Contabilidade para Igrejas | 4 Mãos

Empreendedores

Contabilidade para Igrejas

4maos

|

08/07/2020

|

6 min de leitura

|

Voltar

6 min de leitura

Sendo um dos tipos de instituições que se encaixam no conhecido terceiro setor, hoje em dia não é difícil encontrar escritórios de contabilidade para igrejas. Muitas pessoas imaginam que esse tipo de local não precisa prestar contas ou até mesmo pagar impostos, mas na verdade não é isso que acontece!

Por este motivo é importante contar com um escritório de contabilidade no dia a dia da pessoa responsável por cuidar de uma igreja. Quer saber mais benefícios de fazer uma contratação como essa? É exatamente por isso que desenvolvemos esta página sobre contabilidade para igrejas.

Vai ser possível realizar a legalização de sua igreja para que tudo esteja em dia

Como dissemos no começo deste texto, hoje em dia ainda é alta a parcela de pessoas que acham que igrejas não devem prestar contas com os órgãos públicos e ter documentos básicos, como por exemplo CNPJ e alvará de funcionamento.

E no caso de você nunca ter tido contato com uma contabilidade para igrejas, saiba que vai ser necessário ter que comprovar tudo o que foi feito nos últimos cinco anos.

Então atente-se para fazer essa contratação o quanto antes. Hoje em dia existem muitos escritórios focados em atender apenas este nicho e que cobram um preço acessível.

Ao optar por uma contabilidade para igrejas, você vai ter um dia a dia mais tranquilo. Além disso, estar em dia com o FISCO pode fazer que sua igreja não tenha que interromper as atividades repentinamente. É uma contratação que vai colaborar para você não ter surpresas como gastos extras.

Demandas trabalhistas podem ser facilmente resolvidas por uma contabilidade para igrejas

Hoje em dia muitas igrejas contam com funcionários próprios para realizar limpezas ou tarefas de outros setores. E como você pode imaginar, vai ser necessário emitir folha de salário, registrar essas pessoas que trabalham no local e até mesmo cadastrar essa contratação no e-Social. Mas se você não souber como fazer isso, o que vai acontecer?

Muitas contabilidade para igrejas podem fazer com que essa tarefa seja feita da melhor forma possível, onde o responsável pela empresa precisa se preocupar apenas com o envio dos dados dos funcionários para a contabilidade para igrejas.

Mais uma vez, esta é uma forma do responsável pela igreja ter uma rotina mais tranquila. Sabemos que muitas vezes (com exceção de líderes do catolicismo), essas pessoas acabam tendo uma profissão e fazem a administração como uma espécie de passatempo.

Então precisar fazer a emissão de folha de pagamento de salários e demais demandas de departamento pessoal pode levar um tempo que facilmente seria investido em outras atividades.

Como uma contabilidade de igrejas pode ser essencial para a realização de uma boa gestão?

Quando abrem uma igreja, muitas pessoas podem imaginar que não precisam de um escritório de contabilidade de igrejas. Mas na verdade, isso é mais do que necessário para que você não seja impedido de receber pessoas de um dia para o outro. E na verdade, saiba que apenas contando com isso vai ser possível ter um dia a dia mais produtivo.

Se contar com funcionários em sua igreja, isso se faz mais do necessário. Até porque será necessário cuidar de registros com carteira assinada. O mesmo vale para homologação nos sistemas do Governo Federal e demais procedimentos que um escritório de contabilidade de igrejas possui total aptidão para realizar.

Além disso, um escritório de contabilidade de igrejas pode fazer com que o gerenciamento de toda a renda que entra seja melhor administrada. Hoje em dia, muitos escritórios de contabilidade igreja evangélicas (ou não) estão cuidando de demandas que saem do habitual. Entenda que os contadores estão se especializando dia após dia e quem ganha são os clientes. Uma vez que podem contar com os apoios destes profissionais para ficarem longe de problemas e até mesmo ter certa economia.

Com isso em mente, entenda que você não só pode, mas sim deve optar por uma contabilidade de igrejas para não passar por problemas e surpresas. Inclusive, uma contabilidade igrejas evangélicas pode lhe dar total apoio para que sua ideia seja legalizada.

Contabilidade igrejas evangélicas: o dono de uma instituição como este deve realmente optar por fazer uma contratação como esta?

Na hora de abrir uma instituição religiosa, muitas pessoas acham que não precisam se preocupar com demandas de contabilidade. E isso acontece devido a estas entidades estarem dentro do grupo do Terceiro Setor. As empresas pertencentes a este são isentas de impostos, mas é importante ter todas as obrigações contábeis em dia. Caso seja constatada alguma irregularidade, é necessário pagar pela contribuição dos últimos anos.

Com isso em mente, saiba que contabilidade igrejas evangélicas se faz como uma contratação necessária para você não ter gastos extras. Além disso, a gestão de uma instituição como esta pode ficar mais fácil. Com um escritório de contabilidade igrejas evangélicas, além de conseguir um CNPJ para sua entidade, você também se organiza melhor com uma conta própria, assim como pode oferecer empregos de forma legalizada.

Muitos donos de igrejas acabam utilizando suas contas pessoais e demais documentos para realizar transações para o local. Mas além de causar problemas, isso pode causar certa confusão, além de ser caracterizada como irregularidade. Para evitar isso, a melhor coisa a se fazer é contratar uma boa contabilidade igrejas evangélicas.

Com tudo legalizado, você vai pagar cada vez menos impostos

Lembra que falamos que igrejas não pagam impostos? Mas isso vale apenas para alguns casos: como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e Imposto de Renda.

Isso não significa que o dono de um local como este não precisa se preocupar em pagar algum valor para o governo do Estado ou cidade de onde está sua igreja: todos esses tipos de lugares ainda devem pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou o ISS (Imposto Sobre Serviços).

E uma das formas de gastar menos com isso é ter o apoio de uma contabilidade para igrejas que entende desse assunto. Logo depois de fazer uma análise de todo o cenário que a igreja se encontra, o contador vai indicar as melhores ações para que esta gaste cada vez menos e todo o dinheiro adicional possa ser investido como uma melhoria na estrutura.

Entre em contato com um escritório de contabilidade agora mesmo!

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de como abrir uma empresa como esta, saiba que a burocracia pode ser deixada de lado ao optar por um profissional de contabilidade. Enquanto o time de contabilidade trabalha, você de pode se dedicar ao que realmente importa.

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Além disso, entenda que a parceria entre contador e empreendedor pode continuar mesmo depois da empresa ser aberta. Isso porque existem demandas que um contador pode cuidar para que seu sucesso seja o maior possível.

Contate um especialista agora mesmo!

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat