Marketing para Imposto de Renda: conheça boas ações

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Marketing para Imposto de Renda: conheça boas ações

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Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

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Muitas são as pessoas que acabam investindo em Marketing para Imposto de Renda devido a este momento ser uma ótima oportunidade para um aumento na renda. Mas falando sobre os contadores, como esses profissionais podem ter mais assertividade?

Pensando em ajudar você, contador que está pensando em investir em Marketing para Imposto de Renda, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a vender mais nesse período. Boa leitura!

Precificação de Marketing para Imposto de Renda:

Há alguns pontos técnicos que precisam ser considerados, pois muitas são as pessoas que se dispõem a elaborar a Declaração de Imposto de Renda. É muito importante que, por mais que a concorrência seja alta, a precificação deste serviço seja feita de forma correta.

Contador calculando quanto vai gastar com Marketing para Imposto de renda
Não desanime e sempre mantenha seus preços originais!

Com isso, até mesmo pessoas que não são formadas conseguem realizar a elaboração da Declaração de Imposto de Renda, porém os profissionais contábeis ainda são valorizados. Então leve tudo em conta no momento de desenvolver o custo do serviço!

Considere os gastos com funcionários, marketing, aluguel do espaço utilizado para trabalhar e muito mais. Portanto, mesmo que a concorrência seja grande, não desanime e não deixe de captar orçamentos de Declaração de Imposto de Renda!

É possível conseguir clientes de Imposto de Renda sem fazer investimento?

Na verdade sim, mas o trabalho é grande. Uma das opções é realizar a criação de vídeos para que a autoridade do escritório de Contabilidade aumente e você consiga oferecer seus serviços. E algumas ações podem fazer com que seus vídeos sejam produzidos com maior qualidade. Veja:

  • Não gere conteúdos tão técnicos;
  • Limpe a lente do seu celular;
  • Vídeos com o celular deitado são apenas para algumas plataformas;
  • Atenção ao áudio;
  • Evite tremer, segure o celular com as duas mãos;
  • Use a iluminação ao seu favor;

Não tenha medo de errar, pois é assim que se aprende: independente do porte de uma empresa, elas acabaram crescendo com seus erros e puderam chegar na criação assertiva de vídeos.

Instagram Stories é uma boa plataforma de conseguir clientes de forma orgânica

Sendo uma funcionalidade da rede social que é focada na postagem de fotos e vídeos, a criação de vídeos para Stories é uma ação interessante e que tem dado certo para muitas empresas e escritórios de Contabilidade.

E muitas são as formas de criar conteúdo de Marketing para Imposto de Renda no Instagram Stories: você pode, por exemplo, dar dicas para seus seguidores “não caírem na malha fina”. Lembre-se de nunca explicar como a declaração de Imposto de Renda é feita, até porque você ainda deseja vender seus serviços.

Se não possuir afinidade para aparecer na frente de uma câmera, as postagens de imagens também ajudam muito para que o algoritmo (uma espécie de robô virtual que seleciona as postagens que serão mostradas para as pessoas) veja seu perfil e impulsione o que você está colocando em sua rede social. Veja mais dicas para se sair bem nesta rede social:

  • Frequência de pelo menos umas ou duas vezes por semana;
  • Foque em dicas, mas no final sempre incentive a solicitação de um orçamento;

O LinkedIn também é um ótimo canal para realizar a venda de serviços contábeis, já que a ferramenta que impulsiona as postagens de forma orgânica é um pouco mais “amigável”. Mas aqui, a publicação de vídeos nesta rede social também é o melhor caminho, já que a taxa de postagens de vídeos no LinkedIn é baixa e toda e qualquer novidade é bem vista pela ferramenta.

WhatsApp como ferramenta de Marketing para Imposto de Renda

Sendo um importante aplicativo para construir autoridade, ele ainda ajuda a venda ser efetivada. Sendo assim, o WhatsApp pode ser usado neste momento importante para o ramo da contabilidade.

A função Status (muito parecida com o Stories do Instagram) pode ser usada, assim como as listas de transmissão e grupos. Falando sobre os Status (uma função que pode ser acessada ao lado das conversas) estes podem ser utilizados como ferramenta de vendas.

WhatsApp sendo usado como ferramenta de Marketing para Imposto de Renda
WhatsApp pode e deve ser usado como ferramenta de vendas

E não adianta perder muito tempo, pois sabemos que a rotina do contador é muito corrida, certo?

Use o WhatsApp Status para lembrar às pessoas que você possui aptidão para elaborar a declaração de Imposto de Renda. Já parou para pensar quantas pessoas não lembram que você é contador, por você não estar na rotina profissional delas?

É possível usar o mesmo conteúdo que foi postado no Instagram Stories (o arquivo fica salvo em seu celular), porém como o WhatsApp é diferente, lembre-se de falar sobre o assunto de uma forma mais pessoal.

Listas de transmissão para captar pessoas que precisam declarar Imposto de Renda

Sabia que é possível mandar uma mesma mensagem para até 256 pessoas? Mas é importante não abusar desta ferramenta para que as pessoas não vejam essa ação como uma forma de Spam. O envio de duas mensagens por semana é o ideal, mas não deixe de mensurar como seu público está reagindo a isto.

É possível dizer que o conteúdo pode variar muito, mas você pode oferecer seus serviços e ainda focar na informação, para que as mensagens sejam bem vistas. A segmentação também pode ser usada aqui: é possível criar uma lista de transmissão com clientes antigos, como uma forma de lembrete que a declaração precisa ser entregue.

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Grupos de WhatsApp são uma possibilidade?

Sim, mas não coloque as pessoas sem avisá-las sobre isso. Existe a possibilidade de enviar o link do grupo de WhatsApp para quem deseja entrar neste canal, então faça um anúncio em suas redes sociais (não esqueça do Instagram Stories e WhatsApp Status) sobre os conteúdos que serão abordados no grupo e deixe o link para as pessoas entrarem.

Como hoje em dia é possível criar um grupo em que apenas administradores enviem mensagens, basta elaborar o conteúdo e em seguida mandar para este canal, onde as pessoas irão receber tudo o que for enviado.

Considere a abertura do grupo para todos enviarem mensagens em um certo dia do mês, onde as mesmas podem vir a mandar dúvidas sobre Imposto de Renda (não deixe de pensar na venda de serviços). Finalizando o assunto sobre relacionamento, veja mais dicas:

  • Realize o disparo de e-mail Marketing;
  • Elabore um Webinar;
  • Coloque uma banner externo em seu escritório;
  • Faça um bom artigo sobre imposto de renda e envie para sua base de contatos.

Marketing de Imposto de Renda Agressivo: Landing Pages são essenciais

Além das redes sociais, é possível “investir pesado” para captar clientes nesse período. A Landing Page (página focada em solicitação de orçamentos) é uma opção interessante. Sendo uma página externa de seu site, este modelo é focado em oferecer informações simples e sem rodeios, muito focado em captar informações para que você, contador, retorne o contato.

É importante saber que o encaminhamento para seu site oficial não deve ser feito, já que o potencial cliente pode ficar perdido. Então foque em divulgar apenas as informações importantes, seguido de um banner extremamente objetivo.

Landing Page sendo usada como ferramenta de Marketing de Imposto de Renda
Ter uma boa página de conversão pode gerar bons resultados

O uso de Chamadas Para Ação (botões que incentivam o cadastro), conhecidos como CTAs, são bons elementos que compõem uma página de conversão assertiva e que vai gerar muitos resultados.

Sempre elabore uma Landing Page com muitos CTAs em cada sessão, assim como não deixe de definir uma forma de contato (que pode ser formulário ou até mesmo WhatsApp). Por fim, não deixe de colocar:

  • Vantagens/Diferenciais;
  • Prova social (depoimentos);
  • Autoridade (CRC, anos de mercado etc.);
  • Respostas para dúvidas frequentes.

Também tenha cuidado para não usar imagens e designs que prejudiquem a visualização de informações e lembre-se: em questão de campanhas patrocinadas, o melhor canal para promover Landing Pages é o Google.

Facebook Ads como apoio no Marketing para Imposto de Renda

Sendo uma opção interessante e que pode resultar em potenciais clientes com investimentos a partir de R$ 9,00 (valor que pode chegar a até R$ 20,00), nesta plataforma as postagens não aparecem na página do escritório de Contabilidade.

Caso você esteja com dúvidas, é possível captar até 45 cadastros com um investimento de R$ 500,00, mas o número pode variar muito com a configuração da campanha. O trabalho com segmentação é importante, onde ao optar por apenas um tipo de público (profissional liberal, médico, engenheiro, MEI etc.), as chances de sucesso podem ser maiores.

A melhor forma de captação de clientes no Facebook é o uso de campanhas de cadastros, onde as pessoas respondem um formulário. Mas não demore muito tempo para retornar o contato, pois mesmo que se cadastrem, os indivíduos podem a eventualmente perder o interesse.

Google é um bom canal?

Sendo optado por diversas pessoas, o Google também pode ser usado para a captação de clientes que precisam de declaração de imposto renda, mas apenas se seu escritório de contabilidade atender empresas de grande porte (ou empresários que possuem uma alta atividade no mundo dos negócios).

Como as pessoas pesquisam algo quando necessitam de um serviço, a definição de palavras-chave é essencial para que a campanha no Google performe bem precisa ser específica, assim como o texto deve ser coeso, entregando todas as informações e ainda ser persuasivo para convencer as pessoas.

Assim como falamos anteriormente, sempre redirecione a pessoa para a Landing Page que foi desenvolvida para a captação de clientes, e caso queira saber da performance da campanha, é possível realizar a instalação de TAGs para saber qual a melhor palavra-chave deve ser usada, assim como qual o melhor anúncio.

Também proprietário do YouTube, o Google permite o anúncio de vídeos no YouTube, mas é interessante testar se essa plataforma é usada pelo seu público-alvo para acabar não perdendo dinheiro.

Como realizar Marketing para Imposto de Renda sem erros?

Sendo um momento importante para todos os escritórios de Contabilidade, hoje em dia é ideal testar todos os canais e realmente analisar onde os maiores investimentos podem ser feitos.

E caso você esteja com dúvidas e/ou dificuldades para encontrar pessoas que precisam de serviços de elaboração de Imposto de Renda, a 4 Mãos pode ajudar!

Contador pensando em realizar Marketing para Imposto de Renda
Plataforma 4 Mãos pode ajudar você a desenvolver uma boa estratégia de Marketing para Imposto de Renda

Nossa plataforma realiza a captação de clientes, onde todos os nossos escritórios de contabilidade parceiros podem enviar orçamentos por meio da contratação de créditos.

Além disso, também oferecemos soluções de Marketing para escritórios de contabilidade para que você, proprietário, tenha uma grande presença digital. Quer saber mais sobre isso? Agende uma reunião com nosso time de atendimento e mude seu Marketing Contábil! Gostou do conteúdo acima? Tem muito mais em nossas redes sociais: siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

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Victor Pacheco

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