Empreendedores

Como abrir uma empresa: como fazer, passo a passo, dicas e legislação

Jorge Torrez

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29/11/2021

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21 min de leitura

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Como abrir uma empresa
21 min de leitura

Você é um novo empreendedor ou pretende abrir empresa e tirar o projeto do papel, mas não sabe por onde começar ou tem muitas dúvidas? Se você é essa pessoa, você está no lugar certo!

Durante esse conteúdo vamos te ajudar em todas as suas dúvidas( principalmente o que precisa para abrir uma empresa), vamos te dar ótimas dicas de como abrir uma empresa simples, e te explicar sobre como fazer um CNPJ que é fundamental para quem pretende abrir uma empresa.

Então vamos lá, tenho certeza que até o fim desse conteúdo você irá se sentir preparado para abrir seu negócio.

Quanto custa abrir uma empresa?

O custo para abrir uma empresa é relativo, vai depender de alguns fatores e um deles é a região onde você pretende abrir essa empresa, segundo levantamento da Firjan, o custo médio de abertura de uma empresa é de R $ 2.038, e a diferença entre as cidades do país pode chegar a 274%, isso envolvendo os documentos e a parte burocrática para a abertura da empresa.

Além disso, existem os custos fixos como o aluguel, conta de água e luz, funcionários, e também os custos indiretos como as despesas contábeis.

Para que você faça um orçamento e tenha uma noção de quanto você vai precisar para investir inicialmente no seu negócio é viável que você procure um escritório de contabilidade e um contador de confiança para te ajudar nessa questão.

Quais os documentos necessários para a abertura de empresa?

Vamos começar falando sobre a documentação que é necessária para abrir sua empresa, então preste bem atenção porque essa é uma das partes mais importantes nesse processo!

1 . Encontre um contador para a abertura da empresa

Quando se trata de abrir uma empresa ter o auxílio de um contador é essencial, pois com um profissional de contabilidade você poderá ficar tranquilo em relação a parte burocrática de abrir sua empresa, e ainda ele pode ficar responsável pela parte financeira da sua empresa e você fica livre de correr o risco de esquecer de pagar impostos e tem a vida financeira da sua empresa em dia.

2 . Contrato Social

Basicamente, a formulação do contrato social definirá as participações de capital de cada sócio da empresa e irá distinguir as atividades e funções da empresa (modelo tributário, participação do sócio, etc.). O próximo passo é verificar se a razão social e o objeto social podem ser utilizados para a preparação dos documentos a serem elaborados, os quais deverão ser notarizados e assinados por advogado.

A dica é avaliar imediatamente se sua empresa pode aderir ao Simples Nacional, que é uma ótima forma de reduzir a alíquota e simplificar a forma de pagamento com o fisco.

3 . Registro na junta comercial

Quando se abre uma empresa é preciso também se cadastrar na Junta Comercial ou no registro de pessoa jurídica do seu estado, pois é através desse registro que sua empresa estará realmente legalizada.

Isso deve ser feito antes da obtenção do CNPJ, embora não forneça a sua empresa autorização para o início das operações, é um requisito básico para dar continuidade ao processo de legalização. Lembre-se de que você precisará consultar com antecedência o nome da empresa selecionada para verificar se nenhuma outra empresa está cadastrada.

4 . Alvará de localização e funcionamento

O alvará de funcionamento é a autorização final que permite abrir a porta do seu negócio.

Para obter esse alvará é preciso que você procure a prefeitura da cidade em que você vai abrir sua empresa e atender aos requisitos legais para exercer todas as condições de funcionamento da empresa.

5 . Inscrição estadual

A maioria dos estados firmou um acordo com a Receita Federal (Receita Federal) para permitir que você obtenha o registro estadual no CNPJ pela Internet por meio de um registro único. Em alguns casos, o registro estadual deve ser obtido antes da licença comercial. Além das empresas dos setores comercial, industrial e de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, esse registro também é obrigatório para as empresas prestadoras de serviços de comunicação e energia. É a partir daqui que você pode se cadastrar no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

6 . Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

A autorização de uma agência de fiscalização é um requisito básico para a obtenção de uma licença comercial. Eles variam muito, dependendo do setor, local de instalação e até mesmo do tamanho da sua empresa. Certas atividades comerciais requerem a autorização das Forças Armadas – o mesmo que empresas que usam explosivos, equipamentos militantes e produtos químicos controlados. Os aplicativos e licenças mais comumente usados incluem:

Licença Ambiental: Essa licença é obtida junto aos órgãos ambientais municipais e estaduais e ao IBAMA. Geralmente são as empresas que atuam nas atividades industriais, metalúrgicas, mecânicas, têxteis, químicas, calçadistas que precisam utilizá-lo.

Licença de saúde: obtida junto a órgãos de fiscalização sanitária municipais, estaduais e federais. É fornecido principalmente por empresas dos setores alimentício, farmacêutico e cosmético.

Verifique o cumprimento das regras de segurança: Isso é feito pelo corpo de bombeiros e quase todas as empresas devem verificar isso.

Além do registro e das autorizações municipais e estaduais, certas atividades também exigem registro em órgãos federais, como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Ministério da Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, etc.

Você deve consultar um contador, e pode obter todas as orientações de licenciamento e registro necessárias para sua empresa com base em seu setor e outras características.

Importante ressaltar que a maioria dos locais hoje estão permitindo abrir um micro empresa online.

Como abrir o CNPJ: passo a passo

Agora que você conhece o tipo de pessoa jurídica, deve saber como ter CNPJ.

Em primeiro lugar, é necessário ver em que tipo você será classificado, em que modelo se baseia a atividade e faixa de renda do negócio e a presença ou ausência de sócios.

Em seguida, é necessário identificar o código CNAE, que é a classificação da atividade econômica nacional relacionada ao tipo de produtos e / ou serviços que você irá fornecer. Esta identificação deve ser realizada tanto para as atividades principais como para as atividades secundárias.

Para as empresas, é necessário estabelecer um contrato social da empresa, que estabelecerá o modo de atuação, o valor das ações e a forma de tomada de decisão da empresa.

Em seguida, prepare os endereços de RG, CPF e parceiros, bem como a localização da empresa (diferente da residência onde deseja tirar CNPJ).

Se você tiver alguma dúvida, e também para evitar confusões ou problemas no futuro, procure sempre a ajuda de um contador que esteja pronto para esclarecer todas as suas dúvidas e mostrar a melhor forma de como ter CNPJ.

Tipos de CNPJ

Em primeiro lugar, deve-se observar que os tipos de pessoas jurídicas são diferentes e, portanto, as maneiras de como abrir um CNPJ também são diferentes e isso é muito importante em negócios lucrativos.

Isso porque é possível que o cidadão crie uma microempresa, como o MEI (Microempreendedor Individual). Por outro lado, existe também o CNPJ da Pessoa Física (EI), Sociedade Limitada. Confira abaixo os tipos de pessoa jurídica e como ter um CNPJ.

Micro Empreendedor Individual-MEI

Atualmente, quem opta por MEI corresponde à forma de organização mais comum das pessoas jurídicas, pois é de fácil gestão e inclui pequenos empresários.

Pessoas com renda anual não superior a 81.000 reais e sem sócios são elegíveis para cadastrar CNPJ MEI. Além disso, os microempreendedores podem empregar até um funcionário, cujo salário deve corresponder ao salário mínimo da categoria.

Vale ressaltar que a MEI não é considerada uma empresa, portanto, embora possua CNPJ, não possui personalidade jurídica.

Uma das vantagens dos microempreendedores formados é que eles estão isentos de imposto de renda, PIS, Confis, IPI e CSLL, e precisam pagar apenas cerca de 58 reais à Previdência Social por mês. Um tempo depois, você pode optar por executar o processo de migrar de MEI para ME , onde faturamento anual e número de colaboradores aumenta.

Empresário Individual (EI)

O lucro anual dos empreendedores individuais é de 60.000 a 360.000 reais. Além disso, nesta premissa estão incluídos os proprietários de pequenos negócios, cujo faturamento anual é de até 4,8 milhões de reais.

Ao contrário do MEI, neste caso, os cidadãos estão buscando a abertura de CNPJ com um contador profissional, pois a tributação dessa categoria é mais complicada que a anterior.

No entanto, como a MEI, os empresários individuais não constituem pessoas jurídicas.

Outra semelhança é que em caso de falência de empresa para pagamento de obrigações contratuais e tributárias, não há sócio e há risco de danos ao patrimônio pessoal.

Empreendedor individual com responsabilidade limitada (EIRELI)

Por outro lado, os empreendedores individuais de responsabilidade limitada ou a EIRELI são proprietários dos seus bens pessoais, ou seja, os bens pessoais que não constituem patrimônio da empresa e estão protegidos em caso de falência ou outros problemas financeiros.

Além disso, ao contrário do projeto anterior, a EIRELI é considerada uma empresa, por isso tem personalidade jurídica e deve ter um investimento de pelo menos 100 salários-mínimos como capital social da empresa.

Porém, a EIRELI também não tem sócios e pode ser dividida em microempresas (receita máxima de 360.000 reais) ou pequenos negócios (receita máxima de 4,8 milhões de reais).

Sociedade limitada (LTDA)

Além disso, a sociedade por quotas corresponde, em última instância, à forma de fusão de sociedade e como abrir empresa LTDA, constituído por dois ou mais sócios que, em conjunto, constituem o capital social da sociedade.

Neste caso, os bens pessoais de todos os sócios que constituem uma sociedade por quotas estão vinculados aos seus bens jurídicos no momento da falência. No entanto, suas obrigações financeiras são limitadas ao valor do capital social da empresa, portanto, são obrigações limitadas.

Este tipo de empresa e CNPJ podem ser vinculados a microempresas ou pequenos negócios com faturamento máximo de 360 ​​mil reais e 4,8 milhões de reais, respectivamente.

Sociedade Anônima (S.A.)

Em última análise é por meio da constituição de uma sociedade anônima. Este tipo de pessoa jurídica é indicado para grandes empresas cujo capital social não limita o número de sócios, podendo ser alocado através de diversas cotas detidas por investidores ou acionistas.

Além disso, o capital pessoal de cada sócio está protegido por lei, mas a responsabilidade é limitada ao valor e número de ações de sua propriedade.

Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa MEI

Para abrir uma MEI é simples, você pode até fazer pela internet mesmo de forma gratuita! 

Para abrir o MEI basta acessar o portal do empreendedor, clicar em “quero ser MEI” e seguir as instruções que o site irá te dar.

Tenha em mãos os documentos essenciais, como o RG, CPF, e o comprovante de endereço.

Leia as instruções antes de fazer o seu cadastro como MEI e veja se o seu perfil se encaixa no CNPJ MEI, caso você não se encaixe no MEI procure outro tipo de CNPJ (existem vários).

Passo-a-passo: como emitir a Nota Fiscal

Agora, vamos te mostrar como funciona o processo para emitir nota fiscal depois de entender como ter seu CNPJ.

É importante conhecer a situação fiscal da sua empresa. A partir daí, você pode prosseguir para a próxima etapa. Portanto, recomendamos que você consulte seu contador. Desta forma, poderá dar-lhe mais orientações sobre os dados fiscais e jurídicos da empresa.

Saiba que tipo de notas sua empresa precisa emitir

Se você ainda não tem certeza de qual tipo de fatura sua empresa precisa emitir, fique atento!

Geralmente, além da NF-e, os principais tipos de anotações são:

  • Nota fiscal do consumidor (NFC-e): utilizada para transações com consumidores finais, para varejo.
  • Nota fiscal de serviço (NFS-e): pelo serviço prestado.

Use a SEFAZ local para certificar o seu negócio

Cadastre-se na SEFAZ de sua área e entenda os requisitos a serem atendidos para implementar a emissão.

Portanto, após realizar o cadastro, sua empresa poderá emitir suas notas.

É importante lembrar que se você precisar emitir um produto ou nota ao consumidor, você deve ser certificado. Para publicar a descrição do serviço, você pode se cadastrar na prefeitura de sua cidade.

Escolha o software ideal para emitir a NF-e

A solução para tornar a emissão de NF-e prática e segura é obter um sistema de emissão que integre mais do que suas notas fiscais.

Em seu programa de gerenciamento, é fácil perder dados e documentos.

Assim, por exemplo, quando o sistema puder integrar diferentes áreas da empresa (como finanças, vendas e estoque), você terá mais controle.

Dicas em como abrir uma empresa corretamente

Agora vamos deixar aqui pra você boas dicas de como abrir uma empresa da forma correta, o nosso objetivo aqui é fazer com que você não tenha nenhum tipo de dúvida na hora de realizar o sonho de abrir sua empresa!

Então sem mais delongas vamos falar desses pontos tão importantes na hora de abrir empresa.

Pense na viabilidade da ideia

Ao pensar em abrir sua empresa é necessário analisar quais são os benefícios que ela irá trazer para você e qual será o seu diferencial para atrair novos clientes.

Então nessa etapa é hora de pensar nos seus retornos, no investimento e também na estratégia para manter sua empresa crescendo!

Reflita também sobre o produto que você vai trabalhar ou serviço que ira prestar, isso pode te ajudar com a sua estratégia de negócio.

Lembrando também que nessa parte ter a ajuda de um contador pode te ajudar muito.

Defina o capital inicial 

Sabemos que para começar qualquer projeto é necessário ter uma quantia de capital para investir, e com essa questão algumas dúvidas aparecem como: “mas quanto investir? Precisa de muito? E se eu não tiver dinheiro suficiente para investir? O que fazer?”

O primeiro passo é ter calma, pois essas dúvidas são muito comuns para quem está abrindo sua empresa pela primeira vez, o segundo passo é saber que com planejamento você pode fazer qualquer coisa, inclusive conseguir o valor necessário para o investimento inicial, e sim, nós vamos te explicar como.

Para ter uma média de quanto você precisará investir no começo você precisará fazer as contas de seus custos iniciais, então monte uma lista e faça alguns orçamentos, fazendo isso você já terá uma média de quanto precisará para começar.

Se você não tiver o capital inicial  você precisará encontrar investidores ou pedir dinheiro emprestado a um banco. Porém isso é uma ideia arriscada, pois a empresa já ira iniciar as operações tendo que pagar dívidas e que irão gerar juros.

Conheça os custos do negócio

Como citamos acima você precisará saber quais serão seus custos, ou seja, quais serão os custos com a mercadoria ou mão de obra, qual será o custo do aluguel e contas mensais, qual será o custo com reformas ( caso o espaço em que sua empresa vai ser implantada precise de reforma), sua empresa terá funcionários?

Quantos? E qual a média salarial deles? Tudo isso tem que ser considerado na hora de pensar nos custos para que no futuro bem próximo você não caia em divida que possam prejudicar a sua empresa.

Como abrir uma empresa

Separe finanças pessoais das finanças da empresa 

Uma das coisas que faz com que a empresa tenha prejuízo e até mesmo venha a falir é a falta de controle financeiro.

Muitos empreendedores optam por administrar suas empresas sozinhas sem ajuda de profissionais qualificados e acabam não separando as finanças pessoais das finanças da empresa, e isso prejudica muito tanto a empresa quanto o empreendedor que acaba se endividando e perdendo o controle da situação.

Defina seu plano de marketing e vendas

Um plano de marketing é um documento no qual uma empresa detalha sua estratégia de publicidade para uma marca, produto ou serviço. A ferramenta lista quais ações serão realizadas para atingir os objetivos definidos.

Como tudo na vida corporativa, um bom planejamento também é essencial ao lançar uma marca no mercado para torná-la mais visível, fortalecer sua autoridade ou atrair clientes. Como já dissemos anteriormente pensar em nomes de lojas que chamam atenção é muito importante para quem deseja se diferenciar no mercado de atuação, em especial aqui loja estamos falando até na fachada com um nome bem exposto.

Não importa qual seja o seu objetivo, o marketing desempenha um papel vital. Portanto, é necessário planejar. O papel dessa ferramenta é prever as ações que se revelam mais importantes para o alcance do objetivo.

Além disso, é claro, aborda o desafio de incluí-lo no orçamento para essa área. Por exemplo, se houver um desejo de aumentar a participação no mercado, será difícil sem especificar como atingir esse objetivo. O anúncio será exibido em jornais, revistas ou na TV?

Você está considerando uma estratégia de longo prazo para produzir conteúdo otimizado para ser encontrado no Google?

Quer realizar eventos, distribuir brochuras, aumentar as postagens no Facebook ou investir em links patrocinados?

Independentemente do método adotado, as medidas correspondentes devem ser apresentadas em um plano de marketing cuidadosamente formulado.

Ok, agora você entende seu significado, mas por que isso é tão importante? Explicaremos no próximo tópico.

Por que fazer um plano de marketing?

O desenvolvimento de um plano de marketing é essencial para otimizar o investimento. A ferramenta responde ao trabalho a ser realizado, como será realizado, de que forma, a que custo e como medir seus resultados.

O plano de marketing permite que os gerentes tenham um amplo entendimento de sua estratégia.

Como você pode ver, sem ações estruturadas (com início, meio e fim), o documento não existe.

Agora, se você quiser saber seu propósito, não há resposta. Afinal, tudo depende da sua estratégia. Mas, em geral, podemos dizer que o plano de marketing se aplica a:

  • Melhorar o conhecimento da marca e autoridade de mercado
  • Atraia novos clientes, retenha clientes existentes e restaure clientes antigos
  • Aumente as vendas, a receita e a lucratividade do negócio
  • Divulgação ou exibição de novos produtos ou novos serviços.

Para cada um desses objetivos, uma série de medidas pode ser proposta. Todos eles precisam ser descritos em detalhes em seu plano.

Por exemplo, para lançar novos produtos no mercado, você pode investir em publicidade, ações promocionais online ou offline, postagem em blogs ou redes sociais e hospedagem de webinars, entre outras medidas possíveis.

O importante é não comercializar no escuro, não pensar, não dar sugestões e não medir seus próximos passos. É por isso que você precisa de um plano.

Vantagens

É claro que você identificou várias vantagens em seu plano de marketing e agora existem boas razões para elaborá-lo.

Porém, para consolidar o que você aprendeu até agora, está relacionado apenas às principais vantagens da ferramenta:

  • Ajude as empresas a determinar prioridades e otimizar orçamentos
  • Permite que você tome medidas mais eficazes e obtenha melhores resultados a um custo menor
  • Comunicar ao público interno os rumos que a empresa pretende tomar
  • Comunicar ao público externo o compromisso de atender às suas necessidades
  • Permite que você tome decisões com antecedência

Esta é uma ferramenta de gerenciamento de erros, porque a resposta a eles também deve ser fornecida no plano. No longo prazo, produzirá resultados que tornarão a estratégia sustentável.

Então, vamos praticar?

As etapas do plano de marketing

Existem três etapas básicas necessárias para desenvolver um plano de marketing. Primeiro, o mais óbvio é o próprio plano. Mas o importante é que as ações planejadas não fiquem presas ao papel.

Em outras palavras, você deve entrar na segunda etapa, que é implementar o conteúdo do seu plano. No entanto, voar com o vento não tem sentido sem saber para onde está indo e contra quem está batendo.

Isso nos leva à terceira etapa, a etapa final, que é a avaliação dos resultados. Afinal, se a ação se mostrar inofensiva, o planejamento e a implementação não terão sentido, mas você não percebe isso.

O plano de marketing existe para otimizar seus recursos em termos de tempo e dinheiro. Agora vamos entender cada um em detalhes.

Estou pronto para ter um empreendimento?

É importante que quando você decidir abrir um empreendimento você se sinta seguro e orientado, abrir um negócio é coisa séria onde você precisará estar disposto a aceitar os desafios de ser um empreendedor.

Caso você ainda não se sinta seguro é necessário buscar ajuda e ter mais informações, e se esse é seu caso você pode visitar nossa página para que possamos te ajudar com dicas e se for preciso te indicar contadores para te auxiliar nesse processo. 

Erros que você não deve cometer na hora de abrir uma empresa!

Esse é um tópico essencial, já falamos em como abrir uma empresa corretamente, mas também é importante tratarmos sobre os erros que você não deve de jeito nenhum cometer na abertura de empresa!

Falta de planejamento

Citamos acima que tudo pode ser resolvido com planejamento, logo a falta de um planejamento seja ele financeiro ou um plano de marketing acarretará problemas para a empresa, então antes de tudo planeje!

 Crédito com taxas de juros muito altas

Caso seja preciso pedir empréstimo, busque empréstimos com juros baixos, a taxa de juros no Brasil é muito alta comparada aos outros países, e evite atrasar as contas e os empréstimos, pois os juros são altíssimos.

Dicas extras sobre administração na hora da abertura de empresa

E aí? Está gostando do conteúdo? Calma que tem mais!

Agora vamos para a parte de dicas extras sobre a administração na hora de abrir sua empresa.

Não perca controle do Capital de Giro

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar, por tanto o capital de giro garante a saúde financeira da sua empresa e proporciona recursos de financiamento aos clientes, mantém os estoques e assegura o pagamento aos fornecedores.

É uma ferramenta importante para a empresa e exige sempre ordem e disciplina.

Foco no Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o que equilibra a empresa, pois administra tudo o que entra e tudo o que sai, então tenha foco nele, pois os resultados sempre tem que ser positivo, caso contrário você estará passando por sérios problemas. 

Cuidado com o estoque

Esteja sempre atento ao seu estoque! É importante que você tenha um estoque para que nunca deixe de atender aos pedidos de seus clientes, verifique sempre para ver se precisa repor alguma mercadoria.

Administre com a ajuda de um sistema online

Um sistema online será capaz de organizar os processos da empresa e ainda prover dados para ajudar nas tomadas de decisões, então se você ainda não conhece um sistema online que possa te ajudar pesquise sobre e contrate o melhor para a sua empresa!

Elaborando o contrato social

O contrato social é como se fosse uma certidão de nascimento da empresa, e nesse documento precisa constar dados  essenciais sobre a empresa como o ramo de atuação, endereço e os deveres e responsabilidades de cada sócio, lembrando que ela tem que ser registrada na junta Comercial de seu estado.

Fazendo os registros

Para fazer o registro de sua empresa você precisará ir até a junta comercial (ou ao cartório de registros de pessoas jurídicas) e levar o contrato social e seus documentos pessoais.

Esse registro é uma forma de proteger o patrimônio da empresa, que pode ser copiado e roubado, então não deixe de fazer o registro de sua empresa.

Como abrir uma empresa com a 4 Mãos?

Se você precisa de ajuda para abrir sua empresa, nós da 4 mãos podemos te ajudar! Na nossa plataforma tem vários conteúdos que podem agregar conhecimento para empreendedores, e ainda você pode receber até 4 orçamentos dos nossos contadores, basta fazer um cadastro e nós entraremos em contato com você!

Esperamos que esse texto tenha te ajudado e que você cresça e faça sucesso!

E te esperamos nos próximos conteúdos, acesse o nosso canal do Youtube para empreendedores! Até logo!

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Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

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