PIS e COFINS Lucro Real: Saiba tudo a respeito | 4 Mãos

Empreendedores

PIS e COFINS Lucro Real: Saiba tudo a respeito

4maos

|

22/07/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor e contador decidindo sobre PIS e COFINS no Lucro Real
4 min de leitura

Você sabe tudo sobre PIS e COFINS no Lucro Real? Decidir qual será o Regime Tributária de uma empresa nem sempre é uma tarefa simples. Fazer essa escolha é um processo que demanda tempo e alguns cuidados pontuais. Pois ter conhecimento sobre o mercado do seu próprio negócio.

Tem dúvidas sobre o que é e como calcular o PIS e COFINS Lucro Real? Elaboramos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!

PIS e COFINS Lucro Real: O que é PIS e COFINS?

Quando o assunto é pis e cofins automaticamente pensamos em pagamento de impostos. Mas você sabe de fato o que eles são?

O PIs e COFINS são dois tributos que pertencem à Constituição Federal, dentro dos artigos 195 e 239. Os tributos em questão têm como significado:

  • PIS: Programa de Integração Social
  • COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

Os tributos citados costumam andar juntos sempre, no entanto, vale ressaltar que são impostos distintos embora tenham a mesma base de cálculo.

Sobre o assunto de lucro real, apesar de ser considerado como um regime padrão este é ainda é mais complexo do que o Lucro Presumido ou o Simples Nacional. Isso por ter o seu processo de cálculo um pouco mais longo. O que envolve a apuração da empresa em questão e também os ajustes da legislação fiscal, tanto positivo quanto negativo.

E existe ponto que não pode passar despercebido a respeito do Lucro Real. As empresas que dentro deste regime tributário precisam apresentar os registros especiais do seu sistema financeiro e contábil para a Secretária da Receita Federal.

Quais os empreendimentos que podem optar pelo Lucro Real

Para aderir ao PIS e COFINS Lucro Real como regime tributário é necessário que o seu faturamento seja maior que R$ 78 milhões dentro do período da apuração fiscal, incluindo as organizações dos setores:

  • Financeiros: incluindo instituições independentes, cooperativas de crédito, bancos, seguro privado, sociedades de crédito imobiliário e entidades de previdência aberta.
  • Empresas que adquiriram lucro e fluxo de capital de origem estrangeira.
  • Empresas que possuem benefícios fiscais como a isenção ou redução de seus impostos.
  • Factoring: para empresas que buscam serviços de compras de direitos de crédito como resultado das vendas mercantis por tempo determinado ou de prestação de serviços.

Conheça a alíquota PIS e COFINS Lucro Real para regime cumulativo e não cumulativo

A alíquotas consideradas para o regime cumulativo são de: PIS a 0,65% e COFINS a 3% de forma integral sobre todas as saídas que têm de ser tributadas. Lembrando que em casos de empreendimentos financeiros a alíquota do COFINS muda para 4%.

Já para o regime não cumulativo as alíquotas são de: PIS a 1,65% e COFINS a 7,6%. Neste regime as empresas passam a possuir alguns créditos sobre alguns custos ou sobre despesas associadas.

Estes créditos incluem:

  • Bens e atividades utilizadas como insumos para prestação de serviços ou fabricação;
  • Compra de produtos para revenda;
  • Custos para armazenagem de mercadorias e entre outros.

Como é calculado o PIS e COFINS no Lucro Real?

Os resultados de cálculos PIS e COFINS Lucro Real são baseados na seguinte formula: Receita–Despesas= Lucro Real

Todas as alíquotas pertencentes ao PIS e COFINS Lucro Real têm seus cálculos baseados no lucro real de uma determinada empresa durante todo o período de apuramento, que pode acontecer a cada três meses, finalizando em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano base.

Como calcular PIS e COFINS Lucro Real não cumulativo?   

Para saber como calcular PIS e COFINS Lucro Real é preciso entender que as deduções representam uma diminuição de impacto das tarifas fixas inferiores aos números mencionados de PIS e COFINS Lucro Real de 1,65% e 7,6%.

Todos os comprovantes referentes ao fluxo de caixa e financeiro para as demandas fiscais devem ser documentadas de forma correta para as finalidades de maior importância, como por exemplo o Imposto de Renda. Mas entenda que a contratação de um escritório de contabilidade vai fazer com que você fique longe de toda e qualquer burocracia.

Entendeu tudo sobre o assunto? Hora de agir para trabalhar fazendo o que gosta!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto de PIS e COFINS no Lucro Real, é hora de emitir seu CNPJ e passar a atuar de forma legal! Uma forma de acabar com toda a burocracia é optar por contratar um time de contabilidade. Com isso, você ainda consegue cuidar de assuntos que estão relacionados à abertura de sua empresa. Ao mesmo tempo, o contador vai resolver todas as pendências em relação à legalização de seu restaurante.

Mas você deve estar pensando como conseguir um time de contabilidade que entende disso. Bem, você está no lugar certo! Logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento, iremos realizar o cadastro de sua demanda em nosso painel interno. Basta espera que até 4 contadores entrem em contato por meio de uma proposta comercial personalizada. Isso sem pagar nada!

Quando estiver com tudo em mãos, basta decidir qual escritório de contabilidade que irá cuidar de suas demandas. Importante dizer que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo entre contador e empreendedor. Mas no caso de qualquer problema, iremos agir para que sua demanda seja executada. Então o que ainda falta para que você possa sua empresa? Contate-nos agora mesmo!

E diga nos comentários: você sabia o significado de CNAE antes de ler este texto?

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat