Freelancer contabilidade: entenda como contratar | 4 Mãos

Empreendedores

Freelancer contabilidade: entenda como contratar

Natalia Mantovani

|

13/04/2021

|

6 min de leitura

|

Voltar

Mulher realizando freelancer contabilidade
6 min de leitura

Muitas empresas preferem contratar o serviço de freelancer contabilidade, assim como em vários setores profissionais, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, design, redação e projetos. No entanto, devem ser considerados os prós e os contras da contratação desses profissionais, o que nem sempre ocorre nas empresas.

Pesquisas mostram que, quando as empresas contratam escritórios autônomos ou contadores como prestadores de serviços, a terceirização contábil se tornou a principal área de atividades profissionais hoje neste ramo. Mas ainda existem alguns empresários que se opõem a esse formato. Então, vamos te mostrar algumas informações que devem ser ponderadas sobre o serviço de contabilidade freelancer. Veja mais.

O que é um profissional freelancer contabilidade?

Em primeiro lugar, é importante compreendermos exatamente os freelancers. O freelancer contábil, assim como outros profissionais, trabalham sozinhos na execução de um determinado projeto pelo que é contratado, tem total liberdade para escolher o seu local de trabalho e métodos de trabalho, estando empenhado no cumprimento das necessidades e prazos entre ele e o contratante, a empresa.

Cada freelancer contabilidade tem sua própria maneira de trabalhar. Embora possam se adaptar aos requisitos e exigências da empresa, eles mantêm autonomia na decisão de como trabalhar (correndo o risco, se a empresa quiser determinar isso vai causar litígio).

Muitos freelancers trabalham em casa e contatam empresas por telefone ou comunicação virtual (e-mail, WhatsApp, Facebook, etc.). Outros gostam de reuniões presencial. Algumas não têm burocracia sem contratos oficiais, enquanto outras são empresas independentes com contratos e notas fiscais.

Em qualquer caso, freelancers são profissionais que não estão sob o controle da empresa.

Ou seja, em tese, a empresa não poderá controlar o tempo, a localização e o estilo de trabalho do freelancer contabilidade, e somente se comprometerá a pagar os projetos concluídos na data acordada. Freelancers são prestadores de serviços profissionais, não funcionários da empresa.

Vantagens de contratar um freelancer contabilidade

Muitas empresas têm adotado a abordagem de contratação de serviços de freelancer contabilidade para a execução de seus projetos. Isso porque esse tipo de contrato representa alguns benefícios, pelo menos à primeira vista que parecem muito vantajosos. Veremos as principais vantagens a seguir.

Encargo pequeno

Em primeiro lugar, o freelancer não tem vínculo empregatício com a empresa porque é prestador de serviços. Isso significa que, em geral, além do preço do contrato ser mais barato que o salário do profissional, os custos como INSS, FGTS, férias, etc. também são menores.

Porém, a empresa normalmente não considera certas questões nesse custo, como o imposto sobre o contrato, que introduziremos mais tarde.

Vários profissionais no mercado

A disponibilidade de freelancers profissionais também é muito atraente. Hoje em dia, especialmente na Internet, é cada vez mais fácil encontrar profissionais altamente qualificados através de plataformas virtuais de pesquisa convenientes, como na Plataforma 4 Mãos. Esta simples cotação é um grande atrativo para esta forma de recrutamento.

Custos do freelancer contabilidade

Obviamente, as empresas que optam pela terceirização contábil podem reduzir muito os custos. A razão disso acontecer é justamente porque não precisa manter um departamento ou profissional específico, e não precisa arcar com os custos de estrutura, salário e mão de obra.

Além disso, especialmente nas pequenas empresas, há um período de retração da demanda. O emprego de serviços de contabilidade ocorre, em última análise, em tarefas específicas. Nesse caso, a contratação de um contador como funcionário pode gerar despesas desnecessárias para a empresa.

No entanto, não se deve esquecer que a contabilidade é um campo em constante atualização. Não que o contador contratado não consiga acompanhar essa etapa, mas que é uma obrigação de terceirização.

Sua experiência diária o obriga a lidar com diferentes situações. Se você não continuar aprendendo, deixará de prestar serviços de qualidade e perderá mercado. Claro, este é um perfil mais oposto às zonas de estagnação e conforto. A motivação é a força motriz da vida diária do freelancer contabilidade.

Os empresários devem avaliar os benefícios da independência do contador com base nos resultados do negócio. Por mais autonomia que um funcionário tenha, ele sempre estará sujeito a algumas restrições para apontar a falta de seus superiores.

Se um processo é errado, imperfeito ou mesmo fraudulento, o empresário não tem necessariamente essa intenção. Mas os contadores contratados pela CLT abrirão o jogo? Correndo o risco de desemprego para avisar seu chefe? Este é um ponto a se pensar.

Os riscos de contratar freelancer contabilidade

No entanto, tais contratos apresentam uma série de condições e riscos desfavoráveis, que podem trazer uma série de possíveis problemas para a empresa.

Pouco controle sobre as atividades

Freelancers são profissionais com autonomia. Portanto, a empresa não pode controlar seu trabalho, apenas os resultados. Como muitos freelancers não assinam um contrato, é difícil cobrar pela qualidade do trabalho.

Na contratação de autônomos, é preciso lidar com atrasos, o que é muito prejudicial para a empresa e também comum.

Impostos envolvidos no serviço de freelancer contabilidade

Os freelancers de contrato podem envolver questões fiscais. Algumas empresas têm empresas individuais com personalidade jurídica ou PJ, enquanto outras são pessoas físicas ou jurídicas, e o contrato de cada empresa cobra impostos diferentes.

No caso da PJ, os freelancers emitem faturas e costumam pagar impostos. Muitas empresas exigem que os freelancers sejam qualificados para contratar PJs. Quando o contrato é firmado com a PF, é cobrado o Imposto sobre Serviços (ISS), que é um imposto municipal que atinge em média 20% do valor do contrato, o que pode aumentar bastante o custo da empresa.

Cuidar das atividades realizadas

Por fim, ainda na vertente jurídica, entenda que não é permitida a contratação de freelancers para o desenvolvimento de projetos contínuos nas atividades fim da empresa. A atividade final é o principal objetivo da empresa.

Por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de sites considera a produção de páginas sua atividade principal.

Assim, por restrições legais, não posso contratar um freelancer para o efeito, pois a nossa legislação apenas permite este tipo de tipo de atividade intermédia (atividade que não faz parte do âmbito principal do negócio) para o exercício deste tipo de atividade.

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos para sua empresa, evidenciando o serviço de um contador freelancer!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante os seus planos para desenvolver seu negócio com um freelancer contabilidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre freelancer contabilidade, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma dica! Falamos sobre outros aspectos que englobam a abertura de empresa em nosso site, não deixe de conferir.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat