CNPJ igreja: saiba como abrir | 4 Mãos

Empreendedores

CNPJ igreja: saiba como abrir

Victor Pacheco

|

17/09/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

4 min de leitura

Muitas pessoas imaginam que não precisam de CNPJ igreja ao passar a receber pessoas para realizar cultos, entretanto este documento é uma obrigatoriedade que não deve ser deixada de lado.

E você pode não saber, mas estas instituições fazem parte do Terceiro setor. Então, na hora de abrir CNPJ igreja, você não deve esquecer disso. Mas se não sabe por onde começar, iremos explicar todas as informações que você precisa entender para não passar por problemas na hora de abrir sua igreja. Boa leitura!

Abrir um CNPJ igreja: antes de tudo, o que é terceiro setor?

Caracterizam-se como empresas do terceiro setor todos os empreendimentos que não são, nem do setor privado ou do setor público. É por este motivo que ONGs (Organizações Não-Governamentais) e igrejas precisam se autonomear como empresas do terceiro setor.

E podemos dizer que hoje em dia existem muitos escritórios de contabilidade do terceiro setor, estes focados apenas em atender associações e demais companhias que não são do setor privado ou governamental.

Você pode não saber ou até mesmo acreditar que pode não precisar de uma contabilidade do terceiro setor, mas apenas com a ajuda destes profissionais vai ser possível se dedicar integralmente a fazer o bem. Entenda isso como uma forma de ter mais tempo para sua igreja.

Quero abrir um CNPJ igreja: o que fazer para dar andamento neste processo?  

Antes de dar entrada na abertura de empresa, é importante elaborar uma diretoria de sua igreja. Isso porque, sem essa escolha ser feita, você não irá conseguir abrir um CNPJ igreja. Estes são os cargos que precisam ser definidos na diretoria

  • Presidente;
  • Vice-Presidente;
  • Secretário;
  • Tesoureiro.

Se achar que mais pessoas precisarão trabalhar na igreja, ainda existe a possibilidade de contar com suplentes, estes que podem ser Segundo-Secretário e Segundo-Tesoureiro, por exemplo.

Portanto, entenda que uma igreja precisa contar com um presidente, um secretário e um tesoureiro. Com isso decidido, o secretário e tesoureiro até podem fazer o papel de vice-presidente, mas saiba que a definição destes cargos será essencial para realizar a emissão do CNPJ igreja.

Diretoria definida? Hora de dar andamento no processo de como abrir CNPJ igreja

Agora que você possui os nomes para a diretoria de sua igreja, pode começar a reunir as informações dessas pessoas para dar entrada no CNJP igreja. Entretanto, saiba que também será necessário criar um estatuto para a instituição que você está pensando em abrir.

Existem muitos modelos de estatutos para igreja na internet, mas não recomendamos que faça isso devido a cada instituição possui especificidades únicas. Na hora de elaborar o estatuto de sua igreja, isso não pode ser deixado de lado:

  • Denominação, os fins, a sede e o tempo de duração da Igreja;
  • O modo de administração e representação, de forma ativa e passiva, judicial e extrajudicial;
  • Se o ato constitutivo da Igreja pode ser alterado, no tocante à administração, e de que modo;
  • Se os membros da Igreja respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais;
  • As condições de extinção da Igreja e o destino do seu patrimônio, caso ocorra.

Caso esteja com dificuldades para elaborar o estatuto social de sua igreja, entre em contato com um escritório de contabilidade. Estes profissionais podem lhe ajudar não apenas com esta tarefa, mas sim com todas as etapas do processo de como abrir um CNPJ igreja.

Com o estatuto elaborado, não deixe de registrar isso em um cartório, assim como solicitar uma ata de fundação. Estes dois documentos, além das informações das pessoas que fazem parte da diretoria e do estatuto, são necessários para que você consiga abrir um CNPJ igreja.

Entrega dos documentos para a Receita federal como parte do processo de como abrir um CNPJ igreja

Agora que você possui todos os documentos reunidos para que sua igreja seja aberta como manda a lei, é hora de comparecer até uma unidade da Receita Federal para que o processo de como abrir um CNPJ igreja seja então concluído.

Além do estatuto e ata de fundação, também é necessário entregar informações sobre as pessoas que fazem parte da diretoria. São elas:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência (cópia).

Logo depois de realizar a entrega de tudo o que é solicitado e realizar o pagamento das devidas taxas, basta esperar que o documento seja emitido. Se tudo estiver certo e nenhuma correção for necessária, você consegue um CNPJ para igreja em cerca de dois meses.

Isso porque é necessário realizar a escolha da diretoria, elaborar um estatuto e esperar que o registro no cartório seja feito. Portanto, na hora de pensar em abrir uma igreja, tenha isso em mente para não passar a receber as pessoas sem a devida autorização.

Quer receber ajuda no processo de como abrir CNPJ igreja? Entre em contato com um escritório de contabilidade agora mesmo!

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de como abrir uma empresa como esta, saiba que a burocracia pode ser deixada de lado ao optar por um profissional de contabilidade. Enquanto o time de contabilidade trabalha, você de pode se dedicar ao que realmente importa.

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Além disso, entenda que a parceria entre contador e empreendedor pode continuar mesmo depois da empresa ser aberta. Isso porque existem demandas que um contador pode cuidar para que seu sucesso seja o maior possível.

Contate um especialista agora mesmo!

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

3 respostas para “CNPJ igreja: saiba como abrir”

  1. João disse:

    Que maravilha, ótimo artigo, gosto bastante deste site , sempre passopor aqui…

  2. Domingos da C dos Santos disse:

    boa noite já tenho toda documentação, estatuto, diretoria só falta cnpj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat