10 características empreendedoras de sucesso | 4 Mãos

Empreendedores

10 características empreendedoras de sucesso

Jorge Torrez

|

01/07/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

Homem procurando por características empreendedoras
11 min de leitura

Sem realizar uma pesquisa na internet, você saber dizer quais são as características empreendedoras que uma pessoa precisa ter? Muito se falam sobre diversas fórmulas mágicas para chegar mais longe, mas entenda que isso não vai adiantar se a pessoa não ter uma certa afinidade com empreendedorismo.

E pensando em lhe ajudar a identificar e se aprimorar a ser um empreendedor de sucesso, reunimos algumas dicas para que possa chegar mais longe. Quando realizar toda a leitura, você vai entender como abrir sua empresa e claro, ter o sucesso que tanto deseja. Boa leitura!

O que é ser um empreendedor?

Ser um empreendedor é ser uma pessoa capaz de produzir riquezas através do seu esforço e dedicação. Normalmente, mediante à oportunidade de negócios, esta pessoa consegue idealizar soluções e não apenas pensar, mas principalmente colocar em prática.

Não necessariamente um empreendedor precisa abrir um negócio. Este profissional pode ter atitude empreendedora dentro de uma empresa, trabalhando como CLT. Pois esta pessoa consegue trazer soluções diferenciadas e ao mesmo tempo, resultados que muitas vezes estão ligados a resultados comerciais/faturamento.

Porém, um empreendedor também pode abrir seu negócio próprio e com isso também planejar e executar ações. Nesse ponto que queremos foca. Existem características empreendedoras fundamentais que vamos destacar ao longo desse artigo.

O que significa espírito empreendedor?

Normalmente, a pessoa que tem um espírito empreendedor naturalmente enxerga oportunidades em seu dia a dia. Desde suas atividades profissionais, acadêmicas e também em sua rotina diária. Isso acontece de uma forma quase natural. É interessante apontar que essa pessoa é curiosa e desde sua infância está liderando frentes, resolvendo problemas e buscando alternativas de conflitos ou dificuldades.

Um erro comum é que muitas vezes, a característica de ser uma pessoa mais expansiva. Muitas pessoas acham que todo empreendedor é sempre comunicativo. Mas e nem sempre é assim. Esse espírito empreendedor também pode ser desenvolvido com capacitação! Ser uma pessoa mais introvertida não significa que você não pode ser empreendedor. Muito pelo contrário: existem bilionários que são extremamente introvertidos, mas que tem uma capacidade de execução maravilhosa.

Quais são as características empreendedoras?

Existem diversas características de um bom empreendedor. Mas reunimos as que são bem relevantes e que em algum momento, um empreendedor vai passar. Ou seja, não crie bloqueios de não querer empreendedor, porque não há esse tipo de características do empreendedorismo. Até porque, com a evolução do negócio, muitas dessa habilidade ou competências serão desenvolvidas.

Mas pensando em alguns pontos fundamentais, reunimos características empreendedoras que são muito importantes nessa jornada empreendedora. Porém nestas características de empreendedor, não estamos reunindo com base em dados acadêmicos. Muito pelo contrário: nossa ideia é trazer situação práticas que um empreendedor acaba passando e precisar ter ou desenvolver essas atitudes empreendedoras.

1. Capacidade de execução

Quanto você acha que custa uma boa ideia de um negócio mega inovador que atende uma grande quantidade de pessoas? Estamos falando sobre uma ideia que consegue colocar uma margem muito boa com um custo e despesa muito baixo. Algo que não tenha concorrentes, até porque é extremamente inovadora. Quanto você acha que vale uma ideia como essa?

Essa ideia parece muito boa para ser verdade? E com certeza é, mas afirmamos que nada vale essa ideia se você não tiver uma das principais características empreendedoras. Porque a capacidade de execução é essencial para quem está pensando em ser um empreendedor.

Sonhar não adianta, ter boas ideias não adianta. Quem está no cargo de empreendedor precisa saber colocar em prática e fazer as coisas acontecerem. É natural que empreendedores tenham boas ideias, mas tudo muda de cenário quando estamos na execução.

Então ser o profissional que tem responsabilidade e faz acontecer, é com certeza uma das características empreendedoras mais importante que vamos falar ao longo de uma jornada no mundo dos negócios

2. Focar

Na sequência, essa não é necessariamente a segunda mais importante. Porém, ela esta totalmente conectada com a primeiras das características de um empreendedor, que é o poder de focar. Normalmente quando você inicia um negócio, o empreendedor naturalmente começa a enxergar muitas oportunidades de ganhar dinheiro e aqui mora um perigo. Porque se não tiver foco, o projeto não vai sair do papel ou pode até mesmo demorar mais tempo do que o esperado.

Uma empresa normalmente nasce pequena com pouco colaboradores e parceiros. Mas logo, se você faz muitas coisas dentro do negócio, a energia e capacidade de execução dilui muito. Então isso impacta diretamente no resultado.

Ter este tipo de atitude é fundamental para que você seja um empreendedor de sucesso e consiga alcançar seus objetivos. Depois que sua empresa cresce, você consegue criar outras frentes de negócio. Mas a dica é: escolha uma e vai até o fim. Vamos dividir um dica muito importante um pouco mais a frente na capacidade de planejamento que vai te ajudar a focar muito.

3. Gostar de se capacitar

Você que é ou pretender ser empreendedor, precisa se capacitar e muito. É necessário estudar o tempo todo, desde leitura de livro, cursos rápidos e até mesmo realizar especializações mais especificas.

Tenha um plano de estudo claro, conectado exatamente com os seus objetivos. Não estamos falando sobre fazer faculdades ou pós-graduação. Isso realmente ajuda, mas o que pode fazer com chegue mais longe, é optar por fazer um curso específico e que você pode colocar em prática sem problemas. E novamente, aqui está a capacidade de execução. Tudo o que você estudar precisa ser colocado em prática, para que possa medir e tomar ações.

4. Capacidade de planejar

Como dissemos anteriormente, é necessário ter foco. E para isso, é necessário ter um plano. Nessa parte, muitas vezes nos complicamos diversas ferramentas que podem vir a serem usadas. Mas o fato é que todo planejamento precisa cumprir algumas características. A forma mais eficaz é via o SMART:

  • “S” – Specific (Específico): O que exatamente você quer, quais são os objetivos, o que você deseja alcançar;
  • “M” – Measurable (Mensurável): Como você mensura esse objetivo, quais são os parâmetros que consegui medir para saber se está avançando, está parado ou até mesmo retrocedendo;
  • “A” – Attainable (Atingível): Muitas vezes, erramos na meta em nosso planejamento porque não trazemos para realidade. É algo que diríamos que é uma utopia, impossível de atingir;
  • “R” – Relevant (Relevante): Ela precisa ser relevante para aquele momento. Por exemplo: às vezes, você está com sérios problemas financeiros mais está querendo comprar algo que não está ligado ao objetivo. E muito menos está dentro do cenário ideal para aquele momento.
  • “T” – Time based (Temporal): Ela precisa ter um prazo. Isso é bem básico, mas fundamental você ter um determinado tempo para alcançar aquele objetivo e precisa ser algo realmente possível.

É claro que você revisitar seu planejamento de uma forma perfeitamente natural. Até porque, muitas coisas podem acontecer. Mas precisam ser tomadas ações racionais nesse sentido, com base em um objetivo maior.

5. Persistência

Sem dúvidas, a persistência é a quinta das características empreendedoras mais relevantes. Porque dentro de seu planejamento, infelizmente vão existir sabotadores e prioridades que surgem no meio do caminho. Imprevistos estes que saem do controle.

Por mais que você receba más notícias de ações de profissionais que trabalham com você, mantenha a calma. Nestes momentos, é hora de respirar, esfriar a cabeça e focar na resolução do problema. Depois, pense como evitar que essa situação volte acontecer.

A persistência é uma das características empreendedoras mais importantes. Porque existem situações que vocês não vai conseguir enxergar luz no fim do túnel. E pensar que tudo está perdido. Mas se focar e persistir, com certeza isso vai passar e bons frutos serão colhidos.

6. Exigente no aspecto de qualidade

Entenda que sim, qualidade faz diferença. Todo serviço ou produto precisa ter seu foco na qualidade. Por exemplo o mercado Dia, comparado ao Pão de Açúcar parece ser de qualidade inferior. Mas isso depende da ótica de onde se vê, Porque o foco do Mercado Dia é escala e não margem. Ou seja, o foco deles é vender bastante com margem pequena. E com certeza, dentro desse parâmetro, ele é um mercado de qualidade. Porque é uma das principais redes bem-sucedidas.

Então ter essa percepção de qualidade e focar no que realmente importa é o que faz total diferença. Seja exigente e como profissional e aquilo que você entrega. Tenha certeza que sempre terá bons frutos nesse sentido.

7. Networking

Um dos aspectos relacionados ao empreendedorismo é o networking. Isso realmente muda o jogo. Com um networking bem estruturado, você consegue ter informações antecipadas no mercado, e é possível conseguir bons parceiros e negócios.

Pessoas que perfomam muito possuem um perfil de um empreendedor agressivo em relacionamento. Então com certeza saber fazer e manter a networking muda o jogo.

8. Gostar de liderar pessoas

Um negócio indiferente, se você estiver vendendo produto ou serviço, é que você precisa de pessoas. E falando sobre seres humanos, cada um tem um perfil e uma forma de encarar as situações. Dessa forma, ter um perfil que saiba como liderar pessoas é uma das características empreendedoras bem relevantes para que seu negócio funcione muito bem.

Cabe aqui dizer que uma capacitação nessa área ajuda muito, caso tenha dificuldade de liderar pessoas. Estudar o ser humano e entender comportamento é uma excelente maneira de trazer resultados diferenciados para seu negócio.

9. Ser ambicioso

Não se apegue ao lado negativo dessa palavra. O queremos quero dizer em ter ambição é no lado positivo de não estar conformado com os resultados atingidos. Sempre busque melhor, tente evoluir e claro, fazer tente o negócio crescer.

Talvez você se esteja se perguntando qual o perfil de um empreendedor agressivo, Normalmente, é aquele que tem um traço de ambição em suas características empreendedoras. Que sempre está evoluindo que não se limita a teto de negócio.

Então sim, ser ambicioso é uma das características de um empreendedor necessárias para que seu negócio seja prospero e lucrativo.

10. Proatividade

Sem dúvida, essa é uma que faz o barco andar. Porque durante o tempo todom o empreendedor precisa ser protagonista em seu negócio. Estar na frente, antecipar problema e clarom tomar ações. Sem dúvida a proatividade é uma das características de um empreendedor que tem ou terá muito sucesso em seus negócios.

Agora um ponto de atenção: é necessário estar na frente, mas como falamos em gestão de pessoas, é necessário saber delegar tarefas. Porque ás vezes, há uma confusão em ser proativo e ser centralizador. O que é um risco para o negócio e para o próprio empreendedor.

Características de um empreendedor: como desenvolver?

Como dissemos, as características de um empreendedor precisam ser desenvolvidas. Seja por capacitação ou por pura prática. Às vezes, as características de um empreendedor se atribuem como um dom. Mas entenda que isso não é verdade. Porque uma pessoa pode sim se capacitar e conseguir desenvolver habilidades e/ou competências que serão fundamentais para sua vida empreendedora.

E você sabe dizer exemplos de características do bom empreendedor? Abaixo, veja uma lista mais alguns exemplos de características de um empreendedor que tem sucesso:

  • Saber correr riscos calculados;
  • Antenado;
  • Autoconfiança;
  • Espírito de inovação;
  • Comprometimento;
  • Buscar informações;
  • Persuasão.

Entendeu tudo sobre este assunto? Hora de abrir sua empresa agora mesmo!

Quando falamos sobre características de empreendedor, é essencial colocar tudo em prática. E agora que você já sabe tudo sobre isso, é hora de abrir seu CNPJ para ser visto com um maior profissionalismo. Com isso em mente, saiba que ter um contador para cuidar deste assunto é essencial para ficar longe de toda e qualquer burocracia. Não sabe como fazer isso? É hora de entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos agora mesmo!

Logo depois de nos fornecer mais informações sobre o que precisa, vamos realizar o cadastro de sua demanda em nosso painel interno. Em seguida, basta esperar que até 4 contadores entrem em contato por meio de um orçamento personalizado. Lembrando que você não precisa pagar nada para receber isso.

Assim que estiver com tudo em mãos, basta fechar negócio com o escritório de contabilidade que preferir. Ressaltamos que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor e contador. Mas no caso de qualquer problema, iremos atuar para que sua demanda seja executada. Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo!

Como vimos nesse artigo existem muitas características de um empreendedor que são para a evolução do seu negócio. E se você tem alguma sugestão a mais, diga nos comentários!

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat