Como se planejar para abrir um novo negócio

Mulher começando a se planejar para abrir um negócio

Quando precisam se planejar para abrir um negócio, muitas pessoas acabam pulando algumas etapas importantes. Erro esse que pode trazer problemas em um futuro não tão distante. Dessa forma, é ideal se atentar e até mesmo fazer um checklist com todas as ações necessárias.

Pensando nisso, reunimos três procedimentos que te ajudam a sair do mundo das dúvidas. Leia todos eles e comece a colocar em prática agora mesmo!

Passo 1: defina um segmento para atuar

Apesar de já possuírem uma ideia em mente, muitos empreendedores não sabem como colocariam a mesma em prática. Muitas pessoas se imaginam liderando uma empresa de sucesso, mas não conseguem definir em qual segmento vão atuar. Por esse motivo o primeiro passo para se planejar para abertura de uma empresa é escolher um segmento para focar. Você pode fazer um mapeamento de mercado caso tenha dificuldades.

É importante que você não confunda mercado com segmento, pois um não é a mesma coisa do que o outro. Definir um mercado é importante para que você tenha uma primeira visão, mas escolher o segmento é essencial para que sua ideia saia do papel.

Um exemplo: uma pessoa pode escolher trabalhar no ramo de comidas prontas, mas qual tipo de comida ela vai oferecer para seus possíveis clientes? Escolhendo uma nacionalidade ou até mesmo uma divisão, como por exemplo comida vegana, vai ser possível entrar no mercado de forma assertiva e sem erros, pois vai ter um “norte” para se planejar para abertura de um negócio.

Passo 2: estude sobre o segmento que você vai entrar

Apesar de escolher um segmento que você tem afinidade e saiba sobre o mesmo, é muito importante “mergulhar de cabeça” nesse novo assunto. Ainda utilizando o exemplo de comida vegana, é importante que o empreendedor e/ou sócios fique sabendo quais os tipos de produtos que esse público consome, assim como saber diferenças básicas entre veganos e vegetarianos.

Por isso é importante que você não descarte um aprofundamento no segmento que vai entrar: vai ser possível passar uma maior credibilidade ao vender seus produtos e serviços. Deixe o preconceito de lado, pois conhecimento nunca é demais!

Passo 3: cuide da documentação quando for se planejar para abrir um negócio

Sendo um dos processos mais burocráticos, é nesse momento que sua empresa começa a “tomar forma”. Nessa etapa final serão feitas todas as homologações necessárias para que você trabalhe sem problemas que possam causar interrupção nos serviços, entre eles:

  • Emissão do CNPJ;
  • Registro nos órgãos públicos necessários;
  • Elaboração de contratos formais.

Você também pode ir por caminho mais fácil: entregar todo esse processo de abertura de empresa para um contador ou escritório dedicado. Dessa forma vai ser possível otimizar seu tempo e conseguir se dedicar a outras tarefas, como por exemplo trabalhar em parcerias com fornecedores e decoração do local (caso opte por abrir uma empresa física).

Organização é fundamental

Para você que deseja abrir uma empresa o quanto antes, mas não sabe por onde começar mesmo depois de nossas dicas, sua primeira ação é a colocar no papel todas as ideias  e começar a organizar para que tudo seja executado da melhor forma possível.

Lembre-se que ao se planejar para a abertura de um negócio, é importante que o empreendedor ou sócios tenham foco e não “saiam da linha”. Até porque o empreendimento depende apenas deles para fazer sucesso!

Gostou das dicas acima? Acompanhe o 4 Mãos nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Últimos posts

empreendedora que sabe dos cuidados de abrir empresa

19/11/2019 - 13hs

Cuidados para quem quer abrir empresa

Quer abrir empresa sem erros? Saia do mundo das dúvidas e leia agora mesmo...

equipe estudando os beneficios de abrir empresa

18/11/2019 - 14hs

Benefícios para o empreendedor ao abrir empresa

Sempre teve o sonho de abrir empresa, mas algo te impede? Reunimos os benefícios...

Homem procurando em como abrir empresa na Baixada Santista

14/11/2019 - 13hs

Como abrir empresa na Baixada Santista

Você é empreendedor (a) e quer entrar no mundo dos negócios? Neste texto lhe...

Plataforma 4 Mãos conecta empreendedores com escritórios de contabilidade, além de viabilizar soluções digitais de economia compartilhada para diversos escritórios contábeis.

Redes sociais

Contato

Somos associados a:

Somos certificados pelo:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by