Staking de Criptomoedas – Como Funciona?

Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

06/10/2022

X

O mercado de criptomoedas vem crescendo bastante ao longo do tempo, tornando cada vez mais comum assuntos relacionados a staking de criptomoedas. Podemos inclusive dizer que é uma das formas de como ganhar dinheiro com criptomoedas queridinha de quem quer investir a longo prazo e não quer ter muito esforço para manter esse investimento.  

Mas afinal, o’que é staking? Como funciona? Não se preocupe, trouxemos um conteúdo completo para conseguir te ajudar a entender de uma vez por todas tudo sobre staking de criptomoedas. E começaremos com as criptomoedas, que são moedas descentralizadas que só existem no mundo digital. Não existe um banco central que as controla e/ou emite. Elas são criadas dentro de “um banco de dados” que recebe o nome de rede blockchain. 

Agora acompanhe nas linhas seguintes a melhor explicação sobre staking de criptomoedas que poderá encontrar nos dias atuais. Tenha uma excelente leitura e muito sucesso com o seu staking de criptomoedas. 

Staking de Criptomoedas o que é? 

O que é staking de criptomoedas? Ou traduzindo o termo staking, o que é aposta de criptomoedas? Podemos iniciar este tópico dizendo que o staking de criptomoedas é uma das formas de ter uma renda passiva criptomoedas. 

 Da mesma forma que conhecemos as famosas Poupanças dos bancos convencionais, realizar staking de criptomoedas pode ser equiparado a elas. Você deixa sua criptomoeda em uma rede por um tempo determinado ou não e recebe juros sobre a criptomoeda que você deixou parada lá.  

Saber como ganhar dinheiro com bitcoins por exemplo pode ser muitas vezes difícil para um investidor iniciante na área das criptomoedas. É possível conseguir ganhar dinheiro com criptomoedas através de mineração, empréstimos, executando um Lightning Node, através de Programas de afiliados, forks e airdrops, staking de criptomoedas, entre outros.  

Mas falando do staking de criptomoedas, quando você deixa suas criptomoedas em staking ela é usada para a manutenção dos fundos e execução de muitas funções de rede, incentivando a segurança da rede e sua manutenção, em troca você recebe recompensas por isso.   

Como funciona o Staking em criptomoedas? 

O staking de criptomoedas é realizado pela prova de participação. Onde se seleciona participantes honestos para verificar blocos sendo adicionados à rede. Visando a segurança da rede e evitando ações maliciosas, pois o staking reúne os participantes para que eles deixem seus ativos bloqueados na rede, assim, agindo honestamente para o bem de seus ativos que estão bloqueados e para o bem da rede, sendo recompensados após um período, saiba mais como ganhar dinheiro com bitcoins 

Hoje é possível encontrar dois tipos de mineração de criptomoedas:  

Apostando em criptomoedas, os validadores bloqueiam as suas criptomoedas na rede para dar a elas a chance de ser aleatoriamente selecionada pelo protocolo que cria um bloco. Assim, não é preciso ter poder computacional para criar um bloco de dados de transações e sim resumindo, quando se faz um staking de criptomoedas ou aposta de criptomoedas, o tamanho da aposta criptomoedas é que determina o tamanho da chance da forja de um novo bloco e consequentemente maior será o valor da recompensa. 

O valor de criptomoedas que fica bloqueado (o Stake) é que faz os validadores se manterem incentivados a manter a segurança daquela rede em que estão. Dando ao staking a função de manutenção de uma carteira. 

Com qual criptomoeda é possível fazer o Staking? 

É possível encontrar várias criptomoedas para fazer Staking, mas algumas das redes blockchain que oferecem o staking de criptomoedas são: 

Dentro dessas exchanges é possível encontrar as criptomoedas que utilizam a prova de participação (proof-of-stake) e podem ser usadas para staking. As principais são: 

Como começar? 

Para começar a fazer staking de criptomoedas e ter uma renda passiva com criptomoedas é preciso ter uma criptomoeda que seja baseada em proof-of-stake, é possível comprar a moeda ou ainda ganhar, assim como ganhar bitcoins jogando e fazer um “swap”, uma troca, por uma criptomoeda que é proof-of-stake, para o caso de a criptomoeda adquirida não ser proof-of-stake. 

Encontre uma corretora que seja especializada, como por exemplo a Binance, e saber o que é staking binance. Esteja com sua criptomoeda nesta exchange, escolha a opção de staking e selecione a quantidade de criptomoedas e o tempo que deseja deixar a criptomoeda presa.  

Após passado o tempo é possível receber a participação investimentos do que foi feito. Após resgatar a quantidade do staking de criptomoedas mais os juros que renderam, é possível efetuar a troca por outra criptomoeda, vender por dinheiro para fazer o saque ou mesmo refazer o staking de criptomoedas, e o que achar melhor. 

Realizar staking Binance vale a pena por ser uma das maiores corretora de criptomoedas do Brasil, pois já possui uma confiança de mercado. Lembre-se sempre de procurar corretoras sérias que irão honrar com os seus ativos digitais. 

Qual os ricos de fazer Staking? 

Falando em staking de criptomoedas é muito importante também falar sobre quais os riscos que ele traz. Veja abaixo alguns: 

Como funciona os retornos do Staking criptomoedas? 

Não é possível responder de uma forma simples a essa pergunta, pois o staking de criptomoedas é realizado por várias redes de blockchain, e cada uma pode ter um meio diferente de cálculo de participação de criptomoedas. Além disso, as exchanges normalmente cobram uma taxa, que pode afetar o rendimento final. Por este motivo é importante analisar qual a exchange que cobra a menor taxa e com um histórico muito bom de validação, ou seja, de criação de bloco de informação. 

Alguns retornos de staking de criptomoedas são calculados de bloco em bloco, considerando, por exemplo, a quantidade de criptomoedas que o validador possui, o tempo ativo que o validador está apostando criptomoedas, a taxa de inflação, a quantidade total de criptomoedas que estão em stake dentro da rede, entre outros. 

Sempre que é adicionado um novo bloco à blockchain, são criadas novas criptomoedas, que por sua vez, normalmente são as recompensas distribuídas àqueles que apostaram naquela criptomoeda, porém deste modo, não é possível saber quanto será o rendimento, uma vez que é distribuído o que foi criado. 

É também possível encontrar, staking de criptomoedas que são recompensados com outro tipo de criptomoeda, mas é possível ter esta informação antes de confirmar o staking de criptomoedas. 

Há algumas redes que utilizam a inflação como forma de incentivar o usuário a realizar o Staking, prometendo uma recompensa com uma porcentagem fixa, distribuída aos validadores como se fosse uma compensação pela inflação ao em vez de dar uma probabilidade de quanto será a recompensa. 

staking de criptomoedas

Staking de criptomoedas contra a desvalorização e inflação 

Com o tempo a inflação e a desvalorização é algo natural. No mundo das criptomoedas também não é diferente. E o staking é uma ótima alternativa para manter uma reserva de valor em meio a este mercado descentralizado e alternativo. 

Quando é preciso combater a inflação e se tem um aumento de juros, é muito importante fazer um investimento de dinheiro para que ele não perca seu poder de compra, e o staking de criptomoedas faz exatamente isso com seus ativos digitais. 

Mas mesmo sendo uma alternativa de reserva de valor, o staking de criptomoedas precisa ser bem avaliado e levar em consideração a sua volatilidade antes de efetuar o staking de criptomoedas. 

Os preços das criptomoedas variam conforme a lei da oferta e demanda. Quanto mais atenção, e procura ela obtiver o seu valor tende a subir. Principalmente quando o número de criação é limitado. Mas não é uma regra. Por exemplo em criptomoedas atreladas a jogos online, por não se tratar de investidores, a maioria delas acaba caindo significativamente o valor, pois o que se observa, é que o jogador não está interessado em ter grandes lucros e sim apenas em conseguir vender a criptomoeda o mais rápido possível. Puxando o seu valor cada vez mais para baixo. 

É sempre importante lembrar, que apesar de fazer staking de criptomoedas é uma forma de obter uma renda passiva, ela não é 100% segura, apresenta riscos como qualquer outro investimento. É importante estudar cada uma, ler livros e ler relatórios de diversos analistas, ter plena consciência dos riscos, para conseguir reconhecer e aproveitar uma ótima oportunidade. Além, claro, de acompanhar o mercado antes de investir em um staking de criptomoedas. 

Segundo o infomoney criptomoedas, a Mastercard, uma gigante de pagamentos, lançou no dia 04/10/2022 um serviço novo que possibilita avaliar o perfil de risco das exchanges de criptomoedas. Os emissores de cartão poderão acompanhar as medidas de aprovação de transações, taxas de recusa e uma classificação de referência entre as exchanges de criptomoedas.  

O que vai facilitar na hora de escolher qual a exchange de criptomoedas utilizar, tornando assim, o processo de compra mais fácil e possivelmente mais seguro. Que este texto tenha sido esclarecedor e que você consiga ter muito sucesso na sua trajetória com a manipulação de criptomoedas. 

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

como fazer rifa de fraldas

9 Dicas de como fazer rifa de fraldas prática

27/03/2024
Doces para vender a 1 real

7 Doces para vender por 1 real e ganhar dinheiro

26/03/2024
Quanto custa 1 kg de papelão

Quanto custa 1 kg de papelão: Entenda o preço para reciclagem

25/03/2024
Ideias de prêmios para rifa

19 Ideias de prêmios para rifa: Opções que vendem muito

22/03/2024
Como fazer rifa online

Como fazer rifa online Grátis: Melhores Maneiras de criar sua Rifa

22/03/2024
Doces para vender na escola

10 Opções de doces para vender na escola e conquistar todos os paladares!

30/01/2024
E2A Ganhar Dinheiro

E2A Ganhar Dinheiro: Estratégias e Dicas para o Sucesso Financeiro

09/01/2024
Segredos Financeiros: Descubra como suas Notas Fiscais Podem Impulsionar seus Rendimentos

Segredos Financeiros: Descubra como suas Notas Fiscais Podem Impulsionar seus Rendimentos

24/11/2023
Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

24/11/2023
Benefício Emergencial: Caixa Tem Deposita R$ 600 no Início da Semana; Confira os Beneficiários

Benefício Emergencial: Caixa Tem Deposita R$ 600 no Início da Semana; Confira os Beneficiários

24/11/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.