Empreendedores

Motorista de aplicativo: Como ganhar dinheiro de verdade?

Emily Clemes

|

06/05/2022

|

5 min de leitura

|

Voltar

Motorista de aplicativo
5 min de leitura

Hoje em dia o motorista de aplicativo tem sido a melhor opção para aqueles que não possuem veículo próprio, porque é muito mais fácil solicitar o motorista que irá te pegar e te deixar ao destino do que enfrentar os transportes públicos tendo que esperar o horário certo do transporte passar além de ter que ir muitas vezes apertado por falta de espaço e muita gente no mesmo local.

Mas será que ser motorista de aplicativo dá dinheiro?  Você já pensou em ganhar dinheiro com seu carro e trabalhar em um horário flexível? É por isso que criamos esse texto pensando em pessoas como você que está em dúvida se ser motorista de aplicativos vale a pena ou não, então leia esse texto ao fim e descubra se vale a pena ou não.

Como ser um motorista de aplicativo?

Para se tornar um motorista de aplicativo você precisa primeiro de tudo possuir uma CNH com categoria B, você também precisa ter seu próprio veículo, caso você não tenha veículo próprio você pode alugar um carro através de alguma empresa de locação de veículos, isso porque os aplicativos não disponibilizam um carro para que você possa trabalhar.

Se você já possui a CNH e já possui um carro é hora de você escolher qual aplicativo você deseja trabalhar (existem alguns e vamos falar quais são eles durante esse texto) independente do aplicativo que você escolher você deverá baixar o aplicativo e buscar dentro desse aplicativo a opção de se cadastrar para ser um motorista de App.

A forma que o cadastro deve ser feito irá variar de aplicativo para aplicativo, porém em todos eles você deverá colocar alguns dados pessoais e aguardar o aplicativo analisar os seus dados e o seu perfil, assim que eles analisarem as suas informações você terá o retorno sobre se você pode trabalhar como motorista de aplicativo ou não.

Trabalhar como motorista de aplicativo compensa?

Muitas pessoas que optaram em trabalhar como motoristas de aplicativo largam seus empregos fixos para trabalhar apenas como motorista de aplicativo, porque dizem que compensa mais trabalhar como motorista do aplicativo do que trabalhar como outra coisa, mas a verdade é que se irá depender de pessoa para pessoa.

Por outro lado existem pessoas que optam trabalhar como motorista de aplicativo para gerar uma renda extra! Então se você preferir você pode usar uns 15 ou 20 dias para tentar conciliar o emprego fixo com o emprego de motorista para aplicativo, caso você não se identifique em trabalhar como motorista de aplicativo você pode voltar ao seu trabalho atual.

Caso você veja que como motorista aplicativos você consegue ter bons lucros e qualidade de vida você também pode optar em fazer dessa na sua fonte de renda principal desde que se organize financeiramente.

Vantagens de ser um motorista de app

As vantagens de ser um motorista de aplicativo ou realizando entregas com carros particulares é que você pode fazer seu próprio horário, ou seja, tem mais liberdade em relação ao tempo.

Outra vantagem é que você ganhará de acordo com a sua produtividade e trabalhará de forma dinâmica podendo ter muitas trocas de conhecimento e assim ganhar experiência.

Leia também

Desvantagens que os motoristas de aplicativos relatam

A desvantagem de ser motorista de aplicativo é que você não terá o direito que uma pessoa  que trabalha em CLT tem e que ganhará de acordo com a sua produtividade, o que pode ser um ponto bom, mas também pode ser um ponto ruim, então você precisara ter muita disciplina para cumprir um horário determinado.

Outra desvantagem é que o aplicativo não irá te ajudar em gastos de manutenção ou revisão e esse dinheiro deverá sair do seu bolso.

Quais os melhores aplicativos para ser motorista

Vale dizer aqui que você pode ganhar dinheiro com seu carro não apenas fazendo corrida, mas também sendo um entregador como, por exemplo, ser um entregador do Mercado Livre, entregador da Magazine Luiza,  entregador da Amazon entre outros aplicativos que precisam de pessoas para realizarem suas entregas.

Vamos deixar aqui uma lista com os melhores aplicativos para ser motorista assim você saberá quais são eles e poderá escolher entre um deles para trabalhar.

99 pop

A 99 é um aplicativo bastante utilizado e uma das vantagens da 99 é que as taxas tende a ser mais em conta então alguns usuários dão preferencia para o App.

Como motorista da 99 por as caixas ser mais em conta o motorista também deverá trabalhar um pouco mais, para ter um lucro maior.

Uber

A Uber sem dúvidas é o aplicativo mais conhecido e que as pessoas optam em usar sempre ele como a primeira opção.

Com certeza demanda da Uber costuma ser alta e é por isso que os motoristas de aplicativos procuram a Uber como a primeira opção.

Yet Go

Yet GO possui quatro meios de corrida e (até mesmo inclui motoqueiros e taxistas) o aplicativo esta começando agora mas também é uma boa opção.

Diferente dos outros aplicativos que variam os preços conforme o horário (geralmente em horário de pico o valor é mais alto) a Yet Go não possui tarifa dinâmica o que significa que os preços são sempre fixos.

Quanto ganhar um motorista de aplicativo?

O salário de um motorista de aplicativo irá depender muito da possibilidade de tempo do motorista. Lembra explicamos que o motorista irá ganhar a medida que ele trabalhar? Então é importante que o motorista de aplicativo tenha  a sua meta bem definida de quanto pretende ganhar no mês e quanto tempo disponível ele tem para realizar as corridas. Se o motorista for dedicado e cumprir um horário certinho ele pode ganhar em torno de R$2.500.00 livres por mês.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender tudo sobre motorista de aplicativo e te esperamos no nosso blog do empreendedor, onde sempre deixamos textos como esse para ajudar os empreendedores que estão começando agora e darmos dicas sobre contabilidade.

Como abrir uma empresa

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.