Como abrir uma empresa de engenharia? Veja estas dicas! | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir uma empresa de engenharia? Veja estas dicas!

Natalia Mantovani

|

21/09/2020

|

12 min de leitura

|

Voltar

Especialista em engenharia procurando como abrir uma empresa de engenharia
12 min de leitura

Quer saber como abrir uma empresa de engenharia? Este setor possui diversos ramos de atividade que, juntos, impulsionam o desenvolvimento de nossa sociedade. Como resultado, muitos profissionais da área hoje estão ansiosos para assumir seus negócios e se tornarem seus próprios chefes. Mas então, como abrir um empreendimento de engenharia que seja capaz de gerar bons frutos?

Esse processo envolve lidar com questões burocráticas e formular estratégias de negócios sobre como abrir uma negócio de engenharia.

Como todos os campos profissionais hoje, a competição é feroz e os empreendedores devem considerar estrategicamente como posicionar seus negócios.

Vamos apresentar aqui, que cada campo da engenharia requer alguns detalhes adicionais, mas com base nas informações seguintes, você saberá como abrir um empreendimento de engenharia.

Contudo, após a leitura do artigo sobre como abrir um negócio de engenharia, o processo ficará mais claro e prático, mas recomendamos que você busque orientação do departamento de contabilidade para cumprir todas as funções burocráticas. Um advogado também pode ser necessário para resolver os detalhes do contrato no processo de como abrir um empreendimento empresa de engenharia.

Continue lendo e conheça os principais métodos sobre como abrir um negócio de engenharia.

Como abrir uma empresa de engenharia passo a passo

Veja agora alguns passos para seguir muito importantes e que farão completa diferença em sua estratégia para entrar no caminho mais assertivo sobre como abrir um empreendimento de engenharia:

Pesquise sobre as oportunidades de negócio na sua região

O primeiro passo para como abrir uma empresa de engenharia é, na verdade uma etapa preparatória.

Falamos sobre competitividade de mercado no início do artigo. Por causa desse fator, as oportunidades de negócios referentes a pesquisa e desenvolvimento são muito importantes.

  • Qual nicho de mercado ainda não é explorado na sua área sobre como abrir uma empresa de engenharia?
  • Ele tem necessidades de trabalho?
  • Que diferença você acrescentaria ao seu serviço no processo de como abrir um negócio de engenharia – alguma ferramenta que ainda não tenha sido fornecida por outras empresas? Fornecedor exclusivo?
  • O que as pessoas mais precisam sobre os principais serviços em sua área em como abrir um negócio de engenharia?

Investigar e responder a essas e outras perguntas expandirá seus horizontes sobre como abrir um negócio de engenharia. Desta forma, fica mais clara a visão do projeto sobre como abrir um empreendimento de engenharia em que vai investir.

Crie um planejamento estratégico

Outro passo crucial para seu projeto sobre como abrir uma empresa de engenharia, realmente se concentra na parte estratégica do negócio.

Essas análises são importantes porque você precisa ter uma base e definir metas antes de começar a procurar clientes para seu projeto de como abrir um empreendimento de engenharia.

Por meio do planejamento estratégico, você pode avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio, bem como possíveis ameaças e oportunidades.

Portanto, sua estratégia em como abrir um empreendimento de engenharia deve ter como objetivo avaliar seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, você irá agir para evitar pontos fracos.

Pesquisas de mercado, público-alvo e recursos de investimento também entrarão nesta fase de planejamento no passo a passo do projeto sobre como abrir uma empresa de engenharia.

Avalie os custos necessário para começar o negócio

Essa etapa de como abrir uma empresa de engenharia é de extrema importância. Você deve analisar de quanto precisa e quanto tem para investir nesta fase do empreendimento.

Você vai abrir seu próprio negócio? Terá um ou mais parceiros? É interessante dividir os custos iniciais nesta etapa de como abrir uma empresa de engenharia, mas se você for um único empresário, precisa considerar se pode arcar com todos os custos.

Por exemplo, além de saber como abrir uma empresa de engenharia e pagar contadores e advogados, deve haver capital de giro inicial para pagar as contas básicas do negócio (aluguel, luz, internet etc.), contratação de funcionários, investimento inicial em marketing (criação da identidade visual da marca), entre demais fatores primordiais em um planejamento de como abrir um negócio de engenharia.

Defina como será a sociedade e o regime tributário

Se você passou pelas três primeiras etapas do processo de como abrir uma empresa de engenharia, pode registrar oficialmente sua empresa em uma organização governamental.

Se você tem um sócio nesta trajetória de como abrir um empreendimento de engenharia, o contrato social da empresa é um documento que irá registrar o tipo de empresa, que pode variar entre:

  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Limitada;
  • Empresário Individual;
  • Sociedade em Nome Coletivo, Comandita Simples, Sociedade Anônima, Sociedade Comandita por Ações e Sociedade Cooperativa;
  • Dentre demais modelos de sociedade empresarial.

O sistema tributário é como a empresa responderá às suas obrigações para com o IRS em meio ao projeto de como abrir uma empresa de engenharia.

Hoje, muitas empresas optaram pelo sistema Simples Nacional no plano de como abrir uma empresa de engenharia, mas suas operações vão padronizar essa definição. A ajuda de um contador o ajudará com esta etapa veemente, para que reduza a quantidade de impostos pagos em sua caminhada sobre como abrir uma empresa de engenharia.

Outras obrigações legais

Esta etapa de como abrir uma empresa de engenharia também envolve outros registros legais na organização que permitirão que você faça bem o seu trabalho.

O cumprimento dessas obrigações em como abrir uma empresa de engenharia é fundamental para a reputação de sua marca e a confiança do cliente.

São eles:

  • Registro do contrato social;
  • Obtenção do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Registros nos sindicatos de classe;
  • Alvará de funcionamento;
  • Sistema de emissão de notas fiscais.

Dois erros que um empreendedor pode cometer ao executar o processo de como abrir uma empresa de engenharia civil

Imagine o seguinte cenário: você conseguiu abrir sua empresa, mas devido a ação errônea, não está conseguindo lucrar. Frustrante, certo? É por este motivo que você jamais deve deixar uma etapa de lado na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de engenharia civil.

O mesmo vale para quem deseja saber como abrir uma empresa de projetos de engenharia ou como abrir uma empresa de consultoria em engenharia. Pensando em falar mais sobre isso, reunimos o que você não deve se descuidar na hora de procurar como abrir uma empresa de engenharia civil.

1. Jamais deixe de desenvolver um planejamento na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de projetos de engenharia

Depois de tanto tempo de estudo, é neste momento que você vai finalmente colocar todos os ensinamentos aprendidos em sala de aula. E por mais que esteja com vontade de tirar sua ideia empreendedora do papel, saiba que necessariamente, você precisa se planejar para não acabar perdendo dinheiro.

Então, antes de cuidar dos assuntos legais que comentamos aqui e também são obrigatórios para quem deseja executar o processo de como abrir uma empresa de projetos de engenharia, coloque suas ideias em um documento.

Em seguida, é hora de validá-las e saber se realmente podem ser executadas. É importante trabalhar em todos os cenários, onde você deve entender se mesmo com baixas vendas, vale a pena colocar essa ideia em prática.

Se não for o momento, não precisa se preocupar. Você pode apenas adiar a execução e vir a repensar quando sua empresa estiver com uma maior estabilidade. E você sabe o que não deve ser deixado de lado na hora de se planejar para entrar neste mercado?

O que colocar no planejamento sobre como abrir uma empresa de engenharia civil?

Para falar a verdade, literalmente tudo deve ser inserido na hora de você desenvolver um planejamento para entender como abrir uma empresa de projetos de engenharia. Informações de mercado, tipo de público-alvo que você terá como cliente ideal e demais dados são apenas alguns itens que você não deve se esquecer.

Adentrando mais neste assunto, não deixe de citar se você terá sócios ou não, assim como estipule um valor máximo de investimento para não ter surpresas. Aproveite a etapa de planejamento para escolher um local para você trabalhar.

Neste primeiro momento, onde ainda não possui tantos clientes, a opção de espaços de coworking é bastante válida para pequenos empreendedores e você ainda se livra de uma burocracia significativa. Devido a não precisar cuidar de assuntos como licenças para trabalhar, já que este local possui todos os documentos, você precisa apenas contratar um dos planos e passar a desenvolver seus projetos.

2. Deixar assuntos contábeis de lado depois que conclui o processo de como abrir uma empresa de engenharia civil

Este é um dos erros mais graves de qualquer empreendedor, independente do tipo de empresa que ele vai abrir. Ao não dar a total atenção para assuntos contábeis, você pode precisar pagar multas que não estão previstas dentro de seu orçamento, fazendo com que algumas ideias sejam deixadas de lado.

Imagina ter problemas logo depois de concluir o processo de como abrir uma empresa de projetos de engenharia? Fuja disso! O mesmo vale para quem deseja saber como abrir uma empresa de consultoria em engenharia.

A resolução de demandas contábeis é uma tarefa de empreendedores de todos os ramos, então jamais descuide disso. Uma ação que lhe ajuda em não apenas ao executar o processo de como abrir uma empresa de consultoria em engenharia é ter um escritório de contabilidade como principal parceiro.

Isso porque enquanto você trabalha para ter cada vez mais clientes e consequentemente, um maior faturamento, os profissionais irão trabalhar para que sua empresa fique longe de problemas.

É um trabalho feito em 4 mãos: ao entregar todas as informações para o time de contadores, estes irão atuar para que todas as obrigações legais sejam feitas. Inclusive, o mais recomendado é que você realize a contratação de um escritório de contabilidade para não ter problemas em sua empresa.

Já imaginou se, de um dia para o outro, você precisa encerrar suas atividades devido a um erro que poderia ter sido evitado? Por isso, sempre conte com um escritório de contabilidade na hora de procurar como abrir uma empresa de engenharia civil, como abrir uma empresa de projetos de engenharia ou como abrir uma empresa de consultoria em engenharia.

Como abrir uma empresa de engenharia com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre este processo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira no projeto de como abrir uma empresa de engenharia, além da gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final do seu projeto de como abrir uma empresa de engenharia, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre como abrir uma empresa de engenharia, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de como abrir um empreendimento de engenharia, prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

Precisa de uma contabilidade para engenharia? Contate agora mesmo!

Entendeu tudo sobre como abrir uma empresa de advocacia? Contate-nos agora mesmo!

Agora que você sabe tudo sobre o processo, o que ainda falta para começar a fazer o que tanto gosta? Depois de tantos anos de estudo, é hora de colocar isso em prática para ganhar dinheiro. E como percebeu, vai precisar de um CNPJ. ´Porque não é possível atuar sem este documento. Optar por contratar um escritório de contabilidade se faz mais do que essencial neste caso. Não sabe como fazer isso? Está no lugar certo!

Assim que entrar em contato com nosso time de atendimento e dizer mais sobre o que precisa, vamos realizar o cadastro desta demanda em nossa plataforma interna. Depois, basta esperar que até 4 contadores entrem em contato por meio de uma proposta comercial personalizada. Sem pagar nada por isso!

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual o profissional que cuidará da abertura de sua empresa. Entenda que a parceria entre contador e empreendedor pode continuar mesmo depois da empresa ser aberta. Onde escritório de contabilidade cuida de tudo sobre impostos, demandas do departamento pessoal etc. A Plataforma 4 Mãos participa do acordo financeiro entre ambas as partes. Mas no caso de qualquer problema, iremos intervir para que sua demanda seja executada.

Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo! E diga nos comentários: você imaginava que o processo de como abrir um escritório de advocacia tinha tantas etapas?

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Uma resposta para “Como abrir uma empresa de engenharia? Veja estas dicas!”

  1. Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat