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Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Quer saber mais sobre marketing contábil? Este é o conjunto de ações que podem fazer com que seu escritório de contabilidade tenha mais vendas. Mas o que fazer para que o sucesso seja um momento constante?
O brasileiro tem uma vocação empreendedora nata. No ano passado, mais de 50 milhões de pessoas estavam a frente de um negócio ou com o desejo de se tornarem empresários, de acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Analisando esses dados, podemos perceber que as perspectivas para quem vai abrir escritório contábil são bem animadoras. Se você quer ver outros tópicos que mostram porque você deve empreender deixando o medo de lado, reunimos algumas boas ações para ter assertividade na hora de colocar uma boa estratégia de marketing contábil.
Mas antes, vamos falar sobre como anda o mundo dos contadores Nos últimos anos, os escritórios de contabilidade passaram por mudanças drásticas e podemos dizer que isso ainda vem acontecendo. Quer ter sucesso na hora de executar marketing contábil? Entenda sobre este universo antes!
Como você sabe, processos de trabalho são as atividades necessárias para que o seu negócio consiga desenvolver o serviço que será oferecido ao público.
Ao abrir um escritório contábil, o empreendedor poderá contar com muitas facilidades tecnológicas, como a chance de fazer reuniões por videoconferências, anunciar seu negócio on-line, trabalhar em um ambiente de coworking, gerenciar seu negócio a distância etc.
Todas essas possibilidades representam novas oportunidades de reduzir custos e poder empreender de forma mais sustentável.
Além da reforma trabalhista efetuada no Governo Temer, os empreendedores têm novas formas de contratar profissionais para desempenharem as atividades necessárias para o bom andamento do seu negócio.
Uma delas é contratar a plataforma 4 Mãos onde é possível viabilizar desde a criação da sua logo, site para contabilidade, campanhas de marketing contábil por preços extremamente atrativo e, principalmente, se conectar com empreendedores que estão abrindo suas empresas ou trocando de contadores.
Se você está pensando em abrir uma empresa como esta ou simplesmente chegou a este artigo porque deseja saber mais sobre erros no marketing contábil, é importante estudar bastante. Isso porque muitas são as técnicas que você pode colocar em prática, mas qual delas deve fazer mais sentido para seu negócio?
Quando pensam na divulgação de seu negócio, muitas pessoas nem imaginam na quantidade de processos que isso pode ter. Mas saiba que os resultados são efetivos. Falando sobre marketing contábil e Inbound marketing, esta é a técnica focada em prospecção de leads através da criação de conteúdo.
Assim, para colocar esta estratégia de contábil de marketing em prática, um empreendedor passa a criar (ou contrata alguém para fazer isso) artigos, vídeos, podcasts, ebook etc. Importante dizer que este tipo de marketing contábil leva tempo para dar resultados, mas você pode usar o mesmo conteúdo durante muito tempo.
Um mesmo ebook pode ser usado seis meses ou até mesmo mais tempo, então entenda que o tempo investido na criação de um material de marketing contábil deve gerar ótimos resultados.
Entretanto, é importante ter uma certa periodicidade na hora de investir na criação de artigos. Isso porque se você deixar de publicar conteúdos, o algoritmo do Google pode “punir” seu site e colocar o mesmo nas últimas posições. Com isso em mente, saiba que você terá que dedicar um tempo para criar artigos ou sua estratégia de marketing contábil não vai surtir os efeitos esperados.
Por mais que o alcance orgânico esteja dando resultados, é importante, pelo menos durante os primeiros meses que você estiver investindo em marketing contábil, separar verba para mídia paga.
Mas não deixe as demais estratégias de lado ao investir nisso. A mídia paga deve ser apenas mais um canal para que você consiga ter mais leads, onde mais pessoas irão visualizar o nome de sua marca e claro, o que tem a oferecer.
Para ter cada vez mais sucesso, sempre indicamos que você realize a contratação de uma pessoa que é especialista em marketing contábil. Com isso, vai ser possível ter os maiores rendimentos possíveis.
É essencial ter um bom texto que convença as pessoas a fecharem negócio com uma empresa ou ao menos pedirem mais informações. Se conseguir ter um bom número de leads, pode-se afirmar que você teve sucesso na hora de realizar marketing contábil.
Quando escutam algo sobre bom marketing contábil, muitas pessoas imaginam que isso se resume apenas às campanhas pagas. Entretanto, propaganda para escritório de contabilidade é muito mais que isso. Publicações de conteúdos nas redes sociais, ter um canal ativo no YouTube e até mesmo ter uma relação com seus clientes e leads via e-mail podem ser consideradas ações de marketing digital para escritório de contabilidade.
Na hora de colocar isso em prática, é importante entender que existem muitos canais para você trabalhar, mas não necessariamente precisa atuar em todos eles. Para ter uma maior assertividade na hora de realizar propaganda de escritório de contabilidade, é essencial ir para onde o público-alvo que você deseja ter como cliente está.
Por exemplo: se seu escritório de contabilidade deseja ter muitas empresas do tipo MEI como cliente, dificilmente você terá um bom retorno se atuar apenas no LinkedIn. Isso porque os donos deste tipo de negócio estão em outras redes sociais.
Apesar do exemplo padrão, deu para compreender que o planejamento é palavra-chave para ter sucesso ao executar as estratégias de marketing para escritório de contabilidade, certo? Apenas sabendo como seu público-alvo se comporta e gosta, vai ser possível chamar mais atenção e claro, ter mais resultados.
Se tiver dúvidas, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com uma empresa que entende de marketing para escritório de contabilidade. Inclusive, muitas companhias como esta podem não apenas lhe ajudar a ter uma maior presença digital, mas também chegar ao sucesso antes mesmo do esperado. Também é importante que você invista em nicho para agir nisso, então considere esta ação.
Se entendeu que é hora de colocar uma estratégia de marketing para escritório de contabilidade em prática, você deve entender o que será feito. Mas o que não fazer? Além de ter os devidos conhecimentos, é importante saber das más ações para que você não tenha prejuízos. Veja abaixo, dois erros que você pode evitar.
Mais do que uma simples página na internet sobre seu escritório, um site deve ser desenvolvido com um especialista em marketing para contador. Isso porque quando um lead chegar, você precisa convencê-lo a solicitar um orçamento de vender serviços trabalhistas para que a jornada de compra evolua.
Colocar CTAs (Call to Actions) em todo o seu site é a melhor dica que podemos lhe dar sobre o assunto de marketing para contador. Isso porque ao incentivar o visitante a entrar em contato com seu escritório de contabilidade, as chances de conversão são mais altas. Então na hora de desenvolver um site com um especialista em marketing para contador, pense nisso. Na maioria das vezes, uma empresa como esta já possui conhecimento sobre isso e irá trabalhar em um site com diversos CTAs.
Apesar de muitas pessoas lembrarem das redes sociais para realizar o compartilhamento bons momentos, é importante você entender que isso não é válido para seu escritório de contabilidade. Até porque o seu principal foco em ter um contador Instagram é aumentar as vendas do seu escritório.
Então ao atuar nas redes sociais, sempre tenha um discurso agressivo de vendas para que as conversões sejam as maiores possíveis. Fotos sobre feriados não devem ser deixadas de lado, mas deixe bem claro para o responsável por marketing para contador que você deseja realizar mais vendas. Com isso vai ser possível transformar seus canais em verdadeiras máquinas de venda sem complicações.
Chamamos de Marketing Contábil, todas as ações focadas em divulgar um escritório contábil. Isso pode ter diversas ramificações e formatos. Desde um simples cartão até mesmo a criação de e-books. E entenda que suas ações de marketing contábil irão variar de acordo com os gostos do público-alvo que você deseja ter como cliente.
Até porque, se por exemplo optar por atender empresas de grande porte, saiba que os proprietários e/ou diretores podem estar optando por usar mais o LinkedIn do que outras redes sociais. Por este motivo, antes de passar a investir em Marketing contábil, faça um estudo de seu público para não perder tempo e dinheiro.
Por mais que você goste de criar conteúdos, é sempre importante oferecer informações que vão ajudar as pessoas que deseja ter como cliente. Se deseja atender profissionais de medicina, então seus conteúdos devem ser direcionados para pessoas que estão neste mercado. Os temas podem ser os mais diversos: desde abertura de empresa até mesmo tributos, que é assunto que traz dúvida para 90% dos profissionais.
Com isso em mente, aqui cabe o óbvio: procure as dúvidas que seu público-alvo possui e sempre traga as melhores respostas possíveis. Importante ressaltar que você precisa, necessariamente, usar os conteúdos como uma isca para captar orçamentos. Você até pode distribuir o material gratuitamente, mas sempre tente fazer com que a pessoa a deixe um contato (de preferência o WhatsApp) para que possa trabalhar este lead no momento correto.
Seguir o funil de vendas se faz mais do que essencial.
O marketing contábil se faz mais do que essencial para que um escritório tenha cada vez mais clientes. Isso inclui tanto a captação de leads quanto o cuidado da imagem da marca. Isso porque o trabalho de posicionamento da marca também pode ser considerado como uma ação de marketing contábil. Então, falando sobre o papel do marketing na contabilidade pode ter diversas ramificações. Todas elas trazendo benefícios para os contadores.
Mas executar marketing contábil não consiste em realizar postagens nas redes sociais. Importante ressaltar que os responsáveis por essa tarefa estudem o mercado e principalmente o público-alvo que o(s) donos desejam ter como cliente. Apenas com isso vai ser possível traçar uma estratégia assertiva e que vai fazer total diferença no dia a dia do setor de vendas.
Falando sobre isso, entenda que você terá assertividade apenas se entender sobre o que seu público-alvo gosta. Então comece reunindo o máximo de informações sobre o grupo de pessoas que deseja ter como cliente. É importante quais são as cores preferidas, assim como os assuntos que estas pessoas mais possuem dúvidas. Com isso em mente, então é hora de agir e desenvolver os materiais. Estes que podem ser conteúdos de blogs, postagens de blog e até mesmo e-books. Tudo vai depender de seu foco.
O investimento em mídia paga se faz mais do que necessário para você ter mais clientes. As mesmas informações do estudo de mercado podem ser usadas para que uma maior assertividade seja atingida. Uma boa propaganda deve ser focada em resolver um problema, onde a solução é a contratação de seus serviços.
A resposta para esta pergunta pode variar bastante. Mas saiba que como principal regra, você precisa sempre oferecer conteúdo que seja de acordo com os problemas e dúvidas que seu público-alvo possui. Isso pode ser sobre abertura de CNPJ, impostos e demais assuntos pertinentes.
A linguagem utilizada (que pode ser formal ou informal) também deve ser levada a sério. Como principal regra, sempre opte por usar aquela que seu público-alvo prefere. O principal fator de escolha deve ser sempre, a opinião das pessoas que você deseja ter como cliente. Muitos contadores pensam que o texto está sendo entregue para pessoas como eles e isso é um erro que vai impactar seus resultados de forma negativa.
Assuntos como abertura de empresa, tributos e demais dúvidas sobre o mundo dos empreendimentos estão dando maior resultados. Isso porque entenda que de uma forma ou de outra, você sempre precisa entregar o que as pessoas estão procurando.
Sempre opte por ter um planejamento de suas publicações e divida isso entre pautas de conteúdos e para realizar vendas. Como dissemos anteriormente, o estudo das pessoas que gostaria de ter como clientes se faz mais do que necessário para conseguir oferecer serviços de contabilidade.
Dessa forma, mesmo se o seu escritório estiver nascendo agora, é possível conquistar clientes e não ficar dependente de indicações. Como vimos, existe um bom prognóstico para quem deseja empreender. demonstrando que este ano é ideal para quem sempre sonhou em abrir um escritório de contabilidade.
Ao que tudo indica, a digitalização da economia e a modernização das formas de trabalho ajudaram a afugentar o pessimismo que assombrou o brasileiro nos últimos anos.
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