Como abrir uma empresa de turismo e fretamento | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir uma empresa de turismo e fretamento

Victor Pacheco

|

02/10/2020

|

6 min de leitura

|

Voltar

Empreendedora que concluiu o processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento
6 min de leitura

Depois de uma semana de muito trabalho, muitas pessoas querem tirar o merecido descanso em uma cidade diferente da que vivem. E por isso que o mercado de viagens está crescendo dia após dia. Com isso em mente, não é de se estranhar que cada vez mais pessoas optem por executar o processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento.

E se você chegou até esta página, com certeza gostaria de saber mais sobre este mercado e o que precisa fazer para ganhar dinheiro vendendo passagens e fretamento. Mas não há motivos para se preocupar, iremos lhe dar todas as informações para que sua ideia saia do papel sem problemas. Boa leitura!

Como abrir uma empresa de turismo e fretamento: primeiramente entenda no mercado que está prestes a entrar 

Você deve saber, mas recentemente, o mercado de turismo e fretamento passou por uma baixa devido à pandemia do Coronavírus (e isso aconteceu com diversos mercados que poderiam gerar certa aglomeração). Mas com a rotina começando a voltar ao normal e o contágio começando a desacelerar, os negócios de turismo e fretamento estão se aquecendo novamente.

Então tenha isso em mente na hora de abrir um negócio como este. Estude as cidades que já estão aceitando turistas e confira todas as orientações dos órgãos de saúde.

Neste momento em que a empresa não está aberta, é importante reunir informações sobre o mercado, valor que será investido no processo de como abrir uma empresa de fretamento e demais dados que irão lhe dar uma perspectiva para não cometer erros ao empreender.

Também aproveite para definir se você terá sócios ou não, já que na hora de realizar o cadastro nos órgãos públicos, assim como comece a organizar os documentos para que o processo de como abrir uma empresa de turismo e faturamento comece a ser executado. Não deixe de definir o local onde você irá trabalhar com sua equipe.

Realize a emissão do CNPJ como parte do processo sobre como abrir uma empresa de turismo e fretamento

Obrigatório para todas as empresas do Brasil, é essencial trabalhar para conseguir um CNPJ para seu negócio. Este documento vai servir como um verdadeiro “RG” de sua empresa, já que irá agrupar informações de data de início das atividades, titulares que respondem pela empresa e demais dados. O regime tributário também fica salvo no CNPJ.

Para conseguir emitir um CNPJ, é necessário definir o tipo de sociedade (individual ou limitada), assim como local de atuação e regime tributário que este empreendimento será enquadrado.

Se tiver dúvidas sobre essa etapa do processo de como abrir empresa de turismo e fretamento, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um ótimo escritório de contabilidade.

Estes profissionais podem lhe dar todo o apoio no processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento, assim como podem ser úteis depois de seu empreendimento estar aberto. Mas lembre-se que, antes de vender passagens e pacotes de fretamento, você ainda precisa fazer mais uma ação para trabalhar de forma legalizada.

Registro no Ministério do Turismo como parte do processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento

Devido ao nosso país ter um ministério apenas para cuidar disso, é importante que você, que está executando o processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento, consiga o Cadastur, que nada mais é uma associação ao Ministério do Turismo. Tudo isso é feito pela internet, por meio de um sistema desenvolvido apenas para esta tarefa.

Você precisa então, acessar o site oficial do Cadastur e clicar na opção “Sou Prestador”. Em seguida, basta seguir todas as orientações que forem aparecendo na tela.

Para conseguir este cadastro, é necessário ter concluído o curso técnico de formação profissional de guia de turismo com carga horária mínima conforme estabelecido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Será necessário anexar seu certificado de conclusão sobre este curso, então conclua-o antes de solicitar sua associação. Também será necessário anexar duas fotos 3×4 e demais informações de sua empresa. Isso pode ser solicitado para não apenas empresas de turismo e fretamento, mas também por:

  • Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística;
  • Centro de Convenções;
  • Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático;
  • Locadora de Veículos para Turistas;
  • Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva;
  • Prestador Especializado em Segmentos Turísticos;
  • Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos;
  • Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.

Mas os exemplos acima são apenas tipos de negócios que podem vir a registrar ao Ministério do Turismo por uma opção e sem obrigatoriedade. Porém, o Cadastur passa a ser um verdadeiro “passe de entrada” para:

  • Acampamentos turísticos
  • Agências de turismo
  • Meios de hospedagem
  • Organizadoras de evento
  • Parques temáticos
  • Transportadoras Turísticas

Apesar de o Cadastur ser uma obrigatoriedade, é importante ter um cadastro para vir a participar de grandes eventos, assim como ser visto um maior profissionalismo por todos os clientes que você passar a atender.

Quer ajuda no processo de como abrir uma empresa? Entre em contato com a Plataforma 4 Mãos agora mesmo!

Agora que você entendeu mais sobre o processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento, mas quer deixar toda a burocracia de lado, pode solicitar a ajuda de um escritório de contabilidade que entende deste assunto.

Estes profissionais também podem cuidar de demandas que surgirão depois que sua igreja estiver aberta, estas que podem envolver assuntos fiscais ou judiciários.

Não sabe como encontrar um escritório de contabilidade para fazer isso? É hora de contatar a Plataforma 4 Mãos, onde logo depois de entendermos mais sobre sua necessidade, faremos seu cadastro em nossa plataforma.

Em seguida, basta esperar que até 4 escritórios de contabilidade parceiros da Plataforma 4 Mãos entrem em contato por meio de uma proposta comercial.

Está com tudo em mãos? Basta fechar negócio com o escritório de contabilidade que mais lhe agradar e dar início no processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento. Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e solicitante da demanda, mas no caso de qualquer problema, irá intervir para que o serviço seja executado.

O que está esperando? Entre em contato agora mesmo ao preencher nosso formulário e basta aguardar que nosso time de atendimento responda à sua solicitação.

Gostou do conteúdo acima? Acompanhe a Plataforma 4 Mãos nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Também te convidamos a acessar nosso blog, já publicamos diversos artigos que podem lhe ajudar em seu dia a dia.

E diga nos comentários: você imaginava que o processo de como abrir uma empresa de turismo e fretamento tinha tantas etapas?

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Uma resposta para “Como abrir uma empresa de turismo e fretamento”

  1. Rafael Augusto de Lima cruz disse:

    Boa tarde gostaria de tirar todos meus documentos pra minha empresa de turismo já tenho ela aberta quero tira minhas documentações e dúvidas meu watts 14982199668

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat