Fluxo de caixa: quais os sinais de que meu negócio não está indo bem?

Empreendedores

Fluxo de caixa: quais os sinais de que meu negócio não está indo bem?

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Empresário querendo saber como é feito um fluxo de caixa
4 min de leitura

Sendo essencial para que uma empresa não tenha problemas financeiros que venham a causar um fechamento do dia para a noite, hoje em dia não existe empresa que tenha sucesso sem um bom fluxo de caixa.

Caso você não saiba o que significa este termo, fluxo de caixa é o cálculo feito para saber a quantidade de valor necessário para uma empresa não precisar encerrar suas atividades. Até porque, é importante saber como anda a saúde financeira de sua empresa.

Mas além do cálculo, como saber ser sua gestão não está sendo assertiva o suficiente? Existe algo do mundo do empreendedorismo que possa ser um indicador para a mudança vir a acontecer? O que é turnover e como administrá-lo? Qual a importância do capital de giro em relação ao fluxo de caixa? Vamos falar sobre tudo isso neste artigo. Boa leitura!

Empreendedorismo e fluxo de caixa: como isso está conectado?

Você pode não saber, mas estes dois termos estão completamente conectados. O fluxo de caixa está no dia a dia de diversas pessoas que possuem uma vida dentro do mundo de empreendedorismo.

Fluxo de caixa é nada menos que o cálculo realizado para saber como anda a qualidade financeira de seu empreendimento. Sem isso, é praticamente impossível realizar uma boa gestão de um empreendimento.

Fluxo de caixa é um dos principais termos do empreendedorismo

Ao cuidar de um negócio “nas escuras”, será muito difícil ter uma carreira de sucesso no mundo do empreendedorismo. Uma coisa está ligada à outra: o fluxo de caixa de no mínimo 3 meses precisa estar positivo para que o negócio continue funcionando.

Controlando todas as contas fixas para que nada de errado venha a acontecer, a empresa tende a ter mais vendas, faturamento maior e sucesso.

Turnover x fluxo de caixa

Turnover é a taxa de entrada e saída de funcionários de uma empresa. E isso está completamente ligado ao fluxo de caixa, uma vez que, se essa taxa for muito alta, vai ser impossível saber o valor  que você precisa ter acumulado em 3 meses (período de cálculo usado como base para qualquer empresa, independente do ramo ou segmento de atuação).

Turnover pode ser conectado ao fluxo de caixa de uma forma direta

Então é muito importante que você sempre controle o turnover de sua empresa. Especialistas dizem que a taxa ideal de turnover é de 5%, mas isso deve ser adaptado de acordo com seu número de funcionários.

No caso de a taxa de rotatividade de funcionários ser maior do que você espera, sempre procure as causas sobre isso estar acontecendo. O desligamento de funcionários pode sim acontecer devido a uma baixa na produtividade, mas o dono da empresa pode fazer com que um colaborador peça demissão devido a um erro na gestão.

O que pode lhe ajudar a ter um baixo turnover é realizar uma pesquisa de clima organizacional, onde seus funcionários respondem como estão se sentindo e quais pontos podem ser melhorados, isso de forma anônima.

Encontrou algum erro? Corrija isso o quanto antes para não ter problema em seu fluxo de caixa devido a gastos com demissão.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Capital de giro: onde ele entra no fluxo de caixa?

Como dissemos anteriormente em nosso artigo especial apenas sobre este assunto, capital de giro é o valor que uma empresa precisa ter acumulado em uma conta para cobrir todo e qualquer gasto no caso de um problema nas finanças.

E podemos dizer que o capital de giro está completamente conectado com o fluxo de caixa, uma vez que é importante considerar este valor na hora de saber a saúde financeira de sua empresa. Inclusive é possível se programar para começar a juntar dinheiro para o capital de giro ao fazer o cálculo de fluxo de caixa.

Empresa realizando reunião de capital de giro
Sua empresa já possui capital de giro?

Entenda: é importante se programar para conseguir ter um capital de giro positivo e a melhor forma de saber se isso é possível é se organizar pelo fluxo de caixa. Já falamos mais sobre este assunto em um artigo especial de nosso blog, não deixe de acessar para entender mais sobre isso!

Precisando de ajuda para organizar seu fluxo de caixa e demais assuntos em sua empresa? A plataforma 4 Mãos pode ajudar!

Como uma ponte de conexão entre contadores e empreendedores, a plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar a encontrar um escritório de contabilidade que vai ser um verdadeiro parceiro em seu dia a dia. E tudo o que você precisa fazer é entrar em contato conosco por meio do preenchimento de formulário.

Depois de fazer isso, basta esperar que até 4 contadores entrem em contato por meio de uma proposta comercial. Em seguida, quando estiver com tudo em mãos, basta fechar contrato com um escritório de contabilidade parceiro de nossa plataforma.

Lembrando que a 4 Mãos não interfere na escolha ou acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade.

O que está esperando? Entre em contato agora mesmo e não perca tempo! Vai levar menos de cinco minutos para que você faça tudo e nosso time de atendimento retorne sua solicitação e cadastre a demanda na plataforma.

Gostou do conteúdo acima? Continue aprendendo mais sobre empreendedorismo em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, acesse nosso blog para ler diversos artigos sobre o mundo do empreendedorismo.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos

E como anda o fluxo de caixa de sua empresa? Comente conosco!

Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora