6 Dicas para comprar online com segurança e não cair em fraudes

Empreendedores

6 Dicas para comprar online com segurança e não cair em fraudes

4maos

|

14/06/2021

|

5 min de leitura

|

Voltar

Homem realizando pesquisa sobre como comprar online com segurança
5 min de leitura

Fazer compras pela internet já se tornou parte da rotina de muitos brasileiros, por um lado a praticidade de escolher produtos e finalizar as compras em poucos segundo já conquistou muitas pessoas, mas por outro, ainda gera desconfianças de quem não está acostumado com esse tipo de compra. A dúvida que fica para esse segundo grupo é: como comprar online com segurança?

Com tantas lojas e ofertas à disposição, o mundo do comércio eletrônico pode assustar se você não souber diferenciar uma loja confiável de um golpe em potencial. Se você ainda tem medo de fazer compras pela internet, então fique atento às nossas dicas, pois vamos te ensinar como descobrir se uma loja online é segura para que você faça suas compras sem dor de cabeça. Confira:

Conteúdo deste artigo

  1. Como consultar se o site é confiável?
  2. Não faça compras usando redes públicas
  3. Mantenha seu antivírus atualizado
  4. Cuidado com promoções milagrosas
  5. Fale com o SAC antes de comprar
  6. Documente tudo o que fizer

1 – Como consultar se o site é confiável? 

A primeira dica para comprar online com segurança é verificar toda a procedência do site onde você pretende realizar o seu pedido. Antes de qualquer coisa, faça algumas perguntas básicas: Você conhece esse site? Já ouviu falar dele antes? Conhece pessoas que compraram nele?

São questionamentos simples que já vão te orientar sobre a sua compra e podem definir se você faz ou não o pedido, pois um dos golpes mais comuns na internet é o do site falso. Esses sites se parecem com sites de lojas oficias e são criados com o intuito de enganar consumidores, roubando seus dados e seu dinheiro.

Para verificar se um site é seguro se oriente pelo endereço, caso ele possua o https:// e o símbolo de cadeado no navegador, isso já é um indício de que o site é seguro, pois ele possui os certificados necessários para proteger a sua compra.

Outra forma de consultar se o site é confiável pode ser ver verificando se ele possui muitas reclamações sem resolução no Reclame Aqui. Em caso positivo, é bom não arriscar.

Além disso, toda loja segura deve fornecer informações básicas como telefone ou e-mail de contato, endereço e CNPJ.

2 – Não faça compras usando redes públicas

Como já dissemos em outros posts, as redes públicas não trazem tanta segurança e é recomendado que você não faça acessos que exponham seus dados utilizando um wi-fi público.

As redes públicas podem ser facilmente invadidas e colocam os seus dados em risco. Portanto, evite fazer compras online nessas redes para não expor seus dados pessoais e dados de pagamento, como número de cartão de crédito ou acesso ao seu internet banking.

3 – Mantenha seu antivírus atualizado

Essa é uma dica bem básica para comprar online com segurança, pois o seu antivírus vai ser literalmente o primeiro a te proteger de sites suspeitos.

Além disso, um bom antivírus atualizado também vai impedir que programas maliciosos invadam seu computador e atuem em segundo plano para tentar roubar os seus dados.

Portanto, sempre mantenha ele atualizado e caso você não tenha um antivírus instalado, procure agora um e faça a instalação antes de realizar qualquer compra online.

4 – Cuidado com promoções milagrosas

Sabe aquela história de que não existe almoço grátis? Então, isso também se aplica ao comércio eletrônico. Por mais que existam sites bem confiáveis que fazem grandes promoções, é sempre bom desconfiar quando encontramos aquele produto super caro por um preço bem abaixo do mercado.

Quando se deparar com esse tipo de situação, sempre faça uma boa pesquisa sobre o site e sobre o preço praticado nos concorrentes antes de finalizar a sua compra. Claro que, se for um site super conhecido como Amazon, Americanas ou vivo fibra , você pode comprar online com segurança e aproveitar o desconto.

Esse cuidado com promoções muito absurdas deve ser dobrado em períodos como Black Friday e final de ano, quando as fraudes no comércio eletrônico costumam aumentar exponencialmente. 

5 – Fale com o SAC antes de comprar online

Uma loja online segura oferece uma forma de entrar em contato, seja por e-mail, telefone, formulário de contato ou um chat online. 

Digamos que você chegou a uma loja online que parece super confiável, mas vocÊ nunca tinha ouvido falar dela antes. Uma das formas de confirmar essa confiabilidade é entrando em contato com o SAC, falando com algum atendente e tirando todas as suas dúvidas.

A forma como você for atendido já vai dizer muito sobre como a loja trata os seus consumidores e pode te passar ou não a confiança que você precisa para finalizar o seu pedido.

6 – Documente tudo o que fizer

Caso você decida fazer a sua compra em um site novo, que você não tenha comprado antes, então é bom documentar todo o processo desta compra, assim você se mantém protegido caso aconteça alguma coisa.

Guarde o histórico de contatos, e-mails trocados com a loja, número do pedido, comprovante de pagamento e qualquer outro dado que confirme a compra que você realizou. Todos esses documentos podem te ajudar caso você precise entrar com alguma reclamação contra a loja.

Compre pela internet com segurança com a TIM Live

Uma boa internet banda larga também pode te ajudar a comprar online com segurança, alguns planos oferecem serviços de segurança digital que protegem o seu computador e celular contra ameaças virtuais.

Os planos de internet fibra ótica da Live TIM estão entre esses serviços, pois eles oferecem o benefício TIM Segurança Digital, que conta com uma proteção completa contra hackers e malwares.

Então, caso queira comprar online com segurança adicional, consulte os planos da TIM Live e verifique quais estão disponíveis no seu endereço.

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat