Simples nacional boleto em atraso: saiba o que fazer neste caso | 4 Mãos

Empreendedores

Simples nacional boleto em atraso: saiba o que fazer neste caso

Natalia Mantovani

|

26/04/2021

|

10 min de leitura

|

Voltar

Simples nacional boleto em atraso
10 min de leitura

No longo prazo, o Simples Nacional boleto em atraso pode causar dor de cabeça para a empresa, mas é uma situação de fácil solução. 

Isso acontece quando você atrasa o pagamento do DAS e a Receita Federal deixa de cumprir o DAS, e você pode estar sujeito a multas, juros e até multas excluídas pelo Simples Nacional. 

Para evitar esses problemas, basta pagar os impostos o mais rápido possível e dar prioridade às obrigações para com o governo. 

A seguir, seguiremos algumas etapas para explicar em detalhes como normalizar o Simples Nacional boleto em atraso. 

Siga as instruções e mantenha-se informado sobre as autoridades fiscais. 

O que é o Simples Nacional? 

A Receita Federal (Simples Nacional) é um sistema tributário que reúne os principais tributos e taxas existentes no país, a maioria composta pela Receita Federal, ICMS (nos Estados Unidos e Distrito Federal) e ISS (nos Estados Unidos Administração da Receita Federal dos Estados) (Âmbito municipal). A lei é regida pela “Lei Complementar” (LC) 123/2006 e está em vigor desde 2007. Dessa forma, saiba que você deve pagar Simples Nacional em todos os meses. 

Desde o seu lançamento até hoje, ele passou por algumas mudanças importantes. O mais importante é o escopo das atividades permitidas por este sistema e a expansão do escopo das atividades. 

Quais são os benefícios do método simples do país? 

Uma de suas principais vantagens é a relativa simplificação dos cálculos numéricos. Este cálculo é baseado na receita total da empresa (liquidação) nos últimos 12 meses. Outra vantagem é que pode ser recolhido através de um único “guia”, nomeadamente o DAS-Documento de Arrecadação Nacional Simples. 

Por meio desse sistema, muitas outras obrigações auxiliares também são eliminadas. Um deles provém do SPED-Sistema Público de Escrituração Digital, e quem optar por este sistema não terá de arcar com quaisquer obrigações. 

Embora se trate de um sistema tributário que promove a arrecadação de tributos, antes de escolher essa opção, é necessário avaliar a sua alíquota com base na atividade, na abrangência do imposto e no anexo em que está inserido. 

Recomenda-se que se as faixas fiscais do Simples e outra opção forem muito próximas, ou mesmo se o Simples for um valor um pouco superior, ainda valha a pena optar pelo Simples pela comodidade do sistema. 

Afinal, o que restar nessa diferença acaba desaparecendo, podendo-se esquecer um dos boletos de outro sistema, o que pode resultar em multa maior do que a diferença. Então pagar Simples Nacional é uma forma simplificada de ficar em dia com o Governo Federal. 

O que significa o Simples Nacional boleto em atraso? 

O Simples Nacional boleto em atraso significa pendências no pagamento do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada). 

Esse documento unifica os principais tributos pagos pelos micros e pequenos empresários que optam pelo Simples Nacional e simplifica a execução de suas obrigações pela Receita Federal. 

Portanto, toda empresa que pertence ao sistema tributário precisa publicar formulários de arrecadação de DAS e pagar impostos todos os meses, não deixando o Simples Nacional em atraso. 

O DAS normalmente expira no dia 20, ou no próximo dia útil no caso de finais de semana e feriados. 

Se você esquecer ou deixar de pagar a passagem, o pagamento ficará pendente no sistema governamental. 

Como tirar 2 via do boleto do Simples Nacional? 

É preciso acessar o site para tirar 2 via simples nacional atrasado e escolher a opção PGDAS do lado direito, acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso, assim você conseguirá emitir a fatura. 

Como pagar Simples Nacional atrasado? 

Depois de pegar a 2 via fatura atrasada simples nacional, acesse o site e clique na opção PGDAS-D e DEFIS, no lado direito da tela, depois acesse o sistema com um certificado digital ou então gere um código de acesso neste link, para isso basta inserir o CNPJ da empresa, CPF e os caracteres de segurança. 

Quais as consequências do término do Simples Nacional? 

O Simples Nacional boleto em atraso fará com que a empresa fique em dívida com a Receita Federal até que o pagamento seja normal. 

Ao mesmo tempo, os empresários não podem realizar nenhum procedimento envolvendo agentes e podem ter dificuldade em ganhar credibilidade no mercado. 

Além disso, o Simples Nacional boleto em atraso implicará em multas e juros proporcionais ao período de inadimplência. 

Em última análise, se a dívida estiver vencida há muito tempo, o IRS pode aprovar a Lei de Declaração Administrativa (ADE) para excluir a empresa do sistema pelo Simples Nacional boleto em atraso. 

Caso a empresa chegue a esse ponto e receba o auto de exclusão, deverá apresentar defesa em até 30 dias e quitar a dívida no mesmo prazo. 

Para os MEI (Microempreendedores Individuais), a demora dos dois DAS fez com que o INSS perdesse os benefícios da previdência social e os riscos de não cumprimento do Simples Nacional são os mesmos. 

Portanto, o pagamento pontual do DAS deve ser uma prioridade dos empresários, para evitar o acúmulo de dívidas e multas que prejudicariam o orçamento e até mesmo a normalidade da empresa. 

O Simples Nacional boleto em atraso deve ser considerados evasão fiscal? 

Não, o Simples Nacional boleto em atraso é considerado apenas uma infração administrativa, e não uma sonegação fiscal. 

Portanto, o empresário que com Simples Nacional boleto em atraso será considerado quebra de contrato, mas não constituirá crime contra a ordem fiscal. 

De acordo com a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, são crimes relacionados à tributação: 

  • Informações ausentes ou declarações falsas às autoridades agrícolas 
  • Realizar fiscalizações fiscais fraudulentas em documentos ou livros de contas exigidos pela legislação tributária, inserir elementos incorretos ou omitir operações de qualquer natureza 
  • Falsificar ou alterar faturas, faturas, cópias, pedidos de venda ou quaisquer outros documentos relacionados a transações tributáveis 
  • Prepare, distribua, forneça, publique ou use documentos que você sabe ou deveria saber que são falsos ou imprecisos 
  • Quando aplicada, recuse-se a fornecer ou recuse-se a fornecer faturas efetivamente executadas ou documentos equivalentes relacionados à venda de bens ou serviços, ou fornecer em violação da lei. 

Emita uma cópia do boleto 

Após efetuar o login no Simples Nacional, basta clicar em “Publicar o DAS Simples Nacional / Atualizar pela 2ª vez pelo Boleto” 

Verifique o valor do ingresso 

O próprio sistema do Simples Nacional recalculará o valor do boleto DAS e considerará as multas e os juros decorrentes do atraso. 

A penalidade após o pagamento é de 2% ao mês calendário ou parte do imposto informado no documento, com limite de 20%. 

Como gerar boleto MEI atrasado?  

Se você for MEI, conseguir uma 2ª via do simples nacional em atraso ficará mais fácil. Basta entrar no programa gerador de DAS do microempreendedor individual, clicar em “Guia de pagamento DAS emitido” e selecionar o ano atual para prosseguir em como imprimir Simples Nacional boleto em atraso. 

Aqui, você pode selecionar o mês a ser pago e, em seguida, selecionar a nova data de vencimento para permitir que o sistema calcule automaticamente os juros e a multa. 

Em seguida, basta clicar em “Emitir DAS” e a fatura vencida costuma ser paga no prazo estipulado. 

Posso parcelar o Simples Nacional boleto em atraso? 

Se o valor final do Simples Nacional boleto em atraso for muito pesado para o seu bolso, você pode parcelar o débito na Receita Federal. 

Existem duas maneiras de se inscrever para um contrato: 

Pelo Portal do Simples Nacional, com certificado digital ou código de acesso na opção “Parcelamento” 

Pelo Portal e-CAC da RFB, no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”, com certificado digital ou código de acesso gerado no e-CAC. 

Dessa forma, você pode parcelar as dívidas em até 60 vezes e parcelas mínimas de R$ 300,00 

Como se manter dentro dos prazos? 

Agora que você já entendeu mais sobre o Simples Nacional boleto em atraso, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas e se manter seguro perante a lei. 

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá: 

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir; 
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio; 
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário; 
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer; 
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente na qualidade do seu serviço; 
  • e muito mais! 

Encontrando o melhor escritório contábil 

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de Simples Nacional boleto em atraso e ser um empreendedor, primeiramente será necessária uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa: 

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado; 
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado; 
  • Meio termo entre os dois acima previsto no seu projeto. 

E ainda suas preferências: 

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais cada processo; 
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você; 
  • Prefere baixo custo? 
  • No seu cenário, prefere o custo-benefício? 
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor? 

Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais cada processo; Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras; Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você; prefere baixo custo? No seu cenário, prefere o custo-benefício? Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor? 

Mas se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA? E assim dar andamento aos seus processos legais para emitir notas fiscais e outros documentos! 

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você! 

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC 

A Plataforma 4 Mãos te conectam com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles. 

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades! 

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador. 

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade! 

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe! 

E se gostou do conteúdo sobre Simples Nacional boleto em atraso, continue acompanhando nossos próximos posts e deixe um comentário para nós! 

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat