O que precisa para abrir uma empresa: tire sua ideia do papel agora

Empreendedores

O que precisa para abrir uma empresa: tire sua ideia do papel agora

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

11 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor que sabe o que precisa para abrir empresa
11 min de leitura

Sendo uma das formas de uma pessoa aumentar sua renda mensal, não é de se estranhar que cada vez mais ideias sejam tiradas do papel e alguém procure o que precisa para abrir uma empresa.

Mas você sabe como fazer isso? Como abrir uma empresa pequena? Quais procedimentos não devem ser deixados de lado? Pensando em falar mais sobre este processo, desenvolvemos este artigo especial.

E não deixamos de lado o mercado da internet: também iremos explicar como abrir empresa online sem muita burocracia. Por fim, vai ser possível entender quanto custa abrir uma empresa. Então pegue papel e caneta para entender mais sobre isso!

O que você deve saber antes de procurar como abrir empresa pequena

Hoje em dia é alto o número de pessoas que desejam saber o que precisa para abrir uma empresa. E isso acontece devido ao sonho de trabalhar com o que tanto amam ser uma verdadeira realização pessoal.

Mas saiba que atualmente, o mercado está por uma completa mudança devido ao COVID-19: O público está pensando cada vez mais na hora de fazer uma compra.

Esse período que trouxe a quarentena e distanciamento social fez com que os segmentos que provocam aglomeração ou contato direto passem por uma baixa. Por isso é ideal fazer um estudo de mercado antes de procurar como abrir empresa pequena. Não deixe que o porte de sua empresa faça com que você “dê um passo maior que a perna”.

Atualmente, vale mais a pena passar um tempo para entender quando sua ideia de empreendimento deve sair do papel. Usando o exemplo de uma organizadora de eventos: com todos os eventos que provocam aglomerações cancelados, é ideal entender que esta não é a hora de você colocar dinheiro neste mercado.

Mas nada deve ser descartado: basta adiar a inauguração de sua empresa por agora.

Como abrir empresa pequena: passo a passo para isso acontecer

Depois de realizar um importante estudo de mercado, é importante que você passe a procurar o que precisa para abrir uma empresa. Falando sobre o porte, sabe-se que as pessoas que procuram como abrir empresa pequena possuem apenas três opções: serem MEI, ME ou Empresário Individual (optar pela EI). A EI é geralmente indicada para pessoas e/ou profissões que não podem ser MEI, como médicos, por exemplo.

1. Reúna as informações para seu negócio, em seguida pondere se elas podem sair do papel

Antes de tudo é importante entender e definir como sua empresa irá funcionar: definir canais de atuação, local onde irá receber clientes, tipo de serviço ou produto oferecido, número de funcionários e até mesmo valor de investimento inicial. Em resumo: planeje-se.

Empreendedores realizando planejamento como uma parte de o que precisa para abrir empresa

Reuniu todas as informações em um mesmo documento? Agora é o momento de decidir se estas podem realmente podem ser colocadas em prática. Lembra do estudo de mercado que você realizou? Use isso como base para decidir se você pode ou não fazer tal ação.

O planejamento pode realmente ser um pouco longo, mas é importante para que você não perca dinheiro. Imagina o que aconteceria se em plena pandemia ou reestruturação do mercado, você perde o investimento? Por esse motivo é importante se planejar para que nada de errado aconteça.

2. Dê entrada no processo emissão do CNPJ como a parte final do processo de como abrir empresa pequena

Sendo um dos itens para a pergunta sobre o que precisa para abrir uma empresa, o CNPJ é uma espécie de identificação que a Receita Federal entrega para todas as pessoas que optam por começar um empreendimento.

Basicamente, todas as informações ficam agrupadas em um mesmo número: ano de início das atividades, regime tributário (quem está entrando neste mercado geralmente acaba optando pelo Simples Nacional) e demais informações do titular do empreendimento.

Empreendedor realizando emissão de CNPJ, documento de o que precisa para abrir empresa

O processo de emissão do CNPJ para MEI pode ser facilmente feito pelo próprio empreendedor, onde o mesmo precisa acessar o Portal do Empreendedor e cuidar de todo o processo. Entretanto, muitas pessoas preferem entregar esta demanda para um contador e se dedicar à outras frentes, como por exemplo o desenvolvimento e execução do planejamento.

É importante apresentar algumas informações sobre o futuro dono e local de funcionamento da empresa, veja quais são:

  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Dados de contato;
  • Endereço residencial.
  • Tipo de atividade econômica realizada;
  • Forma de atuação;
  • Dados de onde o negócio será aberto, como por exemplo endereço e demais informações pertinentes.

Lembrando que o procedimento de emissão de CNPJ pela internet é válido apenas para MEI. Caso você não for abrir empresa pequena, será necessário comparecer até um órgão público. Muitos escritórios de contabilidade acabam cuidando de todo este processo, então não deixe de procurar informações para conseguir seu CNPJ sem muitos problemas e no menor tempo possível.

Falando sobre o tempo para que o passo a passo para abrir empresa seja concluído, isso pode variar muito. Muitos Estados e cidades otimizaram este processo devido à alta demanda, mas atente-se ao local onde sua empresa vai funcionar.

3. Não se esqueça do Alvará de funcionamento ou qualquer outro documento obrigatório para que sua empresa não seja fechada de um dia para o outro

Sendo o documento que permite as atividades em sua empresa, é importante que você não deixe isso de lado. Pode acontecer a interdição de seu negócio em uma fiscalização, onde o período para que ele venha a ser aberto pode variar muito. Independente se você quer saber como abrir empresa pequena ou de qualquer outro porte.

Aqui cabe o famoso ditado popular: “Melhor prevenir do que remediar”. Vale a pena você cuidar deste assunto pessoalmente para não ter problemas em sua rotina. Imagine se tudo o que precisa entregar é atrasado devido a alguma interdição do governo? Por isso certifique-se de sempre manter seu Alvará de Funcionamento válido.

Empreendedor cuidando de demandas

Lembrando que quem optar por ser MEI tem acesso a um documento como este logo depois de fazer o cadastro no Portal do Empreendedor (este é válido por 180 dias, mas se nenhum órgão vir a questioná-lo, torna-se então definitivo).

Falando sobre outras empresas, é importante se atentar às licenças de cada segmento: uma padaria, é obrigatória a autorização da Vigilância Sanitária. Colocamos todas as informações sobre Alvará de Funcionamento em um artigo especial de nosso blog, não deixe de acessar para ficar sabendo de tudo o que precisa para abrir uma empresa!

Abrir empresa online: como isso é feito?

Como um mercado que não para de crescer, hoje em dia cada vez mais pessoas estão procurando o que precisa para abrir uma empresa como essa. E apesar de tudo, este mercado está cada vez mais aquecido.

Já falamos em outros artigos de nosso blog: e-commerces e pessoas que já concluíram o processo de como abrir empresa online estão fazendo sucesso devido ao período de distanciamento social.

Empreendedor procurando o que precisa para abrir empresa online

Com um público maior que está em casa, as lojas online estão recebendo cada vez mais visitas, assim como mais vendas. Muitas pessoas que antes não tinham nem mesmo feito uma compra pela internet agora estão fazendo isso pela primeira vez. E a praticidade e curto tempo para que tudo chegue é o que mais chama atenção. Portanto se você está pensando em abrir empresa online, considere isso como um fator-chave para ter sucesso.

Listamos abaixo os principais fatores para que você entenda mais sobre como o processo de abrir empresa online seja feito da melhor forma possível. Existem pontos que merecem atenção.

Cuide de assuntos jurídicos antes de colocar seu site no ar

Muitas pessoas podem não saber, mas o processo de abrir empresa online é bastante parecido com o de uma empresa “tradicional” e que realiza atendimentos presenciais e que se encerram em alguns minutos.

Então ao pensar em seu site ou fazer qualquer ação que envolva a internet, certifique-se de ter um CNPJ próprio. Isso envolve o desenvolvimento de um planejamento, escolha de tipo de empresa e regime jurídico e demais procedimentos (sim, os mesmos que citamos anteriormente).

Com as devidas autorizações em mãos, vai ser mais fácil abrir empresa online. É claro que você deve cuidar destas demandas e ainda assim desenvolver um site, mas cuidado para não ficar sobrecarregado (a) e acabar deixando algum assunto de lado.

Muitos empreendedores que desejam abrir empresa online acabam entregando todas as demandas que envolvem assuntos legais para um escritório de contabilidade. Assim, é possível se dedicar a outras tarefas como desenvolvimento de site e assuntos relacionados.

Desenvolva um bom site com meios de pagamentos eficazes (não deixe a segurança de lado)

“A primeira impressão é a que conta”. Pode-se dizer que esta famosa frase é um verdadeiro norte para você que deseja saber o que precisa para abrir uma empresa dentro da internet. É importante que o design que seja usual e não prejudique a experiência de compra.

Hoje em dia as pessoas estão optando por comprar na internet justamente pela praticidade, então se você fizer com que um cliente tenha que dar muitos cliques para achar informações sobre um produto ou serviço, este não irá fechar a compra. E seu faturamento pode ser altamente afetado.

Com isso em mente, entenda que um bom site está na lista de o que precisa para abrir uma empresa. Além disso, é importante que os meios de pagamentos não apresentem problemas ou deixem informações do cliente á deriva. Hoje existem muitas empresas trabalham apenas com recebimentos de compras online, então não deixe de saber mais para que os compradores voltem a fazer compras depois que você estiver terminado de abrir empresa online.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Certifique de não ter problemas com entregas

Podemos afirmar que uma das principais reclamações de pessoas que realizam compras online é sobre entrega de um produto. Se você não teve problemas com isso, com certeza conhece alguém que passou ou está passando por esta situação.

E na hora de abrir empresa online tenha isso em mente: antes mesmo de tudo começar a funcionar, corra atrás de um sistema de entrega funcional e que não vai dar problemas. Também vale a pena fazer parceria com mais de uma empresa, pois se uma vir a parar de funcionar por algum motivo, suas entregas não serão afetadas.

Abrir empresa online não é complicado, porém exige atenção

Você percebeu que realizar uma ação como essa não é muito difícil, mas ainda assim ela deve ser levada a sério. É importante que desenvolva um bom site, tenha bons meios de pagamentos e até mesmo trabalhe para que o pós-venda não apresente problemas.

Não descarte alguns assuntos importantes, como por exemplo registro do domínio e instalação de certificado de segurança na página da sua empresa. Isso é importante para que a mesma seja vista com cada vez mais profissionalismo e tenha cada vez mais vendas.

Se quiser saber mais sobre como abrir empresa online, basta acessar o nosso blog: já desenvolvemos um artigo especial sobre este processo, não deixe de consultá-lo para que nada de errado aconteça.

Quanto custa para abrir uma empresa

Hoje em dia é muito complexo dizer quanto custa para abrir uma empresa. Isso porque, falando sobre valores referentes à documentação, pode ser que você gaste entre R$ 30 e R$200. Repare que, como dissemos anteriormente, estamos falando apenas sobre os gastos que você vai pagar para os órgãos públicos.

O tipo de negócio influencia muito na resposta da pergunta de quanto custa abrir uma empresa. Sabe-se que, como você pode imaginar, abrir empresa de pequeno porte é mais barato do que uma empresa de porte maior. Quanto mais complexo, mais caro vai ser.

Não deixe de consultar os órgãos públicos de sua cidade ou Estado para saber quanto custa abrir uma empresa e conseguir se programar para não ter nenhum gasto adicional. Um escritório de contabilidade também pode fazer isso, então não deixe de consultá-lo.

Entendeu o que precisa para abrir empresa? Conte com os escritórios de contabilidade parceiros da plataforma 4 Mãos para acabar com a burocracia!

Agora que você já sabe como entrar no mundo dos empreendimentos, basta fazer um esforço e começar a agir! Mas se achou que este processo ainda tenha muita burocracia, um contador pode facilitar sua rotina.

E a plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar a encontrar um escritório de contabilidade credenciado ao CRC, onde na verdade você irá receber até 4 orçamentos de profissionais diferentes sem pagar nada por isso. Funciona dessa forma: você envia informações para nosso time de atendimento e logo em seguida cadastramos essa demanda em nossa plataforma.

Depois é só esperar que até 4 escritórios de contabilidade parceiros de nossa plataforma entrem em contato por meio de uma proposta comercial. Quando estiver com tudo em mãos, basta esperar fechar negócio com o contador que mais atender à sua necessidade. Lembrando que a 4 Mãos não interfere no recebimento e acordo financeiro entre empreendedor e escritório de contabilidade.

Pessoas trabalhando em uma empresa

Então o que está esperando? Preencha o formulário de contato agora mesmo e passe a receber os orçamentos de forma gratuita! Vai levar menos de cinco minutos para que você faça tudo.

Gostou do conteúdo sobre o que precisa para abrir empresa? Tem mais conteúdo sobre empreendedorismo em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, não deixe de acessar nosso blog, há diversos conteúdos que podem agregar em sua gestão.

E conte para a 4 Mãos: o que ainda falta para sua empresa ser aberta? Diga nos comentários!

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos
Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora