Fluxo de caixa: saiba como controlar o seu e baixe uma planilha gratuita

Empreendedores

Fluxo de caixa: saiba como controlar o seu e baixe uma planilha gratuita

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

4 min de leitura

Com as altas e baixas que um mercado e/ou segmento pode vir apresentar, hoje em dia é essencial saber como anda a saúde financeira de um negócio. E esta é justamente a função do fluxo de caixa.

Este controle pode e deve ser usado como ferramenta de gestão. Também conseguimos afirmar que contar com uma planilha de fluxo de caixa é uma das ações que mais evitam prejuízos para os empresários.

Mas como desenvolver um documento como esse? Existe alguma forma de conseguir uma planilha de fluxo de caixa grátis? Explicamos mais sobre isso aqui mesmo neste artigo, continue acompanhando. Boa leitura!

O que é fluxo de caixa?

Como dissemos no começo do artigo, este é o cálculo feito para saber como anda a saúde financeira de um empreendimento. Independente do ramo, nicho ou segmento de atuação.

E ele é uma análise de como estará uma empresa nos próximos meses, onde sempre se usa um período de tempo para realizar o cálculo. Na prática, é assim que funciona:

Valores que serão recebidos – Contas que precisam ser pagas = Valor disponível para uso

É importante fazer este cálculo em diversas partes do mês, como uma forma de sempre se atualizar e saber como andam as finanças de seu empreendimento. Entenda que nada deve ser deixado de lado, então toda e qualquer conta que precisar ser paga, deve entrar na conta do fluxo de caixa.

Uma ferramenta que ajuda muito é sempre contar com uma planilha de fluxo de caixa. Por mais que as anotações no papel sejam de fácil acesso, um documento como esse vai realizar a subtração automaticamente e lhe dar as informações sem que você precise “quebrar a cabeça”.

Quer entrar no mundo dos empreendimentos sem muita complicação? Entre em contato conosco!

Falando um pouco mais sobre a planilha de fluxo de caixa: porque usar?

Ao optar por fazer o fluxo de caixa no Excel, é possível dizer que você ganha mais produtividade. Ao centralizar todos os valores em um só documento, fica mais fácil realizar o cálculo e até mesmo tomar decisões.

Até porque, podemos afirmar que a conta para saber o fluxo de caixa de um empreendimento está completamente conectado com o Capital de Giro. Sendo o tema de um artigo de nosso blog, este é o valor reservado para uma possível emergência em uma empresa.

Empreendedor calculando o fluxo de caixa de sua empresa
Cuidar do fluxo de caixa é essencial para que a empresa não tenha problemas

Assim, caso uma baixa nas vendas aconteça, a empresa consegue se auto-sustentar durante um tempo. E como é necessário saber quanto de dinheiro existe na empresa para que a economia seja feita, gerenciar o fluxo de caixa no Excel é essencial.

Tenha em mente que: colocar o seu fluxo de caixa no Excel pode fazer com que todos os problemas sejam reduzidos a zero, onde as decisões serão mais assertivas. Por isso vale a pena você seguir uma regra: todos os gastos e valores devem estar em sua planilha de fluxo de caixa.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

É possível conseguir uma planilha de fluxo de caixa grátis?

Hoje em dia não está difícil desenvolver um documento como esse, onde o maior trabalho é colocar as fórmulas corretas para que tudo fique automatizado.

Mas caso você não tenha tanto conhecimento sobre esse software, não precisa se preocupar: a plataforma 4 Mãos está disponibilizando uma planilha de fluxo de caixa e você só precisa clicar neste link. Faça isso agora mesmo!

Com isso, tudo o que você precisa fazer é realizar o download e colocar as informações sobre seu empreendimento. E esta planilha de fluxo de caixa grátis é mais uma forma de você realizar um gerenciamento assertivo.

E se além da planilha grátis, você também recebesse orçamentos de serviços contábeis sem pagar nada?

Depois de que você já entendeu mais sobre como é feito este processo, mas ainda acha que precisa de um contador para lhe apoiar e até mesmo ajudar na tomada de decisão, está no lugar certo.

Os empreendedores que entram em contato conosco recebem até 4 orçamentos sobre serviços contábeis sem pagar nada por isso. Logo depois de receber as propostas, tudo o que o solicitante precisa fazer é a contratação do escritório de contabilidade (credenciados ao CRC).

Mulher cuidando do fluxo de caixa de uma empresa
Aprendeu a cuidar do fluxo de caixa? Mas de todas as formas, não deixe de optar por um contador

O que você está esperando para começar a conversar com nosso time de atendimento? Leva menos de cinco minutos para que o processo de preenchimento do formulário seja concluído.

Gostou de receber a planilha grátis? Tem mais material gratuito em nosso blog, onde falamos sobre diversos assuntos pertinentes ao mundo dos empreendimentos. Também não deixe de nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Como anda a saúde financeira sua empresa? Positiva ou negativa? Comente aqui!

Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora
Open chat