Empreendedores

CNAE Simples Nacional: entenda tudo sobre este assunto!

4maos

|

19/04/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

7 min de leitura

Sendo um dos regimes tributários que são mais optados pelas pessoas que estão abrindo empresas, é importante se atentar se seu tipo de empresa está dentro da lista de CNAE Simples Nacional. Isso porque apesar da lista de empresas que podem optar por isso ser longa, ainda existem aqueles que não podem.

E saiba que de fato, é necessário se atentar a isso para que o planejamento não seja desenvolvido de forma errada. Então para que você entenda tudo sobre o assunto, vamos falar tudo o que precisa compreender sobre o assunto de CNAE Simples Nacional.

Tenha uma boa leitura!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-768x395.png

CNAE Simples Nacional: mas o que é CNAE?

Sendo a sigla para Classificação Nacional Econômica, este é a identificação criada pela Receita Federal para que a tributação e cobrança de demais valores fosse feita de forma simplificada. Com isso, saiba que toda empresa legalizada deve ter um CNAE para chamar de seu.

Como é uma identificação, foi realizado um agrupamento de empresas de um mesmo nicho. Em seguida, o órgão responsável por fiscalizar e definir as cobranças fez isso para que uma empresa soubesse quando deve pagar por mês em relação aos impostos.

A criação dessa identificação ajudou em diversos pontos. Isso porque não é mais necessário analisar cada caso de forma individual quando uma empresa está sendo aberta. Se uma ideia de negócio se encaixa em um CNAE, então fica fácil entrar no mundo dos empreendimentos já sabendo dos gastos que haverão com o passar do tempo.

E como dissemos anteriormente, toda empresa tem um CNAE. Por mais que você seja MEI e sim, esta empresa tenha o menor porte possível, ela precisa ter um CNAE. É essencial saber qual será a identificação numérica de sua empresa para não ter erros na hora de desenvolver o planejamento.

E como pode imaginar, pode ser necessário pagar alguns tributos devido a ter uma empresa. Um dos regimes tributários mais aderidos e preferidos por quem tem empresa é o Simples Nacional. Aproveitando o assunto, você sabe o que é CNAE Simples Nacional?

Simples Nacional: a unificação de diversos tributos em uma só guia

Antigamente, era muito comum que quando abriam empresa, as empresas pagassem diversas taxas e tributos em boletos diferentes. E entenda que isso era bastante burocrático. Mas em dezembro de 2006, tudo isso foi deixado de lado e o Simples Nacional foi criado para simplificar o processo.

Então, ao invés de cada empresário pagar uma taxa para cada imposto, quem tem empresa paga apenas uma guia que realizou essa unificação. Isso vale tanto para quem está procurando sobre CNAE Simples Nacional MEI ou empresa de outro porte. E estes são os impostos que uma mesma guia unifica:

  • IRPJ;
  • CSLL;
  • PIS/Pasep;
  • Cofins;
  • IPI;
  • ICMS;
  • ISS;
  • Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP).

Importante dizer que Simples Nacional boleto em atraso pode trazer diversos problemas para seu CNPJ, então cuidado para não entrar em dívidas assim que abrir a empresa.

O que é CNAE Simples Nacional MEI?

Criado em 2008, a MEI (Microempresa Individual) é o tipo de empresa focada em formalizar profissões e empresas que no momento, não possuem um órgão para realizar a fiscalização. O mesmo vale para a regularização. Então, este tipo de empresa é mais focado em pequenas empresas e até mesmo, para profissionais autônomas que não necessariamente, necessitam de uma formação superior.

E quem opta por abrir uma MEI, está automaticamente enquadrado no SIMEI. Basicamente, é o Simples Nacional para MEI. É claro que falando sobre a permissão, você precisa necessariamente saber se o seu tipo de empresa está dentro do CNAE Simples Nacional anexo.

Essas pessoas precisam pagar um valor referente aos tributos, mas fique tranquilo que o preço não passa de R$ 61,00. Veja a tabela abaixo:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é valores-mei-1004x1024.png

Como percebeu, o preço em relação aos impostos variará de acordo com o tipo de empresa. Mas como dissemos, não deixe de pagar isso. Além de trazer problemas para seu nome, sua empresa ainda pode ficar impedida de funcionar.

CNAE Simples Nacional anexo: o que é isso?

Basicamente, todos os CNAE (que é uma identificação numérica), estão localizados em um anexo. No total, temos cinco anexos com todos os tipos de empresa. Então importante ressaltar que você deve conferir neste lista, em qual CNAE consta seu anexo. Em seguida, é hora de saber se pode ou não, optar pelo Simples Nacional. Importante dizer que existem profissionais que podem lhe ajudar por meio da CNAE Consultoria, oferecendo todo o suporte para abrir empresa.

Como saber CNAE simples nacional Receita Federal

Entender qual seu CNAE quando estiver abrindo a empresa se faz mais do essencial. Isso porque além de saber todos os possíveis gastos, ainda pode conferir se pode ser MEI ou não. Então saiba que além de um contador se fazer mais do que essencial, você ainda pode realizar uma consulta no portal do IBGE.

Dessa forma, basta selecionar o ramo de empresa que está pensando em abrir empresa e pronto, já sabe qual o CNAE Simples Nacional. Ainda importante ressaltar que você vai usar isso para tudo, então no caso de qualquer problema, seu CNAE será solicitado.

Qual o CNAE construção civil

Para quem está pensando em abrir uma empresa de construção civil, o CNAE é 4120-4/00. Isso focado para para empresas de Construção de edifícios. Importante dizer que estas pessoas em específico não podem ser MEI, uma vez que esta profissão exige uma formação especial.

O outro motivo é que estas pessoas precisam se associar ao Conselho Nacional de Engenharia e este mesmo órgão faz a fiscalização e regularização desta profissão. Então de fato, estas pessoas até podem vir a optar pelo Simples Nacional, mas não podem ter um MEI. Atente-se a isso.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-3-768x269.png

Quais CNAE pode ser Simples Nacional?

Existe uma infinidades de CNAEs que podem optar pelo Simples Nacional, mas entenda que você pode fazer uma breve consulta por meio do site do IBGE. Quando estiver abrindo empresa, aproveite para saber se a MEI é uma possibilidade para abrir empresa. Caso seja, o CNAE Simples Nacional então está confirmado.
Como saber se o CNAE se enquadra no Simples Nacional?

Existem muitas formas de saber como saber se você pode optar pelo CNAE Simples Nacional. A maior regra é que se uma empresa pode ser MEI, então será Simples Nacional. Todas os empreendimentos deste porte são automaticamente enquadrados no SIMEI (Simples Nacional para MEI).

Outra forma de saber mais sobre CNAE Simples Nacional é pelo próprio site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É possível realizar uma pesquisa online e gratuita. Dessa forma fica fácil qual será a identificação de sua empresa quando estiver começando a entrar no mundo dos empreendimentos.

Como saber qual o anexo do Simples Nacional?

Os anexos do Simples Nacional são as separações dos grupos das empresas para que a catalogação fique mais fácil. Cada empreendimento está enquadrado em um anexo e no total, existem 5 anexos. Um ponto importante é que você pode saber disso tanto com o auxílio de um contador quanto pela internet. Isso feito pelo site do IBGE.

Quais as atividades que pertencem ao anexo V do Simples Nacional?

No geral o Anexo V não possui muitas atividades empresariais cadastradas. Mas de fato, estes são os principais:

  • Reprodução de software em qualquer suporte
  • Serviços de prótese dentária
  • Serviço de laboratório óptico

Uma forma de saber se seu CNPJ será CNAE Simples Nacional é realizar o contato com um escritório de contabilidade que entende tudo sobre o processo de abertura de empresa. Além disso, em pouco tempo, você consegue entender quais os CNAEs fazem parte do anexo V do Simples Nacional.

Abaixo, reunimos todos os CNAEs para que você possa saber se pode ou não optar pelo Simples Nacional.Shortcode

Entendeu tudo sobre o processo de CNAE Simples Nacional? Contate a 4 Mãos para conseguir seu escritório de contabilidade!

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos empresariais!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade!

Então não perca tempo e cadastre-se para receber orçamentos de um escritório de contabilidade em SP ou qualquer outra cidade/estado do Brasil.

E se gostou do conteúdo sobre escritório de contabilidade? Acompanhe nossos próximos posts no blog!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-2-768x112.png

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM CONTADOR PARCEIRO?

Torne-se um parceiro 4 Mãos e tenha acesso a empreendedores que estão abrindo empresa ou trocando de contador, além de diversas soluções de marketing contábil no modelo de economia compartilhada.

Cadastrar meu escritório agora

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.