Como abrir empresa como instituto educacional: entenda este processo

Empreendedores

Como abrir empresa como instituto educacional: entenda este processo

Victor Pacheco

|

02/10/2020

|

5 min de leitura

|

Voltar

Pessoa que concluiu o processo de como abrir empresa como instituto educacional
5 min de leitura

Na hora de tirar aquela ideia do papel, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o processo de como abrir empresa como instituto educacional. E apesar deste modelo de negócio ser um como qualquer outro, saiba que existem ações específicas que você deve realizar.

Além da escolha de um bom regime tributário para seu empreendimento, também é importante se atentar aos registros perante aos órgãos do segmento. Com isso em mente, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o processo de como abrir empresa como instituto educacional. Ao finalizar a leitura, tudo o que você precisa fazer é passar a agir para que seu empreendimento seja aberto. Boa leitura!

Como abrir empresa como instituto educacional: planejamento é importante!

Antes de começar a trabalhar no processo de como abrir empresa como instituto educacional, é importante que você se planeje para que nada de errado venha a acontecer.

Nesta etapa, comece a fazer uma pesquisa sobre o mercado de educação na área que você está prestes a atuar, assim como estude todas as regras para executar o processo de como abrir empresa como instituto educacional.

Lembre-se que nosso país está passando por uma pandemia, então atente-se às orientações dos órgãos de saúde para seu negócio não ser o centro de um problema.

Neste momento de como abrir empresa como instituto educacional, também é importante definir os sócios, valor de investimento inicial e demais ações que irão colaborar que seu negócio seja aberto. Funcionários para trabalhar em seu negócio começam a ser recrutados neste momento.

Na hora de escolher um local para abrir seu instituto educacional, é importante saber se este pode realmente receber pessoas e os moradores em torno não virão a ter problemas. É feita então, uma análise de viabilidade para saber se você pode abrir um instituto educacional em um determinado local.

Com isso feito, é hora de finalmente dar início ao processo de como abrir empresa como instituto educacional.

Como abrir empresa como instituto educacional: resolução de assuntos legais

Deste assunto, não tem como fugir: você vai precisar saber o mínimo para conseguir executar o processo de como abrir empresa como instituto educacional. Este tipo de negócio é enquadrado como prestadores de serviço, então existem três opções de enquadramento legal:

  1. Empresário Individual;
  2. Sociedade Limitada;
  3. Eireli.

Essa escolha também irá fazer com que o enquadramento ou regime tributário de sua empresa também seja escolhido, assim como o tipo de empresa educacional. Pessoas que executam o processo de como abrir empresa como instituto educacional possuem três opções: instituição de Ensino Infantil, Cursos Livres ou Ensino Superior.

Em seguida, também é importante escolher a forma jurídica de sua instituição educacional, esta que irá implicar nos impostos que você irá pagar mensalmente. Sobre este assunto, duas são as opções:

  • Sociedade civil;
  • Firma Individual.

Uma sociedade civil é indicada para pessoas que querem abrir um negócio focado em prestação de serviços, mas esta precisa ter no mínimo dois sócios.

O contrato social precisa ter o visto de um advogado, assim como este documento precisa ser registrado no Cartório de registro Civil de Pessoas Jurídicas. Também é importante realizar o pagamento da taxa de registro proporcional ao capital da empresa. Por fim, os processos padrões para abertura de empresa também são necessários: emissão de CNPJ, alvarás e licenças pertinentes.

Falando sobre uma firma individual, você precisa realizar o Registro da Declaração de firma individual na Junta Comercial, assim como emitir CNPJ, alvarás e licenças pertinentes. Aqui, como o próprio nome diz, apenas uma pessoa será o titular da empresa.

Não deixe de realizar os registros nos órgãos de educação

Sendo uma ação única para quem deseja saber como abrir empresa como instituto educacional, é importante se adequar às regras dos órgãos de educação da cidade que você está pensando em abrir um negócio. Para não ocorrer problemas, separe um dia para resolver assuntos nestes dois locais:

  • Secretaria da Educação;
  • Delegacia de Ensino.

Ao realizar isso, basta esperar que seu CNPJ seja emitido e logo depois você já pode receber alunos em sua escola, agora que esta é legalizada e autorizada a trabalhar. Você pode achar que existem muitas etapas para concluir o processo de como abrir empresa como instituto educacional, mas saiba que diversas pendências podem ser resolvidas ao mesmo tempo e em no máximo 25 dias, já é possível abrir as portas de seu empreendimento.

Quer ajuda para tirar sua ideia do papel? Opte pelos escritórios de contabilidade parceiros da Plataforma 4 Mãos!

Agora que você entendeu mais sobre o processo de como abrir empresa como instituto educacional, mas não quer cuidar de toda burocracia que isso pode trazer, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um escritório de contabilidade. Lembrando que essa parceria pode continuar mesmo depois da escola ser aberta.

Não sabe como encontrar um escritório de contabilidade para lhe ajudar nisso? Entre agora mesmo em contato com a Plataforma 4 Mãos, onde logo depois de entendermos mais sobre sua demanda, iremos cadastrá-la em nossa plataforma.

Em seguida, basta esperar que até 4 escritórios de contabilidade respondam à sua solicitação por meio de uma proposta comercial. Sem pagar nada por isso!

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual o melhor escritório e fechar o negócio para que o processo de como abrir empresa. E pronto, você vai conseguir abrir seu empreendimento com o apoio de um profissional que entende do assunto.

Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, intervém para que o serviço seja executado. Quer saber como funciona? Entre em contato agora mesmo e não perca tempo.

Gostou das dicas sobre como abrir empresa como instituto educacional? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, te convidamos a acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem lhe ajudar em seu dia a dia.

E diga nos comentários: qual tipo de instituto educacional você pensa em abrir?

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

2 respostas para “Como abrir empresa como instituto educacional: entenda este processo”

  1. Ramiro disse:

    Acessei este link por uma chamada com uma promessa de criação de CNPJ sem custo, e me interesso por abrir um instituto educacional através de firma individual para ministrar cursos livres. Li vossa matéria sobre como abrir um instituto educacional e estou interessado em seguir adiante, por isso preenchi vosso cadastro e aguardo contato no meu número/whatsapp 11-9-4015-3232. Grato. Ramiro Cruz Jr.

  2. WALTER EUSTÁQUIO DE OLIVEIRA disse:

    MUITO BOM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat