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Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Planejar o conteúdo é a peça-chave para um perfil atrativo. Entenda sobre os tipos de posts para o Instagram, suas características e como gerar engajamento.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade, com mais de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo.
Além de ser uma plataforma popular, o Instagram também é conhecido por ter um layout visualmente atraente e por oferecer diversas opções de formatos de posts. As opções vão desde a clássica imagem estática até as mais recentes adições, como o Reels.
Um influenciador ou proprietário de um negócio que deseja criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida no Instagram precisa maximizar a importância do seu produto para as pessoas. Uma das maneiras de fazer isso é escolhendo o formato certo para o post no Instagram.
Há quem pense que basta compartilhar uma simples foto, mas já adiantamos que o sucesso não é encontrado na mesmice. Para ter engajamento e uma audiência fidelizada, você precisa inovar.
Com o nosso artigo, você aprenderá sobre os principais formatos de posts do Instagram, incluindo imagens, vídeos, Reels, Stories e carrossel, para alcançar postagens de qualidade e um alto desempenho no seu perfil. Acompanhe os nossos tópicos a seguir:
Vamos lá?
O Instagram é uma excelente ferramenta para as empresas que desejam criar conteúdo e manter presença na internet. Por ser uma rede social visual, as marcas podem se comunicar com a audiência usando imagens e vídeos.
Isso é fundamental em uma era em que a atenção das pessoas é cada vez mais fragmentada, o que torna difícil chamar a atenção dos usuários somente por meio de textos.
As empresas também podem aproveitar o poder das hashtags para aumentar seu alcance e se conectar com pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços.
Além disso, o Instagram oferece diversas ferramentas para as empresas gerenciarem sua presença na plataforma, como a possibilidade de criar perfis comerciais, o Instagram Insights (ferramenta de métricas, como alcance e engajamento) e a capacidade de criar anúncios direcionados.
Agora que você já sabe a importância do Instagram para a sua empresa, acompanhe os principais formatos de posts no Instagram e suas características:
Esse é o formato mais básico e conhecido do Instagram, no qual você pode compartilhar uma única imagem com o seu público acompanhada de uma legenda, hashtags e localização para alcançar mais engajamento.
O post estático é ideal para contar uma história visualmente, compartilhar fotos de produtos e aumentar a conscientização da marca.
A imagem da postagem deve ter uma resolução mínima de 1080 x 1080 pixels, no formato 1:1.
O carrossel é uma postagem que permite compartilhar até dez imagens ou vídeos em uma única publicação. É o conhecido post “arraste para o lado” e é excelente para um storytelling, compartilhar dicas, postar várias imagens ou mostrar diferentes aspectos de um produto.
As dimensões ideais para uma postagem de carrossel são de 1080 x 1350 pixels, no formato 4:5, ou 1080 x 1080, no formato 1:1.
O vídeo é um formato de postagem no Instagram de até 1 minuto e é ideal para contar uma história mais detalhada, além de ser capaz de envolver a audiência de forma mais intensa.
Para aumentar o engajamento, é possível adicionar legendas, usar efeitos e músicas que estão em alta, além de hashtags relevantes e tags de localização.
As dimensões ideais para um vídeo no Instagram são 1080 x 1350 pixels, no formato 4:5. Este formato é ótimo para compartilhar cenas, tutoriais e demonstrações do seu produto.
Os Reels são uma das opções mais recentes do Instagram e surgiu para competir com o TikTok. Os Reels nada mais são do que vídeos curtos de até 60 segundos com um conteúdo divertido e criativo, com efeitos, filtros, músicas e/ou dublagens.
O diferencial do Instagram Reels se dá na facilidade de compartilhamento, tornando-o uma forma eficaz de aumentar o engajamento e o alcance.
As dimensões ideais para um Reel são de 1080 x 1920 pixels, no formato 9:16. Este formato pode ser usado para criar conteúdos divertidos e virais, mostrar a personalidade da marca e aumentar o engajamento do público.
Os Stories são postagens temporárias que desaparecem após 24 horas. Elas são curtas e visuais e podem ser utilizadas para compartilhar informações rápidas e casuais, como atualizações, eventos e promoções.
Uma excelente maneira de conseguir o engajamento do seu público é abusar dos recursos de interação dos Stories, como enquetes, perguntas e testes, além de, é claro, fazer uso de GIFs, stickers e músicas.
As dimensões ideais para uma Story são de 1080 x 1920 pixels, no formato 9:16.
Após conhecer os principais formatos de posts para o Instagram e suas características, separamos algumas dicas para que você aprenda a produzir conteúdos atrativos e com alto índice de engajamento. Confira:
Influenciadores: as parcerias com influenciadores são uma maneira poderosa de aumentar o alcance e o engajamento de suas postagens. Por isso, escolha quem tenha um público relevante para sua marca e que esteja alinhado com seus valores e objetivos.
Criar publicações de qualidade e consistentes pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, principalmente porque a criatividade é uma soft skill fluida.
Entretanto, existem algumas dicas que podem guiá-lo no momento de produzir conteúdo para o Instagram:
Não se esqueça de testar todos os tipos de publicações e analisar através das métricas do Instagram qual funciona e se adapta melhor ao gosto do seu público.
Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!
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