Sistemas de negociação automatizados: o futuro da negociação

Sistemas de Negociação Automatizados, esses sistemas são softwares que funcionam como assistentes digitais para operações.
Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

Redator 4 Mãos

23/04/2024

X

Imagina chegar em casa e descobrir que ao longo do dia o seu robô fez investimentos que lhe renderam um bom dinheiro? Isso sem mesmo mexer na sua carteira de investimentos. Parece um cenário de filme distópico, mas é a mais pura realidade de muitos que estão usando os sistemas de Negociação Automatizados (Automated Trading Systems – ATS).

Basicamente, esses sistemas são softwares que funcionam como assistentes digitais para operações de mercado. A partir da análise de números e variáveis, esses softwares executam ordens de compra e venda. Tudo automático, de maneira rápida e simples, sem rodeios.

Estamos diante de uma tecnologia dar um choque nas corretoras de valores. Sem o custo que normalmente é pago para os analistas, cada vez mais pessoas começarão a investir. A boa notícia é que esses modelos de inteligência já estão disponíveis no mercado, a um baixo custo.

Operando com base em regras pré-definidas derivadas de indicadores técnicos, cálculos estatísticos e matemáticos avançados, ou dados obtidos de fontes eletrônicas, sistemas modernos como TradeView são uma alternativa interessante para quem quer ter um assistente financeiro de última geração.

ATS nos mercados financeiros: 80% do mercado

Os sistemas de negociação automatizados são predominantemente utilizados por bancos de investimento. Esses bancos usam esses softwares como apoiadores na tomada de decisões. Os fundos de hedge e investidores privados também estão entre os que mais utilizam os sistemas, e outras entidades do sistema financeiro.

Em porcentagens, estima-se que 70% a 80% de todas as transações de mercado são conduzidas por softwares de negociação automatizada. É um número expressivo, que deve aumentar mais nos próximos anos. E um dos motivos é o baixo custo desses sistemas, cada vez mais acessíveis para investidores comuns.

Porque investidores usam cada mais o ATS

Essa é uma pergunta que muitas pessoas que começam a investir se fazem. Afinal, com a quantidade de informação disponível na internet, o uso de ATS ainda é interessante? Bom, a não ser você consiga analisar variáveis de mercado e compreender todos os reflexos das milhares de decisões políticas que influenciam a economia em escala global, o ATS são uma excelente escolha.

Afinal, os sistemas podem analisar dados, operar em centros de mercado automatizados, redes de comunicação eletrônica, dark pools e bolsas automatizadas, executando tarefas com uma velocidade muito superior à capacidade humana.

Estratégias comuns de negociação automatizada

Uma estratégia comum de negociação automatizada é o seguimento de tendências, onde as decisões de negociação são baseadas em tendências de mercado observáveis.

Funciona mais ou menos assim: o sistema ATS análise todos os relatórios disponíveis, verifique as decisões políticas que podem influenciar os mercados, junta todas essas variáveis e define qual é a melhor posição que deve ser tomada, com base na perspectiva futura.

Do mesmo modo, os ATS fazem o caminho inverso. Compreendem todas essas variáveis para decidir se um ativo deve ser vendido antes que ele perca valor. Portanto, ele é de fato um analista financeiro, mas muito mais rápido e faz esses cálculos e análises em questão de segundos.

ATS e os investimentos de longo prazo

Além de tomada de decisões imediadas de compra e venda de ações ou posições no mercado de câmbio e derivativos, as ATS tem mais outra função. Eles servem como fonte de inspiração para quem pretende aplicar uma estratégia de longo prazo.

Desde a criação de regras para definir tendências macroeconômicas e projeções de mercado a longo prazo, passando pela gestão de risco eficaz, tudo isso pode ser feito pelo ATS.

Além de ajudar na economia de tempo, ele também reduz os erros de análise e otimiza as estratégias de longo prazo. Claro que o mercado financeiro é incerto e instável, e é justamente aí que está o seu valor. Fazer previsões exatas é impossível, mas o que as ATS fazem chega perto disso.

Eles frequentemente incorporam estratégias de diversificação de portfólio para distribuir o risco entre múltiplos ativos e mercados. Imagina você usar a mesma estratégia de investimento do que o Paulo Lemann? Com ajuda de um ATS, isso é perfeitamente possível.

Sistemas de negociação automatizados

Cuidados necessários para operar com ATS

No entanto, saiba que eles precisam de apoio humano.É essencial o monitoramento contínuo e a avaliação do desempenho do sistema automatizado, ajustando estratégias conforme necessário para o sucesso a longo prazo.

Afinal, eles precisam ser adaptáveis às mudanças nas condições de mercado, eventos econômicos e mudanças nas paisagens de investimento. Então, aproveite para aprender e ensinar o seu ATS e crie um sistema único e que seja adaptado para suas necessidades e objetivos enquanto investidor.

Assim como toda inteligência artificial, esses sistemas demandam e aprendem com o conhecimento humano. Quanto melhor forem ensinados, melhores serão as decisões tomadas ao londo das operações. Seguindo essas dicas você está mais próximo de boas escolhas na hora de investir e ter bons retornos a médio e longo prazo.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, com a tarefa de oferecer informações valiosas, análises profundas e diretrizes práticas direcionadas a empreendedores, empresários e amantes da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Cursos de Kali Linux

10 Melhores Cursos de Kali Linux Online

20/05/2024
Criação de Apps Android/iOS/Web com Flutter

10 Melhores Criação de Apps Android/iOS/Web com Flutter

10/05/2024

Educação Digital: Facilitando o Acesso e Compartilhamento de Recursos Educacionais

30/04/2024

Como converter PDF para Word com o Smallpdf?

29/04/2024
Cursos de Apresentações Google

10 Melhores Cursos de Apresentações Google

29/04/2024
Cursos de Impressão 3D

10 Melhores Cursos de Impressão 3D

25/04/2024
Sistemas de negociação automatizados

Sistemas de negociação automatizados: o futuro da negociação

23/04/2024

Top 6 Melhores Selecionados Gravadores de Tela de Área [2024]

23/04/2024
Cursos de Perda de peso

10 Melhores Cursos de Perda de peso Online

17/04/2024

9Proxy: Revolucionando a Privacidade Online com Tecnologia de Proxy Avançada

16/04/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.