Imposto de renda | 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores

Está é uma obrigação de todas as pessoas que possuem mais de R$ 28.559,70 como faturamento anual. Hoje em dia pode-se dizer que o período de entrega da declaração de Imposto de renda de pessoa física é um dos que mais movimentam a primeira parte do ano.

E parando para pensar, você sabe como declarar imposto de renda? Ou até mesmo quem deve declarar Imposto de Renda? Pensando em lhe ajudar e até mesmo ensinar como fazer imposto de renda, reunimos algumas informações importantes para acabar com toda a burocracia. Boa leitura!

Imposto de renda de pessoa física: o que é?

Sendo está, uma forma do Governo Federal conseguir saber se as pessoas que ganham um valor considerável por ano, pagaram todos os impostos. O valor de faturamento máximo raramente muda, neste ano, usa-se como base: R$ 28.559,70.

Com isso em mente, se você teve esse lucro (que pode ser de salário, aluguel, venda de algum imóvel ou patrimônio ou até mesmo ganho de ação judicial), precisará comprovar que está em dia com o pagamento de tributos.

E a forma de fazer isso é por meio de uma declaração, que deve ser entregue para a Receita Federal, isso feito pelo site oficial deste órgão. Caso tudo esteja pago, não há com o que se preocupar. Mas ainda vai ser necessário declarar imposto de renda.

Também pode acontecer de uma pessoa não ter cumprido com suas obrigações, momento popularmente conhecido como “cair na malha fina”. Neste caso, basta identificar o problema e realizar o pagamento das devidas taxas. E está também pode ser uma etapa sobre como fazer imposto de renda: o importante aqui é sempre estar em dia com a Receita Federal para não ter problemas em seu CPF.

A maior dica que que podemos dar aqui é: nunca deixe o imposto de renda de pessoa física para última hora. Apesar de a data final ser no dia 30 de junho (depois de a data ser prorrogada devido ao Coronavírus), é importante que você já procure como fazer imposto de renda para todo e qualquer problema ser resolvido o quanto antes.

Como declarar imposto de renda?

Todas as pessoas ficam se perguntando como é feito o imposto de renda de pessoa física, onde na verdade, tudo pode ser realizado sem muitos problemas. A melhor forma de elaborar a declaração de Imposto de Renda é sempre fazer uma boa organização dos documentos solicitados.

Listamos todos eles em nosso artigo sobre como declarar imposto de renda, não deixe de ler para ficar por dentro do assunto. E quem deve declarar imposto de renda precisa se policiar para que nada seja omitido.

Caso isso venha a acontecer, a pessoa pode vir a ter problemas em seu dia a dia, como por exemplo não conseguir emitir CNPJ e até mesmo não conseguir participar de concurso público.

Por isso não deixe de começar a procurar como fazer imposto de renda o quanto antes, até porque os contadores podem ter muita demanda e não conseguir lhe atender dentro do prazo esperado.

Consulta de imposto de renda: como ela é feita?

Depois que a declaração de imposto de renda de pessoa física estiver entregue, é importante realizar um acompanhamento para saber se você precisa prestar contas com o Governo Federal ou não.

A consulta de imposto de renda pode ser feita depois de o documento ser entregue, onde geralmente isso fica disponível em cerca de duas semanas depois. Uma pessoa pode ficar sabendo se precisa ou não pagar algum valor para a Receita Federal.

Entenda que não há com o que se preocupar: existe um tempo para que você consiga entender o que aconteceu e resolver o possível problema. A consulta de imposto de renda também pode lhe ajudar a saber se possui uma restituição para receber.

Como realiza uma revisão de todos os impostos, provavelmente a Receita Federal verifique que você possui um valor disponível para receber. Está na verdade é uma devolução de tributos pagos. E por mais que seja um valor menor, não deixe de retirar o valor de sua restituição.

Quer ajuda para saber como fazer imposto de renda? A 4 Mãos pode lhe ajudar a encontrar o contador ideal para este serviço!

 Depois que você já sabe como declarar imposto de renda, mas não quer passar por tanta burocracia, o melhor a se fazer é optar por um escritório de Contabilidade. Com isso, será necessário apenas enviar toda a documentação para o profissional contábil cuidar de tudo.

E a plataforma 4 Mãos pode fazer com que você encontre um contador para executar este serviço! Ao enviar sua solicitação para nosso time de atendimento, vamos cadastrá-la em nossa plataforma e até 4 contadores poderão enviar um orçamento.

Lembrando que nossos parceiros possuem aptidão para executar diversos serviços, então não deixe de entrar em contato agora mesmo! Importante dizer que nossa plataforma não participa do acordo financeiro, mas sim da conexão entre essas duas pessoas.

ENCONTRAR MEU CONTADOR AGORA!

Solicite seu orçamento






Receba até 4 orçamentos grátis