Como montar um supermercado: passo a passo para abrir seu negócio

Empreendedores

Como montar um supermercado: passo a passo para abrir seu negócio

Victor Pacheco

|

02/02/2021

|

14 min de leitura

|

Voltar

contabilidade para supermercados
14 min de leitura

Quando procuram como montar um supermercado, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como fazer isso, certo? E apesar de tudo, saiba que este processo de como abrir uma empresa como esta é mais simples do que imagina. Se você chegou nesta página, com certeza está procurando como fazer isso. E saiba que está no lugar certo!

Além de se planejar para que nenhum centavo seja perdido, você precisa se atentar a diversos fatores, como local de funcionamento, organização dos setores e claro, assuntos legais para não precisar fechar as portas de um dia para o outro. Mas sem realizar uma pesquisa na internet, responda: Como montar um mercadinho pequeno? Quanto custa montar um supermercado pequeno? A resposta para estas e mais perguntas você irá conseguir agora mesmo. Boa leitura!

Como montar um supermercado: primeiramente, planeje-se!

Esta pode ser uma dica realmente genérica, mas ainda é alto o número de empreendedores que estão optando por abrir uma empresa sem o mínimo de planejamento e “esperando que a sorte” chegue. Mas saiba que para trabalhar sem incertezas, você precisa se planejar, principalmente na hora de executar o processo de como montar um mercadinho (ou um negócio de maior porte). O planejamento é na verdade, o primeiro passo que irá fazer com que demais ações do processo de como montar um supermercado evoluam.

Além de escolher um ótimo local para trabalhar e que claro, possua uma alta circulação de pessoas, você precisa antes mesmo de fazer isso, colocar todas as ações no papel para que consiga executar. Ao fazer isso, é possível entender quanto custa para montar um supermercado pequeno, o que precisa ser comprado e demais ações para que seu projeto saia do papel.

Para saber como montar um mercadinho, comece sendo a solução de um problema na região

Quando pensam em executar o processo de como montar um supermercado, é ideal que você estude seus concorrentes e claro, procure “furos” nos serviços dos mesmos. Isso porque para que consiga ser a opção do público que mora e/ou frequenta o local onde seu negócio será aberto. Esta é outra dica que parece ser simples e que na verdade, faz toda diferença para quem está buscando como montar um mini mercado.

E quais problemas de seus concorrentes podem se tornar pontos positivos de seu supermercado?

Isso pode variar bastante de caso para caso, mas filas quilométricas são uma das maiores reclamações de consumidores que frequentam supermercados e não precisa ser nenhum especialista para entender isso.

O atendimento de qualidade e feito de forma humanizada pode ser um ponto positivo em seu negócio, já que nem sempre as grandes empresas conseguem fazer isso de forma efetiva. De todas as formas, é importante ser a solução de um problema na hora de executar o processo de como montar um supermercado. Com isso, você pode passar para a próxima etapa.

Realizar uma pesquisa para saber se sua ideia é válida é essencial

Ninguém pensa em ter prejuízos na hora de abrir uma empresa, independente do ramo de atuação, certo? E quando você for executar o processo de como montar um mini mercado, é essencial se atentar para que nada de errado aconteça. Para isso, recomendamos que faça uma pesquisa no mercado.

Você pode optar por realizar uma pesquisa por meios virtuais, onde as pessoas podem lhe dar as respostas que precisa. Lembra que citamos sobre os problemas de seus concorrentes? É importante saber se de fato, eles existem. E não há ninguém melhor do que seu possível público para falar sobre os possíveis problemas, certo? Com isso em mente, entenda que a pesquisa de mercado se faz mais do que necessária.

É essencial ser direto na hora de elaborar as perguntas. O questionário por completo não deve ser longo para que as pessoas não acabem ficando desinteressadas. De uma forma geral, nesta etapa você deve apresentar sua ideia e conferir se o público considera esta válida. Com estas respostas fica mais fácil executar o processo de como abrir um supermercado e você evita erros antes mesmo do projeto sair do papel.

Analise o mercado e confira todos os pontos que podem fazer que você tenha menos vendas

Você já sabe quais são as empresas que podem concorrer com seu negócio devido a procurar pelos problemas, certo? Mas neste momento, é hora de entrar “de cabeça” neste assunto e pontuar o que pode acabar fazendo com que suas vendas sejam menores.

É essencial também, neste momento, passar a procurar por fornecedores. Apesar de atacadistas venderem produtos a um preço mais em conta, sempre vale mais a pena passar a comprar alimentos e demais itens que serão vendidos em seu supermercado diretamente dos fabricantes. Além de pagar menos e conseguir vender por um preço que faça as pessoas irem mais a seu negócio, é possível aproveitar promoções que não seriam uma realidade se você terceirizasse esta compra.

Além disso, aproveite o momento de organização de concorrentes e fornecedores para saber quais variáveis este setor pode ter e como você pode aproveitar isso para vender mais. Um exemplo são os mercados atacadistas, que são uma variável que as pessoas que estão pensando em executar o processo de como abrir um supermercado não devem deixar de lado. Com isso, você pode até mesmo se organizar para passar a pensar em ações de marketing.

Formalização da proposta de valor para quem está pensando em como montar um supermercado

Ter uma proposta de valor é essencial para que o sucesso seja alcançado sem muitos problemas. De uma forma simples, aqui você irá definir os pontos positivos de seu negócio e o que ele entregará de benefício para os clientes.

E muito pode ser abordado em sua proposta de valor. Você gostaria de oferecer um atendimento humanizado? Ou produtos sempre frescos? Seria melhor investir em uma ótima infraestrutura para evitar filas quilométricas? Estes e demais pontos podem ser colocados em sua proposta de valor, mas lembre-se de que os benefícios também devem ser colocados em prática e não apenas ficar no papel.

Resolva os assuntos para que seu negócio esteja com tudo pronto para funcionar

Muito se fala sobre quando as ações devem de fato começar, e depois que estiver com um planejamento definido, você já pode realizar entrevistas com pessoas para trabalhar em seu mercado. Aproveite para resolver demais demandas, como abastecimento de estoque e até mesmo definir toda a logística.

Antes disso, defina o valor do investimento especial. É importante ter em mente que durante um tempo, seu supermercado não terá lucro. Isso porque precisa “pagar” o valor que foi investido. Mas saiba que você precisa colocar na ponta do lápis os valores referentes a isso para na hora de executar o processo de como montar um supermercado:

  1. Valor do aluguel ou compra do espaço;
  2. Destinar uma parte do investimento inicial para compra de produtos;
  3. Capital de giro;
  4. E demais gastos que podem acontecer sem sua previsão.

Com isso definido, fica mais fácil entender o quanto de fato você precisa ter em sua conta bancária na hora de executar o processo de como montar um supermercado. Caso ache necessário, entre em contato com profissionais da área de contabilidade para conseguir se organizar e ficar longe de problemas na hora de abrir seu empreendimento.

Quanto se gasta no processo de como montar um mini mercado com pouco dinheiro?

Importante: se estiver pensando em como montar um mini mercado com pouco dinheiro, saiba que o investimento inicial começa na casa dos R$ 15.000,00. Mas claro que cada tipo de negócio possui suas especificidades.

O valor para tirar uma ideia como essa do papel pode variar muito, de cidade para cidade, de estado para estado e claro, de país para país. O que irá lhe ajudar a ter um norte sobre esta pergunta é realizar um ótimo planejamento, uma vez que todas as ideias serão colocadas no papel. Portanto saiba que de todas as formas e independentemente do porte do negócio que você está pensando em abrir, o planejamento não deve ser deixado de lado.

Investimento definido? Para concluir o processo de como montar um supermercado, você precisa ter um ótimo plano de marketing e vendas

Como estará recente no mercado, você precisará chamar atenção das pessoas que estão comprando dos concorrentes, certo? E uma forma de fazer isso é ter todas as ações de marketing esquematizadas. Como está pensando no processo de como montar um supermercado, é essencial ter preços atrativos pelo menos nos primeiros meses.

Lembra de sua proposta de valor, que foi definida anteriormente? Você pode usá-la como um atrativo para ter mais vendas. Isso porque os principais diferenciais estão em sua proposta de valor e como seu negócio irá agregar no dia a dia dos clientes.

Os canais utilizados para ter mais vendas também podem variar bastante, então antes de passar a trabalhar nisso, entenda onde seu público-alvo está para em seguida passar a atuar de forma agressiva. A internet é essencial para ter mais vendas e entenda que este canal será crucial para que suas ações sejam assertivas.

Caso tenha dúvidas do que fazer na hora de definir estas estratégias, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com profissionais que entendem sobre o assunto. Desta forma, você não perde dinheiro e ainda consegue ter mais vendas de uma forma natural.

Cuide de assuntos legais na hora de abrir um supermercado

Com tudo definido, é hora de formalizar seu negócio e conseguir as devidas autorizações para que o supermercado seja enfim aberto. Você pode ter chegado nesta página pensando que basta ter um CNPJ para que seu empreendimento passe a funcionar, certo? Mas não é isso que acontece e são necessárias várias ações para que não tenha problemas na jornada de como montar um supermercado.

E além do documento que unifica todas as informações de sua empresa, também é importante definir o regime tributário onde seu negócio será enquadrado, assim como o porte da empresa.

Quem opta por abrir MEI é sempre enquadrado no Simples Nacional, este podendo ter apenas um funcionário. Entretanto, os impostos são menores em relação a outros regimes tributários. Uma consultoria tributária pode fazer com que todas as suas dúvidas, entre em contato com estes profissionais para não ter problemas!

Além disso, para não ter problemas no processo de como montar um supermercado, você pode entrar em contato com um escritório de contabilidade que entende do assunto. Além de lhe dar as devidas orientações para não pagar mais impostos que deveria, você ainda recebe apoio para conseguir um alvará de funcionamento e demais licenças necessárias.

Lembre-se de não deixar de emitir nenhum documento, isso não só pode trazer problemas para seu CNPJ como pode fazer que seu empreendimento seja fechado de um dia para o outro devido à uma irregularidade.

Planejamento orçamentário é importante!

Na hora de ter um negócio próprio, muitas pessoas imaginam que realizar uma ótima gestão é essencial para o sucesso. Mas como você percebeu durante o decorrer deste texto, existem outros fatores. O planejamento orçamentário é um dos assuntos que você deve se atentar.

Muito se fala sobre organização de finanças como um dos principais pilares do processo de como montar um supermercado, e isso não é feito por acaso. Ainda é alto o número de empresas que não deu seu primeiro ano de atuação e isso é preocupante. Um mal cuidado de assuntos que envolvem fluxo de caixa, impostos e precificação é o motivo de uma pessoa vir a procurar sobre encerramento de empresas.

Falando sobre a precificação, é importante se atentar aos concorrentes e até mesmo tentar vender produtos mais baratos, mas atente-se para não ter prejuízo. Todo e qualquer produto que for colocado à venda deve gerar lucro. Isso não só é essencial para ter sucesso no processo de como montar um supermercado, mas também para não ter mais prejuízos do que rendimentos no investimento realizado.

Construa um MVP para saber se vale a pena abrir seu negócio de acordo com o que foi planejado

Com tudo acertado para que sua empresa seja aberta, é hora de passar a lucrar. Mas antes de colocar todo o investimento nos primeiros meses, indicamos que você construa um MVP como a etapa final do processo de como montar um supermercado. Esta é a sigla para Minimum Viable Product (Produto Viável Mínimo).

E optar por ter um MVP é a hora onde todas as suas ideias serão colocadas em prática, mas de uma forma menor. Por exemplo, você irá atuar com um estoque menor por alguns dias para saber como o público aceitou sua ideia de negócio. Se tudo for vendido antes do esperado ou dentro do prazo que espera, é hora de investir nessa ideia com todas as forças e começar a crescer de forma efetiva.

O MVP é na prática, a chance de saber sobre a assertividade de tudo o que você fez. Planejamento, proposta de valor e demais assuntos que cuidou até este exato momento. Viu chances de sucesso? Hora de atuar para que o crescimento seja um momento efetivo no processo de como montar um mini mercado ou negócio de maior porte!

Por fim, é hora então de estabelecer prazos e metas

Com tudo certo para que sua empresa tenha a maior chance de ter altas vendas, então basta se programar para trabalhar com toda a força possível. Para que não saia do caminho do sucesso, é ideal colocar todas metas de crescimento no papel e claro, trabalhar para que estas sejam atingidas.

O mais recomendado é que você primeiro, pontue onde deseja chegar (ou quanto deseja ter de faturamento em um determinado período depois de abrir o mercado) e depois venha colocando datas de acordo com a realidade de seu empreendimento. Metas são a base de qualquer empreendimento e você precisa disso para chegar ao sucesso. Se chegar em uma data, é importante rever todos os objetivos e agir para que estes sejam atingidos.

Falando sobre o processo de como montar um supermercado, você pode estabelecer uma meta de abrir um açougue dentro de seu negócio, assim como uma padaria. Ter mais funcionários é ótimo, certo? Mas para isso precisa existir uma demanda, então a meta de ter um faturamento fixo também pode ser considerado um objetivo a ser batido pelo seu negócio.

Conte com a Plataforma 4 Mãos para contratar um escritório de contabilidade que entende disso!

Agora que você entendeu o necessário para ter a maior assertividade possível na hora de tirar sua ideia do papel, é hora de agir! E os assuntos burocráticos podem ser resolvidos por um escritório de contabilidade que entende do assunto, profissionais estes que irão cuidar de assuntos legais enquanto você trabalha nas demais demandas.

Não sabe como encontrar um escritório de contabilidade para lhe ajudar neste momento? É hora de entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos e enviar mais informações sobre o que você precisa. Logo depois, iremos cadastrar sua demanda em nossa plataforma e até 4 contadores diferentes podem entrar em contato por meio de uma proposta comercial.

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual dos profissionais irá cuidar de suas demandas. E você não precisa pagar nada para a Plataforma 4 Mãos. Não cobramos absolutamente nenhum centavo para que os empreendedores recebam os orçamentos, assim como também não participamos do acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade. Mas no caso de qualquer problema, a Plataforma 4 Mãos irá intervir para que sua demanda seja atendida.

O que está esperando para dar início ao processo de como montar um supermercado? Contate nosso time de atendimento agora!

Gostou do conteúdo acima? Não deixe de acessar nosso blog para conferir todos os artigos, estes podem lhe ajudar em diversos assuntos de seu dia a dia! E não deixe de ativar as notificações para não perder nenhum novo conteúdo.

Diga nos comentários: como será seu supermercado?

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat