Como emprender com pouco dinheiro - (Big ideia do zero)

Empreender com pouco dinheiro

Como emprender com pouco dinheiro – (Big ideia do zero)

Jorge Torrez

|

11/06/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

contabilidade para infoprodutores
11 min de leitura

Hoje em dia, umas das perguntas que mais escutamos é como empreender com pouco dinheiro. E muitas vezes, pensamos que é necessário muito dinheiro para tirar nossas ideias de negócio do papel. E entenda que não, isso não é verdade!

Mas existe um método que grandes empresas como Uber e AirBnB utilizam e eu vamos te ensinar aqui mesmo neste artigo. Com isso em mente, pegue papel e caneta para entender tudo sobre empreender com pouco dinheiro. Desde já, tenha uma boa leitura!

Primeiro passo sobre como empreender com pouco dinheiro: identifique no que você é bom (a)

Antes de começar qualquer negócio, você precisa olhar para dentro de si mesmo e ver no que possui habilidade. Sim, você é único e tem um propósito de vida. As pessoas pensam que as boas ideias de começar um negócio com pouco dinheiro estão no mercado, com os correntes e entenda que isso não é verdade. A melhor ideia de negócio que existe está dentro de você.

A sua história de vida, suas habilidades e competências são armas poderosas para quem deseja começar um negócio. Você já nasce com isso ou você é ou adquiriu com uma capacitação ao longo da sua vida, mas não consegue enxergar isso. Um exemplo: Às vezes, é normal que você  seja alguém bem comunicativo. Ou um ótimo líder, ou em algumas vezes, é mais introvertido e tem uma capacidade de focar em um determinada tarefa. Fazendo isso com a maestria que ninguém faz ou tem algum conhecimento técnico em algo especifico.

Você também pode ser alguém muito criativo que sempre está tendo boas ideias, ou não, seu negócio é colocar a mão na massa e fazer acontecer. Não importa. Esteja certo de que você com certeza, tem habilidade e conhecimento e precisa identificar isso na hora de como empreender com pouco dinheiro.

Para isso, faça um exercício rápido: escreva 50 coisas que você tem facilidade em fazer. Relacione todas, sem se limitar, se elogie e veja no que você é bom. Depois, chame alguém próximo de você que realmente será transparente e que vai te dizer a verdade e peça para falar de forma geral o que ele(a) acham que você é bom. Vai dar certo!

Encontre um nicho de mercado

Este é um erro comum que as pessoas percebem que tem facilidade em alguma coisa e já pensam na solução, produto que vão vender, máquina que irão comprar etc. E entenda que não, este não é o caminho. É natural que alguma ideias surjam neste momento, nas não foque nisso agora.

Entenda que antes de começar o processo de como empreender com pouco dinheiro, você precisa definir o tipo de público que deseja ter como cliente. Isso porque precisa de informações para abrir sua empresa da melhor forma possível. Hora de falar mais sobre isso.

Entenda que você não venderá para todo mundo

O segundo erro comum de empreender com pouco dinheiro é pensar que você vender para todo mundo. Mas entenda que não é desta forma que se empreende. Isso porque nenhuma empresa resolve o problema do mundo inteiro. Cada produto e serviço tem o propósito de resolver um problema.

Você precisa pensar em nicho. Por exemplo, se está pensando em abrir uma escola apenas para crianças, te aconselhamos a ser um pouco mais específico. Você pode focar em atender filhos de pessoas que pessoas que possuem uma renda específica, ou uma religião. É importante que seu público-alvo tenha uma necessidade específica.

Tenha um nicho, isso também só se aplica a produto você quer vender, como roupas, porque identificou que você se veste muito bem e todo mundo olha para você nesse sentido.

Se for optar por criar roupas, escolha um perfil de cliente e passe a fabricar peças para pessoas que gostam disso. Tudo é nicho e você precisa. Tudo é nicho e você precisa identificar isso dentro de suas habilidades em qual competência o mercado que você pode atender.

Resolva um problema do mercado

Outro ponto de ter Ideias de como empreender com pouco dinheiro. Entenda que sempre, você precisa entender que uma pessoa sempre faz uma compra porque precisa e não porque necessariamente, quer.

Para qualquer tipo de produto ou serviço existe um dor, um problema para ser resolvido. Seu trabalho aqui é entender do que seu público-alvo precisa e claro, resolver esta dor por meio da venda de um produto ou serviço. Logo depois de saber quem você deseja ter como cliente, faça uma pesquisa de mercado para saber as dores dessas pessoas. E claro, como você vai resolver isso.

Estudo de mercado na hora de procurar por ideias de como empreender com pouco dinheiro

Agora que você já identificou sua habilidade e claro, sabe qual nicho atuar, é hora de saber o que fazer. Para isso, é essencial que faça uma pesquisa de mercado, isso com as pessoas que deseja ter como cliente. Deixe a vergonha de lado e procure saber tudo sobre o público que você deseja ter como cliente.

Mas atenção a este erro: nunca induza as pessoas a falarem o que você quer ouvir. Então faça uma entrevista mais aberta, onde as pessoas podem opinar abertamente sobre o assunto que deseja entender mais. Também é essencial entender qual a rotina do perfil de seu cliente ideal e o que atrapalha a mesma no dia a dia. Tente entender o que ela faz e sempre peça exemplos.

Olhar para concorrência como uma certa inspiração

Agora que você entendeu como funciona o mercado, vamos falar sobre a concorrência e como tirar boas ideias de como abrir um negócio com pouco dinheiro. Este momento é teoricamente o momento chave que antecede você ter uma ideia de como empreender com pouco dinheiro.

Então olhe para o mercado e veja seus concorrentes estão fazendo. Você pode ir fazer uma compra no local ou fazer uma ligação cotando o serviço. Isso vai te ajudar a entender como aquele negócio resolve um problema, que tipo de produto ou serviço ele pode ofertar etc.

Também é possível saber o que seu concorrente vende, qual o preço, como entrega, as dificuldades etc. Mapeie tudo, compre de seu concorrente e veja onde existem falhas que você pode evitar.

Se está achando que seu negócio não possui concorrentes, saiba que está errado. Todo negócio tem um concorrente e para se ter ideia disso, saiba que quando a Uber foi criada, seu concorrente eram e ainda são, os motoristas de taxi. Então esqueça isso e entenda que qualquer negócio, por mais inovador que seja, tem pelo menos uma concorrência indireta.

Modelar seu produto, serviço ou máquina

Agora é hora de tirar Ideias de como empreender com pouco dinheiro e criar negócio. Estando munido de informação suficiente para saber qual produto você quer vender, ou serviço que deseja ofertar. Ou até mesmo que máquina vai precisar comprar.

Um ponto muito importante é pensar em uma solução que vai transformar o problema do seu cliente ideal. Ou seja, vai levar ele de um ponto A até o ponto Z. E para tudo: se você está pensando em abrir um lava-rápido é importante entender as dores de seu cliente ideal e claro, como vai resolver isso.

Realmente, o que você está pensando vai ajudar seu cliente, vai resolver o problema dele…. Muito importante que você precisa estar certo de que a sua solução funciona, porque se não será mais uma boa ideia jogada fora.

Cuidado também ai para não sair muito do senso comum e ser algo muito fora da caixinha que ninguém compraria. De novo: tudo precisa atender o seu cliente e não você o que gostaria. Afinal quem paga as contas é ele

Aqui também é o momento de encontrar fornecedor, matéria prima, levantar todas as informações de custos e investimentos necessário. O mesmo vale para entender como você pode fazer esse produto e com isso, começar a tomar forma.

Validar o negócio com o menor custo possível

Agora chegamos ao momento de nossa promessa: ideias de negócios com pouco dinheiro. A maioria dos produtos começaram com pouco dinheiro ou na verdade, nenhum dinheiro. Isso aqui chave para o sucesso de seu negócio.

Mesmo que você tenha um bom dinheiro guardado, não gaste isso e comece muito pequeno. Aqui, é seu momento para validar se realmente tudo isso que você pensou vai ter sucesso. É essencial começar com um pequeno negócio para depois investir muito dinheiro.

Reunimos algumas opções para que possa empreender com pouco dinheiro, acompanhe.

Montar uma loja para vender produtos

Primeiramente, comece pequeno. Faça parceria chegue em lojistas e fornecedores que tem os produtos, mas não sabem vender online. Então, você será o responsável por esta venda e ganhará uma comissão por isso.

Está se perguntando como vender? Abra um Instagram e divulgue os produtos, aproveite seus amigos e família e vendam por meio dos Status do WhatsApp. Mas isso não é tudo. Vá mais além: cadastre os produtos nos mais diversos marketplaces para aproveitar a audiência deles e vender através deles, como OLX, Mercado Livre, etc.

Entenda que o que vende de verdade é ter uma boa foto do produto nos Status do whatsApp ou Instagram. Receba o valor, compre e entregue para o cliente. Não comece grande, não gaste seu dinheiro. Pense grande, mas comece pequeno. Boas Ideias de como empreender com pouco dinheiro começam assim.

Você pode optar por abrir uma escola

Comece cuidando de apenas uma criança. Se você não souber tudo sobre o processo de cuidador de crianças, como quer ter um escola? Esse é um grande erro e devemos pensar grande, mas começar pequeno.

Fabricação de produtos

Opte por começar a trabalhar com uma máquina mais manual possível e tente opções com serralheiros ou algo que você pode montar. Se não for possível, você pode apenas divulgar o produto e revender. Isso já vai lhe ajudar a ter uma boa noção do mercado.

Venda de cursos online

 Comece dando consultoria ou abrindo grupos de desafio pelo WhatsApp ou Instagram. Isso vai validar seu método de negócio, sua didática e vai te proporcionar capital para investir em marketing depois. Essa é a maior lição: comece pequeno, invista nada ou quase nada para depois ir crescendo.

Nesse momento, você vai fazer algo muito importante o que chamamos de VALIDAR SEU NEGÓCIO NO MERCADO. Vai perceber que várias coisas precisam ser acertadas e o melhor: não vai gastar por isso. Às vezes vai ver que infelizmente não vai dar certo vender aquilo, porque a margem é muito apertada ou não gostou do mercado, etc. E está tudo bem! Volte e faça o processo, te garantimos que você vai ter um negócio muito rentável fazendo isso.

Como levantar dinheiro para empreender

Dica bônus de Ideias de como empreender com pouco dinheiro. Se seu negócio precisa de um investimento mínimo, procure vender coisas suas pessoais em plataformas como ENJOEI ou até mesmo em seu WhatsApp, assim como Mercado Livre, etc. Opte por fazer freelancers para que dessa forma você consiga tirar sua ideia de negócio do papel.

Mensurar o que te dá mais retorno e ir para o próximo nível

Depois que você validou, ou seja, teve bons resultados para abrir os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, já pode ganhar dinheiro com isso. Muitas vezes, esta renda extra já é superior ao seu salário e chegou a hora de escalar. Quando ter certeza disso, é hora de colocar todas as suas forças neste mercado para escalar tudo e conseguir ter sucesso.

Entendeu como empreender com pouco dinheiro? Hora de abrir sua empresa agora mesmo!

Agora que você sabe tudo sobre o processo de como empreender com pouco dinheiro, tudo o que precisa fazer é realizar a abertura de um CNPJ para conseguir chegar mais longe e claro, conseguir ter mais vendas de forma legal. Para isso, recomendamos fortemente que opte por contratar um escritório de contabilidade que entende do assunto. E se não sabe como fazer isso, está no lugar certo.

Logo depois de entrar em contato com o time de atendimento da Plataforma 4 Mãos, iremos realizar o cadastro de sua demanda em nossa plataforma interna para contadores. Você precisa apenas esperar que até 4 escritórios de contabilidade diferentes entrem em contato por meio de uma proposta comercial. Sem pagar nada por isso.

Quando estiver com os orçamentos em mãos, basta escolher qual contador irá cuidar das demandas de sua empresa. Simples assim! Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos agir para que sua demanda seja concluída. Não perca tempo e contate-nos agora mesmo.

E diga nos comentários: com qual ideia de como empreender com pouco dinheiro você se identifica mais?

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat