Funil de vendas no marketing digital: Guia completo

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Por: Daiane 4 Mãos

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No artigo de hoje falaremos sobre funil de vendas marketing digital, por aqui você vai entender como o funil de vendas marketing digital pode ser importante para sua empresa online.

O funil de vendas marketing digital, é fundamental em um negócio que atua na internet, pois é um modelo estratégico que foca em acompanhar cada etapa da jornada que foi realizada por um consumidor, ele acompanha desde quando o consumidor é um lead que não é conhecido até que ele se torne um ativo cliente.

Quando mencionamos o funil de vendas marketing digital, não há possibilidade de não passar pelo conceito sobre como foi a jornada de cada cliente, para que você entenda um pouco mais sobre funil de vendas marketing digital, traremos informações sobre o que ele é, e como utilizar em sua estratégia de marketing.

Saiba como funciona as etapas qual a forma adequada de montá-lo, além de verificar algumas dicas que mencionaremos sobre funil de vendas marketing digital em todo decorrer desse artigo, não perca nenhuma informação contida por aqui.

O que é o Funil de Vendas no Marketing Digital?

Vamos falar sobre o que é o funil de vendas no marketing digital e assim você vai compreender mais sobre esse assunto e como é fundamental que você o tenha em seu negócio para que tenha um bom giro.

Mas de maneira bem simples para que você entenda sobre o que se trata, o funil de vendas é um grupo de estratégias que é utilizado para conseguir e adquirir clientes no mundo digital, o foco é guiar o cliente potencial para a próxima fase do funil, até que o leve a conclusão do negócio, o funil de vendas é repartido em três fases que são: Topo, meio e fundo do funil. Explicaremos mais sobre esse processo no tópico a seguir e dessa forma você entenderá como é utilizada essa artimanha em um negócio.

Como Usar o Funil de Vendas na sua Estratégia de Marketing Digital?

Agora que você já sabe o que é, saiba como usar o funil de vendas na sua Estratégia de Marketing Digital, daremos uma esplanada sobre o assunto, pois queremos que você entenda como é ação dentro de um negócio, como mencionamos o funil de vendas é dividido em três fases ao qual é importante que você tenha a estratégia de marketing se deseja fidelizar o potencial cliente.

O funil de vendas marketing digital é associado a todo processo da compra do consumidor, onde passa por algumas importantes etapas e em uma das fases que é considerada o meio do trajeto já percorrido, você pode fornecer uma oferta, ou um e-book para que consiga as informações que o potencial cliente vai informar no formulário, após isso, ele passará a ser um lead, o que quer dizer, que ele autorizou que você envie detalhes de sua mercadoria, ou o contate para oferecer seu serviço ou produto.

Entendendo as Etapas do Funil de Vendas?

Para que você saiba um pouco mais sobre os processos vamos a uma explicação onde entendendo as etapas do funil de vendas você terá uma boa noção sobre como todo o trajeto realmente funciona.

O funil de vendas marketing digital é ligado ao trajeto da compra do consumidor e passa por 3 etapas, sendo elas: topo, meio e fundo do funil, como mencionamos em tópicos anteriores. Nessas fases é realizado um trajeto que é composto por 4 etapas ao qual está ligado descoberta e aprendizagem, identificação de uma necessidade ou problema e enfim ideias para a solução e escolha sobre a compra, onde seguem o seguinte processo:

No topo do funil:  o “cliente” ainda não conhece seu site, então você deve torná-lo atrativo, com anúncios em mídias sociais por exemplo, a mensagem ou discurso precisa manter o foco nas necessidades que o seu serviço ou produto pode solucionar, no meio do funil o foco é direcionar o cliente para sua plataforma, como o foco deve estar em direcionar o consumidor para o seu site, nessa etapa entra a estratégia de marketing, onde pode fornecer ofertas em troca de informação.

No fundo do funil mkt digital, finalmente você leva o consumidor a decisão sobre a compra, sendo que para que ele viesse até aqui, foi necessário conquistá-lo, atraí-lo, você mostrou que havia uma necessidade e que a solução estava em suas mãos e nesse momento é necessário que seja realizado a conversão da venda.

Nessa etapa é importante usar estratégias para que ele finalmente feche o negócio, uma boa tática é fornecer frete grátis, cupons de desconto, maneiras diferentes para pagamentos, o funil de venda é concluído quando o potencial cliente se torna seu cliente fechando a compra.

Note que em todo o processo você direciona e leva os potenciais clientes através de estratégias de marketing digital, onde em cada fase é necessária uma artimanha específica onde uma ação vai levando a outra, se trata de um mecanismo que auxilia no momento de detectar, aproximar cativar e finalmente fidelizar um cliente.

Como Montar o Funil de Vendas da sua Empresa?

Se você não sabe como montar o funil de vendas da sua empresa, daremos uma prévia para que você crie um funil de vendas para seu negócio, mas antes de qualquer coisa é necessário que você defina as fases de seu funil de vendas marketing digital como por exemplo, pense em como será a experiência no inicial do contato, por quais locais eles chegarão e como vai direcionar para as próximas etapas.

Veja alguns passos importantes, de forma simples:

  1. Antes de qualquer coisa, estabeleça o topo de seu funil de vendas marketing digital.
  2. Selecione onde deseja concentrar os estímulos sobre o marketing.
  3. Identifique os riscos os diminua.
  4. Movimente o consumidor no tempo adequado.
  5. Elabore diferenciais que sejam sustentáveis.

Após isso, efetive o seu funil de vendas marketing digital de maneira totalmente original, dominando todas as fases de seu funil de vendas você pode gerar clientes leais.

funil de vendas marketing digital

Dicas para Otimizar seu Funil de Vendas no Marketing Digital?

Para que você consiga aperfeiçoar seu negócio, separamos algumas dicas para otimizar seu funil de vendas no marketing, não deixe de ver quais são elas se você deseja alavancar sua empresa.

É muito importante que você envie tópicos de qualidade aos leads, faça o aperfeiçoamento nas páginas de checkout, divulgue feedbacks de consumidores, faça investimentos nas redes que seu produto possui um melhor engajamento, verifique os resultados, pesquise sobre o mercado, faça avaliações A/B para aperfeiçoar os funis de venda, você deve garantir que seus clientes se fidelizem, faça um investimento em produção de materiais que sejam relevantes.

É de extrema importância que você transforme os consumidores em promotores da sua marca, dessa forma você não apenas fideliza como consegue novos clientes para o seu negócio e por fim experimentar as possibilidades e analisar as métricas são fatores fundamentais para alavancar o seu negócio.

Redator 4mãos Daiane 4 Mãos

Redatora na empresa 4 mãos, entregando insights de grande valor, análises profundamente embasadas e direcionamentos práticos, destinados a empreendedores, empresários e amantes da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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