Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis: saiba como dar os primeiros passos

Empreendedores

Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis: saiba como dar os primeiros passos

Natalia Mantovani

|

30/07/2020

|

9 min de leitura

|

Voltar

Exemplo de uma loja de calçados sustentáveis
9 min de leitura

Buscando saber mais sobre planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis? O conceito de desenvolvimento sustentável acompanha todas as áreas no mundo dos negócios. A abertura de uma empresa de calçados sustentáveis mudou de pura diferenciação de características de mercado para a necessidade de permanecer competitivo, atuando em igualdade com outras grandes marcas.

Contudo, concluímos que os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto das atividades econômicas no mundo e quase 90% dos consumidores preferem escolher empresas que trazem marcas sustentáveis, mesmo que, em alguns casos, precisem pagar mais.

Considerando a importância da gestão inteligente e funcional, reunimos alguns princípios orientadores para focar no planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis. Continue lendo.

1- Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis: A gestão sustentável

Para realizar isso, precisamos entender que o conceito de sustentabilidade é baseado em três pilares: econômico, social e ambiental. No cotidiano da empresa, esse tema está intimamente relacionado a todas as atividades.

No setor econômico, o negócio deve ser financeiramente viável, onde as contas devem estar em dia. Isso é essencial para trazer estabilidade e segurança aos funcionários.

O outro lado do planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis é pensar também na questão social. As empresas sustentáveis ​​movimentam economicamente as comunidades locais e atendem à demanda por produtos e serviços.

Além disso, a gestão sustentável se dispõe a fazer mais ainda, através de ações de promoção social, como trabalho voluntário, campanhas de arrecadação de alimentos, jantares de caridade e feiras.

O que precisa ser enfatizado é que toda empresa tem sua própria realidade e tenta contribuir com a sociedade à sua maneira. No entanto, a sustentabilidade social está mais relacionada à atitude de contribuição e à busca de melhores alternativas colaborativas.

Planeje-se

Por último, mas não menos importante, para o planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis o ambiente precisa ser protegido. Normalmente, esse é o pilar mais famoso quando se considera a sustentabilidade e faz parte das discussões organizacionais há muito tempo.

Para o planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis também temos que entender que ecossistema é uma coleção de organismos que vivem em uma determinada área e mantêm um equilíbrio com a natureza. Gerenciamento sustentável significa trabalhar duro para não destruir essa harmonia.

Portanto, antes de pensarmos na abertura de uma empresa de calçados sustentáveis precisamos nos planejar para ter o mínimo possível de impacto no meio ambiente. Além disso, no caso de danos inevitáveis, devem ser tomadas medidas de reparo e compensação. Depois de acertado estes termos de um planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, partimos para as áreas legais, mais focada nas formalizações e processos de gestão internos. Veja:

2- Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis:  Formalização da empresa

Dando continuidade ao nosso planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, você precisará se preocupar em formalizar sua empresa legalmente.

No momento da abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, você precisará completar todos os processos fundamentais que isto engloba com cautela, porque somente dessa maneira seu negócio poderá usufruir de benefícios, como captar recursos junto à instituições financeiras e realizar a emissão de notas fiscais.

Após formalizar sua empresa, seguindo o planejamento, o empreendedor pode vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas e não corre mais o risco de ser punido (com multas ou outras punições mais graves) na ocorrência de uma fiscalização.

Além disso, outro ponto importante é que uma empresa que não tem sua legalização em dia não poderá ter funcionários, pelo menos não formalmente, garantindo todos os benefícios de um funcionário convencional.

Para dar início ao planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

Estes são os mais comuns, entretanto existem outros processos específicos em casos a parte que devem ser pensados no planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, para isso indicamos fortemente um profissional que entenda sobre a área para te auxiliar melhor e de forma personalizada comoter sua abertura de uma empresa de calçados sustentáveis.

Como ter seu CNPJ

O CNPJ é um fator importante que deve ser destacado no planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis. Ele é uma identificação jurídica, como se fosse o CPF para pessoas físicas. Assim, para complementarmos esta etapa que também é muito necessária, vamos te mostrar como é simples ter seu CNPJ, que é uma dúvida constante entre os empreendedores:

  1. Acesse o site do Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro;
  2. No passo seguinte, na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual;
  3. Reúna seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor para dar continuidade.

3- Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis: Tenha um bom plano de negócio

Bem, obviamente para ter um planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, você precisa pensar em um bom plano de negócio. Definir metas e objetivos são etapas imprescindíveis. Sabendo onde se pretende chegar, fica mais fácil trilhar o caminho, certo?

Portanto, os itens definidos nesta etapa do processo de planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis te guiarão, motivarão e manterão a empresa na linha. Mas atenção, adeque seu plano de negócio para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis para sua realidade. Não adianta estipular algo inalcançável.

Portanto, a definição de metas reais dependem de variáveis como:

  • Cenário do mercado;
  • Como você está inserido em relação ao mercado;
  • Como costuma ser o crescimento de empresas concorrentes;
  • Quais os recursos que a sua empresa em especifico possui para investir;
  • O que você deseja alcançar;
  • Quanto tempo você tem disponível em sua vida para aplicar no investimento;
  • entre outros detalhes.

E além de planejar as questões financeiras, fiscais e tributárias de seu empreendimento, pense também na área de divulgação de seus serviços, em como investir em estratégias de comunicação, marketing digital e redes sociais, além da realização de eventos da empresa, assim que possível.

Este é apenas um começo, mas para pôr a mão na massa e completar seu planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis é preciso paciência e persistência.

Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada?

Agora que você já entendeu os princípios básicos sobre como realizar um bom planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, é bem provável que também queira alavancar suas vendar, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você saberá muito mais sobre planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis: encontrando o melhor escritório contábil

Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade para seu planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat