O Que É Trend? Saiba Tudo a Respeito

Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

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Tem dúvidas sobre alguns termos das redes sociais é normal. Você está usando uma rede social, e de repente se depara com uma frase assim: “Agora vamos de trend” ou ” a trend do momento” e fica sem entender e se pergunta: mas afinal, o que é trend? O que significa esse termo?  

Não se preocupe, aqui vamos esclarecer exatamente o que é trend, como acompanhar e localizar uma trend e o melhor, como criar uma estratégia de marketing usando uma trend, para ganhar dinheiro no Instagram, por exemplo. 

Além disso, conheça um pouco mais sobre o Instagram, o TikTok e o Google Trends. Com certeza você finalizará esse artigo com conhecimento, cheio de ideias e pronto para criar a sua trend. E com muito potencial para novas atividades nas redes sociais.  

O que é trend e como usá-la? 

Para responder o que é trend, vamos iniciar com sua origem, Trend é uma palavra de origem inglesa, se colocarmos no tradutor teremos significados como: tendência, direção, rumo, entre outros. Agora, e nas redes sociais, o que é trend? Bom, nas redes sociais ela significa algo que tomou uma alta proporção de visualização e despertou o interesse de outros usuários, que começam a replicar, curtir e compartilhar, muito chamadas de “modinhas”. 

O que é trend dentro das redes sociais? São postagens de dança, de dublagens, coreografias, desafios, tutoriais, entre outros, e não apenas com imagens, há também trends de texto, que lançam tendências instantâneas, como acontece no Twitter. 

Mas então o que significa trend? É todo conteúdo que está em alta, sendo compartilhado, no topo da lista de palavras mais buscadas e que viralizou, ou na linguagem da internet, que se tornou viral, com muito engajamento e com os termos mais pesquisados do momento. 

Sabemos o que significa trend, e então como usá-la? Usar uma tendência para criar um conteúdo, favorece para que o seu conteúdo chegue a muitas outras pessoas. Ou ainda usar um termo muito pesquisado para criar uma promoção do seu produto permite que ele apareça nas pesquisas de mais pessoas de forma orgânica, sem que precise pagar para isso. 

Onde surgem as trends? 

O que é trends? Vamos continuar aprendendo sobre esse termo muito utilizado na rede da internet. Agora vamos entender onde surgem as trends. As trends podem surgir em toda a rede de internet. Mas atualmente, é mais popular nas redes sociais. 

Com a possibilidade de ganhar dinheiro pela internet, como ganhar dinheiro no TikTok por exemplo, juntando com o alto consumo de conteúdo pelas pessoas na internet, a quantidade de novas pessoas criando conteúdo também cresceu exponencialmente.  

Assim, os conteúdos com mais engajamento, com mais identificação de quem os consome, conteúdos originais e que se destaquem dos outros, que ensinam ou simplesmente que fazem rir, além de desafios, entre outros, são os conteúdos com potencial de se tornar viral e posteriormente uma trend. 

 Qual é a trend do momento? 

Difícil conseguir afirmar o que é trending do momento, afinal são muitos conteúdos criados diariamente, e dizer o que é trend hoje pode não ser o que é trend amanhã e muito provavelmente não será quando este conteúdo chegar até você.  Então, por que escrever sobre este tópico? 

Simples, para te ensinar a pesquisar qual a trend do momento. Assim, não ficará preso em uma informação atrasada. Bom, vamos lá. Para saber o que é trend hoje, há algumas ferramentas que podem ser utilizadas, como o Google Trends, no próprio TikTok, Instagram e Twitter por exemplo. 

Falaremos do Google Trends: O Google Trends é uma ferramenta disponibilizada pelo Google de forma gratuita desde 2006. Com ela é possível verificar quais as principais pesquisas diárias que as pessoas estão fazendo no Google. Além de permitir inserir um termo ou assunto e verificar através de um gráfico qual o interesse do público sobre aquele assunto. Onde 100 pontos representam a maior popularidade de interesse de pesquisa, 50 a metade e 0 sem dados suficientes sobre o termo pesquisado. 

O Google Trends ainda permite alterar a localidade, o período de pesquisa, a categoria desejada e onde foi feita a pesquisa, por exemplo, pesquisa de imagem, de Web, de notícias, do YouTube ou Google Shopping. Além de permitir fazer comparativos de termos ou assuntos e mostrar os assuntos e pesquisas relacionados a eles.  

Sabendo o que é trend é mais fácil criar um conteúdo relacionado com altas chances de se transformar em uma futura trend. Para um empreendedor quanto mais visibilidade o seu empreendimento obtiver, melhor e mais rápido será o seu crescimento. Então esteja sempre pesquisando e analisando para descobrir em primeira mão qual será o conteúdo com maior chance de virar uma trend do momento, assim conseguirá lançá-la antes de todos. 

Abaixo falaremos sobre o que é trend no Instagram, acompanhe. 

O que é trend no Instagram? 

O Instagram surgiu com o intuito de compartilhar fotos, com a funcionalidade de aplicar filtros nelas para melhorar a qualidade das imagens, algo muito reclamado pelas pessoas do ano de 2010, onde os celulares não contavam com boas câmeras. 

Em apenas um mês a plataforma já contava com 1 milhão de usuários, e no ano de 2012, seis dias após ser lançada a versão Android, o Instagram foi adquirido pelo Facebook. Após isso, o Instagram foi se modificando até chegar à versão que temos hoje.  

Hoje o Instagram conta com compartilhamento de fotos e vídeos, além de mensagens pelo Instagram Direct. É possível seguir outras contas e ser seguido. É a rede social mais utilizada no mundo, o que facilita a divulgação e criação de uma rede de seguidores que realmente queiram consumir o seu conteúdo.  

Mas lembre-se, quanto mais orgânico forem os seus seguidores, mais chances de seu perfil crescer e gerar engajamento verdadeiro. Há quem costuma ganhar dinheiro curtindo e comentando no Instagram, mas para um perfil realmente crescer e ter engajamento é preciso que as pessoas que o sigam estejam realmente interessadas no seu conteúdo. 

E assim, chegamos à conclusão que o Instagram também é um ótimo lugar para surgir novas trends. Afinal, como saber o que é trend no Instagram? Para saber o que é trend no Instagram basta acessar a aba de reels e analisar quais os tipos de vídeos que mais aparecem, além de observar qual a música mais utilizada. Ou ainda, ir até a aba de pesquisa e pesquisar a hashtag #trends.  

Quando um conteúdo está em alta, muitas pessoas o utilizam, algumas para criar engajamento, outras por se reconhecerem naquele conteúdo, ou mesmo as que acham engraçado. Agora falaremos sobre o que é trend no TikTok. 

O que é trend no TikTok? 

O TikTok surgiu com o intuito de compartilhamento de dublagem de músicas em 2014 com o nome de Musical.ly. Mas foi adquirida pela ByteDance em 2017, que, por já ter um aplicativo parecido, alterou o seu nome para TikTok. 

Contando com um público jovem, entre 16 e 24 anos, o TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos. Ele é considerado a plataforma com o maior número de usuários responsáveis por criar novas tendências. Sendo considerado o maior criador de trends para o mercado com seus vídeos de 15 segundos a 3 minutos. 

Afinal, o que é trend no TikTok? Para saber o que é trend no TikTok vá até a lupa e pesquise a Hashtag popular, uma excelente opção para saber quais os desafios em alta é a hashtag #challenge, por exemplo. Analisar quais os tipos de vídeos e músicas que aparecem na aba “Para você” também é uma forma de saber o que é trend no TikTok.  

Outra alternativa para saber o que é trend no TikTok é acessando as contas oficiais do TikTok no Instagram. Independentemente da rede em que deseja saber o que é trend do momento, será preciso pesquisar e analisar para conseguir utilizar da maneira que melhor se adeque ao seu propósito. 

o que é trend

Como usar uma trend em seu ramo de atuação? 

Agora que sabemos o que é trend, vamos fazer uma análise de como utilizá-la em seu ramo de atuação. As redes sociais são excelentes oportunidades para conseguir expandir o alcance do seu negócio. Para isso, é necessário analisar cada rede e criar um conteúdo rico de acordo com a rede que deseja utilizar. 

Em primeiro lugar é preciso saber exatamente quem é seu público-alvo, afinal a linguagem utilizada deve ser de acordo com ele. Além disso, é muito importante que você conheça a fundo o produto ou serviço que deseja divulgar. Pois quando se fala de algo com total autoridade te torna uma autoridade no assunto e uma futura referência dele.  

Ao verificar qual a trend do momento analise se você consegue usar a música que está em alta em um vídeo seu com escritas sobre o seu negócio, ou mesmo com transições de fotos que o divulgue, por exemplo. Verifique ainda, se é possível criar um vídeo ensinado ou instruindo sobre algo ligado ao seu produto ou serviço, com um áudio que esteja em alta ou em um formato que esteja em alta. 

Se o seu intuito com o conteúdo é gerar visualizações para tornar sua marca mais conhecida, dê ênfase em conteúdos com músicas do momento. Pois as músicas do momento fazem seu conteúdo ter um maior alcance mais rápido. 

Agora, se o seu intuito é conquistar seguidores chamados fiéis, dê ênfase em conteúdo de cunho educacional. Pois como dissemos acima, quando você ensina é porque sabe, e falando com autoridade as pessoas vão te ter como autoridade no assunto.  

Lembre-se de manter uma frequência de posts nas redes sociais, para que sempre mais e mais pessoas conheçam o seu negócio, e para que elas se sintam íntimas dele. Sem frequência, e com a alta produção de conteúdo alternativo, o seu negócio acaba caindo no esquecimento facilmente.  

É possível também utilizar o Google Trends para analisar o mercado e criar anúncios no Google Ads, falando diretamente com seu público-alvo através dos anúncios contendo os termos em alta e mais pesquisados. 

Independente de qual meio utilizar para conseguir chegar ao seu público-alvo é importante ter muita criatividade e se manter focado no seu objetivo, pois é fácil acabar se perdendo diante de tantas possibilidades de criação de conteúdo. 

 Sabendo o que é trend e como utilizá-la para criar engajamento com seu público-alvo, as chances de crescimento do seu empreendimento são muito altas. Além disso, para ter um bom engajamento, é importante criar conteúdo relevante, utilizando uma descrição que chame a atenção, com hashtags ligadas a seu produto ou serviço, engaje com outras contas, participe sempre que possível de lives e nunca deixe seus seguidores sem resposta.  

E não se esqueça que as trends são normalmente momentâneas, podendo surgir novas a todo momento, análise qual realmente tem a ver com seu negócio e com seu público-alvo para adaptá-la, e caso não se enquadre nos valores de sua empresa espere uma nova trend surgir. Acesse nosso portal 

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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