Empreendedores

Passo a passo para montar uma consultoria online

4maos

|

15/04/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

Homem procurando como montar uma consultoria online
4 min de leitura

Mas afinal como montar uma consultoria online? Será que é necessário ter uma plataforma para atender digitalmente? Quais são as bases da consultoria digital? E é isso e muito mais que responderá esse artigo, acompanhe!

2 bases da consultoria online

Base 1 – Mantenha o foco na construção do produto de consultoria utilizando o método correto

Isso mesmo! Nunca abra mão do grande conselho da consultoria que é transformar com base no conhecimento e experiência de alguém.

Dessa forma você consegue entregar conhecimento em doses corretas, texto curto e objetivo, vídeo curto e objetivo e atividades de transformação.

Base 2 – Lembre-se a disponibilidade é infinitamente mais importante do que a presença

Na consultoria digital você está lá 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano.

Isso força a interação através dos canais dentro de uma plataforma ou não.

No caso da consultoria online é recomendado que você utilize uma única plataforma. Por exemplo, o Evolutto, afinal todas as informações do projeto precisam estar atrelados ao processo de atendimento e desenvolvimento do seu cliente.

Lembrando sempre de checkpoints obrigatórios para garantir que tudo está bem e o cliente não vai progredir com erros e é por isso que é tão essencial você estar 100% disponível para o seu cliente.

Consultoria online tem que ter plataforma?

Leve tudo para uma plataforma!

Isso não é uma força de expressão.

Com isso você terá mais previsibilidade no modelo, mesmo que você opte pela consultoria híbrida, onde ainda se faz a necessidade de você ir pontualmente até o seu cliente.

Use a tecnologia como a sua aliada e como uma integração de todo o processo de transferência de conhecimento e atendimento.

Afinal quanto mais o seu método estiver disponível em uma plataforma online, como o Evolutto, por exemplo, mais escalável ela se torna, menos riscos e menos chances de erros no padrão de qualidade do seu método.

Lembre-se digitalizar sua consultoria não é o mais difícil, o mais difícil é escalar sua operação de consultoria, e no caso para fazer isso utilize a tecnologia, uma plataforma como sua aliada no processo será um catalisador pra você multiplicar seus clientes, o faturamento e o número de projetos atendidos por cada consultor.

O que não pode faltar na consultoria online

É fundamental entender e dominar o método.

Você desenvolveu o seu jeito de transformar os clientes, aprimorou com estudos por anos e anos, colocando em prática e certamente possui diversos cases de sucesso dos próprios clientes que mostram resultados positivos utilizando o seu jeito, o seu método.

Mas sabe o que muda na digitalização de sua consultoria?

Absolutamente nada!

Você não precisará renunciar a nada, a única coisa que será necessário para você conseguir trazer a sua consultoria tradicional para o meio digital, será uma plataforma.

Portanto, o que não pode faltar de jeito nenhum na hora de digitalizar sua consultoria é:

– Manter o seu método
– Estar disponível por meio de uma plataforma
– Aprimorar o seu produto de consultoria sempre

Passo a passo para montar sua consultoria online

A primeira coisa a se fazer é produtizar.

O processo de produtização consiste em trazer o seu método de consultoria para produtos de consultoria, ou seja, encapsular o seu conhecimento em formas de:

– Textos
– Vídeos
– Atividades de execução
– Checkpoints
– Diagnósticos
– Materiais (planilhas, relatórios, documentos, etc.)

E deixar tudo isso disponível em uma plataforma online, como o Evolutto, em um passo a passo da mesma forma que você executa de forma tradicional e que você garante resultados.

O segundo passo é precificar

Lembre-se um consultor no modelo digital consegue atender até dez vezes mais, tendo em vista que todo o contato é feito de forma online, através de chats e chamados.

Assim como a aquisição de clientes pode ser feita também através de marketing digital, então os custos de aquisição podem mudar e não depender apenas de indicação pode ser algo que você sempre sonhou pra sua consultoria.

E para dominar as despesas da consultoria digital essa planilha pode te ajudar.

Terceiro passo é marketing e vendas

Dominar o processo de marketing e vendas é essencial para uma consultoria online, na verdade para qualquer negócio.

A diferença aqui é que quando você está online, você está competindo com o Brasil inteiro, ou seja, quando a competição é maior você precisa ser diferente, afinal o que era diferencial antes, hoje é obrigação.

E já olhando para vendas, dominar técnicas como o spin selling, bant e outras mais é imprescindível, afinal as reuniões são realizadas de forma online o que é um tanto quanto mais frio do que quando comparado ao pessoal onde você consegue persuadir o prospect criando uma situação onde favorece o fechamento.

O quarto passo é atendimento e gestão

Aqui como mencionado anteriormente é indispensável que o consultor tenha uma plataforma, como o Evolutto, para ter rastreabilidade, controle e padronização.

Se manter 100% online exige disciplina e principalmente tecnologia envolvida para que sua consultoria gere relatórios automáticos, seu cliente consiga consumir sua consultoria a hora que quiser, assim como o dono da consultoria fazer a gestão dos seus consultores e garantir que o seu método está sendo seguido.

Então se você é dono de consultoria e quer trazer sua consultoria pro meio digital, você já sabe o que deve fazer.

E caso você ainda não seja um consultor digital ou seja um consultor autônomo o melhor caminho que você deve seguir é começando por um curso, para aí sim estar pronto para conseguir digitalizar sua consultoria por completo.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.