Como se planejar para abrir um novo negócio

Redator 4mãos

Por: Victor Pacheco

Redator 4 Mãos

08/11/2019

X

Quando precisam se planejar para abrir um negócio, muitas pessoas acabam pulando algumas etapas importantes. Erro esse que pode trazer problemas em um futuro não tão distante. Dessa forma, é ideal se atentar e até mesmo fazer um checklist com todas as ações necessárias.

Pensando nisso, reunimos três procedimentos que te ajudam a sair do mundo das dúvidas. Leia todos eles e comece a colocar em prática agora mesmo!

Passo 1: defina um segmento para atuar

Apesar de já possuírem uma ideia em mente, muitos empreendedores não sabem como colocariam a mesma em prática. Muitas pessoas se imaginam liderando uma empresa de sucesso, mas não conseguem definir em qual segmento vão atuar. Por esse motivo o primeiro passo para se planejar para abertura de uma empresa é escolher um segmento para focar. Você pode fazer um mapeamento de mercado caso tenha dificuldades.

É importante que você não confunda mercado com segmento, pois um não é a mesma coisa do que o outro. Definir um mercado é importante para que você tenha uma primeira visão, mas escolher o segmento é essencial para que sua ideia saia do papel.

Um exemplo: uma pessoa pode escolher trabalhar no ramo de comidas prontas, mas qual tipo de comida ela vai oferecer para seus possíveis clientes? Escolhendo uma nacionalidade ou até mesmo uma divisão, como por exemplo comida vegana, vai ser possível entrar no mercado de forma assertiva e sem erros, pois vai ter um “norte” para se planejar para abertura de um negócio.

Empreendedoras pensando em abrir empresa

Passo 2: estude sobre o segmento que você vai entrar

Apesar de escolher um segmento que você tem afinidade e saiba sobre o mesmo, é muito importante “mergulhar de cabeça” nesse novo assunto. Ainda utilizando o exemplo de comida vegana, é importante que o empreendedor e/ou sócios fique sabendo quais os tipos de produtos que esse público consome, assim como saber diferenças básicas entre veganos e vegetarianos.

Por isso é importante que você não descarte um aprofundamento no segmento que vai entrar: vai ser possível passar uma maior credibilidade ao vender seus produtos e serviços. Deixe o preconceito de lado, pois conhecimento nunca é demais!

Passo 3: cuide da documentação quando for se planejar para abrir um negócio

Sendo um dos processos mais burocráticos, é nesse momento que sua empresa começa a “tomar forma”. Nessa etapa final serão feitas todas as homologações necessárias para que você trabalhe sem problemas que possam causar interrupção nos serviços, entre eles:

Você também pode ir por caminho mais fácil: entregar todo esse processo de abertura de empresa para um contador ou escritório dedicado. Dessa forma vai ser possível otimizar seu tempo e conseguir se dedicar a outras tarefas, como por exemplo trabalhar em parcerias com fornecedores e decoração do local (caso opte por abrir uma empresa física).

Organização é fundamental

Para você que deseja abrir uma empresa o quanto antes, mas não sabe por onde começar mesmo depois de nossas dicas, sua primeira ação é a colocar no papel todas as ideias  e começar a organizar para que tudo seja executado da melhor forma possível.

Lembre-se que ao se planejar para a abertura de um negócio, é importante que o empreendedor ou sócios tenham foco e não “saiam da linha”. Até porque o empreendimento depende apenas deles para fazer sucesso!

Gostou das dicas acima? Acompanhe o 4 Mãos nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Redator 4mãos Victor Pacheco

Redator da equipe 4 Mãos, comprometido em oferecer informações valiosas, análises detalhadas e conselhos práticos, destinados a auxiliar empreendedores, empresários e apaixonados por tecnologia. Com o objetivo de contribuir ativamente para o crescimento contínuo do site 4 Mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los

12/06/2024
Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

25/03/2024
Ideias para salão de manicure

Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas

20/03/2024

Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024

20/03/2024
o que é spaterapia

O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica

19/03/2024
lista de material para cabeleireiro

Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar

18/03/2024
Ideias de decoração salão beleza

49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço

18/03/2024
Melhores cadeira de salão beleza

10 Melhores cadeira de salão beleza em promoção

15/03/2024
Ideias de barbearias pequenas

69 Ideias de barbearias pequenas e simples

15/03/2024
Ideias de decoração salão de manicure

39 Ideias de decoração salão de manicure e pedicure

15/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.