CNAE MEI: saiba tudo a respeito deste assunto | 4 Mãos

Empreendedores

CNAE MEI: saiba tudo a respeito deste assunto

4maos

|

27/07/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

CONTABILIDADE PARA CONSTRUÇÃO
4 min de leitura

Atualmente muitas pessoas estão buscando meios de abrir o seu próprio negócio e a crise econômica tem sido um ótimo pontapé inicial para isso, uma vez que as pessoas têm procurado meios alternativos para driblar o desemprego.

Se você está nesse meios e quer entender mais sobre o que é um CNAE MEI, então este artigo é para você!

Entenda quem pode se tornar um MEI, quais as atividades permitidas e outros detalhes além do faturamento necessário. Boa leitura!

O que é MEI?

A sigla MEI tem como significado Microempreendedor Individual, ou seja, a sigla representa um profissional autônomo e/ou que possui um pequeno negócio.

Basicamente um MEI é um modelo mais simples de empresa para pessoas que trabalham por conta própria exercendo atividades não regulamentadas por entidades de classe como por exemplo: jornalista, cabeleireiro, pintor, vendedor de roupas, proprietário de minimercado e entre outros.

O registro MEI tinha/tem como foco, quando foi pelo Governo Federal em meados de 2008, com a Lei n°128, enquadrar o microempreendedor que exercia suas atividades de modo informal sem nenhum tipo de segurança jurídica ou algum amparo legal.

O que é necessário para ser MEI?

Assim como em qualquer outra categoria é necessário que o empreendedor preencha alguns requisitos para se tornar um MEI. Veja abaixo:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Possuir documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor ou recibo da última declaração do imposto de renda;
  • Ter um faturamento mensal de R$ 6.750,00 ou R$ 81.000,00 anuais;
  • Não ter nenhuma participação em outra companhia como administrador, sócio ou titular de empresa;
  • Ter apenas um funcionário que tenha como salário 1 (um) salário-mínimo ou o piso salarial referente a categoria profissional;
  • A atividade econômica exercida deve estar entre as autorizadas para MEI, por tanto deve-se fazer uma pesquisa para saber se o serviço esta permitido, (como por exemplo médico pode ser MEI?) ;
  • Exercer no máximo 16 atividades distintas (MEI CNAE) vinculadas ao seu CNPJ, sendo uma a atividade principal e as demais como secundárias.

O que é CNAE?

A CNAE é basicamente um código formado por sete números que juntos desempenham a função de identificar uma determinada atividade econômica.

Além da sua principal função a CNAE MEI também tem o papel de facilitar a fiscalização do governo garantindo que a sua empresa não desembolse valores a mais com pagamentos de impostos indevidos.

Quais são os CNAE para MEI?

Agora que você entendeu o que é a CNAE certamente deve estar se perguntando como saber se a sua atividade econômica corresponde a uma CNAE para MEI.

Para saber qual o CNAE MEI que se encaixa em sua atividade empresarial basta acessar o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e realizar uma pesquisa através do sistema de busca. Lá o usuário poderá encontrar o CNAE MEI a partir da descrição da atividade econômica, com os códigos das classes e/ou subclasses ou até mesmo a partir de uma palavra-chave.

Como descobrir o CNAE de um MEI?      

O procedimento para descobrir qual o CNAE de um MEI é bem simples. Basta acessar a internet e buscar pelo site da Receita Federal, após isso, preencha o CNPJ, os dígitos de segurança e clique em “consultar”. Depois de seguir esses passos irão aparecer todos os dados da microempresa individual consultada, inclusive a CNAE MEI.

É possível alterar uma CNAE MEI?

Sim, é possível realizar a alteração de uma CNAE caso você resolva trocar de atividade econômica ou até mesmo iniciar uma nova que não esteja enquadrada no seu CNAE atual.

O processo de como alterar CNAE MEI é bem simples, basta acessar o site do governo e realizar a alteração desejada. Após isso, imprima o novo certificado atualizado de condição do MEI.

Entendeu como abrir sua empresa? Hora de agir para trabalhar fazendo o que gosta!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto de CNAE MEI, é hora de emitir seu CNPJ e passar a atuar de forma legal! Uma forma de acabar com toda a burocracia é optar por contratar um time de contabilidade. Com isso, você ainda consegue cuidar de assuntos que estão relacionados à abertura de sua empresa. Ao mesmo tempo, o contador vai resolver todas as pendências em relação à legalização de seu restaurante.

Mas você deve estar pensando como conseguir um time de contabilidade que entende disso. Bem, você está no lugar certo! Logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento, iremos realizar o cadastro de sua demanda em nosso painel interno. Basta espera que até 4 contadores entrem em contato por meio de uma proposta comercial personalizada. Isso sem pagar nada!

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual escritório de contabilidade que irá cuidar de suas demandas. Importante dizer que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo entre contador e empreendedor. Mas no caso de qualquer problema, iremos agir para que sua demanda seja executada. Então o que ainda falta para que você possa sua empresa? Contate-nos agora mesmo!

E diga nos comentários: você sabia o significado de CNAE antes de ler este texto?

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat