CNAE comércio varejista: O que é CNAE de comércio? | 4 Mãos

Empreendedores

CNAE comércio varejista: O que é CNAE de comércio?

4maos

|

20/07/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor procurando entender sobre CNAE comércio varejista
4 min de leitura

Se você está pensando abrir um empreendimento com certeza já deve ter se deparado com a sigla CNAE por aí. E então, você sabe o que ela significa e para que ela serve?

A CNAE nada mais é do que um grupo de números que formam um código de sete dígitos, que possuem a função de identificar as atividades econômicas exercidas por qualquer empresa.

Além de identificar as atividades, a CNAE também facilita o processo de fiscalização do governo e assegura que o seu empreendimento não gaste valores indevidos com pagamentos de impostos sem necessidade.  Ou seja, a CNAE é uma forma segurança para que o seu empreendimento ande na linha perante o governo.

Como a CNAE é estruturada?

Agora que você já sabe o que é a CNAE e para que ela serve, certamente deve estar se perguntando como ela é definida. Bom, vamos lá!

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) possui uma estrutura hierárquica de cinco níveis que são constituídos por 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 673 classes e 1.301 subclasses.

Como é definida a classificação de empresa na CNAE?

Realizar a classificação do seu empreendimento na CNAE é um processo bem simples, basta acessar a rede e procurar pelo site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lá você irá encontrar todas as possibilidades disponíveis para a sua atividade econômica.

Para chegar ao código completo da CNAE deve-se seguir os cinco níveis sequencialmente conforme abaixo:

  • Seção – Primeiro digito;
  • Divisão- Segundo digito;
  • Grupo – Terceiro digito;
  • Classe – Quarto digito com mais um digito verificador;
  • Subclasse – Os dois dígitos depois do digito verificador.

CNAE comércio varejista: É possível registrar mais de uma atividade econômica em uma empresa?

Sim, é perfeitamente possível registrar mais de uma atividade econômica em uma determinada empresa. Isto é, desde que seja uma atividade exercida pela mesma.

No caso de registrar outras atividades econômicas é necessário que a atividade principal corresponda a CNAE primária, ou seja, a atividade que representa o maior lucro do empreendimento, e as demais deverão ser registradas como CNAEs secundárias.

Ressaltamos que mesmo que hajam diversos serviços prestados pela empresa é necessário respeitar o limite máximo de 99 CNAEs secundárias e também que o serviço principal não pode ser registrado como secundário e vice-versa. Caso haja necessidade de realizar alguma mudança todas as CNAEs (novas e antigas) deverão ser informadas novamente de forma detalhada.

Qual é a CNAE comercio varejista?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas correspondente a CNAE comercio varejista de bebidas/CNAE comercio varejista de alimentos é a 4712-1/00 – Comércio varejista e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns

Veja abaixo como a CNAE comercio varejista é definida:

  • Seção: G – Comércio; Reparação de veículos automotores e motocicletas
  • Divisão: 47 – Comércio varejista
  • Grupo: 47.1 – Comércio varejista não-especializado
  • Classe: 47.12-1 – Comércio varejista e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns
  • Subclasse: 4712-1/00 – Comércio varejista e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns

Nota de esclarecimento CNAE comercio varejista:

A subclasse 4712-1/00 abrange:

  • Aos serviços de estabelecimentos comerciais sem e com auto-atendimento, com venda dominante de mercadorias alimentícias variadas em mercearias, armazéns, empórios, minimercados, secos e molhados, com área de venda menor que 300 metros quadrados;

A subclasse em questão não abrange:

  • As atividades de lojas de conveniência e estabelecimentos comerciais com venda dominante de mercadorias alimentícias industrializadas além das demais mercadorias alimentícias;
  • As lojas de delicatessen (comércio de guloseimas alimentícias) com venda de mercadorias variadas;

Entendeu como abrir sua empresa? Hora de agir para trabalhar fazendo o que gosta!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto de CNAE comércio varejista, é hora de emitir seu CNPJ e passar a atuar de forma legal! Uma forma de acabar com toda a burocracia é optar por contratar um time de contabilidade. Com isso, você ainda consegue cuidar de assuntos que estão relacionados à abertura de sua empresa. Ao mesmo tempo, o contador vai resolver todas as pendências em relação à legalização de seu restaurante.

Mas você deve estar pensando como conseguir um time de contabilidade que entende disso. Bem, você está no lugar certo! Logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento, iremos realizar o cadastro de sua demanda em nosso painel interno. Basta espera que até 4 contadores entrem em contato por meio de uma proposta comercial personalizada. Isso sem pagar nada!

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual escritório de contabilidade que irá cuidar de suas demandas. Importante dizer que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo entre contador e empreendedor. Mas no caso de qualquer problema, iremos agir para que sua demanda seja executada. Então o que ainda falta para abrir sua empresa? Contate-nos agora mesmo!

E diga nos comentários: você sabia o significado de CNAE antes de ler este texto?

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat