Empresário individual- 4 Mãos

Empreendedores

Empresário individual: O que é e quais as vantagens de ser!

[avatar]

Lisandra Suellen

|

01/11/2021

|

3 min de leitura

|

Voltar

Empresário individual
3 min de leitura

Está antenado com as tendências do mundo e quer saber mais sobre empresário individual? Está no post certo! Pois pode ser uma excelente vantagem para empreender, reunimos nesse artigo muitas informações para o seu sucesso, venha conferir! 

Nesse artigo vamos explorar vários assuntos, dentre eles como abrir uma empresa individual e também saber se o empresário individual é MEI, acompanhe! 

É sempre importante lembrar que acessamos diversas pesquisas de conteúdo para que possamos ter uma leitura mais assertiva, como o assunto surge muitas dúvidas, buscamos esclarecer algumas.

 

Qual a diferença entre MEI e Empresário Individual? 

A diferença que existe entre Microempreendedor Individual (MEI) e o Empresário Individual (EI), é na flexibilidade em relação ao faturamento e aos empregados. 

Podemos observar que o MEI ele é um pouco restrito, podendo ter uma faixa anual de 81 mil reais e também ter somente um empregado contratado, porém já o EI pode atingir até 4,8 milhões por ano e não tem restrições ao número de funcionários.  

Uma diferença entre eles é que o MEI é vinculado ao Simples Nacional, já o Empresário Individual ME não está vinculado necessariamente ao Simples, pois podendo ser também regimes de tributação de Lucro Real ou Lucro Presumido. 

Quais são as características do empresário individual? 

Quando falamos sobre o assunto de como abrir uma empresa surge muitas dúvidas, dentre elas quais são as modalidades de empreendimento no nosso país. 

Já citamos acima algumas características sobre Empresário Individual, como a flexibilidade de contratação e faturamento, porém essa modalidade não exige um capital social para que seja necessário começar atuar no mercado.

Como podemos observar com isso não importa a quantia de dinheiro que você tenha para abrir um negócio sendo uma sociedade empresarial limitada unipessoal, pois existe muitas possibilidades, mas já com outros modelos de empreendimento não seria possível.  

Empresário Individual

 Quanto custa para ser um Empresário Individual?

 

Para ser um Empresário unipessoal LTDA será necessário a formalização e isso varia de estado para estado, mas em São Paulo o prazo para isso é mais ou menos de dez dias até a permissão para emitir a nota fiscal, e o valor segundo a Junta Comercial de São Paulo é equivalente a R$ 70,00 reais.

 

O que é o Empresário Individual? 

O Empresário Individual pode ser um regime empresarial e assim ficando atento para descobrir se preenche os requisitos mínimos para esse regime, respondendo por ser patrimônio pessoal e por obrigações contraídas por sua empresa. 

Para isso é necessário:  

  • A pessoa deverá ter mais de 18 anos; 
  • A empresa não poderá ser transferida para outro titular; 
  • Poderá ser aberta com qualquer Capital Social; 
  • Não tem limite de contratação de funcionários. 

Qual a atenção que o Empresário Individual precisa ter? 

Para ter sucesso em seu negócio e empreender de maneira correta, é necessário procurar por um escritório de contabilidade pois ele auxiliará em todas as questões burocráticas, e assim sempre ficando em dia com o governo e evitando dores de cabeça.  

O que é uma empresa individual de exemplo?  

Um exemplo para abrir empresário individual é uma empresa com qualquer localidade e com milhares ou poucos funcionários, porém o fundador continua sendo o único proprietário e com isso a empresa acaba contratando um escritório de contabilidade para ajudar a administrar. 

Conclusão  

Como podemos observar ao longo do texto para empreender e ser um Empresário Individual, é necessário saber das suas vantagens e desvantagens e também saber lidar com os desafios.  

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de acessar o nosso blog para empreendedores, lá você verá muito mais dicas, e também para ajudar em sua empresa acesse o site do Portal do Empreendedor.  

[avatar]

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador