando uma campanha de financiamento coletivo. Para que essa iniciativa dê certo, é necessário que o empresário demonstre a relevância do seu negócio para as pessoas e ofereça recompensas aos apoiadores, como acesso a um protótipo do seu produto.

4. Sócios

Em alguns casos, a necessidade de captar recursos financeiros pode abrir a oportunidade de trabalhar em sociedade com outra pessoa. Nesse tipo de situação, o empreendedor precisa comprovar que a sua ideia é uma boa oportunidade de negócio, já que o seu sócio desejará retorno financeiro.

Aliás, não deixe de esclarecer pontos importantes, como a expectativa sobre o retorno e o papel do sócio no empreendimento. Em hipótese alguma ofereça expectativas irreais sobre a sua empresa, pois isso pode ser considerado fraude.

5. Linhas de crédito

Os bancos oferecem algumas linhas de crédito empresariais que podem ser usadas para investimento em maquinário, quitação de débitos, troca de sede etc. Essa opção é recomendada para os empresários que não estão dispostos a abrir mão de seu controle acionário dentro do empreendimento.

Os bancos costumam exigir estudos que comprovem que a empresa é sólida e que oferece baixo risco inadimplência. Quanto menor o risco, menor a taxa de juros cobrada.

Agora que você sabe como captar recursos financeiros, inicie um planejamento financeiro para usar esses recursos com sabedoria.

Gostou dessas informações? Então, compartilhe este artigo com seus amigos!

Últimos posts

17/07/2019 - 11hs

5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

Do instante em que a pessoa tem uma ideia de negócio até o momento...

16/07/2019 - 11hs

Por que você deve ter um contador ao tirar um negócio do papel?

Muita gente ainda acredita que para ter um negócio de sucesso basta ter uma...

15/07/2019 - 11hs

Regularização: como o seu negócio pode ficar dentro da legalidade?

A informalidade no ambiente de negócios brasileiro ainda é uma realidade. De um lado,...

Somos associados a:

Somos certificados pelo: