O que é coworking? Entenda mais sobre essa cultura

Empreendedores

O que é coworking? Entenda mais sobre essa cultura

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

9 min de leitura

|

Voltar

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura
9 min de leitura

Se tornando bastante comum nos últimos anos, pode-se dizer que este tipo de movimento está cada vez mais presente no dia a dia de diversas pessoas. E você não leu errado: apesar de muitas pessoas saberem o que é coworking, poucas destas não entendem que esse termo está ligado a um modelo de trabalho focado no compartilhamento de informações entre profissionais de um mesmo ramo (ou não) e não no espaço em si.

Pensando em falar mais sobre isso, vamos explicar o que é coworking e como isso pode ser essencial para que sua empresa cresça sem gastar muito. Acompanhe este texto da plataforma 4 Mãos e saiba mais sobre este assunto!

Antes de tudo: o que é coworking e como isso surgiu?

Ficando mais famoso nos últimos dez anos, isso devido a um “boom” na criação de startups, o termo coworking foi usado primeiramente em 1999 por Bernie de Koven.

Apenas em 2005 que essa palavra passou a nomear um local em si, isso sendo feito por Brad Neuberg, um engenheiro de software estadunidense. Antes, as pessoas que sabiam o que é coworking ainda trabalhavam da “forma tradicional”.

O que é coworking: exemplo de espaço compartilhado

Brad então se juntou a alguns amigos de profissão e inaugurou o Hat Factory, primeiro espaço de coworking para profissionais que precisavam de um local para trabalharem, trocarem informações e experiências que contribuíam para a produtividade.

E você pode ter percebido que a resposta para a pergunta de “o que é coworking?” é diferente do que muitas pessoas pensam: este termo não está ligado apenas ao espaço, mas sim em toda a cultura de diversos profissionais se unirem para que um melhor trabalho seja feito.

Sendo a opção de freelancers e até mesmo empresas que ainda não preferem trabalhar em um escritório próprio, este modelo é bastante focado na troca de informações.

Já sabe o que é coworking? Conheça os benefícios de optar em trabalhar desta forma

Como você deve saber, muitas pessoas acabam escolhendo atuar dessa forma, onde a economia é o principal motivo de decisão. Afirmamos que o coworking não está relacionado apenas ao espaço, mas hoje em dia está muito mais barato trabalhar em um espaço de coworking do que alugar um local apenas para isso.

E se você está com medo de que alguma informação vaze devido a estar atuando em um lugar com muitas pessoas, saiba que isso não acontece.

Apesar de serem compartilhados, o locais de coworking são delimitados para cada contratante e pode-se dizer que a privacidade é preservada e você pode ter total foco para trabalhar como se estivesse em um escritório próprio.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

Mas além da economia, que é com certeza o principal fator, o compartilhamento de informações pode ser citado como motivo que pode fazer com que você passe a trabalhar desta forma. Isso porque os espaços de coworking são ótimos para o compartilhamento de informações e crescimento de networking do ramo que você está atuando.

É possível realizar troca de bons hábitos empresariais, entender mais sobre ótimas ferramentas de trabalho e até mesmo indicação de profissionais para um trabalho em específico. Veja um resumo dos benefícios de quem é adepto deste modelo:

  • Você trabalha ao lado de profissionais que podem lhe ajudar em seu dia a dia;
  • Gasto menor ao ter um local próprio para trabalhar;
  • Disponibilização de local próprio para receber clientes e parceiros de todos os seus projetos.

O que é coworking: malefícios de trabalhar usando este conceito

Como nem tudo possui apenas pontos positivos, é importante ressaltar que uma pessoa pode ter que conviver com alguns “problemas” ao passar a trabalhar em um espaço de coworking, mas também ao passar a ter esse método de trabalho.

Privacidade pode ser deixada de lado

A primeira deles é a falta de privacidade dentro de um local, já que todos os espaços acabam acomodando duas ou mais empresas, mas isso pode ser contornado com uma breve conversa. Se cada um respeitar seu espaço, todos irão conseguir trabalhar da melhor forma possível e fazendo o mais importante segundo o conceito de o que é coworking: trocando informações.

É preciso ter bastante concentração ao trabalhar em um espaço de coworking

A falta de foco que um local como este traz também pode ser um problema, já que diversas pessoas trabalham no mesmo recinto e profissionais diferentes possuem comportamentos que podem vir a causar problemas nas entregas. Mais uma vez, o bom senso é a melhor maneira de manter um bom espaço de trabalho. Sempre visite ou faça uma espécie de teste no espaço de coworking que você está pensando em trabalhar antes de fechar um plano trimestral ou anual.

Deixe a flexibilidade de lado se você optar por trabalhar em um espaço de coworking

Muitos profissionais PJ acabam trocando o dia pela noite devido a serem mais produtivos neste período, mas saiba que não é possível fazer isso ao trabalhar em um espaço próprio de coworking.

E isso acontece por dois motivos: primeiramente porque estes locais geralmente funcionam em horário comercial, então vai ser impossível trabalhar de madrugada em um espaço como esse.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

Mas se você entendeu o que é coworking, sabe que este método de trabalho vai além dos espaços compartilhados. Existem diversas ferramentas digitais que permitem que troca e compartilhamento de informações seja feita. Com isso em mente, basta se programar para trabalhar em coworking e ter um dia a dia mais produtivo.

O que é coworking para profissionais liberais

Conectado com o parágrafo anterior, pode-se dizer que o coworking é ideal para profissionais liberais. E afirmamos isso por diversos motivos: além da economia de não precisar ter um escritório próprio que nem sempre está dentro do orçamento, além de permitir o crescimento de um networking.

Então, saiba que este método de trabalho pode fazer com que sua carreira chegue mais longe. Muitas empresas começam pequenas para depois chegar ao sucesso, onde até hoje algumas destas ainda estão trabalhando com o coworking.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

Como uma das formas que mais agregam no dia a dia de diversos profissionais, pode-se dizer que quem passar a ser “coworker” entra em uma comunidade que vai fazer com que a carreira chegue cada vez mais longe.

Lembre-se que os profissionais liberais não podem deixar a contabilidade de lado, então se você gostaria de se livrar desta burocracia, conte com a plataforma 4 Mãos

O que é coworking: isso pode ser considerado um escritório virtual?

Muitas pessoas imaginam que isso acontece devido aos espaços de coworking acabarem agrupando empresas de diversos segmentos, mas na verdade estes locais não são escritórios virtuais.

O que acontece é que cada empresa trabalha em seu próprio espaço, mas o apoio em demandas que outros profissionais possuem conhecimento ainda acontece.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

E como dissemos anteriormente, este é o principal conceito de o que é coworking: fazer com que diversos profissionais tenham o melhor aproveitamento possível em seu dia a dia por meio do compartilhamento de informações.

Tenha em mente que: apesar de várias empresas estarem no mesmo espaço, esse local é apenas compartilhado e todas empresas presentes não devem ser tratadas como uma mesma companhia. Muitas vezes isso pode realmente acontecer, mas o conceito de o que é coworking não fala necessariamente de escritório virtual.  

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

O que é coworking: mais do que um local onde diversas empresas atuam, mas sim um movimento

Depois de chegar nesta parte de nosso artigo, você já entendeu que este método de trabalho não se restringe a um prédio, certo? E saiba que na verdade, isso não tem limites. Como o compartilhamento de informações pode ser de proporções diversas, pode-se dizer que o coworking é algo global.

Levando em conta que a internet já está disponível em diversas cidades do Brasil e do mundo, uma simples dica de produtividade pode melhorar o dia a dia de não uma, mas sim diversas empresas. Com isso em mente, afirmamos que esta cultura pode chegar a diversos locais.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

Com pouco mais de dez anos, pode-se dizer que o coworking está se espalhando dia após dia e isso não deve diminuir. Colocando em prática o cenário das empresas que temos hoje no Brasil, não é difícil achar algum negócio que tenha optado por trabalhar em um espaço de coworking, aproveitando também para entrar de cabeça nessa cultura.

É claro que isso tem malefícios como qualquer decisão que você tome em sua empresa, mas colocando na balança, o conceito de o que é coworking é uma cultura que tem gerado sucesso para diversos tipos de negócios e ainda causa economia. Isso porque não é necessário se importar em alugar um local próprio para trabalhar.

Não deixe a contabilidade de lado ao começar a trabalhar na cultura de coworking:

Recentemente, publicamos um artigo falando sobre um assunto pertinente: a relação entre coworking e endereço fiscal. Falando um pouco mais sobre isso, aproveitamos para lhe falar que isso pode realmente acontecer, mas é importante para não cometer nenhum problema com seu CNPJ.

E no caso de você estar procurando um novo contador ou simplesmente ainda não possui um profissional dedicado para cuidar desse tipo de demanda, conte com a plataforma 4 Mãos. Sendo uma verdadeira ponte de conexão entre empreendedores e contadores, nós podemos ajudar a encontrar um escritório de contabilidade para abrir empresa ou cuidar de outras demandas.

O que é coworking: exemplo de pessoas trabalhando nesta cultura

E funciona dessa forma: depois de entrar em contato com a plataforma 4 Mãos, você só precisa esperar que até 4 escritórios de contabilidade entrem em contato por meio de um orçamento. Logo em seguida basta escolher qual aquele que mais se encaixa em sua demanda e fechar negócio. Lembrando que a plataforma 4 Mãos não interfere no acordo financeiro entre ambas as partes.

O que está esperando? Preencha agora mesmo nosso formulário de contato e passe a receber os orçamentos de profissionais credenciados ao CRC. E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Além disso, acesse nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo dos empreendimentos. Já publicamos diversos artigos que podem lhe auxiliar em seu dia a dia. Diga nos comentários: o que você acha de cultura de coworking? Pensa em trabalhar com essa metodologia?

Empreendedores que usaram a plataforma 4 Mãos
Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora