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Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Se você gostaria de entender mais sobre o processo de como abrir uma agência de marketing digital, saiba que está no lugar certo! Muito se fala sobre o que fazer para ter sucesso em uma ação como esta, mas entenda que apenas a palavra de uma pessoa que está no mercado há bastante tempo irá lhe ajudar de verdade.
Mas de fato, você sabe como abrir uma agência de marketing digital? Pensando em falar mais sobre isso, iremos abrir a caixa preta para entender tudo sobre isso. Também aproveitamos para listar os principais erros das pessoas que estão neste mercado para que assim você tenha uma alta assertividade. Sem mais delongas, tenha uma boa leitura!
Apenas até o encerramento deste texto, têm se dados de existem mais de 20 mil agências de marketing digital atuando no Brasil. Você deve estar a quantidade tão alta, mas isso aconteceu devido á baixa barreira de entrada neste mercado. Um setor que não para de crescer. Com isso em mente, entenda que o número de agências vem subindo mês após mês.
Com conhecimento, computador e uma conexão com internet, você consegue facilmente executar o processo de como abrir uma agência de marketing digital. Dessa forma, fica tranquilo passar a atender clientes que precisam de soluções digitais para ter mais vendas.
O processo de como abrir uma agência de marketing digital pode ser mais fácil se você optar por realizar a segmentação de nicho. Mas o que é isso? Simples. Você vai atender empresas/empreendedores que estão em 2 ou no máximo 3 segmentos específicos. Então, como toda ação que toma no mercado de trabalho, você precisa se especializar nisso.
Mas para ter um lucro maior e você entender de fato como realizar a segmentação de nicho, vamos usar o exemplo do mercado da saúde. Imagine que você está com um problema no ouvido e se consulta com um clínico geral, pagando R$ 60,00 por isso. Agora para ter certeza do problema que está passando e com certeza, conseguir a cura, se consulta com um otorrinolaringologista, pagando no mínimo R$ 100,00. E por que pagar mais? Porque quem é especialista em resolver um problema que geralmente um generalista não possui aptidão para cuidar. Dessa forma, o mesmo se aplica ao mercado de marketing digital.
Todas as pessoas podem atender empresas, mas entenda que os clientes não irão se importar em pagar mais caro pela contratação de um especialista. Porque esta pessoa é capaz de resolver os problemas. Quando se torna especialista em segmentos ou serviços e na prática, o processo de como começar uma agência de marketing digital fica mais fácil e claro, mais assertivo.
Você então passa a ter uma série de clientes com as mesmas dores, estas que também possuem a mesma solução. Inclusive, para que possa ter sucesso no processo de como ganhar dinheiro na internet, o processo de captação funciona muito bem. Onde tudo fica escalável para ter mais clientes.
Falando de uma forma ainda mais prática, quando vamos falar sobre segmentação de nicho, precisamos aprender com startups. Normalmente, estes tipos de profissionais começam resolvendo o problema de um nicho específico e possuem apenas um canal de aquisição de clientes. No dia a dia, você precisa ter conhecimento para ser especialista e claro, possa atender um nicho.
De volta ao exemplo da saúde, você pode estar imaginando que pode por exemplo passar a atender médicos. E sim, isso pode acontecer. Mas entenda que existem ramificações que deve respeitar e nem sempre, as dores de venda de um psicólogo serão as mesmas de uma pessoa que trabalha com implante de cabelo. Na hora de abrir uma agência de marketing digital, tenha isso em mente. Quando estamos falando sobre captação de clientes neste mercado, é ideal pegar a classe médica pois este é um nicho com muita demanda.
Você com toda certeza conhece o SEBRAE. E o mais legal disso tudo é que esta instituição possui uma ferramenta que exibe o tamanho dos nichos. Quando falamos em como começar uma agência de marketing digital, você não tem fronteiras para captar clientes, mas com esta ferramenta é possível usar os filtros para ter uma pesquisa mais assertiva. É possível colocar o filtro de UF, Porte da empresa e até mesmo CNAE.
Com isso, você consegue saber facilmente entender o poder de investimento das empresas antes mesmo de começar o processo de como começar uma agência de marketing digital. É importante seguir isso para entender como precificar seus serviços e dessa forma entender como ganhar dinheiro pela internet.
Com toda certeza, sim. Isso porque com o passar do tempo, você vai entender quais são as principais dores do mercado e claro, entender o que dá certo ou não. Um tempo depois, vai ter um caso de sucesso para não precisar trabalhar muito e acabar ganhando pouco.
Um ótimo caminho, como já dissemos, é se tornar um especialista em um serviço específico. Por exemplo, se você está procurando como ganhar dinheiro pela internet e possui uma habilidade, como SEO, pode pegar um site para cuidar e ter certa assertividade nisso. Então sem dúvidas, sua agência de marketing digital pode ser especialista em atender clientes que possuam um site ou canal no YouTube. Você pode neste, até mesmo atender vários segmentos mais especialistas em um serviço.
E antes de fecharmos, não podemos deixar que você pode sim cobrar mais devido a ser um especialista. Apenas realizando um serviço de qualidade em um mercado que vem crescendo dia após dia é que vai realmente se destacar. Um dos erros que as pessoas mais cometem é acabar realizando vários serviços devido a ter uma agência, mas isso pode dar muito errado e claro, causar prejuízo. O sucesso no processo de como abrir uma agência de marketing digital é: entender que quanto melhor você fazer o seu serviço, mais pode cobrar por isso.
Muito se fala sobre as ações assertivas que você precisa fazer na hora de entrar no mercado de agência de marketing digital, mas entenda que é necessário também saber das más ações. Sem saber disso, as chances de perder dinheiro ainda podem existir. Com isso em mente e focados em lhe falar tudo sobre o processo de como abrir uma agência de marketing digital, veja alguns erros.
Isso é muito comum, especialmente em clientes que são PMEs (Pequenas e Médias Empresas). E aqui, muitas pessoas pensam que apenas criar um site ou colocar uma campanha digital no ar vai gerar mais vendas. Mas não é bem isso que acontece! Então entenda que todas as expectativas do cliente precisam estar alinhadas desde a primeira reunião. Você pode sim citar que os resultados serão alcançados, mas tudo com o passar do tempo. Isso porque existe um fator relevante: algoritmo (que está presente tanto no Google quanto no Facebook).
Seu cliente jamais deve entender por exemplo que: ao realizar contratação para ter uma maior presença digital, vai ter 100 mil seguidores em pouco tempo. Determine todas as ações e tenha um prazo mínimo para o contrato. O escopo de todos os serviços precisa ser bem claro. Se for realizar postagens para ter uma presença digital, deixe isso muito bem claro. E assim por diante.
Quando estamos falando do processo de como abrir uma agência de marketing digital, você precisa entender que jamais pode pagar todos os custos com apenas um cliente. Se esta pessoa deixar de contratar seus serviços, imagine o que vai acontecer com sua agência de marketing digital? Então entenda que jamais você deve fazer isso durante do processo de agência de marketing digital como começar.
Se perder o cliente que paga todas as contas de seu empreendimento, será necessário realizar desligamentos e sabemos que a CLT tem altos custos que podem ser assustadores. Então sempre tenha uma boa parcela de clientes para não passar por apuros.
Imagine que o mundo de agência de marketing digital é dinâmico e isso exige bastante dos profissionais. É ideal ter um time de colaboradores que seja muito bem alinhado, ainda mais porque a correria neste espaço é praticamente constante.
Sinergia é essencial para que você fique longe de problemas envolvendo funcionários. Tenha uma fórmula de trabalho alinhada e seja transparente com todos os setores. Dessa forma, você tem uma maior assertividade no processo de como abrir uma agência de marketing digital.
Muitas vezes, ao focar em conseguir mais vendas para os clientes, as pessoas que trabalham em uma agência de marketing digital acabam não focando na captação de leads para a própria empresa. E entenda: você precisa ter tudo muito bem equilibrado para que de fato, consiga organizar o fluxo de clientes e claro, não deixar de vender.
Além disso, você pode usar o conhecimento sobre como conseguir mais contatos como um caso de sucesso dentro. Também tire um tempo para as mídias sociais de sua agência. Principalmente nos primeiros momentos do processo de como abrir uma agência de marketing digital. Isso vai ser essencial para que fato as pessoas possam conhecer sua empresa e claro, ter uma maior confiança para que entre em contato solicitando mais informações.
Quando estamos falando sobre este mercado, muitas pessoas acreditam que a margem de lucro é a mesma quando se passa a ter mais funcionários. Mas entenda que não bem dessa forma! Ter uma agência é uma ação desafiadora e devido a ser necessário realizar o pagamento de custo, despesas e impostos, a margem de lucro varia entre 20 a 30%.
Alguns projetos são realmente interessantes, mas é importante controlar isso de perto e saber quantas horas estão sendo dedicadas para cada projeto (existem ferramentas que lhe ajudam nisso). Lembre-se que não adianta ter uma ferramenta se você não ter controle e ações, então tenha a consciência de que tudo deve ficar registrado.
Ter imprevistos no dia a dia de uma agência de marketing digital é mais comum do que deveria, mas saiba que no caso de algum problema com clientes, a melhor coisa é acabar dispensando. Isso porque de nada vai adiantar tanto trabalho se você mais passar nervoso.
Pode ser uma decisão difícil, sem sombra de dúvidas. Mas entenda que ter um cliente que gera mais problemas do que resultados é uma ação errada. Tenha certeza que logo depois de fazer isso, você conseguirá novos clientes para sua agência de marketing digital.
Finalizando nossa lista de erros dentro do processo de como abrir uma agência de marketing digital, é essencial ter pessoas que estarão com você e façam o negócio acontecer. Para construir isso, faça uma pesquisa assertiva para que nada de errado aconteça.
Falando sobre CORE (sua atividade principal), isso jamais deve ser terceirizado. Se você está focado em SEO, por exemplo, jamais deve realizar a terceirização total disso. Seu CORE precisa ser interno, mas o restante não só pode, como deve ser terceirizado.
Muito se fala sobre como ter altos lucros, mas aqui não existe outra fórmula: você precisa onde há dinheiro. Mas como fazer isso? Para ganhar dinheiro, existem duas formas: ou você escala um negócio ou possui um ticket alto. Ao contrário, tudo será bastante desafiador.
Mas não desista! Apesar da prestação de serviços não ser tão escalável como desejamos, ainda existem muitos caminhos onde você pode seguir. A coprodução para infoprodutor é um ótimo mercado, especialmente quando há um ganho mínimo garantido. Por exemplo, você irá cobrar um valor mínimo sobre um lançamento ou uma porcentagem específica sobre o faturamento total.
Tenha atenção ao fazer isso! Pode acontecer da ideia não ser aceita no mercado, então você precisa pelo menos ter uma cláusula no contrato que cubra todos os custos de produção no caso de qualquer problema. Lançamento é uma ação complexa, mas fatias dessa ação são importantes, como tráfego ou até mesmo um bom trabalho de copyright. Você não precisa assumir de fato um lançamento para lucrar com isso.
Falando necessariamente sobre a Plataforma 4 Mãos, saiba que a ideia original surgiu de uma necessidade do mercado. Muitos contadores precisavam bastante de marketing digital, mas o poder de investimento dos mesmos não era necessário para gerar resultados.
Então, nós mesmos optamos pela criação de uma plataforma focada em economia compartilhada, focada em conectar empreendedores e contadores. Dessa forma, foi possível baratear os custos e ao mesmo tempo, ainda fazer com que os contadores não deixassem de vender.
E os marketplaces, com o aumento das compras online em 2020, estão em alta. Dessa forma, esta é uma ótima forma de ter mais vendas, uma vez que você consegue unificar seu conhecimento e ainda escalar isso para ter mais clientes.
Podemos citar exemplo do GetNinjas, onde é feita a venda de pacotes de solicitações de serviço, isso qualificado. E logo depois, você pode vender o código para outras empresas e ganhar dinheiro com isso. Marketplace está bastante em alta, não deixe de considerar isso ao executar o processo de como abrir uma agência de marketing digital.
Quando pensa em abrir uma empresa como esta, você precisa entender que ter tudo em dia com as obrigações do governo é mais do que essencial. Para isso, entenda que ter um CNPJ e emitir nota fiscal se faz mais do que necessário. Sua empresa deve, de todas as formas, também pagar todos os impostos necessários.
Então ao entrar no processo de como abrir uma agência de marketing digital, a melhor coisa que você pode fazer é ter um contador para cuidar destes assuntos. Desta forma, consegue trabalhar sem problemas e ainda se dedicar em sua atividade fim sem se esforçar.
Agora que você já sabe o necessário para entrar neste mercado com a maior assertividade possível, é hora de optar pela contratação de um escritório de contabilidade para que tudo comece! Não sabe como fazer isso? Está no lugar certo! A Plataforma 4 Mãos irá lhe conectar com até 4 contadores diferentes, sem cobrar nada por isso.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com nosso time de atendimento e fornecer mais sobre o tipo de empresa que está pensando em abrir. Em seguida, iremos cadastrar isso em nossa plataforma para contadores e até 4 escritórios de contabilidade irão lhe contatar. Sem que pague nada a mais por esta ação. Incrível, certo?
Ressaltamos que a Plataforma 4 Mãos também não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos intervir para que sua demanda seja resolvida. Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo!
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E diga nos comentários: como será sua agência de marketing digital?
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
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