COMO FUNCIONA?

Veja como é simples encontrar um Contabilidade para MEI.

1
Solicite um orçamento ou encontre seu escritório de contabilidade em pouco tempo, logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento

Solicite um orçamento ou encontre seu escritório de contabilidade em pouco tempo, logo depois de entrar em contato com nosso time de atendimento

2
Com base nos orçamentos dos escritórios de contabilidade que recebeu, o empreendedor escolhe aquele que mais lhe agrada

Com base nos orçamentos dos escritórios de contabilidade que recebeu, o empreendedor escolhe aquele que mais lhe agrada

3
Pronto! Conseguimos estabelecer uma conexão rápida, prática, inovadora e melhor gratuita para você empreendedor que está precisando de um escritorio de contabilidade

Pronto! Conseguimos estabelecer uma conexão rápida, prática, inovadora e melhor gratuita para você empreendedor que está precisando de um escritorio de contabilidade

Escritório contábil

Encontre um escritorio de contabilidade ao receber 4 orçamentos grátis

Preencha o formulário para receber orçamentos

Fale com um especialista

Mais de 100 contadores experientes

Emissão de CNPJ de uma forma fácil e rápida

Procedimento sem burocracia para que você encontre um escritorio de contabilidade

Assessoria tributária para pagar menos impostos

Depoimento de clientes

Veja depoimento de quem usa o 4 mãos

Konrado Augusto

"Eu gostei excelente atendimento confíavel a contadora que está me atendendo e competente e uma excelente profissional estou totalmente satisfeito com a plataforma, estão de parabéns pelo o serviço prestado"

O 4 mãos é ideal para quem quer:

  • Quer poupar tempo e dinheiro
  • Precisa abrir sua empresa rapidamente
  • Precisa ser serviço com atendimento diferenciado
  • Foi feito para você!
Falar com especialista

OS NÚMEROS POR TRÁS DO 4 MÃOS

Rede de contadores

REDE DE CONTADORES

+ de 150

Contadores parceiros em diversas regiões

Experiência

EXPERIÊNCIA

2011

Desde 2011 ajudando empreendedores

Agilidade e praticidade

AGILIDADE E PRATICIDADE

24 horas

Empreendedor para ter contato com seu contador

Segurança e compliance

SEGURANÇA E COMPLIANCE

100%

Suas informações são protegidas

Esclarecimento de dúvidas

Quer se tornar um escritorio de contabilidade parceiro?

Torne-se um parceiro da plataforma 4 Mãos e tenha acesso a empreendedores que estão precisando abrir empresa ou trocar de contador, além de ter acesso a diversas soluções de marketing contábil no modelo de economia compartilhada. Tenha mais vendas em seu escritorio de contabilidade agora mesmo!

Quero me cadastrar

CONTABILIDADE PARA MEI

13 min de leitura De acordo com a pesquisa do Portal do Empreendedor 2019 publicada no site do G1, o Brasil possui mais de 8 milhões de microempreendedores individuais. Desde 2014, o número de MEIs aumentou 120%. Do total de empresas inauguradas em 2018, 81,4% são MEIs. Com esses números, você deve ter imaginado que […]

13 min de leitura

De acordo com a pesquisa do Portal do Empreendedor 2019 publicada no site do G1, o Brasil possui mais de 8 milhões de microempreendedores individuais. Desde 2014, o número de MEIs aumentou 120%. Do total de empresas inauguradas em 2018, 81,4% são MEIs. Com esses números, você deve ter imaginado que a contabilidade para MEI é uma atividade cada vez mais procurada, certo?

Exato! Afinal, graças ao auxílio da terceirização contabilidade para MEI, os pequenos empreendedores podem ter muita prosperidade. Além disso, caso sua empresa cresça, os serviços de um contador MEI se tornarão mais necessários. A seguir, mostramos as ações que os contadores podem tomar junto a microempresários individuais.

Entenda mais sobre a atuação para abrir MEI e demais tarefas.

Responsabilidades contábeis da MEI

O MEI – Micro Empreendedor Individual – foi criado no Brasil em 2008 para incentivar a formalização dos trabalhadores informais. Com a proposta de redução da carga tributária, o governo pretende diminuir a informalidade, o que resultará em maior arrecadação de impostos. E, como já mostramos, os dados comprovam que essa tentativa é viável. E diversas pessoas estão optando pela abertura do MEI.

Atualmente, o MEI faz parte do Simples Nacional e pode arrecadar até R $ 81 mil por ano. Suas contribuições mensais variam de 53,25 reais (comércio e indústria) a 60,00 reais (comércio e serviços). Ao pagar impostos por meio do DAS, os microempresários podem garantir muitos benefícios previdenciários.

Mas e quando falamos do tratamento do contador para MEI? De acordo com o Portal do Empreendedor, a MEI não é obrigada a contratar contador, manter contabilidade formal ou livro caixa.

Suas responsabilidades contábeis são simples. Os microempreendedores devem registrar sua renda total todos os meses. Ele poderá utilizar o “Relatório de Renda Total Mensal” dos modelos disponíveis no Portal do Empreendedor, mas poderá exercer seu controle da forma que desejar.

Para além do registo mensal, existe também o “Balanço Anual”, que é uma das principais obrigações da MEI. Exceto em circunstâncias especiais, esta declaração deve ser enviada uma vez por ano até 31/05. Este documento atesta os rendimentos que a MEI aufere com a venda de serviços ou produtos. Mesmo que o microempreendedor não ganhe renda, ele deve usar um valor zero para se declarar.

E quanto à emissão de notas? É obrigatório para o MEI?

Nota Fiscal e contabilidade para MEI

Quando se trata de contabilidade para MEI, é necessário incluir o assunto da fatura ou nota fiscal. A MEI não precisa emitir faturas para consumidores individuais. As obrigações surgem quando o destinatário dos bens ou serviços é outra empresa e não foi emitida fatura de entrada. Se o destinatário emitir uma nota fiscal de entrada, para o MEI não é obrigatório. E atente-se a isso quando estiver pensando em como criar um MEI.

De acordo com o artigo 106 (1) da Resolução CGSN 140 de 2018, o microempreendedor não precisa emitir nota fiscal eletrônica-NF-e, a menos que deseje e opte por fazê-lo. No entanto, ao realizar transações interestaduais, ele deve emitir documentos fiscais.

Nesse caso, a questão é atentar para as regras específicas de cada cidade. O MEI deve entrar em contato com a prefeitura para verificar as informações e iniciar a emissão das notas fiscais. Geralmente, são processos simples e ágeis.

Desempenho dos contadores na MEI

Embora o MEI não exija contabilidade formal, os profissionais podem realizar a contabilidade para MEI de várias maneiras, e muitas das vezes são agentes cruciais no desenvolvimento destas empresas. Faturamento, entrega de relatórios anuais, verificação de DAS, alterações na CNAE e emissão de notas fiscais são alguns exemplos de atuação. E ainda, algumas ações são mais complicadas e merecem mais atenção. Você pode saber, ao contratar um contador, quem pode ser MEI e quem não pode.

Claro que, à medida que crescer e sua receita aumentar, vai entender que os profissionais de contabilidade desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de seu negócio.

Além disso, alguns microempresários consideram o apoio do contador estratégico. Mesmo que eles apenas tenham que realizar tarefas mais burocráticas. Isso se aplica especialmente a pessoas que associam contas a horas de trabalho.

Afinal, é melhor se dedicar às atividades essenciais e lucrar com elas do que perder tempo com tarefas burocráticas de contabilidade.

Veja abaixo para saber como estes profissionais agem na contabilidade para MEI e ajudam o empresário a tirar proveito do negócio.

Contabilidade para MEI pode auxiliar na contratação de funcionários

De acordo com a lei que rege o MEI, ele pode contratar um funcionário. Os profissionais contratantes devem receber pelo menos um salário-mínimo ou o salário-mínimo dessa categoria (se houver). Embora esse recrutamento siga as mesmas regras que se aplicam a outras empresas, os empresários ainda têm muitas dúvidas. Incluindo como abrir MEI SP.

Salário, um terço das férias, INSS, FGTS. Na CLT, são muitos os direitos e questões referentes às relações de trabalho. Mesmo que haja apenas um funcionário, o valor representa o custo do microempreendedor. E esse custo deve ser previsto para que os empreendedores possam entender a viabilidade. Afinal, de acordo com a legislação vigente, o empregado deve ser remunerado corretamente.

Portanto, auxiliar na contratação de colaboradores é uma excelente oportunidade para a contabilidade para MEI. Ele precisará recolher as diretrizes do FGTS, cumprir as regras trabalhistas da CLT e administrar a folha de pagamento. Para um empresário que está começando, isso pode ser um grande desafio.

Nesse caso, o contador será o primeiro responsável por educar a MEI sobre os direitos trabalhistas dos funcionários. Em seguida, indique os custos que a empresa arcará e o melhor sistema de trabalho para o caso.

Melhores práticas contábeis para educação

Uma das funções importantes da contabilidade para MEI é a educação. Lembra quando mencionamos que o objetivo da criação do MEI era libertar os trabalhadores da informalidade? Isso significa que a maioria deles são empreendedores de primeira viagem. Normalmente, estes não entendem os processos financeiros e contábeis relacionados ao negócio. Mas eles são a base do crescimento e para que de fato, você consiga realizar o processo de MEI para ME.

Portanto, contadores se tornarão consultores de empreendedores. Isso significa apontar as melhores práticas financeiras e contábeis, tais como:

  1. Otimização tributária, pois mesmo que o DAS unifique a tributação, existe o risco de se pagar um percentual maior do imposto de renda (grande parte do lucro obtido é destinado diretamente para pessoas físicas);
  2. Educar sobre as possibilidades futuras, por exemplo, se o projeto ultrapassar o limite legal, passar para o Simples Nacional;
  3. A separação entre contas bancárias pessoais e contas bancárias de pessoas jurídicas como forma de controle financeiro;
  4. No caso de contratação de funcionários, disponibilizar aos empreendedores planos financeiros personalizados;
  5. Fala sobre a importância de pagar o DAS mensalmente e publicar relatórios anuais.

Além disso, os contadores podem auxiliar no gerenciamento de faturas, pois esta é uma boa prática contabilidade MEI para as empresas. Existem alguns pontos que o MEI geralmente não tem o conhecimento ou experiência necessários para executar. É nele que surge a oportunidade de contabilizar o MEI.

Diante da obrigação de registrar sua receita total mensal de forma simplificada, a MEI deve administrar adequadamente suas faturas de compra e venda. Além disso, você deve mantê-lo por 5 anos a partir da data de publicação.

Assistência na obtenção de crédito

O importante papel da contabilidade tradicional ou da contabilidade para MEI online, é auxiliar na obtenção de crédito. A contabilidade para MEI deve ter um papel educativo e deve orientar os empreendedores na obtenção de crédito por meio do melhor processo. Inicialmente, ele deve entender que a liberação de crédito depende dos critérios de análise de cada instituição.

Depois disso, a escolha de uma instituição financeira é o primeiro passo. Além de oferecer as melhores condições de crédito, também deve ser padronizado pelo Banco Central do Brasil. Se o MEI já tiver sacado o empréstimo na mesma instituição e quitado o empréstimo, o processo ficará mais fácil e o limite de crédito será maior, pois isso indica que há um bom pagador. Nessa opção, os contadores devem orientar o MEI para encontrar bancos públicos, pois eles podem oferecer melhores taxas de juros e prazos mais flexíveis.

Em seguida, o empresário deve emitir separadamente os documentos necessários para a linha de crédito. Normalmente, são documentos pessoais, certificado MEI, CNPJ e comprovante de renda. O último ponto específico pode ser um problema, mas para a contabilidade para MEI, não é um problema.

A prova de rendimento pode provar se o MEI é capaz de reembolsar o empréstimo.

Para isso, o contador utilizará o contrato de prestação de serviços, extrato bancário, comprovante de percepção de receita (decoração) e declaração de imposto de renda de pessoa física (DIRPF).

Por fim, o empresário deve fornecer um motivo para solicitar o crédito. As instituições financeiras devem saber como usar esse dinheiro, o que afetará o montante do crédito a ser liberado.

Não há dúvida de que, por meio da contabilidade para MEI, os empresários têm mais chances de ganhar credibilidade.

Lembrar dos erros mais comuns e problemas potenciais do MEI

A contabilidade para MEI deve ser estratégica. Para que um contador se torne um verdadeiro parceiro de negócios, ele deve estar atento às práticas adotadas pelos empresários. Além de obter as melhores métricas para o negócio, os profissionais também devem lembrá-lo dos erros mais comuns que podem causar diversos problemas. Um deles é fazer um planejamento de empresa sem antes mesmo entender se MEI pode ter sócio.

Quanto à “Declaração Anual”, existem três erros comuns. A primeira é perder o prazo para envio de documentos (final de maio), o que pode causar problemas com a Receita Federal e outros órgãos públicos.

O segundo erro é que a declaração não pode ser digitada. A MEI, que saiu para enviar o seu comunicado na última hora, corre o enorme risco de não poder modificar os dados com calma. Como resultado, o empreendedor acaba perdendo um dos dois campos para preencher (valor total da conta e, eventualmente, funcionários contratados). Uma vírgula pode mudar tudo.

Finalmente, perder renda ou fazer declarações incorretas é um problema comum. Como a MEI não é obrigada a emitir notas fiscais, sem controle, a verificação das contas anuais pode ser mais complicada. A chance de pular ganhos aumenta. Portanto, é importante orientar os empresários a fazerem um controle estrito de suas receitas, independentemente de serem faturadas ou não. Isso evita imprecisões ou omissões ao enviar a declaração e reduz a chance de o IRS encontrar dados incompatíveis ao percorrer as informações.

Além dos erros relacionados à “Declaração Anual”, há um problema comum que merece destaque: o crescimento de ativos incompatíveis. Alguns empresários tentam esconder certos bens (como pessoas físicas) ou renda (como pessoas jurídicas). No entanto, o IRS processa dados pessoais (declarações de imposto de renda) e informações jurídicas para verificar se não corresponde ao valor recebido a cada ano.

Como ter uma empresa com tranquilidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos da contabilidade para MEI, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos sobre a contabilidade para MEI, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador terceirizado. Com este profissional atrelado em sua rotina, você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para MEI que vá te auxiliar no processo de sobre os principais pontos administrativos de uma empresa, primeiramente será necessária uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima para a sua contabilidade para MEI.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade para MEI com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais seus processos;
  • Escritório de contabilidade online MEI, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade para MEI para lhe ajudar como migrar MEI para ME, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre a contabilidade para MEI, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos para a contabilidade para MEI!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante suas expectativas para com a contabilidade para MEI!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre contabilidade para MEI, deixe um comentário aqui embaixo nos contando mais sobre! Acompanhe os próximos posts, traremos muitos outros assuntos relevantes!

Falar com especialista
Open chat