Mecânico Automotivo: Salário, Atividades e Cursos de Capacitação

Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

24/08/2022

X

Quer ser um mecânico automotivo? Saiba como e qual curso deve fazer para a profissão mecânico. Entre para a profissão, tenha seu próprio negócio e fature até R$5 mil por mês. Com a chegada dos transportes por aplicativos, como os motoristas parceiros que fizeram cadastro na Uber, a profissão cresceu em 30% no último semestre. Saiba mais.

A profissão de um mecânico automotivo não é apenas uma categoria ou especialidade, existe um leque de opções e caminhos que podem ser seguidos sendo esse profissional. Uma área que só cresce no Brasil, ser mecânico automotivo tem se tornado tendência de profissão do futuro, avaliado por muitos estudiosos do mercado de trabalho.

Com o leque de opções, quando um profissional se depara com isso, acaba por conhecer melhor aquilo que se identifica, escolhendo um nicho específico para poder desenvolver-se como profissional.

O que é mecânico automotivo?

Um carro possui complexidades que precisam ser compreendidas, pois em média eles possuem trinta mil partes para o bom funcionamento. O profissional precisa conhecer a função de cada peça, de cada componente, não de forma apenas isolada, mas também conectadas com todo o resto.

 Com o tempo e uso excessivo dos automóveis podem ocorrer desgastes isolados ou totais, fazendo assim, o uso da necessidade de procurar um profissional da área para que possa reparar os defeitos existentes. Existem áreas como: a reparação de veículos automotores, troca de óleo, calibragem e alinhamento, avaliação, mecânica preventiva e corretiva, montagem e substituição de peças, e aproveitamento de componentes. 

Na profissão de Mecânico automotivo existem as modalidades: Conferir os componentes presentes de um veículo desde o sistema de suspensão, até o filtro de óleo; Elaboração de relatórios técnicos, listando os problemas que foram detectados no veículo; Fazer o serviço de manutenção como os pequenos reparos, limpeza de componentes e troca de peças que apresentam algum defeito.

Quanto ganha um mecânico de carros?

Fugindo dos padrões do salário mínimo, a profissão tem sido muito disputada por jovens e adultos que desejam ter uma qualidade de vida melhor, sejam estes profissionais para empresas terceirizadas, ou profissionais autônomos, que viram na Mecânica Automotiva como o seu sucesso profissional garantido.

Quanto ganha um mecânico automotivo? O valor aproximado do salário nessa profissão varia inicialmente de R $1.502,00 e pode chegar até R $2.557,00. Há pessoas que ingressam pelo salário, outros ingressam pela paixão da área, outros por estarem ainda sem saber o que deseja de fato para a vida profissional.

Quanto ganha um mecânico de FIAT?

A estimativa é que, são produzidos em média 165 mil carros ao redor de todo o mundo, e estes tem por objetivo fazer o transporte e deslocamento de pessoas e são de suma importância para o funcionamento da sociedade, e pelo desenvolvimento econômico de muitos setores que precisam de um veículo para o meio de deslocamento. Em média, o salário de uma das empresas responsáveis pela fabricação de carros Fiat no Brasil é de R $3.176,00.

Quanto ganha um mecânico de BMW?

Em média o salário mecânico automotivo de uma das empresas responsáveis pela fabricação de carros no Brasil, a BMW é de R $4.630,00.

Qual área da mecânica automotiva dá mais dinheiro?

Existe um leque de opções para essa área tão disputada no Brasil. Porém antes de ingressar nessa jornada de mecânico você precisa saber a área que mais dá dinheiro, e uma delas podemos dizer que é a mais promissora, é a de Mecânico de Híbridos e Elétricos.

 Sabemos que com o secularismo e a pós-modernidade já faz parte dos nossos dias e não há mais como fugir disso. Se não nos adaptarmos ao futuro tecnológico, não vamos conseguir o mercado de trabalho futuro, e isso no setor automotivo é mais que uma realidade atualmente. O índice da substituição de carros a diesel e gasolina vai ser extinto dentro de alguns anos, e o índice de carros híbridos e elétricos têm aumentado de forma indissolúvel, afinal isso é o futuro do mundo.

Onde um mecânico automotivo pode trabalhar?

Existe uma variedade extensa de áreas e caminhos que um mecânico automotivo possui para poder seguir e nessas horas, é necessário conhecer bem cada uma para que não faça algo que acabe não se identificar. Desde a área de mecânica simples, até a mecânica mais avançada, adaptando o trabalho a formalidade tecnológica em automóveis híbridos e elétricos.

A rotina de trabalho

Fugindo dos padrões do salário mínimo, a profissão tem sido muito disputada por jovens e adultos que desejam ter uma qualidade de vida melhor, sejam estes profissionais para empresas terceirizadas, ou profissionais autônomos, que viram na Mecânica Automotiva como o seu sucesso profissional garantido.

 Há pessoas que ingressam pelo salário, outros ingressam pela paixão á área, outros por estarem ainda sem saber o que deseja de fato para a vida profissional, mas o que de fato podemos afirmar é que: Essa é uma das profissões que o Brasil irá mais precisar, tanto devido ao aumento populacional, como pelo aumento na demanda de fabricação de carros, que a cada dia cresce absurdamente.

Cada pessoa tende a possuir até 2 carros por variedade de opções, isto é, a cada família que possui até 4 pessoas irá obter 8 carros por cada família! É um número absurdamente alto, considerando que a tendência é só aumentar, aumentando assim a necessidade de profissionais altamente capacitados para que possam dar o suporte necessário para a alta demanda de fabricação de veículos no Brasil e no mundo.

Perfil de profissional

Muitos se perguntam qual o perfil do profissional que quer ingressar na área. Isso acaba se tornando algo relativo, e depende da situação atual do momento em que cada pessoa está vivendo. Se ainda não possui conhecimento algum, deve-se primeiro fortalecer o conhecimento das bases, do que é simples, para poder seguir para as outras categorias.

Se já possui um conhecimento parcial, você poderá optar pelo curso profissionalizante e técnico da modalidade. Se já possui um bom conhecimento com a área, invista no curso avançado, tendo sempre em mente que aprender nunca é demais, e em nenhum momento você irá parar de estudar.

Qual é a formação do mecânico automotivo?

Sabemos que é bem importante o desenvolvimento profissional, e especificamente essa área tem crescido bastante nos últimos anos, tanto devido ao aumento populacional, como também o número de veículos devido a facilidade de acesso no presente momento.

Tendo em vista sempre o futuro, sabemos que esse número a cada dia cresce mais, o que abre muito espaço no mercado de trabalho para profissionais que querem ingressar e começar a sua carreira como mecânico automotivo. Isso varia desde um curso básico, seja ele profissionalizante ou técnico, até um curso de nível superior.

Qual faculdade devo fazer para ser mecânico?

A engenharia Mecânica tem como foco o desenvolvimento de veículos cada vez mais seguros, confortáveis e eficientes. Com forte orientação para inovação tecnológica, a área procura soluções ao nível do desempenho do veículo.

Qual curso fazer para ser mecânico?

O curso básico de mecânica automotiva é o passo inicial para que muitos profissionais iniciem o seu plano de carreira. Nesse curso, a introdução à mecânica automotiva é apresentada de forma clara, estudando as bases para poder fazer a migração para outras áreas mais complexas.

Pelo Brasil, há diversas modalidades de cursos para que um mecânico automotivo possa aperfeiçoar sua carreira. Não é apenas um nicho específico, existem diversas modalidades e classes que permitem que o futuro profissional possa escolher e se adaptar ao que melhor se identifica ou até mesmo vislumbrar a questão do sucesso financeiro, optando por sair da zona de conforto e conseguir salários maiores.

Vamos conhecer agora alguns cursos que a área de Mecânico automotivo possui.

Já para os alunos que querem ingressar nessa área, porém não possuem tempo para que possam fazer o curso de forma presencial, existe a modalidade EAD, onde o aluno possui direito ao certificado para comprovar o seu tempo de aprendizado, e conhecer o mundo da mecânica automotiva.

Para a categoria de profissionais que não possui recurso financeiro algum e quer iniciar nessa jornada, existem os cursos grátis oferecidos por instituições públicas ou na modalidade EAD grátis. Porém nos cursos EAD gratuitos, deve-se sempre ficar atento se haverá cobrança para emissão dos certificados de conclusão.

O que se estuda na mecânica?

O profissional estuda e aprende a ter capacidade de realizar a manutenção e a reparação do veículo. Vai aprender a supervisionar e diagnosticar, deter e reparar os problemas apresentados no sistema mecânico do automóvel.

mecânico automotivo

Qual a tendência desse mercado, vale a pena ser um mecânico?

No futuro, não haverá espaço para pessoas de conhecimento supérfluo, é necessário aprender muito bem, e ser o melhor naquilo que se faz. O mercado é cada vez mais concorrido, e nesse mercado há cada vez mais profissionais capacitados e dispostos a enfrentar arduamente concorrentes.

Salário do mecânico automotivo

A variação de salário de um mecânico automotivo pode variar em diversas regiões e cidades do Brasil. O valor aproximado do salário nessa profissão varia inicialmente de R $1.502,00 e pode chegar até R $2.557,00.

Esperamos ter sanado todas as dúvidas sobre a profissão de mecânico automotivo. É sempre bom melhorar nossa saúde financeira, hoje temos várias opções de fazer renda extra como no caso do Uber, saiba como funciona e aumente sua renda. Em nosso portal você encontra muitas dicas e formas de ganhar dinheiro extra, visite-nos!

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Airbnb no Interior de São Paulo

Airbnb no Interior de São Paulo – Como Lucrar com Aluguel de Curta Duração

03/05/2024
Quais as plataformas de jogos que mais pagam

Quais as plataformas de jogos que mais pagam?

02/05/2024
como fazer rifa de fraldas

9 Dicas de como fazer rifa de fraldas prática

27/03/2024
Doces para vender a 1 real

7 Doces para vender por 1 real e ganhar dinheiro

26/03/2024
Quanto custa 1 kg de papelão

Quanto custa 1 kg de papelão: Entenda o preço para reciclagem

25/03/2024
Ideias de prêmios para rifa

19 Ideias de prêmios para rifa: Opções que vendem muito

22/03/2024
Como fazer rifa online

Como fazer rifa online Grátis: Melhores Maneiras de criar sua Rifa

22/03/2024
Doces para vender na escola

10 Opções de doces para vender na escola e conquistar todos os paladares!

30/01/2024
E2A Ganhar Dinheiro

E2A Ganhar Dinheiro: Estratégias e Dicas para o Sucesso Financeiro

09/01/2024
Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

24/11/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.