O que é contrato social? | 4 Mãos

Contabilidade

O que é contrato social?

4maos

|

03/05/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

11 min de leitura

Já sabe o que é contrato social e como elaborá-lo? Agora que já tem seu próprio plano de negócios, criou uma empresa de investimentos, está quase pronto para abrir uma empresa.

O próximo passo é entender o que é um contrato social e como fazer o documento de contrato social da empresa, para iniciar o seu negócio, e esta é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes em todo o processo para uma start-up. Então vamos aprender algumas dicas!

Contrato social de uma empresa

Costuma-se dizer que os contratos sociais se aplicam a pessoas jurídicas e as certidões de nascimento se aplicam a pessoas físicas. Um contrato social é um documento que contém as regras e condições sob as quais uma empresa opera, bem como uma posição que estabelece os direitos e obrigações de cada proprietário que a compõe.

Passo a passo para preparar o contrato social

Não é recomendado que os empreendedores celebrem contratos sociais sozinhos, sem a orientação de profissionais.

No entanto, saber quais etapas devem ser seguidas para descobrir como preparar um “contrato social” ajudará você a monitorar seu trabalho e evitar surpresas futuras.

Portanto, vaja as etapas a seguir para preparar o documento sobre o que é contrato social:

1. Membros qualificados

Esta é uma parte padrão de todos os contratos, em que é necessário distinguir quem são os sócios da empresa e suas informações.

2. Atividades e serviços de desenvolvimento designados

O documento deve conter a definição dos produtos e serviços, bem como das atividades que a empresa irá realizar. Para fazer isso, em o que é contrato social, você pode primeiro consultar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) no site da Tributação Federal dos EUA. Por meio de palavras-chave, você poderá encontrar a avaliação do governo sobre suas atividades empresariais.

Portanto, você vai emitir uma nota fiscal dessa atividade econômica para que o governo possa cobrar impostos com base nos parâmetros determinados para esse fim.

Se a classificação estiver errada, você enfrentará muitas burocracias para corrigir os dados no futuro, e até multas e penalidades. Portanto, esta etapa requer atenção total nas etapas sobre contrato social o que é.

3. Defina o tipo de empresa e local de operação em o que é contrato social

Para fins de controle, o governo usa o IRS e outras agências para classificar os tipos de empresa de acordo com a infraestrutura da empresa e suas principais atividades ou objetivos.

A Receita Federal classificou mais de 20 tipos diferentes de empresas. No entanto, os mais comuns são:

  • Sociedade Limitada (LTDA);
  •  Sociedade Anônima (S.A.);
  • Micro Empreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Individual;
  • Empresário Individual.

A definição do local de estabelecimento de uma empresa é muito importante porque normalmente é controlada pela administração municipal, além da tributação, cujas áreas também podem exercer atividades empresariais.

4. Especifique cada parceiro e quem é o administrador

Em o que é contrato social, é necessário especificar a forma como a quota é fixada, ou seja, de acordo com o valor investido por cada sócio no capital social da empresa, a parte de cada sócio deve ser evidenciada.

Deve também indicar quem são os gestores, como: principais acionistas, todos os sócios, funcionários, etc.

5. Definir pró-labore

Cada parceiro tem um determinado percentual de mão-de-obra manual, que pode ser registrado no contrato social.

Mas, por favor, note: trabalho manual não é o mesmo que distribuição de lucros aos parceiros de investimento – não precisa ser registrado, a menos que os sócios desejem economizar uma certa porcentagem dos lucros no fundo de reserva.

6. Estabeleça regras para deliberações importantes

Formato de distribuição de resultados (lucro), regras para entrada de novos parceiros, regras de empréstimos, etc. Todas as formas de decisões importantes podem ser registradas no contrato social, que deve ser assinado pelo parceiro.

Quais são os componentes de um contrato social?

Prefácio

Isso nada mais é do que qualificações de membro, local de residência, estado civil, sistema de casamento, em suma, todas as informações sobre os membros. Em alguns casos, também indicará a data de nascimento do profissional.

Capítulo 1: Sede, termo e nome

Como o próprio nome sugere, nesta parte em o que é contrato social, nos estatutos da empresa serão descritos dados sobre a sede da empresa, prazos e razão social, ou seja, o nome que a empresa recebeu.

Capítulo 2: Objetivo Corporativo

Aqui tratamos das atividades que a empresa irá realizar. Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar esta descrição, é recomendável que participe do conteúdo redigido na CNAE, pois isso elimina a dúvida sobre a tributação da descrição dos objetos da empresa e de suas atividades.

Capítulo 3: Patrimônio

É dividido em cotas. O padrão é usar uma cota de R$ 1,00, mas você também pode usar uma cota de no máximo 1 centavo. Uma vez que o valor do patrimônio líquido e como ele é alocado são definidos. Lembre-se sempre que a soma das divisões deve ser 100%.

Você também pode especificar se a empresa possui um acordo de cotista, indicando que o acordo está armazenado na sede da empresa. Isso ocorre porque as empresas são mais dinâmicas do que os esportes corporativos. Portanto, você tem que fazer um acordo com o seu parceiro, assinar um contrato, assinar um contrato e não alterar o contrato social, portanto, lembre-se de informar a empresa que os documentos estão arquivados na sede da empresa.

Capítulo 4: Administração de Negócios

Envolve também as responsabilidades dos parceiros, o quanto cada um pode suportar em termos de encargos, se deve agir sozinho, se há restrições para agir sozinho e outras informações.

Neste ponto, é importante lembrar que você também pode ter administradores não membros. Nesse caso, ele deve ser nomeado no contrato social. E o administrador também precisa definir suas restrições na empresa neste caminho sobre o que é contrato social.

Capítulo 5: Assembleia Geral de Acionistas

Nesta parte do contrato, você pode especificar como a reunião da empresa será realizada, por exemplo, para notificar se a reunião pode ser realizada online com base na localização do parceiro. Saber disso é sempre importante para tornar o comportamento eficaz.

Capítulo 6: Ano Contábil, Distribuição de Lucro e Demonstrações Financeiras

Em relação ao exercício social, o mais comum é o início e o fim do ano calendário, com início em 1º de janeiro e término em 31 de dezembro. No entanto, algumas atividades não seguem esse padrão. Um exemplo é o desenvolvimento de atividades agropecuárias, a fazenda pode determinar as atividades sociais de acordo com o período de colheita.

Capítulo 7: Continuidade Social

Por exemplo, se uma empresa tem dois sócios e um dos sócios morre, a empresa não pode parar de operar. Portanto, neste capítulo, você definirá como a empresa continua operando. O importante aqui é especificar se outro membro será aceito. Seguindo o mesmo exemplo, a esposa de um parceiro falecido pode tornar-se parte da sociedade?

Isso é algo para se ter muito cuidado, pois um parceiro geralmente é escolhido por causa de uma determinada característica ou habilidade de uma pessoa, então se ele sentir falta de um parceiro, ele deve determinar como será a herança e como será paga a taxa de inscrição social.

Capítulo 8: Cotas e Alocação

É preciso formular regras relativas às cotas, se as cotas podem ser garantidas e se podem ser divisíveis, para que essas cotas não sejam oneradas e não haja problema. Em relação à distribuição de lucros, geralmente é especificado se ela pode ser feita de forma desproporcional.

Capítulo 9: Transferência de cota e atribuição de prioridade

Você ou seu parceiro devem primeiro se comunicar com outros parceiros e obter sua autorização antes de transferir as ações a terceiros.

Então, você tem o direito de vender as ações primeiro, e seu parceiro terá o direito de comprar as suas ações antes do terceiro.

Capítulo 10: Revogação de Afiliação e / ou Condições de Exclusão

É previsível em o que é contrato social que o parceiro se retire ou seja excluído da sociedade. Vale lembrar que o artigo 1.085 do Código Civil estipula que os associados são excluídos por motivos legítimos.

Capítulo 11: Resolução de disputas

Pode haver divergências entre os parceiros. Se eles não conseguirem chegar a um acordo amigável e não puderem comparecer ao tribunal, o tribunal arbitral será usado. A decisão da sala de conferências é final, portanto, uma vez que você use este recurso para resolver o conflito, a decisão tomada não será contestada pelo judiciário.

Capítulo 12: Disposições Gerais

Esta parte é muito importante sobre o que é contrato social. Foi assinalado que se existem acordos de direito de voto, acordos entre sócios ou quotistas, estes prevalecem sobre os contratos sociais. Desta forma, para evitar as custas judiciais de registro e tornar públicos os documentos de interesse da empresa, esses documentos devem ser mantidos na sede da empresa. E eles são mais eficazes do que os contratos sociais.

Como abrir seu próprio negócio e formular seu contrato social microempresa com mais praticidade?

Agora que você já entendeu mais sobre o que é contrato social, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas e se manter seguro perante a lei.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos em meio aos processos sobre o que é contrato social, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente na qualidade do seu serviço;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de criação em o que é contrato social e ser um empreendedor, primeiramente será necessária uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no seu projeto.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo sobre o que é contrato social;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

Mas e se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA? E assim dar andamento aos seus processos legais para emitir notas fiscais e outros documentos como o que é contrato social!

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos sobre o que é contrato social!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto sobre o que é contrato social!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre o que é contrato social, continue acompanhando nossos próximos posts e deixe um comentário para nós!

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat