Empreendedores

Freelancer contabilidade: entenda como contratar

Natalia Mantovani

|

13/04/2021

|

6 min de leitura

|

Voltar

Mulher realizando freelancer contabilidade
6 min de leitura

Muitas empresas preferem contratar o serviço de freelancer contabilidade, assim como em vários setores profissionais, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, design, redação e projetos. No entanto, devem ser considerados os prós e os contras da contratação desses profissionais, o que nem sempre ocorre nas empresas.

Pesquisas mostram que, quando as empresas contratam escrit√≥rios aut√īnomos ou contadores como prestadores de servi√ßos, a terceiriza√ß√£o cont√°bil se tornou a principal √°rea de atividades profissionais hoje neste ramo. Mas ainda existem alguns empres√°rios que se op√Ķem a esse formato. Ent√£o, vamos te mostrar algumas informa√ß√Ķes que devem ser ponderadas sobre o servi√ßo de contabilidade freelancer. Veja mais.

O que é um profissional freelancer contabilidade?

Em primeiro lugar, é importante compreendermos exatamente os freelancers. O freelancer contábil, assim como outros profissionais, trabalham sozinhos na execução de um determinado projeto pelo que é contratado, tem total liberdade para escolher o seu local de trabalho e métodos de trabalho, estando empenhado no cumprimento das necessidades e prazos entre ele e o contratante, a empresa.

Cada freelancer contabilidade tem sua própria maneira de trabalhar. Embora possam se adaptar aos requisitos e exigências da empresa, eles mantêm autonomia na decisão de como trabalhar (correndo o risco, se a empresa quiser determinar isso vai causar litígio).

Muitos freelancers trabalham em casa e contatam empresas por telefone ou comunica√ß√£o virtual (e-mail, WhatsApp, Facebook, etc.). Outros gostam de reuni√Ķes presencial. Algumas n√£o t√™m burocracia sem contratos oficiais, enquanto outras s√£o empresas independentes com contratos e notas fiscais.

Em qualquer caso, freelancers s√£o profissionais que n√£o est√£o sob o controle da empresa.

Ou seja, em tese, a empresa não poderá controlar o tempo, a localização e o estilo de trabalho do freelancer contabilidade, e somente se comprometerá a pagar os projetos concluídos na data acordada. Freelancers são prestadores de serviços profissionais, não funcionários da empresa.

Vantagens de contratar um freelancer contabilidade

Muitas empresas têm adotado a abordagem de contratação de serviços de freelancer contabilidade para a execução de seus projetos. Isso porque esse tipo de contrato representa alguns benefícios, pelo menos à primeira vista que parecem muito vantajosos. Veremos as principais vantagens a seguir.

Encargo pequeno

Em primeiro lugar, o freelancer não tem vínculo empregatício com a empresa porque é prestador de serviços. Isso significa que, em geral, além do preço do contrato ser mais barato que o salário do profissional, os custos como INSS, FGTS, férias, etc. também são menores.

Por√©m, a empresa normalmente n√£o considera certas quest√Ķes nesse custo, como o imposto sobre o contrato, que introduziremos mais tarde.

V√°rios profissionais no mercado

A disponibilidade de freelancers profissionais também é muito atraente. Hoje em dia, especialmente na Internet, é cada vez mais fácil encontrar profissionais altamente qualificados através de plataformas virtuais de pesquisa convenientes, como na Plataforma 4 Mãos. Esta simples cotação é um grande atrativo para esta forma de recrutamento.

Custos do freelancer contabilidade

Obviamente, as empresas que optam pela terceirização contábil podem reduzir muito os custos. A razão disso acontecer é justamente porque não precisa manter um departamento ou profissional específico, e não precisa arcar com os custos de estrutura, salário e mão de obra.

Al√©m disso, especialmente nas pequenas empresas, h√° um per√≠odo de retra√ß√£o da demanda. O emprego de servi√ßos de contabilidade ocorre, em √ļltima an√°lise, em tarefas espec√≠ficas. Nesse caso, a contrata√ß√£o de um contador como funcion√°rio pode gerar despesas desnecess√°rias para a empresa.

No entanto, não se deve esquecer que a contabilidade é um campo em constante atualização. Não que o contador contratado não consiga acompanhar essa etapa, mas que é uma obrigação de terceirização.

Sua experi√™ncia di√°ria o obriga a lidar com diferentes situa√ß√Ķes. Se voc√™ n√£o continuar aprendendo, deixar√° de prestar servi√ßos de qualidade e perder√° mercado. Claro, este √© um perfil mais oposto √†s zonas de estagna√ß√£o e conforto. A motiva√ß√£o √© a for√ßa motriz da vida di√°ria do freelancer contabilidade.

Os empres√°rios devem avaliar os benef√≠cios da independ√™ncia do contador com base nos resultados do neg√≥cio. Por mais autonomia que um funcion√°rio tenha, ele sempre estar√° sujeito a algumas restri√ß√Ķes para apontar a falta de seus superiores.

Se um processo é errado, imperfeito ou mesmo fraudulento, o empresário não tem necessariamente essa intenção. Mas os contadores contratados pela CLT abrirão o jogo? Correndo o risco de desemprego para avisar seu chefe? Este é um ponto a se pensar.

Os riscos de contratar freelancer contabilidade

No entanto, tais contratos apresentam uma s√©rie de condi√ß√Ķes e riscos desfavor√°veis, que podem trazer uma s√©rie de poss√≠veis problemas para a empresa.

Pouco controle sobre as atividades

Freelancers são profissionais com autonomia. Portanto, a empresa não pode controlar seu trabalho, apenas os resultados. Como muitos freelancers não assinam um contrato, é difícil cobrar pela qualidade do trabalho.

Na contrata√ß√£o de aut√īnomos, √© preciso lidar com atrasos, o que √© muito prejudicial para a empresa e tamb√©m comum.

Impostos envolvidos no serviço de freelancer contabilidade

Os freelancers de contrato podem envolver quest√Ķes fiscais. Algumas empresas t√™m empresas individuais com personalidade jur√≠dica ou PJ, enquanto outras s√£o pessoas f√≠sicas ou jur√≠dicas, e o contrato de cada empresa cobra impostos diferentes.

No caso da PJ, os freelancers emitem faturas e costumam pagar impostos. Muitas empresas exigem que os freelancers sejam qualificados para contratar PJs. Quando o contrato é firmado com a PF, é cobrado o Imposto sobre Serviços (ISS), que é um imposto municipal que atinge em média 20% do valor do contrato, o que pode aumentar bastante o custo da empresa.

Cuidar das atividades realizadas

Por fim, ainda na vertente jurídica, entenda que não é permitida a contratação de freelancers para o desenvolvimento de projetos contínuos nas atividades fim da empresa. A atividade final é o principal objetivo da empresa.

Por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de sites considera a produção de páginas sua atividade principal.

Assim, por restri√ß√Ķes legais, n√£o posso contratar um freelancer para o efeito, pois a nossa legisla√ß√£o apenas permite este tipo de tipo de atividade interm√©dia (atividade que n√£o faz parte do √Ęmbito principal do neg√≥cio) para o exerc√≠cio deste tipo de atividade.

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 M√£os te conecta com at√© 4 contadores, que avaliar√£o o seu perfil empresarial e escolher√£o os modelos de neg√≥cio que mais se encaixarem com o escrit√≥rio deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos para sua empresa, evidenciando o serviço de um contador freelancer!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante os seus planos para desenvolver seu negócio com um freelancer contabilidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conte√ļdo sobre freelancer contabilidade, acompanhe nosso blog e n√£o perca nenhuma dica! Falamos sobre outros aspectos que englobam a abertura de empresa em nosso site, n√£o deixe de conferir.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 M√£os, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produ√ß√£o de conte√ļdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

N√ďS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4M√ÉOS. RAZ√ÉO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 ‚Äď Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.