O que faz um co produtor digital e como funciona na prática?

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

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Que tal ser um co produtor? Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, muitas pessoas sonham em trabalhar pela internet já que a modalidade permite maior flexibilidade de horário permitindo que os trabalhadores passem mais tempo com suas famílias.

O trabalho também permite que seja feito de casa, sem a necessidade de gastar tanto tempo e ter estresse com idas e voltas em trânsitos e lotações. Você é uma dessas pessoas que quer trabalhar desta maneira?

Que tal a profissão de co produtor? Para entender melhor esse assunto, acompanhe este artigo até o final. Hoje, vamos falar sobre esse recurso que já é um grande aliado dos produtores em nossa plataforma.

O que é co produtor digital?

A coprodução é uma forma de fazer com que outras pessoas recebam uma comissão pelo seu produto ou serviço online. Como produtor, você pode criar um preço de venda dos seus produtos digitais e, a cada venda, o coprodutor receberá sua comissão por sua atuação.

Resumidamente, ser um co produtor permite que você crie um conteúdo digital ou compartilhe da criação e distribuição deste produto. Segue um exemplo, para ficar mais claro:

Imagine que você tem um produto ou serviço e que você saiba TUDO sobre ele. Porém, seu conhecimento se limita à utilidade do produto ou serviço, você não sabe como divulgar ou vender e muito menos entende de estratégias de marketing.

Com a coprodução, alguém especializado em marketing e vendas fará toda essa parte para você e, pelo trabalho, essa pessoa recebe uma porcentagem de suas vendas.

Qual a função do coprodutor?

As três principais funções de um co produtor são:

Campanhas de tráfego

O principal objetivo de uma campanha de tráfego é gerar visitas ao seu site ou aplicativo para dispositivos móveis. Assim, o algoritmo de uma página (tipo facebook) terá a tarefa de lhe trazer o máximo de tráfego com o menor custo.

É ótimo se você deseja destacar uma página do seu site (página de produto, categoria, etc.) ou um artigo, uma página de destino, etc.

Gerenciamento total do lançamento

O co produtor é um profissional que tem papel-chave no lançamento de infoprodutos.

O co produtor é quem gerencia o lançamento, por sua vez, deve realizar funções como o desenvolvimento da estratégia digital. Portanto, o co produtor precisa conhecer fundamentos de e-mail marketing, SEO, backlink, copywriting e vendas.

Responsável pela Copy

O co produtor precisa ser capaz de produzir textos persuasivos para alavancar o marketing do cliente. Esses textos incluem divulgações por e-mails, sites, catálogos, anúncios e outras fontes digitais como redes sociais.

Além de estratégias de copy que fazem com que o leitor se interesse mais pelo produto ou serviço em questão.

O que precisa para ser um co produtor?

Você quer ser um co produtor de sucesso? Então, os assuntos abaixo devem ser alguns dos que você domine ou esteja propenso a aprender:

Ser um estrategista digital dominando várias frentes

O co produtor vai divulgar produtos ou marcas por meio de mídias digitais, portanto, a comunicação deve ser com o público-alvo certo, no momento certo, de forma direta e personalizada para atrair atenção.

As maneiras de fazer isso mudam constantemente e os coprodutores devem ser muito entendidos deste mundo digital. 

Narrativa

Além de entender como o trabalho de marketing digital funciona, é importantíssimo que você saiba se expressar de maneira chamativa, que chame atenção ao anúncio colocado.

Tráfego

Domínio em métodos que façam com que as pessoas acessem seu produto ou serviço através de páginas digitais, sejam elas blogs, sites oficiais ou redes sociais. Resumindo, o tráfego digital é o fluxo de usuários visualizando suas páginas.

Métricas

Depois de avaliar as hipóteses é o momento de transformar as ideias em algo calculável e talvez essa seja a parte mais difícil da profissão de coprodução.

Ainda bem que existem ferramentas para facilitar e, utilizando-as corretamente, qualquer tipo de dados podem ser obtidos. É sério, visar as métricas certas pode gerar muita economia e mais tempo livre.

Obviamente, todo mundo deseja ter os melhores clientes e ganhar mais dinheiro, mas, primeiro é necessário descobrir o que dá mais renda e distribuir em pequenos pedaços da etapa de coprodução para saber dar o valor correto.

Quais os benefícios de ser um co produtor?

Ao contrário do que se pensa, a função de co produtor permite que você faça parcerias com outras pessoas e acompanhe de perto o negócio delas.

Digamos que você conheça um digital influencer que bomba nas mídias, se oferecendo para fazer a coprodução, você ficará responsável por direcionar o tráfego de visibilidade de seus produtos ou serviços.

Vocês selarão um contrato estabelecendo quanto cada uma receberá de comissão por tudo o que entrar com as visualizações e acessos, ambos saíram no lucro.

Esqueça o mito contado por aí de que o empreendedor digital trabalha sozinho, os coprodutores podem trabalhar diretamente com a pessoa escolhida. Mas há os que preferem trabalhar sozinhos e isso não é problema algum, o trabalho de coprodução também te permite isso.

Ao iniciar os trabalhos nas ferramentas de coprodução, dá para criar parcerias com profissionais que já são experts em assuntos que você apenas ouviu falar, o que, com certeza, te ajudará a começar com bons exemplos e ainda melhor.

Qual a diferença entre co produtor e afiliado?

Ao contrário dos afiliados, que encontram um produto para distribuir no mercado e solicitam afiliação, para ser coprodutor, você deve ser convidado por um produtor e participar do produto ou serviço.

O afiliado faz indicações de produtos e serviços de outras pessoas e, a cada venda feita, uma comissão é recebida. O afiliado escolhe os produtos, os canais de divulgação e quando fará isso. Enquanto que o coprodutor será parceiro do produto ou serviço contratado.

Por esse motivo, a coprodução geralmente é feita com alguém que você já conhece ou com alguém que você está procurando para criar esse tipo de parceria.

co produtor

Como começar na coprodução e vender?

Escolha um nicho

A primeira coisa que um aspirante a co produtor deve ter é: ciência do foco em que quer atuar, o que não descarta o fato de que ele precisa ter conhecimento de um pouco de cada segmento.

Faça gratuitamente para gerar cases

É indispensável que as pessoas saibam que você entende do negócio, portanto, demonstre suas habilidades através de portfólios com cases reais em que você agiu como coprodutor.

No início é sempre difícil conseguir clientes, portanto, ofereça seus serviços de maneira gratuita ou por uma baixa porcentagem para obter experiências reais.

Prospect experts

Vá atrás de possíveis clientes, pesquise a fundo o nicho de serviços ou produtos do seu alvo e se mostre ativo nos e-mails marketing e nas soluções para possíveis problemas ou dificuldades enfrentadas por ele.

Você tem esse sonho de trabalhar online mas não tem ideia de por onde começar?  Pesquise e invista na função de co produtor e seja parceiro de negócios de outros conhecedores do nicho escolhido por você.

Conclusão:  Co produtor Digital

Com certeza é uma excelente oportunidade, pois além de você conseguir escalar na prestação de serviço porque dependendo do seu expert é possível vender muito e ter boas comissões, você também pode virar um produtor ou vender produtos PLR de marketing digital.

Isso mesmo com o passar do tempo é possível que você comece a estrutura seu produto digital e ganhar dinheiro com isso no marketing digital.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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